Usando uma faca improvisada para sobreviver no mato! (Part. The Master Invenções)

Será que é possível construir uma estrutura mínima de sobrevivência usando uma faca improvisada? Hoje vamos testar isso na prática! Trabalhamos em colaboração com o nosso amigo Gabriel do canal “The Master Invenções” e agora chegou a hora de você conferir o resultado!

Antes de verificar o teste da faca em campo, recomendo que você veja o processo de fabricação dela clicando aqui. Se você já viu, então agora é hora de acompanhar o nosso vídeo:

Este teste é uma forma simples e prática de provar vários conceitos dentro do Sobrevivencialismo. Aqui vão alguns que ficaram bastante claros para mim depois de fazer este teste:

  • Aprenda a trabalhar com o que tem em mãos, mesmo que não sendo o item ideal;
  • Criatividade é a habilidade mais importante quando estamos sem equipamentos adequados;
  • O conhecimento é a verdadeira ferramenta de sobrevivência.

Que outros pontos você consegue tirar deste nosso vídeo? Deixe nos comentários!

Até.

 

Anúncios

5 comentários

  • Uai mano… numa situação de crise tu n tá nem ai pro fio da faca. foudasi, dps tu afia de novo. Para de frescura em só usar o contrafio dela, e mete a lamina q tu arranca uma puta lasca de magnésio pra acender o fogo. Vc precisa de fogo, n tem problema em fazer isso não, tu n vai foder a faca n, vai no maximo desafiar ela.

  • carlossilvapb

    Imagine a seguinte situação:

    Você, perdido em uma floresta durante uma situação de crise. Aí vai ter que construir uma faca. Em primeiro lugar, numa floresta não caem aviões com tanta frequência assim. Então, encontrar destroços para obter o metal da faca não ia ser uma tarefa tão simples. (Recentemente, uma equipe de TV ficou 2 dias procurando pelos destroços do voo 1907, da Gol, e a floresta, em 10 anos, já tinha escondido boa parte deles). Mas, ok, achamos destroços e achamos o metal com o formato apropriado. Então, vamos achar um pneu ou câmara de ar para cortar a borracha para fazer o cabo da faca. Mas, cortar com o que mesmo? Ah sim, com o pedaço de metal que você tem na mão e que pretende transformar em uma faca. Provavelmente, não ia ser lá uma tarefa muito fácil. Especialmente se a fome já começa a bater. Mas, beleza… Agora vamos afiar a faca. Encontrar os tipos de pedra adequados em uma floresta para afiar a bendita faca também não é das tarefas mais fáceis, especialmente se for uma mata muito fechada e você estiver com mais fome ainda.
    Mas, ok! Conseguimos construir a faca e agora vamos usá-la para fazer fogo, abrigo e armadilha. Vamos usar uma pederneira para o fogo. Mas, pera lá! Se eu levei uma pederneira, porque não levei uma boa faca? Acho mais provável alguém levar uma faca que uma pederneira para uma floresta (esperto mesmo seria aquele com uma faca de combate, que vem com vários acessórios, entre eles, uma pederneira). E a fome deve estar terrível, pois já gastei muita energia construindo a bendita faca. Não consegui fazer fogo, mas consegui ao menos um abrigo. Agora, fiz uma armadilha e peguei um roedor. E a fome é tão grande que vou comê-lo cru. A faca estará tão ferrada que será impossível cortar com alguma precisão um pequeno animal.

    É muito interessante saber construir objetos. Mas não sei se uma situação como a descrita seria a melhor para isso…

    • Acredita que pensei a mesma coisa ?? Levar uma pederneira mas não uma faca, e pior, ter que depender de uma pederneira pra fazer fogo, isso sim é “triste”; Espertos são os Índios que vi no sul da Venezuela, conseguiam fazer fogo esfregando algumas especies de galhos entre palhas de cipó.

      • Fazer fogo com itens encontrados na floresta é mais difícil do que usando uma pederneira.

    • Se fosse pra escolher entre formas de fogo e uma lâmina ( mesmo que fosse feita com alumínio de uma lata de refrigerante) mil vezes a lâmina, com ela eu poderia fazer armadilhas, isca para pesca ( sim, e dependendo da região, uma lasca de lata de refri, funciona melhor que isca viva),e poderia raspar madeira seca pra poder tentar fazer fogo de forma primitiva. Agora, só quem já tentou fazer fogo só com uma pederneira, usando iscas da natureza, sabe como as vezes ela é inútil. Sem falar que, desse seu ponto d vista o homem jamais teria saído da era de coletor, afinal de contas, nossos ancestrais usavam pedras lascadas como lâminas, a partir dai da pra ter uma noção do que um metal minimante afiado pode fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s