Reconheça e proteja-se de ameaças terroristas com 7 táticas

Introdução

O UK Threat Levels [Níveis de Ameaças ao Reino Unido] foi criado em agosto de 2006 pelo MI5 – Military Intelligence Security Service, section 5, o Serviço de Segurança Interna da Grã Bretanha, voltado para informações, inteligência e contra-espionagem.

Este documento tem a intenção de alertar sobre as formas de atividade terrorista, auxiliando departamentos e agências governamentais e suas equipes a como reagir a cada nível de ameaça. Desde 2014 os níveis de perigo foram alterados de “substancialmente perigosos” para “severamente perigosos”, segundo a perspectiva daquele país.

Para nós brasileiros, o que é relevante neste texto é considerar a importância que estas informações podem vir a ter para cada um de nós, e o quanto elas nos ajudariam a detectar, prevenir e até denunciar qualquer evento terrorista que por algum motivo venha a se instaurar durante o período das Olimpíadas no Brasil.

Para passar um tom realístico de como pode ser aterrorizante um ataque desta natureza, assista a estes dois videos sobre os treinamentos da polícia da Grã Bretanha: um ocorrido no Trafford Centre, shopping center em Manchester e outro que teve como palco as ruas de Londres.

Estejam atentos! E… salvem-se!
Moni Abreu

Um dos treinamentos anti terrorismo feitos pela polícia da Grã Bretnha foi no Shopping Trafford Centre

Um dos treinamentos anti terrorismo feitos pela polícia da Grã Bretanha foi no Shopping Trafford Centre


1. Reconhecendo uma ameaça terrorista

Existem cinco níveis de ameaça:

  1. Baixa – quando um ataque é improvável
  2. Moderada – quando um ataque é possível, mas não provável
  3. Substancial – quando um ataque é uma forte possibilidade
  4. Grave – quando um ataque é altamente provável
  5. Crítica – quando um ataque é esperado iminentemente

A ameaça terrorista mais significativa é proveniente de redes ou grupos organizados, associados à religião islâmica. Como mostraram os últimos ataques coordenados [em todo o mundo], eles podem ser montados sem aviso prévio.

2. Sistema “STAY SAFE”: para ataques sob armas de fogo 

Algumas ações simples para considerar em um incidente com armas de fogo e as informações que os agentes de segurança local poderão precisar caso ocorra um ataque com armas de fogo. Leia sobre este sistema no artigo Como sobreviver a um ataque terrorista

3. Dispositivos explosivos improvisados em veículo (VBIED)

Um VBIED (Vehicle-borne improvised explosive devices) pode ser altamente destrutivo. Não só a explosão de uma bomba pode ser letal, como também os restos arremessados, como o vidro [ou metal], podem apresentar um risco.

Um VBIED pode transportar grande quantidade de explosivos até um alvo e causar muitos danos. O dispositivo pode ser ‘entregue’ no momento de escolha do terrorista, com razoável precisão (dependendo da [agilidade] das defesas). Ele pode ser detonado de uma distância segura, usando um timer ou controle remoto, ou pode ser detonado no local por um homem-bomba.

O Reino Unido passou por ataques terroristas na década de 1970, quando os VBIEDs usaram explosivos à base de fertilizantes. Em 1998, um dispositivo contendo o adubo nitrato de amônia foi detonado em Omagh, matando 29 pessoas e ferindo centenas. Em 1996 em Manchester, um dispositivo feito a partir de outra mistura de fertilizante agrícola devastou a cidade.

Observações: se você tem algum estoque de material fertilizante, atente para evitar o roubo dos mesmos. Nos links Secure your fertiliser e Secure hazardous materials to help prevent terrorism possuem algumas dicas de como se defender de roubos e armazenar corretamente os materiais perigosos [para não haver explosões que o coloquem na posição de ser um terrorista] (ambos os links em inglês).

