Quer se desconectar do sistema? Pense nestes 7 pontos antes de comprar sua propriedade!

Para muitas pessoas viver fora da rede pode parecer uma opção atraente. Quando pensamos nesta ideia a primeira coisa que pode surgir a mente de muitos é a cena de ir acampar por alguns dias… Mas posso lhe garantir que podemos ir bem mais fundo que isso.

Para vários sobrevivencialistas desconectar-se do sistema é a maior mudança de vida possível. É desenvolver um estilo de vida sustentável, ter apenas o que você precisa e produzir tudo em sua própria terra. Sim, nós sabemos que isso soa bastante utópico, contudo com técnicas e esforço suficiente é possível atingir este objetivo.

Se você é uma dessas pessoas que pensa em se desligar do sistema esse texto foi escrito para você. Hoje vamos tratar sobre sete pontos de atenção que você precisa levar em conta quando decidir que o momento de apostar no seu sonho chegou.

Nós algumas vezes subestimamos vários desafios quando pensamos em como é viver fora da rede e até mesmo esquecemos de muitos possíveis obstáculos que vamos enfrentar pois estamos acostumados com os confortos da cidade. Então, este artigo irá explicar a maioria dos desafios que você precisa ter em mente antes de finalizar sua decisão de comprar um terreno para estabelecer uma casa e um estilo de vida sustentável.

Distância da cidade mais próxima

country road

Amantes da vida independente do sistema geralmente preferem viver distantes da cidade mas ao mesmo tempo querem ter acesso às comodidades que os centros urbanos oferecem – como por exemplo hospitais e mercados. Levando este fato em consideração, existe um “ponto ideal” de distância onde você precisa procurar sua nova propriedade.
Claro que cada terreno tem suas variações e peculiaridades, mas quando pensamos nesta distância ideal geralmente ela fica entre 30 e 60 quilômetros do centro urbano mais próximo. Esta distância permite que você consiga trabalhar na cidade, fazer compras e até mesmo lidar com urgências médicas de maneira relativamente eficiente.
A matemática é simples, quanto mais distante a propriedade é da cidade, mais barata ela é. Contudo você não terá acesso a inúmeras comodidades urbanas que vão desde internet (mesmo que a rádio) até atendimento médico.
Lembre-se: De nada adianta ficar isolado e distante de tudo, especialmente em situações de emergências de saúde.

Fonte de água

creek

Existem muitos locais que podem parecer muito atraentes para se tornarem sua propriedade, mas antes de se animar não se esqueça de verificar a acessibilidade a água que ele possui.

Sim, é possível construir cisternas e outros sistemas que lhe permitem conseguir água nos terrenos mais áridos, mas, se você pode escolher, não há por que ter tamanho trabalho extra. Para criar um local verdadeiramente sustentável e rico em produção de comida você precisará de uma fonte de água segura e constante.

Tenha certeza de que o local de sua escolha possua um rio, riacho, lago ou pelo menos um lençol freático acessível. Você poderá assim cavar um poço em sua propriedade ou usará estes recursos externos para prover a água que precisa.

Caso realmente precise cavar um poço artesiano tenha em mente que isso adicionará mais custos no seu orçamento! Além disso, leve em consideração que geralmente é interessante ter dois poços diferentes, um para consumo na residência e outro para o pomar/horta caso a propriedade não tenha riacho ou lago.

Fornecimento de energia

(Image via)

Se a sua proposta é depender dos recursos que é capaz de produzir, precisará considerar o potencial para gerar energia de diferentes fontes na sua propriedade. Estas incluem tipos como energia solar, eólica e até hídrica. Para pensar em real sustentabilidade sua propriedade precisa ter acesso a um modo confiável de geração de energia.

O tipo de terreno ideal é aquele que lhe permite usar meios híbridos de geração de energia, ou seja, mesclar seu fornecimento com painéis fotovoltáicos, geradores eólicos e até mesmo turbinas hídricas.

