10 dicas para se proteger contra assaltos em casa

Uma das ameaças mais constantes em nossa sociedade são os assaltos residenciais. Com a violência crescente nas cidades e também no meio rural, precisamos começar a ficar mais atentos e tomar providências não sermos vítimas dos criminosos que andam por aí.

Em um cenário de crise este também será o primeiro índice que aumentará exponencialmente conforme o cenário econômico ou social piora. Vamos mostrar um caso real para provar o que estamos comentando aqui.

Em 1990 a Argentina era um país relativamente seguro e próspero. Então, em 2001, o país sofreu uma hiperinflação e um colapso econômico. Vamos ver o quanto o crime aumentou de 1995 até 2001:

  • Furtos aumentaram em 28.96%;
  • Estupros aumentaram em 164.58%;
  • Roubo de carros aumentaram em 248.79%;
  • Assaltos aumentaram 5596.94%;
  • Roubos residenciais aumentaram 512100%

É, você leu certo. A não ser que você seja um expert em artes marciais saído de um filme de Hollywood, você vai precisar de uma boa arma para defender sua casa. Visto que estamos no Brasil e isso é difícil, é mais fácil fazer com que os bandidos não queiram assaltar a sua casa. Como fazer isso? Aqui vão 10 dicas para detê-los:

  1. Compre um cachorro – Não precisa ser um animal grande, porém deve ter um latido alto e intimidador;
  2. Retire plantas grandes ou arbustos da frente da sua casa – Se você tem uma entrada cheia de plantas, todas elas poderão ser um bom esconderijo para criminosos;
  3. Organize a comunicação entre seus vizinhos – Se seus vizinhos estiverem atentos e conhecerem sua rotina de chegada e saída, poderão perceber quando algo estiver errado e alertar a polícia;
  4. Coloque adesivos de segurança e alarme – Se você puder pagar, instale o sistema de alarme na sua casa. Se não puder, ainda assim coloque adesivos no portão ou janelas para desencorajar intrusos;
  5. Compre alarmes para portas e janelas – Estes itens não custam muito caro e funcionam com baterias, além de produzir um barulho muito alto se alguém tenta abrir a porta;
  6. Compre câmeras falsas – Assim como o alarme, se você puder tê-las de verdade, ótimo. Caso não possa, instalar câmeras falsas podem ajudar a desanimar os assaltantes e fazê-los escolher outro alvo.
  7. Compre luzes com sensores de movimento – Estas luzes podem rodar facilmente com energia solar e outras tem baterias internas. Luzes são um dos maiores itens desmotivadores para assaltantes;
  8. Reforce suas portas – A maioria das portas são fáceis de serem arrombadas, porém com pequenas medidas você pode reforçar suas portas a ponto de fazer os intrusos desistirem de abri-las;
  9. Instale grades ou barras nas janelas – Podem até ser feias, mas a segurança é muito mais importante que a estética;
  10. Tenha um bom muro protegendo a propriedade – Idealmente o muro deve ter 2,20 metros, ter concertina ou espinhos no topo e não ter falhas ao redor da sua propriedade.

Assaltantes são como baratas, eles preferem trabalhar no escuro e no silêncio. Se você fizer algumas destas dicas provavelmente os assaltantes decidirão que a sua casa dará mais trabalho do que lucro para eles e não atacarão.

O que você faz para proteger a sua casa? Já utiliza algumas destas dicas?

Traduzido e adaptado do site UrbanSurvivalSite.

Até.

Anúncios

40 Comentários

  • Carlos Loureiro

    Caro Júlio
    Primeiro parabenizar pelo assunto e tecer alguns comentários. Assaltante perigoso hoje não força janela, não assalta a noite, não está atras de bens como eletrodomésticos, nem tem medo de câmara. Entra armado, rende os residentes e rouba basicamente dinheiro e joias. Frequentemente faz a família de refém e obriga um familiar a tirar dinheiro no banco. Neste caso, muro é o que eles preferem, pois esconde o que está ocorrendo dentro da casa. Alambrado seguro que não permita o corte nem a escalada, cerca elétrica, concertina elétrica, câmaras verdadeiras com monitoramento, alarme, botão de pânico com aviso em central, sensores magnéticos para portão e cachorros soltos são algumas soluções essenciais.