3.1 Planejando a segurança:

 3.1.a. Controle de acesso aos veículos

Use barreiras físicas robustas para manter os veículos autorizados a uma distância segura. Garanta um controle eficaz para entradas de mercadorias e pátios de serviço [em ambientes públicos ou privados]:

  • Proíba o estacionamento para veículos não checados, principalmente em estacionamentos subterrâneos, em áreas de serviço diretamente abaixo de áreas públicas ou onde há um risco de colapso estrutural;
  • Exija de quaisquer veículos, que dados sejam fornecidos com antecedência, como identidade do condutor e dos passageiros, contrato/nota fiscal dos produtos ou informações sobre o local em que os itens serão entregues;
  • Negue acesso a qualquer veículo que chegue sem aviso prévio.

Outro documento detalhado “Counter Terrorism support for businesses and comunities CTSA oferece informações e outras medidas de segurança (em inglês).

3.1.b – Segurança física

Faça o que puder para tornar suas instalações  resistente a explosões – tenha especial atenção com janelas. Se achar justificável, peça ajuda a um engenheiro de estruturas.
Talvez seja útil instalar barreiras físicas em entradas (como postes/toras de madeira, por exemplo,) apesar dos requisitos de segurança. Verifique os riscos e avalie a possibilidade em relação à questão de segurança contra incêndio do local.

3.1.c – Segurança pessoal

Talvez seja interessante organizar e ensaiar exercícios de evacuação em caso de ameaça de bomba. Em um incidente com um VBIED, corredores sem janelas ou porões/ambiente subterrâneo podem ser mais seguros do que os pontos que propiciem agrupamento de pessoas.

Treinar e ensaiar uma equipe para identificação de veículos suspeitos, e em receber informações e reagir diante de ameaça de bomba, pode ser igualmente importante. Informações e números de telefone importantes [relacionados ao prédio ou à empresa] devem estar bem visíveis e facilmente disponíveis.

Outros documentos publicados (em inglês) pela CPNI – Centre for the Protection of National Infrastructure que poderão ser úteis: HVM (hostile vehicle mitigation) e Integrated Security: a public realm guide for hostile vehicle mitigation.

4. Ataques suicidas

Um bombardeamento suicida é um método muito eficaz de explodir um local específico. Homens-bomba podem utilizar um veículo como uma bomba ou podem transportar ou ocultar explosivos em si mesmos. Os alvos mais prováveis são locais simbólicos, instalações de grande importância, ambientes de VIPs ou lugares lotados.

Ataques feitos com explosivos caseiros tem causado mortes, ferimentos e danos em grande escala. Os eventos com homens-bomba, ocorridos durante os  ataques em Londres em 2005, utilizaram precursores químicos (explosivos à base de peróxido) e mataram 52 pessoas e deixaram centenas de feridos.

4.1 Planejando a segurança:

Ao planejar medidas de auto proteção para um local em que você vá circular, você deve considerar:

  • colocar o seu veículo a um ponto de controle e acesso pessoal, mas que no entanto mantenha boa distância do local;
  • observar o pessoal do staff local [seguranças, funcionários, agentes públicos locais, etc] para ‘sacar’ qualquer comportamento fora do padrão ou veículos de aparência suspeita;
  • assegurar se todos os visitantes presentes terão suas identidades verificadas, ou se há instalação de um sistema de controle interno de TV.

5. Ameaças químicas, biológicas e radioativas

Ocorreram apenas alguns exemplos de ataques terroristas que fizeram uso de materiais tipo CBR [sigla para Chemical, Biological, Radioactive]. O evento mais marcante foi o ataque com gás ‘sarin’ em 1995, no metrô de Tóquio, e em 2001 as cartas com antraz nos Estados Unidos. Em 1996, nos EUA, um agente da Al-Qaeda foi condenado por conspiração para assassinar por sua participação no planejamento de ataques usando ‘bombas sujas’, que continham material radioativo.

O impacto de um ataque CBR depende muito do método escolhido e as condições atmosféricas no momento do evento. Os primeiros indicadores de um ataque CBR podem ser o aparecimento súbito de pós, líquidos ou odores estranhos em locais fechados, com ou sem efeito imediato sobre as pessoas.

Lembre-se que é importante a aplicação de normas de segurança às pessoas com acesso frequente ao local.

6. Ameaça interna

Ocasionalmente ameaças a empresas e organizações vem de um membro frustrado de uma equipe ou um empregado que tenha sido desvirtuado [cooptado por algum dos grupos extremistas ou radicais organizados]. Para estes, há mais oportunidade de sucesso em conseguir perturbar ou causar algum dano (seja físico ou não) dentro da empresa.

