Desafio: Quanto você consegue caminhar carregando seus equipamentos?

Quantos quilômetros você conseguiria caminhar se precisasse fugir da região onde você mora? Quais os equipamentos mais interessantes para carregar em uma mochila de fuga? Nesta matéria vamos tentar responder estas perguntas de uma forma bastante direta e realista.

Por mais que equipamentos possam ajudar a nos trazer uma maior segurança, a  prática é a palavra de ordem quando se trata de ficar mais preparado para situações de emergência. Pensando nisso, nós da equipe Sobrevivencialismo decidimos simular um teste bastante completo dentro da área de evasão! Confira aqui:

Para ver o registro de GPS da rota que percorri, basta clicar aqui. Além disso, para facilitar, aqui está a lista de todos os itens que eu carrego dentro da minha Go Bag:

– Mochila Assault Invictus cor Coyote
– Refil de hidratação Invictus
– Saco estanque 20 Litros
– Roupas extras (Camisa, gandola, roupa íntima e meia)
– Repelente Exposis
– Filtro solar 30 FPS
– Tarp Oca Kampa
– Saco de dormir aluminizado Guepardo
– Capa de chuva descartável Coughlans
– 2 Power Banks (10 mil MhA e 11 mil mhA)
– Gps Garmin 62S
– 8 repositores energéticos em gel
– 4 barras de proteína
– 2 barras de torrone
– Baofeng Uv-5R
– Lanterna Attack Q5
– Headlamp Kashina Azteq
– Fone de ouvido Philips
– Filtro Sawyer Mini
– Fire Starter da Azteq
– Isca de fogo de parafina e algodão
– Lenço umedecido
– Toalhas descartáveis
– Paracord 30 metros
– Canivete Phantom Invictus

O que achou deste relato? Quais suas opiniões sobre a minha Go Bag e sobre o relato? Adoraríamos saber a sua opinião nos comentários abaixo!

Até.

 

 

Anúncios

18 Comentários

  • Mochilas de hidratação foram criadas para que militares americanos na Guerra do Golfo pudessem beber água sem tirar máscara de gases, já que a bolsa fica acoplada na própria máscara.
    Em nosso caso eu vejo alguns problemas:
    1- O bico fica exposto à contaminação microbiológica, especialmente no caso de ser necessário cruzar cursos d’água com aspecto impróprio – basta apena suma gota contaminada e se pode pegar no mínimo amebas- sem falar da dificuldade de tratamento para esses casos
    2- A tampa de rosca do cantil protege de contaminação externa;
    3- Cantis podem e normalmente vem com uma caneca metálica que pode e dever ser usada para esterilizar á água, o saco d’água não!
    4- Não se tem dados sobre a inércia química do material do saco em relação à purificadores de água ( bolinhas de cloramina, iodo etc), enquanto que o cantil, geralmente é polietileno – material de notável inércia química em condições normais;
    5- A bolsa do cantil quando molhada, e a água evapora, a temperatura abaixa um pouco deixando a água mais fresquinha, enquanto que a bolsa no contato com as costas ou pegando sol , ficará morna e intragável…

    Essa é minha opinião

  • Já tive algumas mochilas de hidratação e meu julgamento é….. TODAS SÃO UMA BOST….. !!! em pouco tempo furam, as mais caras duram um pouquinho mais, mas é só… se for para usar regularmente, caminhando, enfrentando obstáculos, aí então que não duram nada… será o equipamento tupiniquim que é ruim ???

    • João Paulo

      Nem sempre, colega.
      Tenho um TRILHAS E RUMOS, já há uns 10 anos.
      Uso intensivo. Sou escalador e sempre levo pra pedra.
      Até hoje inteiro!
      O máximo que houve: uma rachadura na tampa. Mesmo assim, no início e por mau uso.
      Contornada com um plástico no bocal.
      Nem sempre os equipamentos mais caros são os melhores.
      Nem sempre os nacionais são ruins.
      Abraços.

      • Sorte sua… infelizmente as minhas TODAS, em pouco tempo furaram…….

