Como se preparar para a falta de água?

O Brasil entrou em 2015 com um panorama econômico complicado, porém também corre um sério risco de ter dificuldades de abastecer metade dos seus municípios com a quantidade adequada de água. O diagnóstico feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez, e como sabemos, o Brasil não tem fama de ser eficiente em seus projetos.

Estamos falando de possível racionamento para cerca de 125 milhões de brasileiros. O uso desmedido e a falta de água nas regiões mais populosas cria um cenário potencialmente perigoso que pode afetar não só a hidratação das pessoas como também toda a economia e disposição demográfica do país.

Algumas regiões já estão em situação preocupante, como vocês podem acompanhar nesta notícia. A questão é: O que você pode fazer para se preparar? Vamos começar pelos planejamentos de curto, médio e longo prazo.

Curto prazo 

Aqui estamos falando do que você pode armazenar e irá gastar no primeiro momento. Vamos as alternativas:

  • Água engarrafada. A maioria das pessoas tem água engarrafada “jogada” em algum lugar em casa ou no carro, mas é interessante ir até o mercado e comprar uma quantidade razoável para deixar armazenada;
  • Galões de grande capacidade para armazenar maior quantidade, só certifique-se que os galões são apropriados para água;
  • Caixa d’agua extra. Se o seu orçamento permitir, investir em uma caixa adicional em sua residência lhe dará maior segurança e capacidade de estoque;

Uma nota importante aqui! O maior erro das pessoas em cenários de racionamento é querer utilizar a água da mesma forma como em um cenário normal de abastecimento. A forma como você racionará o seu estoque é mais importante do que ter enormes quantidades e gastá-las de maneira desmedida.

Médio prazo

Se a água não voltar após o primeiro momento, você precisará desenvolver meios de encontrar e purificar a água que conseguir. Algumas ideias:

  • Marque os lagos, córregos e poços artesianos na sua região. Ter um mapa com todas estas possíveis fontes anotadas poderá lhe ajudar a conseguir o que você precisa. Como a maioria das pessoas não se planejará para isso você terá a vantagem de chegar as fontes sem que estas estejam esgotadas ou demasiadamente contaminadas;
  • Adquira sistemas de filtragem. Aqui qualquer filtro é bem vindo, desde os portáteis (Life Straw e afins) até os estáticos como os filtros de barro e purificadores de água semelhante;
  • Estoque purificadores de água. Filtrar não basta, você precisa também eliminar os microorganismos nocivos que podem estar na água. Lembre-se que em cenários de falta de água a diarréia torna-se quase que epidêmica exatamente pela falta de purificação. Procure comprar pílulas como a Aquatabs ou até mesmo água sanitária para ter em seu estoque.

Longo Prazo

Aqui entramos em um ponto mais complicado, afinal, longos prazo sem água podem desencadear caos social e uma série de complicações que vão muito além da sede. Ainda assim, existem algumas alternativas que podem te ajudar:

  • Cisternas. Coletar água da chuva é uma alternativa barata e fácil de ser gerenciada. Um simples sistemas de calhas no seu telhado com direcionamento para uma cisterna ou até mesmo barris/baldes poderá lhe propiciar enormes quantidades de água quando haver chuva na sua região;
  • Poços artesianos. Apesar de ser algo difícil de ser feito e igualmente difícil de se conseguir permissão, os poços artesianos lhe darão um estoque virtualmente ilimitado de água. Claro que depende diretamente da sua região, em alguns lugares o lençol freático é fundo demais para ser alcançado;
  • Abandono da região. Como dissemos, a falta de água provavelmente causará caos social onde pessoas literalmente vão matar para conseguir uma garrafa de água. Caso você resida em uma região densamente populosa talvez esta seja a alternativa mais segura para ser levada em conta.

Como eu sempre digo, não gosto de discursos catastróficos ou apocalípticos… Mas a falta de água está causando preocupação e já está impactando diretamente na vida de muitos brasileiros. Nós, Sobrevivencialistas, precisamos ficar prontos caso o cenário não mudar, pois com certeza haverão impactos socioeconômicos severos: problemas com produções de alimento, êxodo de áreas urbanas em direção a outros estados e áreas rurais, aumento de violência e muitos outros pontos entrarão em cena.

Onde você mora está havendo racionamento? Qual a perspectiva para a sua região durante esse ano em relação ao abastecimento de água? O que você está fazendo para se preparar?

Até.