Os riscos inerentes à essa possível ameaça interna pode ser diminuído através da realização de verificações completas no período pré-emprego e/ou aplicando uma forte cultura de segurança diária.

O site da CPNI fornece orientações mais detalhadas sobre a segurança pessoal (personnel security).

7.Ameaça cibernética

No século 21, uma das maiores ameaças para uma empresa ou organização pode ser um ataque cibernético. Os efeitos podem ser devastadores: perda de dados cruciais, redução da eficiência operacional ou mesmo o fechamento da empresa.

A alta administração deve avaliar o fator de risco da empresa ou organização frente ao terrorismo. Mas é vital que todos no local de trabalho compreendam os riscos decorrentes de ataques cibernéticos.

Um atacante cibernético pode não revelar-se nem mostrar a natureza do ataque. O evento pode não ter efeitos adversos óbvios/imediatos, mas poderá extrair informações ou dados de sua rede.

Leia os conselhos sobre fundamentos cibernéticos (Cyber essentials) ou visite o site CPNI.

O exercício de simulação, citado anteriormente, no shopping em Manchester, envolveu 800 pessoas, incluindo atores que se passaram por vítimas de tiros com graves ferimentosCrédito das fotos: Sean Hansford / Manchester Evening News / Pool /PA Wire


Mais informações:


Este texto é parte da trilogia Especial Terrorismo.
Pesquisa, tradução e adaptação para o português por Moni Abreu, A Sobrevivencialista

O documento original em inglês “Guidance: Recognising the terrorista threat” pode ser encontrado no site do governo britânico: https://www.gov.uk/government/publications/recognising-the-terrorist-threat/recognising-the-terrorist-threat

Anúncios

3 comentários

  • Pingback: 6 Dicas para se prevenir em uma suspeita de atentado com bombas | Sobrevivencialismo

  • Leandra Pope

    “Graças ao crescimento demográfico, a ação dos Illuminati tem mais amplitude sobre a consciência dos povos. Com o auxílio dos serviços de informação, da imprensa, dos jornais, do telefone, do rádio, que são todos controlados pelos Illuminati, as idéias e as opiniões podem ser expandidas rapidamente através de todo o país. A manipulação consciente e inteligente do comportamento e da opinião das massas é um dos elementos mais importantes da sociedade democrática.
    Aqueles que se servem desses mecanismos constituem o verdadeiro poder dirigente deste mundo.
    A importância do papel da mídia não é mais uma dúvida em nossos dias.
    A televisão, por exemplo, põe claramente em evidência como as mensagens negativas, tais como as informações, os filmes de terror e de violência, influenciam o comportamento do telespectador. A televisão é, no entanto, principalmente utilizada para sugerir opiniões. Como pensar, agir e parecer. O que é preciso possuir para ser aceito e qual orientação política tomar. Hussein é mau, mas Bush, Clinton e Khol são bons. A astrologia, a imposição das mãos, os OVNIs e a telecinésia são bobagens, mas os filmes pornôs, o futebol do domingo à tarde e a bebedeira no fim de semana não constituem problemas… Somente poucas pessoas ousam afirmar que pensam ao contrário. Pela única razão que arriscariam ser ridicularizadas por outros que sofreram uma lavagem cerebral (Que o leitor perdoe a minha maneira brutal de exprimir-me, mas para mim é difícil empregar uma expressão menos decisiva, pois as massas são manipuladas há décadas – e minhas pesquisas revelaram-me coisas terrificantes a esse respeito.). O fato é que, em nossos dias, somos ridicularizados ou olhados de través quando se tem uma opinião própria que vai contra a corrente, enquanto que na verdade deveriam felicitar-nos.” – (As Sociedades Secretas e Seu Poder no Século XX)

    “Diversão, a primeira estratégia:

    A experiência mostrou que o método mais simples para voltar eficaz uma arma silenciosa é ganhar o controle do publico é de manter o publico ignorante dos princípios básicos dos sistemas por um lado, sempre levando-lhe à confusão, desorganização, e distraído com temas sem importância real por outro lado.
    Isto é obtido com:

    1 – descomprometiendo suas mentes e espíritos ; saboteando suas atividades mentais; Provendo programas educativos de baixa qualidade em matemáticas, lógica, desenho de sistema e economia, e desmotivando a criatividade.

