4 Questões para se perguntar antes de comprar preparações

Eu sempre mantenho uma lista de coisas que quero aprender, fazer e comprar dentro da área de preparação e sobrevivencialismo. Essa lista me ajuda a trabalhar focado em aprender e me preparar com consistência, mas algumas vezes, olhar para essa lista é assustador… Tem MUITA coisa lá! E parece que toda vez que risco um item da lista, eu adiciono mais duas outras coisas. Como é que vou terminar ela? E com certeza, como é que vou comprar tudo tendo tão pouco dinheiro?

Esse tipo de situação pode causar ansiedade e até mesmo trazer um “pânico desativador de preparadores”, onde você decide que em vez de enfrentar a grande lista, você coloca seus óculos coloridos felizes de volta e não faz mais nada.

“Sério, não existe forma de fazer tudo e me estressa só de pensar nisso.”

Conhece alguém assim? Pois é, isso acontece. Então para ajudá-lo, aqui vão quatro questões para você perguntar a si mesmo e deixar mais fácil a tarefa de priorizar objetivos quando a sua lista de preparações parece imensa.

  1. Este item/habilidade manterá minha família viva se uma grande crise começar e o inferno abrir as portas? Foque nestas coisas que podem manter sua família viva primeiro. Ter um suprimento de água limpa, comida para curto prazo, treinamento médico e talvez armas de fogo (e treino com elas) devem estar na sua lista muito antes de “aprender a enlatar minha própria comida”. Conservar comida é uma habilidade importantíssima e que você deve ter, porém, se você não conseguir sobreviver aos primeiros dias de desastre devido a água contaminada, sua habilidade de enlatar não lhe fará bem algum.
  2. Quais itens/habilidades na minha lista terão mais uso para mim? Por exemplo, você quer uma alternativa para cozinhar comida quando estiver sem energia. Antes de sair apressado para comprar um forno solar, tenha certeza que a sua região tem dias de sol suficientes para fazer este investimento ser melhor do que outro tipo de item (como uma espiriteira). Outra situação é talvez você tenha uma situação especial na sua família, um bebê, alguém com condições médicas ou algum familiar que deve ser levado em consideração para a tomada das decisões, então pense primeiro. Só porque algo é bom para o seu vizinho, amigo ou seu blogueiro favorito não significa que é uma boa escolha para você;
  3. Qual é o caminho de melhor custo/benefício? Se você tem toneladas de dinheiro, vá em frente e gaste o que quiser com suas preparações. Porém, a maioria de nós temos fundos limitados. Por mais que eu ame uma boa faca Ka Barde duzentos reais devido a confiabilidade e facilidade de manuseio, se eu tiver apenas duzentos reais para gastar com preparações é melhor comprar algo mais barato e ainda ter dinheiro para outros itens importantes como aulas de primeiros socorros, filtros de água, um fogareiro e etc;
  4. Eu preciso disso? Essa daqui tem muita semelhança com o item três e pode lhe ajudar a gerenciar o seu dinheiro e tempo conforme você vai trabalhando suas preparações. Eu adoraria ter um belo estoque de comidas liofilizadas da Mountain House, porém já tenho uma boa quantidade de grãos e enlatados armazenados que poderão me dar a mesma segurança. Muitas vezes buscamos ter o item ideal em mãos quando na verdade já temos vários outros que tem função muito semelhante e podem nos poupar tempo e dinheiro.

De maneira geral, fazer a si mesmo estas poucas perguntas vai lhe ajudar a entender melhor quais são seus objetivos e prioridades de preparação, mantendo você longe do pânico desativador e cada dia mais perto de alguém que está pronto para o que der e vier.

Traduzido e adaptador do blog FoodStorageAndSurvival.