  • Nilza F. Massola

    Obrigada pelas dicas de segurança., a única coisa que devo acrescentar que quando os assaltantes desejam entrar em determinadas casas.., não tem o que fazer.., eles arrumam tudo e qualquer estratégia para invadir. Temos que tomar muito cuidado. Já vi mansões com seguranças nos portões (guardas armados nas portas das casas, eles conseguiram render todos os guardas e entraram. Eu só tenho uma solução para quem tem fé.., Pedir a Deus a segurança e muitas orações. Pedir ao Anjo da Guarda para guardar as suas casas. Obs. Eles possuem armas de grande porte e todos equipamentos necessários para enfrentar todos os desafios infelizmente. O meu medo não é do roubos de bens materiais: em alguns casos eles matam pessoas da família, ou sequestram. Isso é pior ainda.!

  • Carlos / São José dos pPinhais

    Acredito que a prevenção ainda é a melhor saida…implantamos em nosso grupos de wats sap por rua, vendo um suspeita ele posta no grupo e todos ficam alertas, pode ser um veículo suspeita,,enfim..estamos finalizando o projeto, mas ja está funcionando..auxilio com placas…programa vizinho de olho..até o momento em excelente resultado, a comunidade está mobilizando para a prevenção..

  • Pingback: Defenda-se contra a violência! – JCS

  • Vale salientar uma rotina importante é de ter cuidado ao abrir e fechar portão principalmente hj em dia que existe muita invasão ao abrir portão para entrar com carro, modo esse de assalto que se familiarizar muito com sequestrovaltamente violento e danoso ao patrimônio, tenha cuidado ao abrir portão se houver carro ou pessoas estranhas principalmente meio dia e as 18h.

  • Olá pessoal minha casa tem aparecia ulmilde tenho grade só na janela de fora muro alto e portão de madeira eu acho que câmeras alarme cerca elétrica adesivos de segurança etc…. Só vai chamar mais atenção deles kkkkk vou apostar em cachorros tenho um vira lata agora eu quero um dupla um vira lata e um doberman kkkkk

  • Oi Júlio… gosto muito pelo seu trabalho efetuado na internet… nos dias atuais são muito importantes… no artigo você falou sobre casas, mas nos casos de prédios? Existem muitos prédios que são tão desprotegidos quanto uma casa (principalmente aqueles “mais populares” onde não possuem elevadores). Não possuem portaria 24 horas, em muitos casos as “medidas de segurança” como cerca elétrica, alarme e câmeras mal funcionam. Para ajudar, os próprios moradores facilitam a falta de segurança! Como aumentar a segurança num caso deste? O que você sugere para aumentar a “segurança” nestes casos? Grande abraço e continue firme com seu trabalho… tem sido grande fonte de ajuda…

  • Minha casa foi assaltada recentemente. Muros de mais de 3 metros – grades em todas as janelas – câmeras de segurança. Nada disso impediu o assaltante de entrar. Ele conseguiu arrancar a grade da janela do escritório, estourar a veneziana da janela e arrombar o cadeado. Enfim, sempre achei minha casa super segura mas infelizmente vi que ela não é. Agora vamos colocar pérgolas em toda a área livre , ou seja não terá mais como alguém pular dentro da garagem ou do quintal, A realidade é que enquanto as leis favorecem os criminosos/marginais , nós viveremos em cadeias e eles soltos.

  • Egon Werner

    Mais um cuidado: não leve prostitutas para sua casa. Ou, se levar alguma, fique o tempo todo de olho nela. Pois todas as putas são também ladras. Elas não têm nenhuma consideração com um estranho como você. O que querem é dinheiro e objetos de valor.

  • Ótima matéria como sempre Júlio!
    Quanto a cães o ideal é dupla, soltos, porém sem serem vistos (delimitar o espaço deles), Doberman e Pastor alemão são a melhor opção que existe e estão pau a pau. Lembrem-se que o Doberman foi criado para ser Cão Policial e entre seus ancestrais está o próprio Pastor alemão! É enorme, rápido e intimidador.

    • Eu se um bandido me atacar tentando abrir a porta eu solto a Curtina ele abre a porta a Curtina cai na cabeça dele ou se ele tentar abrir a porta e se pegue um PAL madeira ferro panela ele vai abrir a porta VC bate na cabeça dele

      • kkkkkkkkkkkkkkkk cara, sensacional

  • recentemente a casa em que moro aqui em sp foi furtada 2 vezes isso porque o simples fato de ter muros baixo faciltou para que fosse pulado e o (noia) estorou o vidro do carro e levou o gps.
    O problema foi resouvido quando aumentei os muros e o portao. Consegui um cachorro esperto pois ele late pouco
    so quando tem alguem no portao .alem de colocar grades na janela. realmente
    lhes digo oque puder fazer para tornar sua casa segura faça nao espere acontecer algo para começar agir

  • Luã Martins

    Se for pra treinar alguma luta pensando em defender-se de assalto, o mais indicado é o krav magá. É voltado pra defesa da pessoa em si e, não, campeonatos ou qualquer outra competição com regras.