Anúncios

61 comentários

  • Atualmente moro em SP, aqui atualmente parece haver uma falsa ideia de que tudo se normalizou, no mais, estou estocando água há um bom tempo em galões de 6L com sucesso, basta apenas esterilizar o galão com água sanitária e depois de seco um pouco de álcool, depois só ferver a água para eliminar qualquer organismo vivo (que causa o apodrecimento da água e a proliferação de outros organismos), depois de fervido só adicionar água sanitária na medida certa e armazenar em abrigo do calor e luz, aí é só adicionar mais cloro de tempos em tempos, afinal, a água não tem validade, apenas se contamina….espero q a dica ajude…

  • Boa noite, parabens pelo trabalho do site.

    Gostaria de dizer que a falsa falta d’àgua está assustando voçes atoa, pois é a famosa e chata Regra de 3 – ação-reação-solução. Lembre-se que o sistema está contra nós, porém até o H2o dado-nos por Deus ser tomado ainda há chançes de voçe ver descartes de àgua, mas não ligue para a Empresa de Abastecimento Público, pois isso servirá para eles rastrearem voçe e descarta-lo, pois ninguém aparecerá para consertar o descarte que os mesmos criaram.

    Deus está dando a voçes o ultimato para se apegar a ele, pois “ai” dos que ainda tiverem na terra sendo inundo quando o Cristo vier, pois com a inundice vivem, então com ela viverá todos os dias de tua vida.

    Uma mensagem a todos os sobrevivencialistas: Não deixem o Controle Mental que o sistema vos impõem domina-los, preparem para oque é realmente necessario. Está chegando a cada segundo que passa a volta de Jesus Cristo, prepara-te para esse dia.

    A benção de Deus seja com todos!
    Amém.

  • Cara, eu cai nesse blog por acaso, nem sabia da existência desse tal sobrevivencialismo, botei no google ”falta de água” e coincidentemente aqui estou.
    Sempre fui bastante cético, mas com essa falta de água, com a inflação em alta, combustíveis subindo toda semana e as especulações sobre uma crise em 2015, fica impossível não ficar preocupado.
    E isso porque estamos no começo do ano, aqui na minha cidade várias regiões ou estão sem água ou estão em racionamento. Isso porque estamos no começo do ano, não quero nem imaginar quando estivermos no meio/fim do ano.
    Acredito que o momento agora é economizar financeiramente o máximo possível, porque os preços só tendem a subir ainda mais.
    Basicamente 3 coisas me assustam:
    1) falta de água
    2) crise econômica
    3) aumento da criminalidade

  • Senhoras e Senhoras lhes apresento a Nova Ordem Mundial.
    No inicio ninguem se preocupava com os Illuminati pois a água sobrava, mas agora com a falta dela estamos ficando atenciosos, mas será que prestamos atenção em tudo?
    A Cantareira que abasteçe São Paulo secou, porém ela faz parte do Rio Paraiba, que por sua vez passa no Rio de Janeiro.
    Agora vejamos, como a Cantareira secou se o Rio Paraiba está cheio? Porque ele abasteçe condominios de luxo, que por sua vez nunca secam as piscinas, os chuveiros e as torneiras, e não se fala em racionamento.
    Lembram de quem mora nessas “cidades auto-sustentavéis”: Politicos e Empresarios de alto padrão.
    A Nova Ordem Mundial consiste em 3 passos: ação; reação; solução. Primeiro eles tiram nossa água, depois a população grita; e então eles apresentam a solução.
    1- Roubam nossa água
    2- Nós pedimos ela de volta
    3- Eles iram dizer: Temos que dar a água (o que sobrou dela) para uma empresa “privada”. (Por que não a Coca Cola ou quem sabe a Nestle)
    Porém não se preocupe em saber a verdade oculte, ligue a tv e vá assistir a novela ou o BBB.
    A benção de Deus seja com todos.

    • Cômico, simples e prático, totalmente certo. Exceto pela parte dos “Iluminati”, pois não se pode ter certeza do nome. O futuro do planeta é, sem erro, o anarcocapitalismo com expansão espacial, mas isso é óbvio. O problema é para quem, eu ou você, vamos reivindicar os nossos direitos naturais individuais? A natureza sendo usurpada, não há liberdade.

      A matemática é a única “coisa” imutável, eterna, intangível e presente em absolutamente todas as coisas e todas a mínimas partes. Qual a fronteira entre o que é vivo e o que é morto? A partir de qual grau exato poderia-se dizer aqui não sou eu que controlo são as leis matemáticas?