Além disso, considerando que a maioria de nós pretende manter alguns confortos da vida moderna, há de ser realista e entender que a completa autossuficiência é difícil de ser alcançada e também exigirá investimentos financeiros grandes. Quanto mais jovem voce for, mais energia está acostumado a consumir diariamente.

Se o seu orçamento for restrito vale pensar em suprir parcialmente a demanda energética, gerando o suficiente para as suas atividades básicas e utilizando a rede para os “extras”.

Lembre-se: Pesquise antes. Muito. Muitas vezes os sistemas de energia que você sonha em ter em sua propriedade simplesmente não funcionam no local de escolha – como por exemplo, uma região que não possui ventos suficientes para um gerador eólico ou recebe luz solar de intensidade insuficiente.

Saneamento

 

saneamento-1

A maioria das propriedades rurais não tem acesso ao sistema de esgoto público, então é válido considerar como e onde será feita a instalação de uma fossa. Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema, é basicamente um buraco para onde os dejetos são direcionados.

Contudo, nada é tão simples assim e é importante contratar um bom especialista. A fossa deve ter sistemas diferentes (secos e molhados) e também preencher vários critérios de tamanho, profundidade e isolamento. Um sistema mal feito pode contaminar o lençol freático depois de alguns anos e colocar a saúde de sua família inteira em risco.

Análise de solo

(Image via)

Se você realmente quer viver fora da rede, plantar deve estar nos seus planos! Produzir comida em quantidade satisfatória não é fácil, ainda mais se o terreno não for propício.

Aqui a regra é bastante simples, antes de comprar, encomende uma análise do solo! Certa vez minha família adquiriu um terreno de composição bastante arenosa e tinha de investir o triplo de esforço e recursos para coletar uma quantidade módica de alimentos.

Sim, você pode adubar e utilizar diversas técnicas, mas um bom solo facilitará sua vida tremendamente, confie em mim.

Análise de riscos da área

floodplain

Quais são as possíveis ameaças ao redor do local? O que pode colocar sua vida ou sua propriedade em risco? Aqui estamos falando de prevenção de desastres. Construir uma análise de risco da região para entender o que pode oferecer risco para você e sua família é imprescindível para garantir que seu sonho não se transforme em pesadelo.

Para realizar esta análise a forma mais fácil é consultar os desastres que atingiram a região nos últimos anos – se possível, nas últimas décadas. Houveram enchentes na área? Desmoronamentos? Secas? Acidentes industriais?

Com estas informações em mãos é muito mais fácil determinar se a propriedade não apresenta riscos diretos a sua segurança. Você pode também construir esta análise de maneira mais estruturada usando o sistema SWOT. Neste vídeo mais antigo que produzimos ensinamos como adaptar esta ferramenta para este propósito:

Caso queira o conteúdo mais atualizado e completo, você pode baixar o nosso e-book, que é gratuito e focado na análise de riscos e planejamento contra desastres.

Clique aqui para baixar

Claro que não existirá um local completamente livre de riscos, mas o objetivo desta análise é entender se eles não são grandes o suficiente para inviabilizar a compra do local. Além disso, conhecendo as possíveis ameaças você também poderá desenvolver planos de contenção caso elas ocorram.

Concluindo…

Cuidado com a empolgação. Muitas vezes ficamos iludidos pelo sonho de viver fora da rede e acabamos por tomar decisões impulsivas que podem custar muito mais caro no futuro! Pesquise, planeje, busque pelo local ideal sem pressa e avalie profundamente o que você precisará deixar para trás para realizar seu sonho.

Viver desconectado não é um hobby. É uma mudança completa no seu estilo de vida e exige muito comprometimento, trabalho e persistência para que funcione.

Espero que este artigo tenha ajudado. Apesar de ainda estar na luta para comprar a minha “propriedade dos sonhos”, já vi muitos investimentos bons e ruins acontecerem em minha família e amigos, então nada mais justo do que tentar passar alguns pontos aqui e encurtar o caminho para você, que também busca ser responsável por sua própria vida.

Até.