  • Andrew Reis Torhacs

    Post interessante porem sou daqueles que acredite que o bandido pensa da seguinte forma; “quem muito esconde, tem coisas ainda mais valiosas á esconder”. Somente como exemplo eu morava eu uma casa muito menor e menos “chamativa” que a minha residência atual porem toda fechada, a mesma anterior foi assaltada mais de 5 vezes até nos mudarmos. Na ultima vez a casa tinha grade em todas as janelas, a porta de entrada da casa era de aço de quase 3 polegadas de grossura, grade alta da frente com 3 metros. Mas mesmo assim roubaram a casa: não conseguiram arrombar a porta e começaram a quebrar a parede para remover as dobradiças, e no final entortaram as grades no meio para fazer uma abertura para entrar. eu morava em frente a uma quadra esportiva para locação que tinha uma lanchonete em frente e ninguem viiu nada, bem resumo quando os caras querem entrar eles entram, mas com certeza deveriam saber que as coisas dentro da casa valeriam o esforço e deveriam tem informações privilegiadas. O problema na minha opinião é esse você não deve esconder demais, nem aparecer demais. E desconfie dos vizinhos.

    • Concordo, ostentar equipamentos de segurança só desperta a curiosidade do criminoso. Se você for um cara humilde e conquistar o respeito na sua comunidade, ninguém entra na sua casa. Então conquistem respeito ou imponham medo.

      • hahaha… estou aqui nesta página justamente por ter sido roubado. e em duas semanas ja pegaram alguém estranho tentando entrar na minha casa de novo. Não tenho muita coisa pra ostentar e se tivesse não ostentaria, não gosto de chamar atenção. mas mesmo assim continuam tentando roubar minha casa. Alguém segui o cara estranho que viram duas vezes aqui, e ele vinha de bem longe, então a regra de conquistar o respeito não esta ajudando, já que quem vem de longe não te conhece mesmo.

  • O Boxer deve ser retirado dessa lista. Quanto ao veneno, ele não comerá se estiver dentro da casa, não no quintal. Ou seja o ladrão é que será surpreendido. E, rottweilers, latem pouco ou nada, mas atacam rápido intrusos.

  • eduardo nas

    eu tenho alarme na casa, grades nas janelas, fechaduras de seguranças nas portas,…vou atras de adesivos de segurança, e cameras falsas

    • overlevende

      Não sei sua realidade, mas na cidade onde moro podemos encontrar as carcaças de câmeras em feiras e depósitos de materiais recicláveis…
      O custo normalmente é bem baixo e em geral estão em bom estado… e lembre-se também de adicionar pequenos pedaços de cabos falsos aparentemente adentrando no imóvel (parede), pois nada funciona sem energia, e acredite… Ladrões observam esse ponto.
      Evolua gradativamente…
      Obrigado!!!

  • Discordo em alguns pontos, uma casa com câmeras, cercas elétricas ou cortantes, luzes com sensores vão virar um alvo dependo o bairro principalmente se for bairro da periferia, minha casa tem grades porem o muro não tem reboque somente o chapisco, a pintura externa da casa está feia ao contrario as dos vizinho que estão todas novas, em qual o ladrão vai preferir entrar, uma tudo novinha sem grades ou uma casa com aparência de velha mas com grades.

    • overlevende

      Ok colega… porém acho que você não prestou tanta atenção ao ler o post… pois em nenhum momento o Julio refere-se a equipamentos novos ou muros bem pintados, ou ao menos uma casa com aparência de nova… No meu modesto entendimento dá sim para a pessoa manter todos esses “acessórios” de segurança em uma casa com aparência velha e/ou “normal”…
      Tem que saber fazer, tem que enxergar o que a postagem diz, e não apenas ler de forma a simplesmente o dedo coçar para colocar uma crítica aos comentários!
      Na conta do sobrevivencialismo também está incluso a prudência…
      Não me entenda mal, quero apenas contribuir…
      Obrigado!!!

