6 Dicas para se prevenir em uma suspeita de atentado com bombas

A Trump Tower em Nova York foi evacuada nessa terça-feira (27), devido a um pacote suspeito encontrando dentro do edifício. Segundo a EFE (agência de notícias), informações extraoficiais indicam que os bombeiros foram avisados de um pacote suspeito no edifício.

Com estes acontecimentos se tornando cada vez mais comuns na realidade atual, é importante que olhemos para estes casos com atenção para que eles nos ensinem e/ou relembrem pontos importantes dentro da nossa prática sobrevivencialista.

Nós aqui no portal já falamos várias vezes sobre dicas dentro dessa área, não é? Porém como é bom sempre estarmos relembrando e nos atualizando, hoje daremos 6 dicas para você estar sempre preparado.

O que fazer caso o prédio/local onde você está recebe uma ligação dizendo que há uma bomba prestes a explodir?

  1. Quando estiver em um edifício desconhecido informe-se sobre saídas de emergência.
  2. Sempre informe a autoridades caso veja bagagens abandonadas, ou pessoas com comportamentos estranhos;
  3. Procure sempre manter a calma na hora de uma evacuação, quanto mais afobado você estiver, pior;
  4. Caso ocorra uma explosão, busque por uma cobertura, abaixe-se e espere por volta de 30 segundos a um minuto por explosões secundárias;
  5. Depois que certificou-se que as explosões cessaram, tente ajudar os feridos. Ouça e ajude as autoridades;
  6. Mantenha-se sempre alerta para recordar tudo o que viu ali, para depois compartilhar informações com as autoridades;

Com essas dicas simples e rápidas você estará mais preparado caso se encontre em uma situação complicada como essa. Acima de tudo, busque sempre manter-se atento aos seus arredores.

Caso você queira conhecer mais sobre o tema, nós temos alguns posts semelhantes no portal:

O que fazer se você for pego em um atentado com bombas

Reconheça e proteja-se de terroristas

Dicas para sobreviver a um ataque terrorista

Até o próximo texto.

Texto escrito pelo colaborador Devicari.

Anúncios

7 Comentários

  • Bom texto.

    Duas considerações sobre o item 5:

    1. Existe um item muito importante para os “kits EDC” e que via de regra é negligenciado pelas pessoas: luva de procedimento.

    É imprudente tentar ajudar uma vítima e ao mesmo tempo correr o risco de ser contaminado. Se a meta é sobreviver, primeiro vamos pensar na nossa proteção. Uma luva de procedimento avulsa custa em torno de 2 reais e possui validade de 3 anos caso a embalagem seja conservada. Vítimas de acidentes de transito, quedas e, no caso, explosões, tendem a apresentar hemorragias de varios níveis, logo, precisaremos das luvas.

    2. Imagine a situação: ocorre uma explosão (não necessariamente uma bomba) dentro de uma estrutura qualquer. Teremos vitimas com todos os tipos de trauma num ambiente de risco elevado (incêndio, colapso estrutural), logo, devemos retirá-las do local da melhor forma possível, sem piorar a situação da vítima. Para isso, acho que o básico do básico seria sabermos algumas técnicas de extração rápida. Considero duas como importantes: tração pelo eixo e manobra de extração veicular rápida, que serve para outras circunstâncias além de acidentes veiculares. Com essas duas técnicas conseguiremos remover vítimas do local de risco de uma forma rápida e razoavelmente segura.

    • JOAO PAULO S. GOUVEA

      Mais importante que luva, é uma máscara para RCP.
      Sangue em pele íntegra tem risco mínimo de transmissão.
      Outra coisa: a vida é sempre prioridade. Em um acidente com grande número de vítimas, a ordem é resgatar o maior número possível CASO não seja possível aguardar resgate especializado.

      • Numa ocorrência com grande número de vítimas passa a ser prioridade a triagem (S.T.A.R.T). Por sinal esse seria um bom tema para uma publicação futura: como agir e reagir frente a grandes tragédias urbanas, como AMUV’s, estruturas colapsadas (o que inclui desabamentos e deslizamentos), inundações etc.

      • JOAO PAULO SANTOS GOUVEA

        Exatamente!

  • Oi

    Já tinha sugerido algum tempo atrás, um material por exemplo como se proteger de bombas/granadas.

    Por exemplo, se uma granada é jogada na nossa frente qual a melhor forma de se proteger?

    Grande abraço

    Att,
    Fox

    • Sei Que perguntou para eles, mas, no meu ponto de vista, de acordo com o treinamento do EB, em um caso assim, o melhor a se fazer é buscar abrigo atrás de algo como um balcão de cimento, ou qualquer coisa que tenha uma resistência boa, nada de coisas como filmes onde o cara se protege atrás de uma mesa caída, no geral a instrução é correr o mais longe possível e se jogar no chão, com os pés juntos, na direção da granada, mãos na nuca, isso pra evitar que possíveis estilhaços acertem partes vitais, as chances de você sair ileso sem ter onde se abrigar, são quase zero, mas ou isso, ou se arrisca a pegar a granada e arremessar pra longe ( prática essa não indicada pelo risco de explodir na sua mão ),

      • Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s