COMO MELHORAR SUAS HABILIDADES DE NAVEGAÇÃO

Desenvolver habilidades de navegação é frequentemente subestimado, facilmente esquecido e mal abordado em alguns livros e manuais. É ainda mais difícil quando você tem um senso de direção deficiente. Por outro lado, as habilidades de navegação têm sido o cerne da exploração por eras, assumindo o papel de uma das habilidades essenciais a serem adquiridas e dominadas.

Explorar lugares desconhecidos, de fato, exigia um alto nível de especialização, além de comprometimento, dedicação e bravura. O domínio da navegação, na verdade, impulsionou a elaboração de mapas e a evolução de dispositivos que tornaram a navegação acessível a todos. O desenvolvimento tecnológico fez o resto. No entanto, ficar sem bateria ou ficar preso em algum lugar e sem conexão pode ser uma ameaça à sua sobrevivência. Aqui estão algumas dicas para melhorar suas habilidades de navegação em um cenário urbano e também fora da rede elétrica.

Navegação em contexto urbano vs em ambiente selvagem

“Eu fui um dos muitos milhões que não entenderam o que é selvagem. Li definições de autores para “selvagem” como qualquer lugar onde se possa caminhar por uma semana sem encontrar uma estrada ou cerca. Mas acho que essa é uma visão limitada, uma visão consumista, uma perspectiva transacional que espera que uma paisagem nos dê a sensação de natureza selvagem em troca de nossa viagem. É uma perspectiva com a qual me apeguei por muitos anos, e é em parte por isso que me encontrei nesses lugares, mas agora a vejo como preguiça. Uma sensação de selvagem é gerada pela consciência, um senso de conexão e uma compreensão profunda de qualquer paisagem. O pavimento de qualquer rua lateral da cidade se contorce com vida suficiente para nos aterrorizar e encantar se escolhermos mergulhar nela.”

― Tristan Gooley.

Mapas impressos

Pensar em se perder dentro de uma área metropolitana parece estranho, especialmente considerando a abundância de recursos (placas de trânsito, mapas públicos, etc.) Além disso, a possibilidade de contar com a gentileza das pessoas para nos ajudar a encontrar nosso destino é uma certeza para nós. Mesmo assim, áreas suburbanas extensas podem ser bastante complicadas de se locomover. Por definição, na verdade, essas zonas são frequentemente menos povoadas e, às vezes, pobres em termos de sinalização adequada.

Se a conexão Wi-Fi for escassa — ou até mesmo inexistente —, podemos facilmente ficar presos em um tédio de estradas de terra, totalmente distantes do nosso destino real. Dito isso, a chance de ter um mapa em papel atualizado da área em que estamos é sempre a opção mais sensata. Além disso, enquanto dirigimos, podemos obter detalhes de todo o lugar em que estamos.

Observação

A observação pode nos permitir coletar dados sobre vários detalhes de extrema importância, relacionados à segurança:

1. Distância até o nosso destino.

2. O tipo de estrada em que estamos.

3. O distrito que estamos atravessando (edifícios, população).

4. Condições climáticas.

5. Probabilidade de encontrar um lugar onde passar a noite em total segurança.

Só para mencionar o mais óbvio. Seja em um veículo ou a pé, nós realmente navegamos, simultaneamente, gerando inteligência. Ao fazer isso, começamos a criar um banco de dados mental que nos permite fixar alguns pontos de referência para não nos perdermos. Se esse processo parece bastante regular dentro de uma cidade, por que podemos aplicar as mesmas condições a uma dimensão fora da rede?

Como melhorar suas habilidades de navegação

“A aleatoriedade não é uma ótima estratégia de sobrevivência, por isso é rara na natureza.”

― Tristan Gooley.

As habilidades de navegação podem ser efetivamente adquiridas e dominadas por meio de diferentes métodos, como:

– Estudar alguns bons livros e guias de campo.

– Assistir a vídeos valiosos no YouTube.

– Usar com uma abordagem sistemática mapa e bússola.

– Coloque em prática constantemente o que aprendeu.

Como outras artes primitivas, a navegação exige de fato paciência, foco, determinação, perseverança e uso prático. Esta é a única maneira de se tornar bom em. Além do que foi mencionado acima, existe outra arte antiga que pode ser útil para você atingir seus objetivos com grande eficácia e funcionalidade.

A arte de rastrear

Rastreamento pode ser definido como a capacidade de localizar, ler, interpretar e seguir animais e/ou homens pelos rastros que eles deixaram. Mesmo sendo primordial, essa Arte foi transmitida com sucesso até os dias de hoje. Atravessou séculos de explorações e desenvolvimento tecnológico sem perder nem modificar seus princípios e poder. Da caça de animais grandes e pequenos até propósitos defensivos, o rastreamento sempre foi muito eficaz, especialmente em cenários de sobrevivência.