      Por favor, me mande um E-mail, gostaria de conversar contigo.

      • Ops. Meu Email é franciscopreig@gmail.com

      • Peço desculpas pela demora da resposta, porém não tenho recursos para enviar lhe email.

        Illuminati é apenas mais uma modinha de Satanas, pois povos já foram dominados com Ordens que na verdade é apenas uma: Satanas em si. Lembre-se da Babilonia, Grecia, Roma, Eua, e entre outros, mas agora chegou a hora do Brasil.

        Com a falsa crise hidrica a tv toca terror no povo, porém preste bem atenção: DEUS NUNCA DEIXOU E NEM DEIXARÁ TEUS FILHOS PASSAREM FADIGAS. Oque acontece é a famosa regra de 3 – ação reação solução.

        1 Eles disseram que o petroleo acabaria.
        2 O gado (como eles nos chamam) pede solução.
        3 Eles dizem: O petroleo é privado.

        Saia de casa e va ate um posto de combustivel, o petroleo esta jorrando , sim mas eles disseram que iria acabar. Mas não acabou, porem voçe não pode tocalo, apenas abasteça seu veiculo e va trabalhar, depois quando tiver em casa ligue no BBB e va ver como vivera e ja vive o gado: Vigiados 24h por dia, 7 dias por semana.

        A benção de Deus seja com todos.

      • Francamente, gostei da sequencia de ações primarias, secundárias e terciárias que você apresentou, mas discordo de praticamente todo o resto. Eu acredito em deus, vá lá… na verdade eu elaborei uma ideia particular de como tudo é. De acordo com a minha compreensão, tudo é vivo a seu modo, pois se colocarmos um humano lado a lado a uma pedra pareceram quase que totalmente diferentes, porém se pusermos um coral, muitos poderão achar que ele é morto. Este raciocínio pode ser utilizado em incontáveis outras situações, por exemplo: houve uma época em que os negros não eram considerados humanos; e assim também muitas pessoas consideram os animais desprovidos de consciência – leia-se: alma.

        A questão de Satanás é bem relativa… ninguém faz mal de graça. Aliás: O que é o mal? Duvide de si mesmo – É sério! Duvide mesmo. Assim, quando estiver errado, terá as oportunidades para entender o seu próprio engano – se é que ele existe – e corrigi-lo – se é que está disposto a anular seu orgulho. O deus bíblico não fez tantas atrocidades quanto o diabo? Aliás quem somos nós – pela própria doutrina cristã – para julgar a deus ou ao diabo?

        Eu estudo quiromancia e yoga (não o hatha yoga, aquele das posturas), mas apenas uma modalidade autodidata de autoconhecimento e sabedoria geral. Em outros tempos, tanto em culturas cristãs primitivas, quanto em católicas, ou em protestantes, eu poderia muito “mal” ser torturado e morto, por entender a vida do modo peculiar como eu entendo. Estudar quiromancia é inócuo, e mais: é eminentemente útil e gratificante, e como eu disse: nada tem de mau, porém seria morto. Pensar por si próprio é muito perigoso para os tiranos, porque não existe liberdade se não há sabedoria. Se você pensar que eu não tenho certeza de que os cristão realmente fariam isso comigo, eu te convido a pensar se você mesmo tem certeza de que os pagãos são adoradores do diabo.

        Não vou escrever ainda mais, não por quê não tenha assunto, mas porque eu já escrevo muito e não quero chatear mais do que já chateio. O que eu escrevi, não é para te ofender, nem para te humilhar, mas sim para que você pense, analise, não uma nem duas… nem três vezes, mas uma centena, mil, dez mil vezes… e não o que eu digo, mas sim aquilo que você mesmo pensa! Analise e reanalise… e reanalise aquilo que você pensa e o que sente, pois conforme o que você escreveu, eu te garanto que há muitas, mas muitas incongruências e incoerências no seu pensamento. Porém é você mesmo quem precisa equacioná-las.

        Não que nos meus pensamentos também não hajam erros, apenas quero despertar em você o mesmo ritmo que ocasiona as minhas ideias.

        Agradeço a resposta.
        Saúde!

      • Obrigado pelo conselho, foi uma otima conversa.
        Deus esteja conosco até o ultimo dia de nossas vidas.

        A benção de Deus seja com todos nós!
        Amém.

      • Na minha opinião, o governo federal deveria colocar as forças armadas para replantar árvore em todo território brasileiro para garantir a umidade da terra. Se continuar assim o nosso Brasil vai virar um deserto.

