DECISÕES MÉDICAS QUE VOCÊ DEVE TOMAR ANTES DO COLAPSO
Quase todo mundo tem algum grau de preocupação médica. Algumas não são tão graves, algumas estão progredindo gradualmente e outras são graves ou podem se tornar críticas em algum momento. Muitas vezes, é com as melhores intenções que pensamos que um dia poderemos fazer algo a respeito. Mas, por outro lado, com que frequência continuamos a adiar qualquer decisão até que se torne uma emergência?
A lista de condições com as quais alguns de nós simplesmente lidamos inclui miopia, perda auditiva gradual, problemas relacionados à pressão arterial e até mesmo o início de problemas cardiovasculares, entre outros. Nenhuma delas parece ser fatal a curto prazo, e a maioria parece mais um incômodo do que uma ameaça.
Por que o atraso?
Em alguns casos, é medo. Todo procedimento médico e medicamento tem efeitos colaterais e riscos. À medida que as pessoas avaliam os riscos e os benefícios, muitas vezes é fácil adotar uma abordagem de esperar para ver, com a intenção de que o problema seja resolvido mais tarde. A pandemia foi outro fator que levou muitas pessoas a adiarem o tratamento, mesmo quando o buscavam ativamente. Em alguns casos, tratamentos não críticos simplesmente não estavam disponíveis, e muitas pessoas estavam preocupadas em passar algum tempo em uma “zona de risco” contagiosa, como um consultório médico ou hospital.
Em outros casos, a condição não foi considerada grave ou algo que exigisse atenção imediata. Neste caso, não foi tanto um atraso, mas sim um período de espera para ver se a condição melhorava ou pelo menos se estabilizava. Mas há uma ameaça iminente que pode transformar até mesmo a condição mais simples em um desafio diário: o colapso da sociedade e de todas as funções de suporte que a cercam.
O fim da medicina moderna
Se observarmos qualquer sociedade que tenha sofrido um colapso por qualquer motivo, um dos primeiros serviços a desaparecer é a medicina moderna. Assim como vimos no auge da pandemia de COVID, os hospitais rapidamente ficam sobrecarregados e até mesmo as necessidades médicas mais básicas ficam comprometidas ou simplesmente indisponíveis.
À medida que qualquer colapso se agrava, as condições só pioram. É em momentos como este que começamos a nos perguntar por que nunca fizemos nada a respeito daquele batimento cardíaco irregular, por que não cuidamos daquele dente quebrado e lamentamos não termos feito a cirurgia visual depois de perdermos nosso último par de óculos.
O que é evidente é que os procedimentos médicos simples, tratamentos e, principalmente, soluções cirúrgicas mais complexas, não estão mais disponíveis. Além de tratamentos mais robustos, não conseguiremos encontrar um par confiável de aparelhos auditivos, muito menos óculos que correspondam à nossa prescrição de visão; nem os medicamentos que se tornaram essenciais para o gerenciamento da nossa saúde diária.
Decisões a considerar seriamente
A melhor maneira de abordar isso é parar e pensar sobre quais condições médicas ou preocupações você pode ter, ou que seu histórico familiar indica como um potencial preocupação futura. Depois de determinar as possibilidades, pare e pense: como você agiria se nunca encontrasse alguém ou algo que curasse ou corrigisse essa condição? É nesse momento que nossas decisões se tornam mais importantes e alguns de nós podem decidir agir agora. Aqui estão algumas das condições médicas crônicas ou em agravamento mais comuns que podem ser corrigidas ou pelo menos controladas com diversos procedimentos e/ou tratamentos.
Visão
Nossos olhos representam um dos nossos sentidos mais críticos. Qualquer lesão ou condição que afete nossa visão afeta a maneira como fazemos tudo. Mesmo algo tão simples como um olho inchado nos faz parar em uma tentativa frenética de tratá-lo. No entanto, algumas condições oculares são graduais, se não esperadas, mas ainda assim podem limitar nossas habilidades e estilo de vida.
