ARMAZENAMENTO DE CAFÉ POR LONGO PRAZO: COMO MANTÊ-LO FRESCO POR ANOS

O café não é uma necessidade alimentar, mas, se um desastre em grande escala acontecer, eu não gostaria de ficar sem ele (e minha família certamente não gostaria de lidar com a minha abstinência de café!).

Portanto, certifiquei-me de ter um grande estoque de café à mão. Felizmente, armazenar café a longo prazo é realmente muito fácil.

Aqui está o que você precisa saber para armazenar café por mais de 25 anos.

O café estraga?

Ao contrário da crença comum, o café pode estragar. Como outros grãos, o café contém óleos naturais. Quando são expostos ao ar, os óleos começam a oxidar e, eventualmente, ficam rançosos. Mesmo quando o café é armazenado longe do oxigênio, os grãos de café ainda podem ficar rançosos por causa dos compostos produzidos no processo de torra.

Felizmente, geralmente leva muito tempo para os grãos de café ficarem rançosos. É por isso que muitas pessoas e até mesmo fabricantes de café afirmam que é seguro usar café vencido. No entanto, muito antes de o café ficar rançoso, ele perderá seu sabor e aroma devido à “gaseificação”. Este café velho ainda é seguro para consumir, mas não é tão agradável de beber.

Vida útil do café

Antes de entrarmos nas condições de armazenamento, é importante observar que certos tipos de café naturalmente duram mais do que outros.

Grãos de café moídos

  • Fechado, na despensa: 5 meses após a data de validade.
  • Aberto, na Copa: 3-5 meses após a data de validade.

A moagem quebra os grãos de café para que tenham mais área de superfície. Isso significa que mais café ficará exposto ao ar, fazendo com que ele se gaste e oxide mais rapidamente. O café ainda deve ser seguro para consumo por vários anos após sua data de validade, mas pode já ter perdido muito de seu sabor.

Grãos de café torrados inteiros

  • Fechado, na Copa: 12-24 meses após a data de validade.
  • Aberto, na copa: 6-12 meses após a data de validade.

Os grãos de café inteiros duram muito mais do que o café moído. No entanto, como o processo de torrefação usa calor, ele dispara uma reação química que faz com que os óleos naturais comecem a se decompor. Tal como acontece com o café moído, os grãos inteiros torrados eventualmente estragam.

Café instantâneo

  • Fechado, na Copa: mais de 10 anos após a data de validade.
  • Aberto, na Copa: 1-10 + anos após a data de validade.

O café instantâneo é obtido por liofilização. O processo remove toda a umidade do café e cria um produto muito estável na prateleira. O café instantâneo fechado pode durar anos ou décadas sem nenhum armazenamento especial. Depois de abrir o café instantâneo, ele ainda pode durar anos, mas há um grande problema potencial.

Foi aberto, o café instantâneo começará a absorver a umidade do ar. Em áreas úmidas, o café pode ficar muito úmido e começar a estragar rapidamente. Se você quiser armazenar o café instantâneo por um longo período, mantenha-o em sua embalagem original ou reembale-o em um recipiente hermético. Idealmente, você deve embalá-lo em um dia de baixa umidade.

Grãos de café verdes

  • Fechado, na Copa: 5+ anos após a data de validade.
  • Aberto, na Copa: 12+ meses após a data de validade.

Os grãos de café verde não foram torrados, então seus óleos naturais são mais estáveis. Por causa disso, os grãos de café verdes podem durar muito tempo e são melhores para armazenamento de longo prazo.

Você vai querer armazená-los como outros feijões secos, em um recipiente de armazenamento de alimentos, de preferência sem oxigênio e longe do calor e da luz.

Como Armazenar Café a Longo Prazo

Se você deseja armazenar o café por um longo prazo, é necessário protegê-lo do oxigênio, luz, umidade e calor. Aqui estão algumas das melhores maneiras de armazenar café para que dure anos ou mesmo décadas.