  • Pois que todos começem a utilizar seus recursos, porque a água não voltara.

    GÊNESIS 3:17-18
    “Maldita é a terra por tua causa, em fadigas obterá dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.”

    A benção de Deus seja com todos!

  • Acabei de ler isso e não podia deixa de compartilhar aqui, onde ja tinha lido esse texto… estou chocado:

    http://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/o-cerrado-esta-extinto-e-isso-leva-ao-fim-dos-rios-e-dos-reservatorios-de-agua-16970/

    • Foi o PT!!! Hahuahuhahuauh!!!
      Brincadeira… e só agora que eles perceberam? Hahuuahauhhua!!!
      Quando eu tinha 13 anos já pensava em desmatamento!!!
      Eu rio… falou bobagem… mas sabe o que é…. é desesperador o que está acontecendo com o planeta! Acodem sobrevivencialistas!!! Acordem!!! Vocês também são zumbis!!!

  • Com a escassez da água virá o desabastecimento de alimentos. Quais alimentos ou itens de higiene/Limpeza são essenciais para comprar e estocar? Procurei uma lista disso aqui no site e não encontrei. Gostaria de saber sobre isso. Obrigada e parabéns pelo site.

  • Maurício Freitas

    A algum tempo estou pesquisando um aparelho de ozonio, os benefícios para purificação de água são enormes , inclusive sem ter a falta, os benefícios para a saúde são consideráveis, desvantagem nessesario energia elétrica, solução para este problema seria uma placa solar, tem vários vídeos explicado no YouTube inclusive um que um cara,limpa um aquário sujo deixando a água de forma cristalina.

  • Boa noite a todos

    Aqui no Vale do Paraíba (RJ) não chegamos no racionamento, mas pelo visto não vai demorar, a não ser que as chuvas q começaram nessa quinta continuem.
    Entretanto. No meu bairro existem duas minas de agua. Como meu pai foi um dos primeiros moradores, ele e alguns vizinhos canalizaram parte da agua delas direto pras casas da minha rua. Portanto em uma crise acho que ,no meu caso, a melhor estratégia seria utilizar minha casa como uma fortaleza. E como o resto da agua que vem da mina vai pra uma praça no bairro acho q um ataque em busca de agua é meio improvável porque pegar agua na praça é muito mais facil do que roubar de alguem.
    Por enquanto, não acredito (e rezo pra estar certo) que chegaremos ao ponto de somente existir o caos, sem leis. Mas com certeza a inflação vai subir e vai ser mais dificil viver por um tempo.
    Sem querer entrar muito na esfera politica, tomara que o Olavo de Carvalho não esteja certo porque tudo que ele sempre falou parece estar se encaixando. Isso sim levaria a um caos completo igual ao que o Selco viveu.

    Um abraço a todos os sobrevivencialistas e preparadores desse Brasil e boa sorte.

  • Os que estão atentos ao sobrevivencialismo é a hora de manter seu instinto afiado e estar pronto para tentar se esquivar do que vem por ai , estamos prestes a enfrentar algo jamais visto em nosso pais , ou seja não sabemos qual vai ser as atitudes de autoridades e cidadãos , só o que podemos ter certeza é que vamos poder e ter que contar somente com Deus e nossas abilidades e planejamento.

    • Arcaico LT, infelizmente já sabemos a atitude de 99% da população: garantir o seu pisando no pescoço do próximo se for preciso. Tenho em mente que se minha vida ou da minha família estiver ameaçada, não pensarei duas vezes em tomar decisões duras contra quem quer que seja a ameaça. Estejam preparados, armados e atentos.

      • Concordo com o Pantera. A cultura nacional é composta pelo “jeitinho brasileiro” e pela corrupção, esta última característica é herança histórica.
        Não duvido nada que um brasileiro possa matar outro por causa de pouco ou nada. As piadas que passam na televisão mostram um povo estressado e violento.
        Começar a preparar né?

  • Já há falta de água a algum tempo, agora vai faltar luz, o que vai fazer os alimentos subirem de preço, pois mesmo com alguma água, a maioria usa bombas para irrigar suas horta e plantações.
    Ainda tem a situação econômica que vai piorar, demissões por aí aos montes!
    Que mais falta, o que está por vir??
    Esse ano será bem nebuloso, crítico e difícil.
    Acredito que devemos acelerar nossas preparações.
    Hoje mesmo a greve dos vigilantes em Brasília começou, ou seja, bancos não abrem sem os vigilantes..