  • o galera, vcs estão viajando, tipico de gente bitolada, o vídeo não e sobre técnicas de sobrevivência ou evasão, o que fazer ou não fazer mas sim sobre o quanto vc aguenta andar com a sua mochila equipada, pelo amor de deus né

  • felipe gomes

    Fala ai Julio, beleza?
    Cara, vejo seus videos faz um tempo e vejo que você investe muito em condicionamento físico, e é claro, é importante! Mas o que você acha de uma preparação “estilo urso polar”? Estocando energia em seu próprio corpo.
    Sei que se o individuo não tiver um bunker ou não estiver preparado no local que esta, não seria uma boa, pois dificultaria o deslocamento, mas você acha essa ideia seria valida para uma pessoa com tais preparações??
    Valeu lobo, esteja preparado!!
    #atirade12nobujãodegás

  • Um bastão de caminhada ou outro dispositivo semelhante também é interessante para longos percursos a pé, principalmente em terrenos acidentados.

  • Fala Júlio, Você pretende revender o filtro Sawyer no Brasil?

    Na página deles tem uma informação “Became a Sawyer reseller”.

  • Oi Júlio !
    Eu semi-sedentário com 45 anos fiz em 2015 uma caminhada de 245km da cidade de Águas da Prata/SP até Campos do Jordão/SP em 11 dias numa média de 25km por dia carregando uma mochila de quase 12kg.
    Veja o meu canal com meus relatos…!!

    Também fiz outros trechos de caminhada no mesmo estilo documentados no meu canal.
    Abraços
    Floriano Brenner

  • Hassebrawbier

    “Cumulus Nimbus”

    • Hassebrawbier

      Corrigindo a minha correção: “cumulonimbus” ou “cúmulo-nimbo”.

  • Se alguém pretende fazer esse tipo de teste, recomendo pesquisar sobre o caminho da fé, que é um caminho criado no Brasil em 2002/2003 no molde do caminho de santiago de compostela na Espanha.

    Na época que eu fiz (tinha 6 meses de inaugurado – meio de 2003), o caminho iniciava em Água da Prata-SP e terminava em Aparecida. Na época, foi muito barato, eu e um primo meu percorremos em 9 dias os ~350km.

    Eu sei que hoje em dia o caminho foi expandido bastante. Não sei como anda o quesito segurança e custo atualmente, mas como disse, vale dar uma pesquisada. Lembro que tinha gente que fazia o percurso apenas nos finais de semana, retornando pra casa no domingo a noite e retomando no sábado seguinte.

    É um excelente teste de resistência e força de vontade, você aprende bastante sobre os seus limites e a paisagem é fantástica.

  • carlossilvapb

    Muito interessante o desafio. Mas eu consigo ver algumas coisas que devem ser pensadas.
    Em primeiro lugar, a sorte foi que o sol estava escondido pelas nuvens. Porque você iria se desidratar severamente e sentir muito o calor do sol por causa de sua blusa preta e calça escura. No Brasil, especialmente no verão, devem ser usadas roupas claras em atividades externas.
    Claro que o desafio funciona como um excelente teste físico. Mas eu acredito que, para simular uma evasão, ele deveria ser feito com alguma outra pessoa. Afinal, a namorada não iria ser deixada para trás… Ou iria? kkkkkkkkkk
    Eu também acredito que, em uma situação de crise, a sua caminhada não seria tão tranquila assim… Na verdade, não dá para saber que perigos poderiam aparecer em longas caminhadas nesta situação… Alguns deles, pelo menos, foram retratados na hora em que você esconde a sua câmera. Mas, em situações de colapso total, uma pessoa com uma mochila seria tão visível quanto um caminhão pintado de verde limão. E, outra coisa que devemos pensar é que, sob a tensão de uma crise, o stress, o medo, diminuiria nossa resistência pela metade. Momentos de parada seriam tensos…
    E, para finalizar, a estrada seria a saída mais lógica, mas também a mais perigosa… Pense na quantidade de pessoas que a usariam para escapar…

    • Observações interessantes.

    • Com certeza pensarei nisso na minha simulação kkkkk

  • Mosca do Pantanal

    Júlio, faz esse desafio novamente, só que agora de Campão até Terenos. Tenho certeza que o sol aumentará o grau de dificuldade.

  • Excelente! Espero que tenha novos vídeos desse tipo, pois a realidade é muito diferente do que muitas pessoas idealizam.

  • KayrusFenix

    Desafio aceito!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s