O que fazer se você for pego em um atentado com bombas?

Sendo o ataque em Boston um assunto em pauta eu tenho certeza de que muitos leitores estão chocados com a violência utilizada pelos terroristas. Trágico. Eu tenho meus pensamentos sobre este tipo de situação, mas espero a situação amadurecer para podermos discutir mais sobre o assunto. Com isso dito, eu gosto de olhar para estes eventos em um contexto mais amplo para aprender lições e aplicá-las em minha vida. A questão que surgiu para mim é “o que fazer em caso de um atentado com bombas”?

Bombardeios no jargão militar são geralmente ligados à “embustes mecânicos” e existem várias ações básicas para seguir se caso você for pego por um. Como nós podemos aplicar alguns destes para um possível futuro evento? Estes são MEUS pensamentos e opiniões. Outros podem ter valores e experiências diferentes e acharem que existem formas melhores de como agir. Definir o tipo de ataque e se você está sozinho são os primeiros critérios.

O tempo de ter esta discussão é antes de um incidente e não depois, mas geralmente o assunto vêm quando há necessidade de discuti-lo. Espero que com estas informações, nós possamos ficar mais preparados.

Boom!

  1. Depois do som inicial, a onda de choque invade sua consciência. Abaixe-se e cubra seus entes queridos. Procure por cobertura próxima (a alguns passos de distância);
  2. Espere de trinta segundos à um minuto por explosões secundárias. Estas explosões secundárias podem fazer parte de um “efeito corrente”, explosões subsequentes designadas para derrubar pessoas se movimentando para outra direção para escapar da primeira explosão;
  3. Use este tempo para verificar se há ferimentos em você ou nos entes queridos e identifique uma rota de fuga;
  4. Trate os ferimentos mais sérios (sangramentos, limpeza de vias aéreas, etc.) e prepare-se para retirar seus entes queridos da área rapidamente.

Lembre-se, é uma tática comum usar uma explosão secundária para ferir/matar os primeiros indivíduos que vêm ajudar as vítimas iniciais

Se estiver sozinho:

  1. Busque por cobertura e espere pelas explosões secundárias.
  2. Depois, tente ajudar os feridos e saia da área do evento para escapar de explosões secundárias mais demoradas. Ouça e ajude as autoridades que chegarem ao local.
  3. Tente estar MUITO alerta (se já não estiver). Lembre-se do que você vê e tente gravar tudo, mas sem chegar ao ponto de atrapalhar as equipes de resgate ou se tornar uma vítima. Compartilhe as informações com as autoridades.

Espero que vocês nunca precisem usar estas dicas.

Até.