Freezer

O café contém pouca umidade. Por causa disso, você não precisa se preocupar que estrague no congelador. Vai ficar fresco durante anos lá.

No entanto, há um problema potencial em armazenar café no freezer: ele pode absorver o cheiro de outros itens. Se você deixar seu café ao lado de sobras de bifes, por exemplo, o café pode adquirir um aroma estranho.

Para evitar isso, certifique-se de armazenar o café em sacos impermeáveis ​​lacrados (não deixa passar gases). Um pouco de café já vem nesses sacos (os sacos de aspecto metálico) e pode ir direto para o freezer. Depois de remover os grãos de café do freezer, certifique-se de deixá-los atingir a temperatura ambiente antes de abri-los. Caso contrário, eles irão absorver umidade e começar a se deteriorar.

Recipientes herméticos

Depois de abrir um saco de café, coloque-o em recipientes herméticos. Esta não é a solução ideal para o café porque ainda haverá oxigênio no recipiente. No entanto, ajudará a desacelerar o processo de oxidação e eliminação de gases. Se você tiver uma grande quantidade de grãos de café, pode até armazená-los em baldes com tampa que possa ser lacrada.

Vácuo

O café de boa qualidade vem em embalagens seladas a vácuo. Esta embalagem ajuda a proteger contra a oxidação. Você também pode lacrar os grãos de café a vácuo ou abrir os pacotes de café para mantê-lo fresco por mais tempo.

Observe que os grãos de café têm ar dentro deles. A vedação a vácuo remove apenas o ar ao redor do café. Os sacos selantes a vácuo domésticos também são sem porosos e, eventualmente, permitirão que os aromas do café escapem. Portanto, embora esse seja um método melhor do que armazenar o café em embalagens abertas, o café ainda vai envelhecer depois de alguns anos.

Lavagem com nitrogênio

A lavagem com nitrogênio é um método de remoção do oxigênio da embalagem do café. Marcas de café de muito boa qualidade usam esse método. Isso é feito imediatamente após a torrefação do café, para que o café seja armazenado em sua máxima frescura.

Como os grãos de café “perdem o gás” após a torrefação (o ar de dentro dos grãos se move para fora), os sacos injetados com nitrogênio explodiriam se deixados por tempo suficiente. Para evitar isso, os fabricantes colocarão uma válvula unidirecional nas bolsas para permitir que os gases escapem. Em comparação, o café selado a vácuo é geralmente embalado depois que os grãos tiveram a chance de escoar; nenhuma válvula é necessária, mas os grãos não são tão frescos quando embalados.

Simplesmente escolhendo o café liberado com nitrogênio (procure a válvula unidirecional na sacola), você obterá um produto mais fresco que armazenará por mais tempo.

Absorvedores de oxigênio

Os absorvedores de oxigênio são pequenos pacotes de ferro. O ferro agarra as moléculas de oxigênio. Se você colocar pacotes de absorvedor de oxigênio em um recipiente hermético com café, os pacotes removerão praticamente todo o oxigênio e manterão o café fresco.

Sacos Mylar com absorvedores de oxigênio

O melhor método de armazenamento de longo prazo para o café são os sacos Mylar selados com absorvedores de oxigênio. Mylar é um material de aparência metálica impermeável a gases. Quando você coloca um absorvedor de oxigênio em um saco e o fecha, o café fica protegido do oxigênio, da umidade e da luz. O café liofilizado pode durar mais de 25 anos dessa maneira.

Porém, se você quiser armazenar grãos de café em Mylar, há uma advertência importante: eles devem ser grãos de café verdes não torrados. A razão para isso é porque o processo de torrefação faz com que os óleos naturais do café comecem a se decompor. Em contraste, os grãos de café verdes não se deterioram e podem durar mais de 20 anos em sacos Mylar com absorvedores de oxigênio.

Essas são algumas maneiras de garantir seu café por longos períodos. Usa alguma técnica diferente? Nos conte nos comentários.

Texto traduzido e adaptado do site: Primal Survivor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s