10 sinais de que você é um Sobrevivencialista e nem sabe!

Há uma enorme quantidade de pessoas que vivem suas vidas como sobrevivencialistas e nem sabem. Realizam as mesmas práticas, possuem as mesmas visões e treinam as mesmas habilidades mas não conhecem o termo. Então chegou a hora de descobrir se você se enquadra nesse grupo!

Leia os pontos abaixo com atenção, se você se identificar com três ou mais, já faz parte do nosso grupo!

1. Você sempre está de olho em rotas de fuga quando entra em restaurantes, cinemas e outros.

escape-room

Um dos maiores critérios para se manter seguro no mundo atual é ter algo que chamamos de atenção situacional, ou seja, é estar atento a todo momento quando você está andando em um ambiente público para estar preparado para qualquer emergência.

Se você ao entrar em um local fechado e público automaticamente você já começa a considerar quais são as rotas para fugir em caso de necessidade… Você já caiu no primeiro sintoma de um Sobrevivencialista.

2. Seus amigos se impressionam com quantas ferramentas e utilidades você carrega na mochila

15978ae881ae17.jpg

Quantas vezes seus amigos e familiares perguntaram algo como “nossa, o que mais você tem nessa mochila?” quando você tirou seu alicate multifunção para resolver algo que ninguém mais conseguia resolver por falta de ferramentas? Se isso acontece com frequência… Mais um sintoma.

Estar preparado também requere ter os equipamentos certos! Sabendo disso, você talvez tenha uma mochila carregada de itens como alicates multifunção, canivetes, lanterna, kit de primeiros socorros e outros. Mais que isso, talvez você tenha a tendência a ficar revoltado ao ver que outras pessoas andam sem absolutamente nenhum recurso para lidar com imprevistos e isso sempre vira um tópico de discussão com terceiros.

3. Você se interessa por habilidades e conhecimentos “antigos”

kikuichi-knife-forging-topper

Em vez de ficar animado com habilidades mais modernas como programação e semelhantes você se interessa mais em conhecer técnicas de sobrevivência, caça, produção de alimentos e tudo aquilo que as pessoas que moram em grandes cidades acham que não tem tanta utilidade hoje em dia.

Talvez você prefira muito mais investir em aulas de arqueria em vez de gastar seu dinheiro com o mais novo modelo de celular, o que deixa você com a fama de “meio estranho” entre seus amigos.

4. Você compra comida por atacado

pantry-cans-kitchen-cabinet-today-160201-tease_9f2948cb52fd924c7fa9486795cf57f6.jpg

Você acredita que o jeito certo de viver é com a despensa da casa cheia! Talvez você inclusive fale constantemente para os outros sobre como seus avós tinham comida para mais de um mês em casa e que todos tinham que fazer isso também, não é?

Se você prefere sempre ter 5 quilos a mais de arroz só para “se precisar”, bem vindo ao grupo. A grande maioria dos sobrevivencialistas (se não todos) possuem estoques de comida em casa para lidar com imprevistos que podem ser causados por um desemprego até um desastre natural.

5. Você curte “ir para o mato”

camping-alone-1024x684.png

Se enquanto a maioria dos seus conhecidos e amigos tiram o final de semana para passear no shopping ou ir na piscina e você fica se coçando para ir fazer uma trilha ou sair para acampar… Mais um sinal.

Como Sobrevivencialistas são muito ligados aos fundamentos da sobrevivência é natural que nós tenhamos uma proximidade maior com a natureza, em partes porque queremos aprender a viver com ela mas também porque ela nos faz descansar muito mais do que os cenários urbanos “barulhentos”.

6. Você acha que um dia a sociedade pode desandar

baltimore-riot-pol_3283102k.jpg

Considerando as tensões políticas e militares do mundo e a situação do nosso país, não é difícil achar que há uma boa chance das coisas saírem errado. Os sobrevivencialistas não são muito chegados à visão apocalíptica, mas também sabemos que a sociedade é muito mais frágil do que parece e precisamos ficar preparados para possíveis problemas com ela.

É claro que sabemos que se o mundo acabar, acabou. Contudo se a sociedade passar por uma fase de transição – Guerra civil, ditadura, crise de recursos, desastres naturais – temos que possuir os recursos necessários para sobreviver a isso, não é?

7. Ver filmes de “apocalipse” com você é sempre chato

boring-studnet-film

Você não se contenta em ver filmes desse gênero calado, pois sempre está buscando (e achando) inconsistências no roteiro que demonstram como o filme não é nem um pouco próximo da realidade. O filme fica cheio de comentários seus do tipo “ele nunca conseguiria caçar um animal desse jeito”, ou “nossa, impossível a gasolina desse carro funcionar depois de tanto tempo”… E por aí vai.

Se você vê esses filmes e livros apenas pelo prazer de analisar os cenários apresentados e verificar se realmente fazem sentido do ponto de vista da sobrevivência, você de fato é um sobrevivencialista.

8. Você gosta de armas

3e985ce10fb5304696584bac386045c9-1

Sua lista de inscrições no Youtube é composta por pelo menos 30% de canais de armas e todo mundo acha que você é ligado nisso mais do que deveria, estamos certos?

Se você já se identificou com vários pontos acima, dificilmente não vai se identificar com esse. Afinal, se você acredita que dificuldades podem surgir no futuro e entende o comportamento caótico das pessoas quando elas não conseguem mais comprar comida no mercado, é natural que busque entender mais sobre defesa pessoal.

9. Você prefere se manter anônimo

anonymous-spain-website-hack

Nunca sabemos o que vão fazer com as informações que fornecemos a empresas como Google e Facebook, não é? Você acredita que contar sobre sua vida inteira em redes sociais é um ato que pode colocar você em risco em algum momento do futuro? Nós também.

Se você sempre está preocupado com a exposição que as pessoas tem na internet e tenta se manter o mais discreto possível dentro das mídias online, você está no mesmo caminho que o nosso.

10. Seu sonho de vida é “viver tranquilo” e menos conectado a vida da cidade

avidanocampo

Talvez enquanto todos queiram comprar um belo apartamento no centro da cidade, você sonha com um sítio no interior, acreditando que só é possível viver plenamente em um lugar com espaço suficiente para plantar e criar seus animais. Mais que isso, compreende que para ter uma família feliz é preciso voltar as origens do campo, onde todos se conectam mais com o ato de produzir seus próprios alimentos e deixam a vida alucinada da cidade de lado. Você se encaixa nisso?

A vida em ambientes mais rurais é o objetivo de praticamente todos sobrevivencialistas visto que é em um sítio, chácara ou fazenda que muitos dos objetivos acima podem ser concluídos de maneira mais eficiente.

Concluindo…

Se você agora talvez esteja pensando algo como “nossa, será que eu sou isso aí e nem sabia?”, seja bem vindo(a). Entenda que o Sobrevivencialismo é um mundo vasto e que não é metade do que os filmes e programas de TV já mostraram para você.

Nosso objetivo é simples: Sermos pessoas mais responsáveis por nossas próprias vidas, dependendo menos do sistema e sendo capazes de resistir a cenários difíceis. Só isso. 

Se tudo isso faz sentido para você, te convido a navegar por outros textos aqui no portal, ouvir nossos podcasts, conhecer nossos vídeos no Youtube e visitar nossa loja online. Não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes para tentar mostrar esta prática para seus amigos e conhecidos também.

No mais, bem vindo a bordo.