Miopia
66% da população mundial usa óculos, e 75% têm problemas de correção da visão. Isso representa 4 bilhões de pares de óculos e lentes de contato usados por pessoas todos os anos. Agora, tire-os ou, pelo menos, comece a perder a maioria. O resultado são 4 bilhões de pessoas com problemas de visão significativos. Mas há uma solução que pode corrigir tudo isso para muitos. Chama-se cirurgia Lasik e corrige permanentemente a miopia. É uma daquelas decisões fáceis de tomar, e a maioria das pessoas volta para casa no dia do procedimento como um dia comum. Se você é candidato a Lasik e está adiando o procedimento, talvez seja melhor reconsiderar. Como qualquer outra coisa, há prós e contras na cirurgia Lasik, então você deve avaliar todos os riscos
Cataratas
Existe um procedimento médico que pode corrigir a maioria das cataratas, mas mesmo alguns oftalmologistas esperam até que a catarata afete diretamente a visão. Esperar pode não ser uma boa ideia se você estiver preocupado com um possível colapso de tudo ao seu redor. Se você foi diagnosticado com catarata, não é muito difícil solicitar um procedimento, mesmo nos estágios iniciais. A catarata não melhora, e apenas a sua declaração de preocupação deveria ser suficiente para motivar a maioria dos médicos a agir.
Outras doenças oculares, como a degeneração macular, não podem ser curadas com cirurgia ou tratamentos, mas os médicos costumam recomendar mudanças no estilo de vida para, pelo menos, retardar e controlar a doença. Essas mudanças afetam muitas condições de saúde, então agora pode ser um bom momento para repensar a dieta e os exercícios.
Condições dermatológicas
A maioria de nós não consulta um dermatologista, a menos que tenha um problema ou preocupação específica com uma condição de pele. Vale a pena considerar que a maioria das condições de pele graves são imperceptíveis ou não apresentam dor ou preocupação suficientes para justificar o tratamento. Melanomas ocorrem com frequência e nem sempre são uma alteração óbvia em uma pinta ou marca no corpo. Às vezes, trata-se de uma pequena mancha ou protuberância descolorida.
Mesmo assim, pintas que mudaram de alguma forma raramente são aparentes para alguém quando ocorrem nas costas ou em outra parte do corpo raramente vista. A decisão de fazer um check-up completo de rotina com um dermatologista não é cara, nem invasiva, e vale o tempo investido. Mesmo que seja apenas para ter um pouco de tranquilidade para o dia em que o dermatologista não estiver disponível.
Condições gastrointestinais
Alguns de nós tomamos coisas simples como a constipação como certas ou ignoramos o incômodo de uma hemorroida ocasional. Infelizmente, condições e sintomas gastrointestinais são comuns, mas podem indicar uma doença grave. Uma colonoscopia de rotina não é apenas recomendada a cada 10 anos, mas também é a maneira mais fácil de garantir que você não tenha um dos problemas gastrointestinais graves.
O médico também pode realizar um procedimento rápido para remover pólipos do intestino ou hemorroidas, prevenindo quaisquer problemas ou ameaças futuras. A colonoscopia é um procedimento ambulatorial, mas geralmente exige que alguém o leve e busque no local do exame. É um exame de rotina e, se você nunca fez um, definitivamente vale a pena considerar. De qualquer forma, não ignore o desconforto gastrointestinal. Descubra a causa raiz e trate-a enquanto pode.
Perda auditiva
Aqui está outra longa e alarmante lista de estatísticas. Estima-se que 20% da população mundial tenha algum grau de perda auditiva. Pior ainda, a maioria das perdas auditivas progride com o tempo. Existem alguns procedimentos que podem corrigir a perda auditiva em graus variados, mas muitas vezes o tratamento prescrito é o uso de aparelhos auditivos. Mas o que acontece em tempos em que até mesmo algo tão básico como aparelhos auditivos não está disponível? Uma solução é simplesmente investir em um ou mais aparelhos auditivos recarregáveis. A maioria pode ser ajustada para se adequar ao grau de perda auditiva de cada pessoa. Em um momento sem energia, um carregador solar pode recarregá-los.
Condições dentárias
Se você já assistiu ao filme Náufrago, com Tom Hanks, conhece bem os desafios de uma condição dentária não tratada. No filme, um homem fica preso em uma ilha deserta após um acidente de avião e, no início do filme, reclama de uma dor de dente que ignorou. É uma demonstração dramática do que pode acontecer quando não há profissionais médicos disponíveis, já que no filme ele arranca o dente na ilha com a lâmina de um patim de gelo. Se você passou muito tempo sem um check-up odontológico de rotina, vale a pena fazê-lo. Problemas dentários são outra área médica que pode apresentar problemas graves e até infecções fatais sem sintomas aparentes. Consulte um dentista agora mesmo.