    2 – Comprometendo as suas emoções, aumentando o seu egocentrismo e o seu gosto pelas actividades emocionais e físicas :

    a) – multiplicando as suas confrontações e ataques emocionais (violação mental e emocional) por meio de um estanque constante de violência, de guerra, de sexo nos meios de comunicação social – em particular a TV e os jornais.

    b) – dando-lhe o que eles desejam – em excesso – “junk food” para o espírito, e privando-lhe do que realmente precisam.

    3 – Reescrevendo a história e a lei, e submetendo ao publico a distrações, de forma a ser capaz de deslocar seus pensamentos sobre suas necessidades pessoais para prioridades externas altamente fabricadas (artificiais). – (Armas Silenciosas de Controle Global)

    NOTA: Programas de baixo nível como aqueles na tv de infedilidade em directo, instalam a insegurança na mente das pessoas, programas de piadinhas ordinárias e sem graça distraem as massas, tornando-as distraídas dos problemas da vida e das maquinações do governo.”

    EXEMPLOS:

    http://medicoanimosico.blogspot.com.br/2015/08/rede-globo-imperio-satanico-maestros-da.html

    Finalizo por aqui.

  • Leandra Pope

    E mais, combater o Estado Islâmico, de forma integra, seria proibir a entrada de todo e qualquer estrangeiro mulçumano (sem olhar atrás!) e posteriormente preparar a população contra esses “grupos terroristas” – instruindo e preparando o cidadão para operar armas pesadas, (Idem o que Hitler fez na Alemanha durante a WWII) para neutraliza-los definitivamente quando necessário, ao invés dos 7 passos acima.
    E o que a vaca da Hillary Clinton diz nesta situação:

    Esta simulação ressoa em contra partida com os relatórios românticos pré-fabricados dos 11 de setembro que, na realidade não passa de uma farsa fraseológica para enganar pessoas incautas e levianas que tem como suas únicas fontes de informação”jornais e televisão.

    http://911-truth.net/11th_of_September-the_Third_Truth_NEXUS_magazine_Portuguese.pdf

    http://www.anovaordemmundial.com/2014/07/mais-de-2500-socorristas-do-11-de-setembro-estao-com-cancer.html

    Vejamos outro exemplo:

    http://nao-questione.blogspot.com.br/2013/04/hollywood-fica-em-boston.html

    Quantos de vocês acreditaram que os irmãos Tsarnaev teriam realizado aque “ataque”??? Impossível!
    Aqui em Nova Iorque, por exemplo, temos o maior controle do mundo que se possa imaginar; câmeras por toda parte, rondas constantes, detectores camuflados de metais etc…
    Todo ataque e assassinatos (False Flags):

    são propositais! Tudo para endoçar o confisco forçado das armas mantendo a população em cheque-mate para a conclução final da (NWO) e não só aqui, mas, como no mundo todo!

    “…as leis antiterrorismo estão sendo aplicadas rotineiramente pelo governo federal dos EUA para criminalizar dissidentes democráticos não violentos, e para associar, falsamente, dissidentes norte-americanos e organizações internacionais terroristas.” – Jeremy Hammond

    https://info.publicintelligence.net/INTERPOL-FacialBiometricsGuide.pdf

    https://info.publicintelligence.net/US-911-28-Pages.pdf

    https://info.publicintelligence.net/USArmyMegacityPreparations.pdf

    https://info.publicintelligence.net/USArmy-Megacities.pdf

    https://cryptome.org/2016/06/linknyc-spy-kiosks-installation-videos.htm

    “Estamos diante de mudança qualitativa na situação mundial, tanto no plano econômico como no político. Depressão, desemprego crescente, concentração e financeirização absurdamente elevadas – incompatíveis sequer com o pouco que restava do estado de direito – têm levado ao Estado totalitário, cujas instituições aplicam meios e armas tecnológicas, nunca dantes vistas, para desinformar, espionar e reprimir as pessoas.” – Desgoverno mundial totalitário.

    http://inacreditavel.com.br/wp/desgoverno-mundial-totalitario/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s