Lendo o ambiente

Como enfatizado anteriormente, ler o ambiente que nos cerca é gerar informações. Explorar uma área pode nos fornece os elementos relacionados a

• Sinais de urbanização.

• Presença de estradas.

• Presença de veículos.

• Flora e fauna.

• Detecção de qualquer som que possamos reconhecer imediatamente como sendo feito pelo homem.

• Qualquer vestígio, no solo, de passagem recente – ou antiga – de pessoas e/ou animais.

Nós exploramos usando nossos olhos, ouvidos, nariz e mãos. Cada detalhe conta quando se trata da necessidade de entender nossa localização. Além disso, todas as informações determinam nossa segurança, caso fiquemos presos. A necessidade de estabelecer alguns pontos de referência pode ser facilmente suprida pela própria Terra.

Lendo o terreno

A observação nos dá todos os tópicos necessários para reconstruir o que aconteceu em um período de tempo/espaço específico, o que, se você pensar bem, é o propósito do rastreamento. O rastreamento é como resolver um quebra-cabeça. Você começa coletando as peças e depois combinando-as para ter a imagem completa em sua mente.

O rastreamento pode ser realmente fácil de ser feito em alguns terrenos ideais (definidos como “armadilhas de rastreamento” dentro da terminologia de rastreamento), como solos lamacentos, arenosos ou com neve. Por outro lado, ler a Terra pode ser extremamente difícil em superfícies duras, como folhas mortas, solos rochosos e escarpados ou pradarias cobertas de arbustos. Se você consegue identificar rastros claramente em um solo muito úmido, bem… isso parece ser bem difícil de detectar em outros lugares.

O cerne do Rastreamento é ser capaz de:

1. Observar metodicamente o que o rodeia.

2. Começar a procurar as faixas do seu próprio interesse.

3. Interpretá-los de forma precisa, sem tirar conclusões precipitadas.

4. Para finalmente segui-los.

Somente carregando e testando suas habilidades de Rastreamento em diferentes ambientes e com diversas condições climáticas e sazonais você será capaz de alcançar sucesso.

Combinando habilidades de rastreamento com sobrevivência

O rastreamento revela a história do que aconteceu em nosso ambiente. Cabe a nós decidir se consideramos isso valioso ou não. Eu certamente considero. Há uma diferença entre algo valioso e algo essencial. O oxigênio é essencial, mas o rastreamento é valioso. Um nos mantém vivos, o outro enriquece essa vida. Uma bactéria está viva, mas os humanos são capazes do tipo de consciência que leva a uma vida muito mais rica. Se assim escolhermos. Aqueles que não se interessam pelas histórias que podemos ler na natureza têm uma vida mais pobre.

– Tristan Gooley.

Imagine ficar preso e ter que passar a noite fora. Você pode procurar uma área ideal para instalar seu abrigo. Ao aplicar as habilidades de rastreamento, você pode procurar um lugar seguro

– Longe de qualquer ninho de vespas.

– A uma distância adequada de qualquer passagem de animais (ao fazer isso, evite aproveitar qualquer toca, mesmo que pareça velha ou abandonada!).

Você também pode rastrear para localizar a proximidade de um rio onde coletar água para filtrar e purificar. Rastrear animais também fará com que você ganhe experiência em onde colocar armadilhas.

Como voltar atrás se estiver perdido

“[….] se você estiver perdido, observar a rota percorrida pelos animais pode revelar a localização de água, florestas, colinas, cidades e muito mais. Os humanos deixam marcas de erosão em cruzamentos que apontam para a civilização. Como regra geral, animais e pessoas individualmente podem fazer coisas estranhas, mas o comportamento do grupo sempre revelará uma verdade sobre a área. […]

-Tristan Gooley.

Se você estiver em um terreno realmente macio e adequadamente úmido, você pode voltar atrás verificando o desenho das solas dos seus sapatos (os rastreadores definem isso como “padrão”). Você deve ser muito preciso ao fazer isso! Na verdade, uma interpretação errada pode facilmente levar você a seguir os rastros daqueles que passaram antes de você. Mesmo com uma mudança no tipo de solo, você deve ser bom em detectar seus próprios rastros.

Conclusão

“[…] As decisões que as pessoas e os animais tomam podem ser vistas em seus sinais, isso revela muito sobre o que nos cerca e pode nos ajudar nas decisões de navegação […]”

– Tristan Gooley.

Existem alguns manuais muito bons que podem abrir seus horizontes para dominar habilidades de navegação.

Texto traduzido e adaptado do site: Apartment prepper.

Deixe um comentário