Guia de mochilas táticas: veja como não errar ao escolher a sua!

Escolher a mochila certa não é luxo: é uma questão de sobrevivência. Afinal, o acessório não funciona apenas para carregar os itens indispensáveis para uma missão, seja na mata ou no ambiente urbano: ele próprio é parte importante do equipamento tático. 

Com isso em mente, é essencial avaliar pontos como cor, material, capacidade e compartimentos da sua mochila tática, sempre considerando que um operador deve passar despercebido, contar com equipamentos duráveis e garantir que a execução de todas as ações seja feita sem dificuldades, tanto em uma progressão tática ou em uma atividade outdoor. Confira nossas dicas para não errar na escolha da sua mochila!

Capacidade

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher sua mochila tática é a capacidade do produto. Há modelos mais compactos, de 30 litros, ideais para acompanhá-lo no dia a dia. Outros, com 70 litros, são sob medida para quem busca uma mochila para viagens, longas caminhadas e, até mesmo, situações extremas e de sobrevivência.

No meio do caminho, os modelos de mochila tática com 50 litros. É robusto, mas também pode ser usado na rotina, se necessário. Para ter certeza de que está escolhendo o equipamento mais adequado para você entenda, antes de qualquer coisa, o uso que pretende dar a sua mochila. Dessa forma, é possível optar por um produto que esteja realmente alinhado aos seus objetivos.

Possibilidade de expansão

Como você viu, a capacidade da sua mochila é um ponto de atenção na hora de escolher o produto. Só que, além desse fator, é importante checar ainda se o equipamento oferece a possibilidade de expansão. Essa característica é especialmente importante para quem busca um produto versátil, que possa ser usado em situações diversas.

Há modelos com a capacidade de 50 litros e com a possibilidade de expansão de mais 15 litros. Ou seja, é uma mochila que pode ser usada tanto em uma operação tática quanto para colocar o pé na estrada, pois permite, se necessário, levar um volume de carga maior. 

Cor

A cor da sua mochila tática também deve ser adequada ao uso que o acessório terá no seu dia a dia. Optar pelo preto, por exemplo, pode ser a melhor alternativa para operadores que usam a mochila em missões noturnas e/ou ambientes com pouca iluminação. Afinal, passar despercebido nessas situações é essencial para a sobrevivência.

Outras cores interessantes em uma mochila tática são camuflado, coyote e verde oliva, pensadas para quem usa o equipamento em cenários como mata fechada e, até mesmo, ambientes urbanos. 

Durabilidade

Ninguém investe em uma mochila tática esperando que o produto dure pouco tempo, certo? Resistência é atributo indispensável nesse tipo de equipamento, que acompanha o operador em situações diversas, muitas vezes, em cenários desafiadores, como mata fechada e progressões durante chuva forte.

Não à toa, muitas mochilas são feitas em tecidos resistente à água. Esse atributo torna o acessório indicado para usos diversos, desde caminhadas extensas na mata a, até mesmo, um dia de trabalho na cidade, em um clima chuvoso.

Compartimentos

A quantidade e a disposição dos compartimentos também merecem sua atenção na hora de escolher a mochila tática para compor seu equipamento. Lembre-se de que você não está em busca de um acessório comum e, sim, de um produto tático, para acompanhá-lo em situações extremas. 

Nesse sentido, garanta que sua mochila conta com compartimentos pensados para a rotina de um operador. Compartimento especial para acomodar refil de hidratação, por exemplo, faz toda a diferença para quem passa longas horas na mata ou em uma missão.

Organizadores internos para separação de itens, como bolso especial para óculos, também são úteis durante o uso da mochila, assim como contar com vários bolsos, facilitando o acesso a todos os seus equipamentos táticos sem perder o foco na missão.

Ainda nesta categoria, um recurso importante para muitos operadores é o compartimento frontal aberto. É indicado principalmente para quem busca uma mochila que conte com espaço suficiente para acomodar equipamentos maiores, como capacetes e botas.

Conforto

Qualidade, resistência e, claro, funcionalidades que acompanhem o dia a dia de um operador. Tudo isso é importante em uma mochila tática, mas não podemos esquecer de um fator que é diferencial, principalmente no caso de uso intenso: o conforto. 

Aspectos ergonômicos podem e deve ser considerados no processo de escolha da sua mochila tática. Afinal, é preciso garantir que você pode usar o equipamento por horas a fio sem ter a sua postura prejudicada.

Alças e painel traseiro acolchoados e funcionalidades como cintos de fixação na cintura e no tórax oferecem mais conforto, indicam que o produto tem qualidade e, claro, mantém sua coluna em dia!

Facilidade de manutenção

Outro ponto a considerar ao escolher a mochila que fará parte do seu equipamento tático é a manutenção. Por ser um produto de uso intenso, em cenários complexos, é importante que a conservação e limpeza sejam fáceis de fazer.

Optar por uma mochila em cor escura, por exemplo, pode ser um cuidado interessante, mas é preciso ir além e garantir que o produto esteja bem-cuidado para, assim, durar muito mais tempo. Veja como fazer:

  • limpe a mochila com um pano úmido para remover a sujeira;
  • caso seja necessária uma limpeza mais profunda, mergulhe a mochila em água fria ou morna com um sabão suave;
  • enxágue o acessório com água fria para retirar todos os resíduos de sabão;
  • não lave a mochila na máquina de lavar, pois há o risco de danificar ou afetar a integridade do tecido e prendedores, o que anula sua garantia.

Escolher sua mochila tática é um processo que deve ser feito com atenção e cuidado. Afinal, o produto será seu fiel companheiro em missões diversas e, até mesmo, na rotina do dia a dia. Considere o custo-benefício e, principalmente, o uso que pretende dar ao equipamento.

Não deixe ainda de avaliar pontos como capacidade, possibilidade de expansão, conforto, compartimentos disponíveis e cor do produto e tenha a certeza de que fez a melhor escolha! Pode ter certeza de que o acessório o acompanhará em muitas situações. 

A dica fica por conta da INVICTUS, que tem as melhores opções em mochilas táticas do mercado nacional. No site deles você encontra o modelo ideal para a sua necessidade!