Como identificar notícias falsas – No fio da Navalha Ep.02

Clickbaits, notícias falsas, fotos alteradas… Hoje em dia não está fácil de descobrir quais informações são realmente verdadeiras, então está na hora de aprender selecionar as fontes certas!

Com uma paulada de informações aparecendo em nossas redes o dia todo, algumas vezes fica difícil de definir o que é verdade e o que é mentira, então está na hora de ensinar você a conferir a veracidade das notícias “bombásticas” que aparecem por aí!

Qual o seu método para descobrir fontes de alta credibilidade? Nos diga nos comentários!

Vídeo embasado no artigo do jornal Nexo.

Anúncios

4 comentários

  • Excelente!!!

  • Luiz Fernando Coletto

    Fala Julio!

    Faltou uma tambem, pesquisar em sites OFICIAIS do governo.
    Por exemplo, uma noticia de que o STF julgou tal precedente, é so entrar no site do STF e pesquisar sobre o precedente, e por ae vai, sites da PF,PC, enfim

  • Existe um conceito em Psicologia que afirma que “usamos os fatos para reforçar nossas opiniões, mas não para mudá-las”. Assim, uma notícia que corrobore nosso ponto de vista terá maior probabilidade de crença imediata; qdo vai contra, gera desconfiança. Por exemplo: Se uma mensagem no Face ou whatzap disser que “fora descoberto que a queda do avião que matou o ministro Teori foi provocada por sabotagem de petistas”, haverá a crença imediata dos anti-petistas, mas do lado dos petistas ou simpatizantes será tido como inverdade ou, no mínimo, vão buscar informações em sites confiáveis.
    Por fim: E´mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las que estão sendo enganadas.”

  • Em minha análise 90% das notícias via wahatts zap são falsas, exageradas ou imprecisas…. Hoje a maior parte das pessoas não leem nem duas linhas, quanto mais um texto, olham apenas as fotos e a chamada!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s