  • júnior campos

    Julio você acrescenta muita informação, continue sempre

    Sobre o item arma de fogo, acho fundamental que todo homem de bem tenha treinamento, habilidade e uma ou duas boas armas de fogo em casa, pena que no Brasil é muito difícil e caro se ter uma arma legalmente, no meu caso tenho sempre boas laminas de fácil acesso
    Sobre os cães acho que em duplas são bem mais eficientes, pra mim a dupla perfeita seria um bom vira latas e uma pastor alemão

  • Ótima matéria!

    Gostaria de contribuir incluindo nos comentários com o seguro residencial que não é muito comum no nosso pais, devido acharem caro demais.

    Adquiri minha residencia a pouco e o seguro feito pela caixa (ou qualquer entidade a sua escolha), cobre por um prazo de 3 anos vários itens inclusive limpeza de caixa d´água e 1 caçamba de entulho por ano e o seguro sai por 800 reais. > 266,00 por ano

    Sò a caçamba, custa uns 400.

    Pq mesmo dps de tomarmos todas as precauções um seguro alivia mtooooooo…..nas horas que nada mais pode ser feito.

    Abs

  • Ótimas dicas, eu ainda incluiria o iten 11 – “Tenha uma arma de fogo em sua casa” se você puder. Todas as outras dicas são muito importante mas ter uma arma e estar treinado para usa-la faz muita diferença, principalmente em cenários de crise, onde você não conseguirá chamar a polícia para te ajudar. Porque a polícia em uma situação de crise e digo isso até mesmo no dia a dia em algumas situações não poderá te ajudar.
    Neste caso a bandidagem saberá desta situação e serão mais perversos e audacios, para atingirem seus objetivos.

  • Murilo Almeida

    Muito bom texto… No quesito “Compre um cachorro”, as 15 melhores raças para cães de guarda que eu aponto são:

    01 Pastor Alemão
    02 Rottweiler
    03 Dobermann
    04 Fila Brasileiro
    05 Dogue Alemão
    06 Bullmastiff
    07 Pastor Belga de Malinois
    08 Dogo Argentino
    09 American Staffordshire Terrier
    10 Akita
    11 Rhodesian Ridgeback
    12 Boxer
    13 Dogo Canário
    14 Cane Corso
    15 SRD

    Lembre-se que você precisa ter em mente ao comprar um cão seja de guarda ou de companhia que :

    • O melhor cão de guarda nem sempre é o cão mais feroz ou o maior;
    • Ter um cão vai significar mudar todo seu estilo de vida;
    • Adestre seu cão de guarda pelo menos com os comandos basicos;
    • Adestramento incorreto ou mesmo irresponsável com cães de guarda pode trazer sérias consequências, inclusive colocando sua vida em risco;
    • Procure um canil de qualidade;

    • overlevende

      Ótima contribuição…
      Porém ressalto que o SRD (vulgo “vira lata”) possui uma boa resistência devido a própria mistura e seleção natural, além de que podem atingir vários portes (pequeno, médio e grande) adaptando-se a necessidade de cada um…
      Não vamos levar em consideração apenas os “modismos” e tendencias de padrões de status de se obter um cachorro de determinada raça… Claro que alguns intimidam mais do que outros, mas afirmo que os SRD são de bastante confiança.
      Ressalto a evidencia de que determinadas raças não se adaptam bem as mudanças climáticas e mudanças radicais em sua alimentação, outros ja não se dão bem com o campo em relação ao meio de convívio tão familiar na cidade, e etc… Já os SRD normalmente (salvo as excessões) se adaptam a quase tudo… Isso deve entrar na conta ao optarmos pelo “cachorro a” ou cachorro b”… Outra questão é a “economia”, existem vários centros que disponibilizam cachorros (SRD em sua maioria) para adoção.
      Obrigado!

    • Murilo Almeida

      Deixa eu especificar algumas das características especificas de cada uma destas raças usando uma escala de 0 a 10:

      01 Pastor Alemão
      Agressividade—————– 10
      Territorialidade—————- 10
      Tolerância com crianças—- 10
      Saúde————————— 06
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais—— 08
      Força—————————- 08
      Velocidade———————- 06
      Peso—————————– 35 kg nos machos e 28 kg nas fêmeas
      Altura—————————- 60 cm nos machos e 55 cm nas fêmeas
      Preço—————————- R$ 2000,00

      02 Rottweiler
      Agressividade—————– 10
      Territorialidade—————- 10
      Tolerância com crianças—– 04
      Saúde————————— 08
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais—— 04
      Força—————————- 08
      Velocidade———————- 06
      Peso—————————- 58 kg nos machos e 45 nas fêmeas
      Altura————————— 65 cm nos machos e 56 cm nas fêmeas
      Preço————————— R$ 2000,00
      ( eu tenho alguns – são muito obedientes , mas se “ameaçados” ficam extremamente agressivos – deve ser adestrados )

