DICAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM CASA

Todos nós sabemos que a casa é o nosso abrigo primário. Consequentemente, devemos manter todos os devidos cuidados e as manutenções regularmente sendo feitas, afinal, isso evitará gastos desnecessários e possíveis acidentes.

Possuir uma casa requer manutenção vital para garantir a eficiência e minimizar reparos imprevistos e dispendiosos. Serviços e cuidados regulares prolongam o uso de componentes e sistemas domésticos. Os danos causados ​​pelo clima ao longo do ano podem causar danos ao exterior de uma casa, assim como o uso diário pode causar desgaste nos sistemas internos e mecânicos. Pelo menos duas vezes por ano, os proprietários devem realizar inspeção e manutenção para manter a casa funcionando de maneira segura e adequada.

Sistemas Mecânicos

Algumas das mais importantes manutenções preventivas em residências são realizadas nos sistemas de aquecimento e refrigeração, elétricos e hidráulicos. Além de trocar regularmente os filtros no sistema de aquecimento e resfriamento, os proprietários devem ter o ar condicionado verificado durante a primavera e o sistema de aquecimento verificado antes do tempo frio. O encanamento também deve ser verificado para garantir que os tubos estejam bem isolados e não vazem. Recomenda-se drenar seu aquecedor de água quente para remover sedimentos e verificar a válvula de alívio de pressão para verificar se está funcionando corretamente. Deve-se garantir que o sistema elétrico esteja em condições de trabalho seguras, disparando os disjuntores. Não esqueça de inspecionar se há fios desgastados ou qualquer fiação exposta.

Interior da casa

Dentro da casa, os proprietários devem inspecionar janelas e portas que precisam de vedação ou reparo para evitar vazamentos e economizar energia. Caso possua fogões à lenha, as chaminés devem ser verificadas e limpas por um profissional antes do uso para evitar incêndios causados ​​por uma chaminé suja. Outra dica de manutenção é inspecionar o rejunte em torno de banheiras, pias e chuveiros e vedar novamente qualquer um que esteja desgastado ou quebradiço. Limpar o fiapo dos secadores de roupas pode evitar incêndios, economizar energia e prolongar a vida útil do secador, dentre todas as outras manutenções em aparelhos elétricos e eletrônicos.

Exterior da casa

Os proprietários devem limpar os detritos das calhas e verificá-los para garantir que não estejam entupidas, elas devem estar instaladas corretamente e drenando a água para longe da casa. Uma inspeção visual do exterior da casa pode encontrar rachaduras na estrutura da residência, pintura descascada e qualquer podridão da madeira que precise ser reparada. Outra dica para a manutenção da casa é verificar se há telhas danificadas ou soltas, pois, a manutenção regular é mais barata que os danos causados ​​pela infiltração ​​por algum vazamento existente no telhado.

Quintal e pátio

Aparar e podar árvores e arbustos regularmente pode impedir que cresçam no telhado ou em outras estruturas da casa e causem danos. Se muito perto das linhas de energia, árvores e arbustos cobertos de vegetação podem causar danos devido principalmente aos ventos fortes. Os arbustos que crescem ao lado de uma casa também podem bloquear o movimento do ar ao redor da casa. Os proprietários devem inspecionar e reparar qualquer podridão da madeira e limpar folhas e detritos dos decks de madeira para evitar mofo.

Abordei aqui somente os mais básicos aspectos de manutenção residencial. Quanto mais preparações e recursos sua casa tiver, maiores serão os cuidados para manter tudo em ordem. A manutenção é essencial para evitar prejuízos que irão ocasionar em gastos desnecessários e principalmente diminuir as possibilidades de ocorrer algum acidente. Se você não sabe fazer a manutenção da sua residência nos “tempos de paz”, como acha que vai gerir o seu abrigo durante uma situação de emergência?