20 ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER ARMAZENADOS JUNTOS

A melhor maneira de manter os produtos frescos e não murchados ou estragados é aprender quais alimentos não devem ser armazenados juntos. Há uma maneira certa e errada de manter frutas, vegetais e ervas frescas para garantir que permaneçam assim pelo maior tempo possível.
Comer frutas e vegetais é ideal para sua saúde, mas causa a maior quantidade de resíduos. Quantas vezes você encontrou alface murcha ou produtos que parecem ruins poucos dias depois de comprá-los? A maneira de reduzir o desperdício é aprender a manter os alimentos frescos.
Tudo se resume a algo chamado etileno. Vamos dar uma olhada em como esse pequeno produto químico pode arruinar os alimentos ao seu redor.
Etileno leva ao amadurecimento rápido
O etileno é um hormônio gasoso que certas frutas e vegetais emitem durante o processo de amadurecimento. A quantidade de etileno produzida varia de acordo com o tipo de tecido do vegetal ou fruta.
Acredita-se que mais etileno venha de produtos que crescem mais alto na planta. As frutas tendem a ter quantidades maiores e florescem e amadurecem nas árvores acima do solo.
Armazenar alimentos produtores de etileno longe de colheitas sensíveis é essencial, ou o gás fará com que alimentos sensíveis amadureçam e apodreçam surpreendentemente rápido. O método mais fácil é manter os produtores de etileno nas fruteiras ou no balcão longe das safras sensíveis ao etileno, geralmente armazenadas na geladeira.
Quem diria que um gás natural poderia causar tantos problemas?
Alimentos que produzem etileno
Primeiro, vamos dar uma olhada nas plantações que produzem esse gás natural. O etileno é liberado para ajudar a amadurecer as frutas e vegetais, isso é natural.
Dê uma olhada nesta lista, essas culturas podem ser armazenadas juntas, mas não podem ser mantidas com nenhum dos alimentos da lista de culturas sensíveis.
1. Maçãs
As maçãs são um dos maiores produtores de etileno da lista, por isso precisam ficar longe da maioria de seus outros produtos. A quantidade de etileno e como ele afeta a maçã é baseada na época em que a maçã foi colhida. Quando as maçãs são colhidas antes do pico, o etileno pode fazer com que a casca da maçã queime e fique marrom.
Podem ser armazenadas até quatro semanas na despensa, até seis semanas na geladeira e oito meses no freezer. A maneira mais segura de armazenar as maçãs é em uma tigela devido ao seu alto teor de etileno.
2. Abacates
Você sabia que abacates não amadurecem na árvore? A produção de etileno começa quando o abacate é removido da árvore e aumenta gradualmente à medida que amadurece. O problema com os abacates é que eles têm uma vida útil curta, a maioria dura apenas de três a quatro dias na geladeira.
3. Bananas
As bananas liberam etileno através do caule, portanto, uma das melhores maneiras de mantê-las frescas e impedir os efeitos em outros alimentos próximos é embrulhar os caules com filme plástico. Sua produção de etileno começa rapidamente, a exposição ao dióxido de carbono rapidamente inicia o processo. É por isso que muitos supermercados de grande porte têm quartos exclusivos para bananas!
As bananas permanecem no seu estado de maturação ideal por quatro dias no balcão ou na geladeira. Elas duram de dois a três meses no congelador.
4. Melões
A maioria dos melões são produtores de etileno. O processo de amadurecimento é mais lento antes do corte, portanto, não compre melão pré-cortado, a menos que possa comê-lo imediatamente. Não faz sentido por que bandejas de frutas e tigelas de frutas misturadas incluem melão junto.
Melões são frutas que quando a casca está macia, permanecem maduros por uma semana na despensa. Eles duram até duas semanas na geladeira e um mês no freezer. No entanto, se você o cortar, durará apenas de dois a quatro dias.
5. Mangas
A manga não produz tanto etileno quanto outras frutas, mas ainda assim, usa essa substância para amadurecer. Essas frutas ficam frescas por até cinco dias no balcão ou uma semana na geladeira. As mangas congelam bem, durando até oito meses.
6. Peras
Quando se trata de amadurecimento e produção de etileno, as peras são semelhantes às mangas, elas amadurecem rapidamente quando expostos a altas temperaturas. A melhor maneira de retardar o amadurecimento das peras é mantê-las em ambiente frio, o que reduz a produção de etileno.
As peras duram apenas dois a quatro dias na despensa e até seis dias na geladeira, mas duram até dois meses no freezer.
7. Pêssegos e ameixas
Essas duas frutas são semelhantes em seu amadurecimento e produção de etileno. Quanto mais maduras as frutas, mais etileno é produzido. À medida que os frutos amadurecem, a produção de etileno aumenta dramaticamente.
Pêssegos e ameixas duram apenas três a quatro dias no balcão ou até uma semana na geladeira. Também duram dois meses no freezer.
8. Batatas
A maioria das pessoas nunca pensa que as batatas são produtoras de etileno; tanto a batata comum, quanto a doce liberam pequenas quantidades de etileno. Quando as batatas são resfriadas, danificadas ou estão em decomposição, a produção de etileno acelera.
A maior diferença entre as batatas e os outros produtores de etileno nesta lista é que as batatas têm uma vida útil significativamente mais longa. Batatas armazenadas na despensa duram entre um a dois meses, mas duram apenas uma a duas semanas na geladeira.