      03 Dobermann
      Agressividade—————– 08
      Territorialidade————– 08
      Tolerância com crianças——- 08
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 08
      Tolerância com animais——– 06
      Força————————- 08
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– 45 kg nos machos e 30 kg nas fêmeas
      Altura———————— 70 cm nos machos e 65 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 1500,00
      ( Eu particularmente não gosto de Dobermann )

      04 Fila Brasileiro
      Agressividade—————– 08
      Territorialidade————– 08
      Tolerância com crianças——- 08
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 08
      Tolerância com animais——– 06
      Força————————- 10
      Velocidade——————– 06
      Peso————————– 60 kg nos machos e 55 kg nas fêmeas
      Altura———————— 66 cm nos machos e 63 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 2000,00
      ( não é um cão naturalmente sociável, e, portanto, deve ser bem treinado e bem adestrado para evitar ataques inesperados o que pode ser fatal )

      05 Dogue Alemão
      Agressividade—————– 10
      Territorialidade————– 08
      Tolerância com crianças——- 10
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais——– 06
      Força————————- 10
      Velocidade——————– 06
      Peso————————– 65 kg nos machos e 55 kg nas fêmeas
      Altura———————— 70 cm nos machos e 67 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 2500,00
      ( pelo seu enorme porte, por si só, já possa ser o suficiente para criar um pandemonio dentro de casa )

      06 Bullmastiff
      Agressividade—————– 08
      Territorialidade————– 08
      Tolerância com crianças——- 10
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais——– 06
      Força————————- 10
      Velocidade——————– 04
      Peso————————– 55 kg nos machos e 45 kg nas fêmeas
      Altura———————— 66 cm nos machos e 63 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 2500,00

      07 Pastor Belga de Malinois
      Agressividade—————– 10
      Territorialidade————– 10
      Tolerância com crianças——- 10
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais——– 08
      Força————————- 08
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– 25 kg nos machos e 25 kg nas fêmeas
      Altura———————— 60 cm nos machos e 58 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 2500,00

      08 Dogo Argentino
      Agressividade—————– 10
      Territorialidade————– 10
      Tolerância com crianças——- 06
      Saúde————————- 06
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais——– 02
      Força————————- 10
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– 42 kg para machos e fêmeas
      Altura———————— 60 cm para machos e fêmeas
      Preço————————- R$ 2000,00

      09 American Staffordshire Terrier
      Agressividade—————– 08
      Territorialidade————– 10
      Tolerância com crianças——- 08
      Saúde————————- 10
      Adestrabilidade————— 08
      Tolerância com animais——– 04
      Força————————- 08
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– 30 a 50 kg nos machos e 30 a 50 kg nas fêmeas
      Altura———————— 46 a 48 cm nos machos e 43 a 46 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 2000,00
      ( deve ser socializado desde filhote com outros animais )

      10 Akita
      Agressividade—————– 06
      Territorialidade————– 10
      Tolerância com crianças——- 08
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 06
      Tolerância com animais——– 06
      Força————————- 08
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– 30 a 50 kg nos machos e 30 a 50 kg nas fêmeas
      Altura———————— 64 a 70 cm nos machos e 58 a 64 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 2000,00

      11 Rhodesian Ridgeback
      Agressividade—————– 10
      Territorialidade————– 10
      Tolerância com crianças——- 06
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais——– 04
      Força————————- 10
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– 50 kg nos machos e 40kg nas fêmeas
      Altura———————— 60 cm nos machos e 56 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 2500,00

      12 Boxer
      Agressividade—————– 10
      Territorialidade————– 10
      Tolerância com crianças——- 06
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais——– 06
      Força————————- 10
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– 50 kg nos machos e 40 kg nas fêmeas
      Altura———————— 60kg nos machos e 56 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 2000,00

      13 Dogo Canário
      Agressividade—————– 10
      Territorialidade————– 10
      Tolerância com crianças——- 06
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 08
      Tolerância com animais——– 04
      Força————————- 10
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– 50 kg nos machos e 40 kg nas fêmeas
      Altura———————— 60 kg nos machos e 56 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 4000,00

