Comprando uma mochila: Estilo militar ou de trilha?

Militar ou de trilha… Qual mochila irá aguentar quando você precisar dela e qual mochila é a certa para sua realidade? Ambos estilos tem prós e contras, então para definir o que realmente é o certo para você é importante saber exatamente para quê você vai usar esse equipamento.

  • Você está planejando usar esta mochila regularmente? É algo que você planeja carregar a caminho do trabalho, escola ou qualquer outro lugar?
  • O uso primário desta mochila é como equipamento de fuga?
  • Quantos equipamentos você planeja carregar e o quão importante é a organização deles?

Mochilas de trilha

0041-mochila-commuter-41-verde-com-cinza-768x7681-07d50292428aa79c4805da28ad90fdc6-480-0

Um dos maiores benefícios em escolher uma mochila desse estilo é o seu peso e conforto. Ao longo dos últimos anos estas mochilas realmente se transformaram: São leves, fortes e muito mais confortáveis do que as mochilas mais antigas. Se você planeja viajar longas distâncias – onde a fadiga se torna um problema – este estilo pode ser uma das melhores opções para se considerar.

Como os fabricantes focaram em trilheiros (muitos dos quais são um pouco obsessivos com o peso de suas mochilas), estes equipamentos são feitos para aguentar jornadas enormes. Infelizmente, o lado trilheiro obsessivo possui um problema: Para cada grama que você perde de peso você também sacrifica ferramentas de organização como os sistemas MOLLE e outros métodos de carregar equipamentos extras.

O lado negativo de comprar estas mochilas:

Um dos maiores problemas com estas mochilas é a falta de compartimentos e organização. Já que todo material extra pode adicionar peso à mochila, os fabricantes criaram um espaço de armazenamento mais simples, em um único grande “saco” e poucos bolsos extras. Enquanto isso pode ser ótimo para trilheiros, é ruim para aqueles que querem seus itens organizados e com mais fácil acesso.

Mochilas militares

tactical def_d304b81cdd05722cd441242a9c14243b

Se você não está preocupado com o peso, as mochilas militares podem ser uma boa opção – especialmente se organização e diferentes compartimentos são necessários para você. Enquanto estas mochilas são bem mais pesadas elas também tendem a ser muito mais duráveis e feitas para serem carregadas em situações extremas, além de serem fáceis de organizar e adicionar novos bolsos e equipamentos.

O maior benefício de escolher uma mochila estilo militar é a habilidade de adicionar bolsos extras, acessórios e outros itens à mochila usando o sistema MOLLE. Se você não sabe o que é o sistema MOLLE, visite nossa matéria (Clique aqui) onde explicamos este mecanismo com detalhes.

O lado negativo de comprar estas mochilas:

O maior problema com estas mochilas é o peso. Se ela for carregada por alguém com problemas na coluna ou alguém que não consegue carregar muito peso, então uma mochila de trilha pode ser uma opção melhor.

Um grande aviso ao comprar mochilas militares: Se você decidir por este estilo tenha certeza de que está comprando uma mochila militar REAL, construída por uma companhia com boa reputação – Não uma mochila chinesa que vai abrir ao meio quando você colocar peso nela.

A mochila que você irá escolher dependerá de suas necessidades únicas

Se você está comprando uma mochila especificamente para trilhas longas, compre uma mochila de trilha. Elas são geralmente mais confortáveis e desenhadas para serem carregadas por muitas horas.

Se você está comprando uma mochila com o foco em criar uma BoB (mochila de fuga) então um modelo militar é o caminho. As mochilas militares são geralmente mais baratas, fáceis de organizar e fáceis de carregar equipamentos de preparadores.

Alguns pontos para se ter em mente ao comprar sua mochila:

  • Uma aparência “tática” não significa que o item é de alta qualidade;
  • Cuidado com as mochilas Chinesas baratas. Muitos sites online de venda coletiva têm anúncios de mochilas de baixa qualidade porém sendo apresentadas como de altíssima qualidade.
  • Teste, teste e então teste mais um pouco. Se possível, coloque as mochilas nas suas costas para achar algo que se enquadre no seu corpo e às suas necessidades. Não existe uma fórmula pronta, o que funciona para mim pode ser horrível para você;
  • Tenha certeza que ela serve. Assim como um par de botas do tamanho certo, uma mochila bem construída deve ficar quase que desapercebida nas suas costas, sem dores ou algo do gênero. Uma mochila ruim vai causar um inferno nas suas costas, então muito cuidado e não ignore os sinais de incomodo inicial.