Condições cardiovasculares
Aparentemente, qualquer pessoa com problemas cardíacos ou vasculares já estaria sob os cuidados de um médico, tratando o problema. Mas, novamente, algumas condições cardiovasculares não são aparentes ou, em alguns casos, são ignoradas pelo paciente. Existem exames cardíacos de rotina, como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, que podem avaliar diversas condições cardiovasculares. Além disso, existem sintomas comuns que indicam a necessidade de algum nível de tratamento, agora e no futuro. Eles incluem:
Pressão alta
Existem muitas causas para a pressão alta, desde a dieta até os níveis de atividade física, problemas renais, endurecimento das artérias, tabagismo e a lista continua. Mudanças no estilo de vida e medicamentos prescritos são os tratamentos comuns, mas o momento de determinar e lidar com a causa raiz pode ser melhor o quanto antes. Abordaremos soluções naturais para medicamentos prescritos mais adiante.
Palpitações cardíacas
Palpitações cardíacas são sensações de batimentos cardíacos acelerados, palpitantes ou acelerados. Estresse, exercícios, medicamentos ou, raramente, uma condição médica podem desencadeá-las. Embora as palpitações cardíacas possam ser preocupantes, geralmente são inofensivas. Raramente, podem ser um sintoma de uma doença cardíaca mais grave, como batimentos cardíacos irregulares (arritmia), que pode exigir tratamento. Não faça suposições. Agora é a hora de determinar a causa e se algum tratamento é necessário.
Batimentos cardíacos irregulares (arritmia)
Arritmias cardíacas podem parecer palpitações ou acelerações cardíacas e podem ser inofensivas. No entanto, algumas arritmias cardíacas podem causar sinais e sintomas incômodos — às vezes até fatais. No entanto, às vezes é normal que uma pessoa tenha frequência cardíaca rápida ou lenta. Por exemplo, a frequência cardíaca pode aumentar com o exercício ou diminuir durante o sono.
O tratamento para arritmia cardíaca pode incluir medicamentos, procedimentos com cateter, dispositivos implantados ou cirurgia para controlar ou eliminar batimentos cardíacos rápidos, lentos ou irregulares. Um estilo de vida saudável para o coração pode ajudar a prevenir danos cardíacos que podem desencadear certas arritmias cardíacas. Descubra agora se você apresenta algum desses sintomas e procure o tratamento adequado.
E a lista continua
Há uma ampla gama de condições cardiovasculares. Infelizmente, poucas delas simplesmente desaparecem ou melhoram com o tempo. Se você suspeita de alguma condição cardiovascular, a melhor atitude é consultar um médico, de preferência um cardiologista, e fazer os exames necessários para determinar o tratamento. Mais uma vez, agora é a hora de lidar com algo tão sério quanto a principal causa de morte nos Estados Unidos.
Sobre essas receitas
Bilhões de receitas médicas são preenchidas todos os anos. Algumas pessoas não conseguem viver sem elas. Se você toma um medicamento prescrito considerado essencial para sua saúde geral, terá poucas opções se a indústria farmacêutica entrar em colapso junto com o resto da sociedade. Algumas soluções de curto prazo incluem tentar estocar medicamentos para 90 dias ou quantidades maiores, às vezes disponíveis em farmácias canadenses. O mais importante talvez seja analisar como uma combinação de mudanças no estilo de vida e alternativas naturais pode ajudar a lidar com uma condição em um mundo sem medicamentos.
A importância dos remédios naturais
Vale a pena pesquisar e comprar os livros que identificam alternativas naturais à base de ervas e até mesmo de plantas silvestres para alguns medicamentos. A beterraba é um moderador natural da pressão arterial e algumas plantas são anticoagulantes naturais, antibióticos naturais e oferecem outros benefícios medicinais. Em uma época sem a conveniência das farmácias e dos produtos farmacêuticos, entender alternativas naturais se tornará mais do que um hobby. Dedique um tempo para entender como encontrar alternativas para quaisquer medicamentos que você ou sua família tomem. E certifique-se de saber como administrar alternativas à base de ervas.
A procrastinação médica é comum
Se você adiou ou atrasou um procedimento ou tratamento médico, saiba que não está sozinho. Inúmeras pessoas adiaram tratamentos em 2022 devido aos custos. Alguns ainda estavam preocupados com a ameaça da COVID. Também é verdade que algumas pessoas têm, com razão, medo dos riscos de qualquer procedimento cirúrgico ou dos efeitos colaterais de alguns medicamentos ou tratamentos.
O importante é avaliar o risco geral. Se você está preocupado com um procedimento médico, reserve um tempo para avaliar as implicações. Por outro lado, pare e pense naquele momento em que qualquer tratamento médico pode não estar disponível. É um ato de equilíbrio para qualquer decisão, mas essa é a mentalidade de um prepper, e é apenas mais uma decisão de sobrevivência que todos nós temos que enfrentar.
Texto traduzido e adaptado do site: Urban Survival.