      14 Cane Corso
      Agressividade—————– 06
      Territorialidade————– 08
      Tolerância com crianças——- 08
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 10
      Tolerância com animais——– 06
      Força————————- 08
      Velocidade——————– 04
      Peso————————– 48 a 58 kg nos machos e 40 a 48 kg nas fêmeas
      Altura———————— 64 a 68 cm nos machos e 60 a 64 cm nas fêmeas
      Preço————————- R$ 4000,00

      15 SRD
      Agressividade—————– 08
      Territorialidade————– 06
      Tolerância com crianças——- 08
      Saúde————————- 08
      Adestrabilidade————— 08
      Tolerância com animais——– 08
      Força————————- 08
      Velocidade——————– 08
      Peso————————– variavel
      Altura———————— variavel
      Preço————————- free

      • Welthon Cunha

        Deixa eu colocar também uma tabela:
        pedaço de carne moída————————R$ 5,00
        veneno de rato————————————R$ 10,00
        Já sei que têm gente que vai colocar que têm cães que podem ser treinados a comerem apenas ração, mas este treinamento é caro e não muito confiável, pois é instinto animal, está no DNA dele, mais forte que qualquer treinamento..
        Aqui em Goiás têm um ditado que diz: em casa de homem o cachorro têm que ser pequeno, daqueles que latem muito, irritantes, somente para dar aviso, aí o ‘homem da casa’ sai para fora com o revolver na mão para ver o que foi!!! Casa de homem frouxo é que têm cachorro grande, para defender ele..kkkkkkkk

      • De onde você tirou esses preços? Esse é o custo do adestramento? Já tive 4 boxers puros, comprei todos filhotes e não paguei mais de 300 reais em cada.

      • Welthon Cunha, entendo que deixar os cachorros dentro da casa resolveria o problema do envenenamento. Marrecos podem ser mais interessantes do lado de fora, mas apenas em zonas menos urbanas, além do que dão ovos.

        Daniel, acho que o preço (e o valor) dependem se você compra o cachorro em canil e em qual canil. Tem lugar aí que não tem tanta tradição… muitas vezes isso pode significar qualidade.

      • ”sai para fora com o revolver na mão para ver o que foi” se vc fosse tão macho enfrentava o bandido com os punhos. Matar com revólver até criança mata.

  • adrianozmoura2014

    Ótimo texto…. a casa só não pode parecer uma fortaleza vai um link para quem não viu ainda
    https://sobrevivencialismo.com/2014/02/10/protecao-residencial-tatica-de-defesa-por-camadas/

  • Ótimo texto só acho que se a casa parecer uma fortaleza ai sim chamara a atenção e poderá até ser alvo de sequestro ou o inimigo poderá pegar alguém da família para entrar dentro da casa….Só pra complementar vai o link pra quem não viu ainda.

    https://sobrevivencialismo.com/2014/02/10/protecao-residencial-tatica-de-defesa-por-camadas/

    • Murilo Almeida

      Atualmente já não esta tão caro a Instalação de itens de segurança tais como cercas elétricas…. Também vale investir em grades nas portas e janelas… Câmeras de segurança são caras e afugentam somente os “ladroes de galinha” mas não os assaltante…

  • Sandro M. Domanski

    Mais uma excelente abordagem ao tema proposto. Ótimas dicas que me serão muito úteis.

  • overlevende

    Ótimo post Julio…
    Nos faz lembrar que muitas das vezes nos cercamos das falsas sensações de segurança (tipo, “não acontecerá comigo”) e acabamos deixando de lado atitudes relativamente simples e que fazem toda a diferença, tais como você bem enumerou…
    Como sobrevivencialistas temos que fazer de tudo para tentar nos antecipar aos acontecimentos… Nos capacitar fisicamente e principalmente mentalmente, para sabermos pelo menos como iniciar nossas reações… Tudo isso aliado a um conjunto de procedimentos e atitudes (como exemplo, as que o post se refere) para que tenhamos êxito.
    Obrigado!

  • André Garcia

    Muito bom o texto. Só lembrando que os marginais adoram “clientes” com rotina fixa de entradas, saídas e caminhos, pois isso facilita o planejamento dos assaltos e sequestros.

    • overlevende

      Verdade… São muito oportunistas, e os “padrões” facilitam suas ações.

  • Welthon Cunha

    Excelente… Em termos sobrevivencialistas, ser vítima de um assalto é muito mais provável que outros tipos de ameaças…Artes marciais são um boa, mas pode passar uma falsa sensação de segurança, na VIDA REAL, não existe regras, juízes, etc… Ter armas é uma boa, desde que você treine e saiba usá-las corretamente….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s