9. Morangos
Os morangos diferem de outros produtores de etileno porque você não os colhe até que estejam maduros. Não é recomendável guardar morangos na despensa, a geladeira é o melhor lugar para mantê-los. Isso é complicado quando você também tem alimentos sensíveis ao etileno na geladeira. Armazene em uma prateleira separada por até uma semana.
10. Tomates
Os tomates não produzem etileno rapidamente, por isso eles podem ser armazenados bem em sua bancada por uma semana ou mais. Muitas pessoas mantêm os tomates na geladeira, mas isso afeta o sabor e, ao mesmo tempo, prejudica as colheitas sensíveis.
Se os tomates precisarem durar mais, guarde-os no freezer por até dois meses.
Culturas Sensíveis ao Etileno
Agora que você conhece os alimentos que geram etileno, é hora de examinar os alimentos que não devem ser armazenados junto a esses. Todas essas culturas são sensíveis ao etileno, portanto, mantenha-as longe dos dez alimentos mencionados acima.
1. Espargos
A exposição a muito etileno faz com que as lanças dos espargos endureçam e, eventualmente, fiquem amarelas. Os espargos podem ser armazenados bem na geladeira, normalmente por até uma semana ou cinco meses no freezer.
2. Brócolis
A exposição de brócolis a alimentos produtores de etileno reduz sua vida em 50%! As florezinhas começam a amarelar e, como o brócolis só fica fresco por até cinco dias na geladeira, isso significa que o brócolis tem uma vida muito curta quando armazenado de maneira inadequada.
3. Couve de Bruxelas
A couve de Bruxelas cria pequenas quantidades de etileno, mas são mais sensíveis do que um produtor. Na presença de etileno, os brotos ficam amarelos e as folhas começam a se separar. Estima-se que as couves de Bruxelas armazenadas adequadamente durem uma semana na geladeira.
4. Cenouras
O etileno faz com que as cenouras desenvolvam um sabor amargo. Quando devidamente armazenadas, as cenouras duram de duas a três semanas na geladeira e até um ano no freezer. Apenas certifique-se de mantê-los longe de alimentos produtores de etileno para preservar seu sabor delicioso.
5. Couve-flor
Assim como o brócolis, a couve-flor é uma cultura sensível que começa a amarelar e se desprender do caule quando exposta ao etileno. Certifique-se de mantê-los longe das culturas listadas acima, especialmente tomates, que muitas pessoas colocam na geladeira. A couve-flor armazenada adequadamente dura até cinco dias, as armazenadas ao lado do etileno podem durar apenas dois a três dias.
6. Pepinos
Os pepinos ficam amarelos rapidamente quando próximos às safras de etileno e a decomposição começa rapidamente. Parece ser mais rápido em torno de bananas, melões e tomates. Quando armazenado corretamente, os pepinos duram apenas uma semana na geladeira.
7. Ervas
Algumas ervas, como hortelã, salsa e orégano são mais sensíveis ao etileno. Outros, como sálvia, manjericão e tomilho, não se importam de serem expostos ao gás. As ervas sensíveis ficam amarelas e as folhas começam a cair do caule. As ervas frescas duram até dez dias na geladeira, portanto, certifique-se de armazená-las de maneira adequada.
8. Alface e outras folhas verdes
As folhas verdes diferem em seu nível de sensibilidade, mas a maioria é altamente sensível. A alface romana e o espinafre começam a descolorir e murchar quando expostos ao etileno rapidamente. É sempre melhor mantê-los longe desse gás para obter o melhor tempo de armazenamento.
Todas as folhas verdes têm diferentes tempos de armazenamento dependendo do tipo. O espinafre dura até uma semana, mas a alface romana dura até duas semanas.
9. Cebolas
Você está surpreso ao ver cebolas nesta lista quando as batatas são uma cultura produtora de etileno? As cebolas têm uma vida útil longa, razão pela qual muitas pessoas mantêm batatas e cebolas juntas, mas é uma má ideia.
As batatas geram pequenas quantidades de etileno, mas como as cebolas são sensíveis, isso faz com que brotem e produzam fungos. Para maximizar a longa vida útil da cebola, mantenha-as longe das batatas, e elas podendo ser armazenadas de dois a três meses na despensa.
10. Abóboras
Todas as espécies são sensíveis a culturas produtoras de etileno.
Em uma despensa, as abóboras podem ser armazenadas por até três meses, mas duram até cinco meses em temperaturas frias. A abóbora de inverno é semelhante, podendo durar até seis meses em armazenamento adequado, dependendo do tipo de abóbora. A abobrinha dura apenas até uma semana na despensa ou na geladeira.
Material de armazenamento adequado
Armazenar safras produtoras de etileno longe de alimentos sensíveis a esse gás é essencial. A maioria dos alimentos sensíveis é melhor armazenada na geladeira, enquanto a produção de grãos é melhor armazenada no balcão ou na despensa em seus próprios recipientes. Quando separados, todos os seus alimentos durarão em seu potencial máximo e você não precisará desperdiçar tanta comida.
Texto traduzido e adaptado do site: Urban Survival
Li o texto e como profissional de Química tenho o dever de informar que verifiquei alguns erros no texto.
Sugiro ao autor que me procure ( por e-mail), no sentido de efetuar as correções.
Aproveito a ocasião e me coloco inteiramente a disposição para futuros esclarecimentos ou colaborações.
Arthur
Podia citar aqui, para todos!