Se você não sabe regular ou preparar sua mochila da forma correta, recomendamos o nosso guia completo sobre o assunto (Clique aqui). Caso esteja procurando um bom local para comprar sua mochila, conheça nossa loja oficial (Clique aqui)!

Traduzido e complementado do blog OffGrid Survival.

10 Comentários

  • paulo roberto medeiros

    Já usei um bocado de mochilas, militares ou de trekking. A fama de mais duráveis e mais fáceis de organizar das militares acho uma grande besteira. Uma Curtlo de qualquer tamanho que seja é uma maravilha de organizar e tão durável quanto um tanque de guerra. As cintas de barriga das militares sempre achei a coisa mais tosca do mundo, nunca mudaram. Exércitos constroem suas mochilas para serem produzidas em massa, não é necessariamente o melhor material que existe, nem pode ser complicado de usar. E esse é o único quesito que acredito que pode ser questionado. Regular uma mochila boa dá um certo trabalho e demanda alguma experiência, algum aprendizado. Curtlo, Osprey e Deuter e até uma Quechua valem cada centavo. Ah, outra desvantagem que admito, são bem caras.
    As de trek de tamanho médio (35 litros) são muito mais discretas numa cidade do que qualquer mochila militar. Se for pensar em sobrevivência urbana a militar é um erro. Nada chama mais a atenção que uma dessas.
    Agora se a pessoa curte o estilo de um ou outro tipo de mochila ai nem se discute.
    Em todo caso, pesquisem, vão em lojas de trekking, alpinismo, lojas militares, vejam vídeos. Recomendo orientista, arco e flecha e alta montanha. Dá pra começar. Quem é de sp vão fuçar a tiradentes e as lojas de pesca da região da luz. Tem um pouco de tudo.
    Boas andanças para todos.

  • Realmente. recentemente comprei uma INVICTUS e apesar de eu não ser militar nem nada a diferença se vê de longe. Estou bem mais criterioso agora.

  • Olá Júlio!
    Vi teu vídeo fazendo a travessia dos Molhes do Cassino até os Molhes do Chui. Eu moro em Rio Grande e estou pretendendo fazer essa travessia em Outubro, com uma agência de turismo.
    Queria tirar uma dúvida.
    Tenho a mochila onde vou levar todo equipamento e comprei uma mochila de hidratação…
    Como faço para levar as duas? Coloco primeiro a de hidratação ou prendo ela na mochila grande? Já procurei na internet mas não encontrei nada que tirasse essa dúvida.
    Desde já agradeço a atenção.
    Espero chegar ao final da travessia sem grandes problemas.
    Um abraço1

  • As MOCHILAS DA ALTO ESTILO SAO FEITAS EM CORDURA…ASSIM COMO AS DEUTER E CURTLO.
    ENQUANTO ESSAS DE SISTEMA MOLLE SAO FEITA DE NYLON.
    AS CARGUEIRAS SAO PROJETADAS PRA PESO,MONTANHAS AGRESSIVAS COMO ACONCAGUA,EVERESTE…
    ELAS SAO INFINITAMENTE MAIS RESISTENTES QUE ESSAS DA INVICTUS.(NEM SE COMPARA…)
    E SIM E POSSIVEL ORGANIZAR INTENS EM UMA CARGUEIRA. ALIAS O QUE MAIS EXISTEM SAO TUTORIAIS COM ESSAS DICAS.

  • Uma dica para quem não liga muito para o aumento de peso da mochila: use fita silvertape e cubra o interior da mochila com ela. Vai aumentar MUUUUITOOO a resistência e dar até uma certa impermeabilidade. Além do mais facilita a visualização interna devido ao prateado, facilita a limpeza com um pano úmido e cria uma certa armação na mochila. Muito bom!

  • Concordo com tudo menos na parte q a mochila chinesa vai abrir no meio,pois comprei a melhor mochila q eu já vi no aliexpres e direto do fabricante que é 100% Chinês porém como já disse a melhor que eu já vi se adaptou perfeitamente as minhas necessidades,mochila militar com um tamanho bom nem pequena nem grande de mais em nylon 1000d de verdade sistema mole zíper super reforçado com combertuta em caso de sujeira ou chuva vários compartimentos,trabalho com confecção e odeio coisa mal feita e com certeza essa mochila é muito bem acabada,
    Fiz um teste quando ela chegou levantei minha faca que tem a ponta bem afiada a +ou- um metro e soltei em cima da mochila e nada aconteceu com ela e o melhor de tudo é que paguei só 70 reais,resumindo pesquise bastante antes de comprar qualquer equipamento e arrisque de vez em quando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s