Sugestão de leitura: “Não há dia fácil” de Mark Owen

Se você sempre se perguntou como é ser um militar de forças especiais capaz de executar as missões mais complexas do mundo, esse livro provavelmente é para você… Mas será que ele vale o investimento? Vamos conversar sobre isso hoje, mas antes, a sinopse dada pelo autor:

Não há dia fácil é um retrato da vida nas equipes do Seal e o único relato interno sobre a Operação Lança de Netuno, realizada em 1o. de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama bin Laden.

Desde a pane no helicóptero Black Hawk – que quase fez com que a missão fosse abortada – até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro homens na propriedade secreta de Bin Laden é recontada em mínimos detalhes.

Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão. Não há dia fácil coloca o leitor dentro de uma das mais surpreendentes tropas de elite do mundo.

Mark Owen, ex-membro do Grupo para o Desenvolvimento de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos, mais conhecido como Equipe Seis do Seal, foi líder de uma das mais memoráveis operações especiais da história recente, assim como de inúmeras outras missões que nunca chegaram às manchetes.

O nome verdadeiro do autor, assim como o de todos os Seal mencionados no livro, foi trocado por motivos de segurança.

O livro rapidamente subiu ao título de “best-seller” ao redor do mundo e com certeza deu muito o que falar, com o seu autor sendo duramente criticado por ter propagado sua história dentro dos SEALS, uma unidade de elite do exército americano que tem como foco o trabalho anônimo, sem busca por recompensas e o completo sigilo em seu funcionamento.

Mas, polêmicas a parte, falemos do livro.

Do que se trata o livro?

Como a sinopse já deixa claro, o livro aborda a vida de Mark durante sua ascensão no mundo militar, seus desafios para se tornar parte dos SEALS e por fim, a missão de eliminar Osama Bin Laden que ele participou.

No livro você conhecerá mais do treinamento necessário para fazer parte desse time de elite e também verá a cultura específica desses soldados, o que é muito interessante especialmente se você gosta do mundo militar.

A riqueza de detalhes que Mark oferece em seu relato (especialmente da missão principal) é incrível e faz você sentir uma fração da adrenalina que acontece no momento do combate, bem como a brutalidade presente nessas situações. Não há maquiagem ou politicamente correto, e é isso que eu considero o ponto alto do livro.

E o que vou aprender?

O que eu achei bastante interessante é termos uma janela para dentro da mente de alguém que está completamente mergulhado neste mundo. Eu particularmente não me vejo em uma carreira militar por vários fatores, porém foi bastante curioso entender como alguém que tem como objetivo fazer parte de uma força especial pensa e quais são suas dúvidas, medos e desejos.

Diferente de muitos livros, “Não há dia fácil” não se trata de um autor pagando de machão e invulnerável, muito pelo contrário, conta a história de um ser humano que quer superar a si mesmo o tempo todo.

Você não aprenderá técnicas, mas conhecerá uma vida diferente e que poucos podem experimentar na prática. Diria que, se interpretado de maneira certa, é um livro em essência bastante inspirador.

Conclusão: Vale a pena comprar?

Se você está procurando um livro de leitura leve mas que ainda lhe deixe na beirada da cadeira com relatos mais vívidos e intensos, vale MUITO a pena. Diria até mesmo que aos amigos que não tem muito hábito de leitura, aqui está um bom ponto de partida!

A linguagem é simples, não há muitos rodeios literários e as páginas parecem passar rapidamente pois sempre estão carregadas de acontecimentos e pensamentos instigantes.

Em conclusão, consideraria este livro como uma das leituras essenciais para quem gosta do mundo militar e para aqueles que estão se preparando para tempos onde a “maquiagem social” pode não existir mais.

Caso esteja procurando um lugar para adquirir livros com preço justo, confira a nossa mais nova iniciativa, a Livraria SV! Lá você encontrará títulos que nós recomendamos ao longo dos anos e muitos outros que também são importantes para todo sobrevivencialista. Segue o site: https://livrariasv.com.br/

E você, já leu este título? Se sim, me dê sua opinião nos comentários abaixo!