Dinheiro, compras e compulsão – 5 Minutos Ep.06

Em um mundo onde comprar é a palavra de ordem, muitos acabam se perdendo no meio do turbilhão. Vamos falar sobre isso hoje.

Este tema é complicado visto que uma das guias da nossa prática é o armazenamento de alimentos e recursos, porém há uma linha muito tênue entre manter uma atitude preventiva e extrapolar para um comportamento de acumulador.

Você hoje luta com isso? É uma pessoa que gasta mais do que deve? Topa o desafio do vídeo? Coloque nos comentários abaixo!

Anúncios

2 Comentários

  • Realmente o limite entre o sobrevivencialista e o acumulador é tênue… em minha análise o acumulador comprar de forma impenssada, irracional, para suprir um vazio interior… o sobrevivencialista ao compra uma faca ‘top’, por exemplo, mesmo tendo outras o faz para melhorar seus equipamentos, de forma pensada, racional, dentro de uma estratégia…

  • Excelentes ponderações.A publicidade comercial nos mostra o quanto somos “infelizes” em não ter o tal produto ou quanto ficamos “ultrapassados” por não tal mercadoria recém lançada. Sem falar na própria cultura que faz as pessoas se sentirem inferiores pq todos os colegas, vizinhos ou familiares estão de carro zero, enqto vc vai de fiesta 2002. kkk
    Mas consumo é o oxigênio do capitalismo; sem consumo as empresas não vendem, aumenta o desemprego e o governo não arrecada impostos.
    Aí as pessoas se endividam, fazem empréstimos, se atolam em juros, renegociam com mais empréstimos. Como me falou o gerente de caixa, o banco gosta do cliente endividado, que faz empréstimo e vive no cheque especial, pois é esse que dá lucro. Aí essas pessoas são irresponsáveis, mas será que não se aproveitam da fragilidade mental dessas delas, lhes impondo o consumo como meio de serem aceitas pelo seu grupo? E qto aquelas de compulsão pelo consumo, sendo óbvias que tem um distúrbio?!
    Conversando com minha esposa, a gente sabe que precisamos de muito pouco para viver (a exemplo de alguns povos indígenas). Mas inseridos na nossa cultura, algumas coisas são indispensáveis para facilitar nossa vida urbana….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s