    • O pior, cara, que conforme o tempo passa, as mercadorias (todas) aumentarão consideravelmente de preço, pois todas dependem de água, seja direta ou indiretamente. Onte deu no jornal que os preços dos produtos de hortifruti estão subindo; imagine o preço da carne então! Como você disse, as greves e demissões já estão ocorrendo. De quebra, ainda temos a inflação desparada e a crise na Petrobrás. Imagine as indústrias como estão loucas sem água! A Sabesp ainda teve a cara de pau de não divulgar quais gastam mais água. Só digo uma coisa: preparem-se logo, a coisa vai feder.

    • Comanf,

      Concordo plenamente. Temos mudanças bem grandes a caminho neste ano e investir em elementos de sustentabilidade é a maior prioridade no momento. Eu particularmente estou muito preocupado pois é a primeira vez que a base estrutural do país está evidentemente ruindo (água e energia).

      Veremos como as coisas se desenrolam, em breve posto novos conteúdos sobre o assunto.

      Abraços.

      • Desta vez, com um plano governamental “arcaico” (não queria usar essa palavra, mas desde o governo Lula não mudou muita coisa. É o trio: Bolsa-Família, Inflação e Corrupção) o país não vai se sustentar.
        Passamos a crise econômica de 2008 com relativa estabilidade, mas penso eu que estamos muito perto de uma crise econômica interna. E será muito pesada para todos nós.
        Principalmente para mim, que não tenho condições de investir em equipamentos e materiais para sobrevivência.

  • Agora uma pergunta para quem mora em sobrado, como eu, ou apartamento: pessoal, o que vocês farão para garantir a sua água quando a situação ficar realmente crítica (lê-se desordem, caos urbano)? Eu pretendo me agarrar ás nascentes que encontrar. E vocês? Quais são seus planos?

    • Olá amigo,

      O ideal seria você ter ao menos algum suprimento de água em sua casa para manter em racionamento extremo. Um estoque de três dias específico apenas para beber seria ideal, assim lhe dá segurança para planejar ações de contingência caso veja que a crise será mais longa.

      Abraços.

  • Moro em Niterói – RJ, região metropolitana. Esses dias vi no noticiário que o principal reservatório do RJ está perto de zero e teremos que usar o volume morto. A ONS segunda feira fez o corte de 5% de energia. Agora temos que importar energia de países vizinhos. A crise energética está cada vez pior e não parece que vai melhorar. Estou fazendo estoques em casa de água o maior possível para tentar aliviar algo. Também estou procurando umas nascentes próximas á minha casa. Se a situação ficar extrema, a ponto de gerar violência urbana séria, minha Mochila de Sobrevivência (sim, não é uma BOB pois não tenho para onde ir) estará pronta até abril. Acredito que em Junho SP e RJ pararão de vez e com isso o Brasil para e o colapso social começa.

    • Chegou a zero hoje.

  • Até agora todos falaram da falta de água mas… e dos responsáveis por tudo isso?? Que sao os verdadeiros responsaveis por essa tragédia que está acontecendo em nosso querido Brasil?? Ninguem diz. Querem saber os responsáveis que até agora estão todos calados e nao aparecem e a imprensa desse pais nao fala e nem mostra. Vou dizer agora: sao os políticos de Brasilia. Isso mesmo.Sao os senadores e deputados federais todos sem exceção. Chegou a hora do povo dessa nação tomar atitudes, fazer reunioes, comites etc e ir pra rua como fazem os europeus. Quem estiver de acordo pode me escrever pra começar. Voces me desculpem o excesso!! Até breve

    • Eu concordo. E acho que a maioria também,mas a questão de culpar e apontar dedos já sabemos os resultados. Para mim o foco agora é sobreviver. E compartilho da sua raiva hehehe

    • Bem que poderia aparecer alguém como “O Doutrinador” para aniquilar esses imprestáveis.

    • Dane-se, não dou a mínima e não quero saber quem é o culpado por isto ou por aquilo. Pouco me importa como uma situação ocorreu, só como sobreviver a ela e mesmo como tirar vantagem dela.

      E a última coisa que faria é me meter em qualquer tipo de reunião, comitê ou ir para rua igual um estúpido de um jovem universitário, tipo aqueles que há dois anos atrás foram para a rua feito palhaços levar a mentalidade de Facebook para o mundo real.

      Se você quiser repetir esta palhaçada repita, ótimo! É bom que enquanto você coloca a sua cabeça para a polícia rachar, ela se distrai com você e não presta atenção em mim, que sou a verdadeira ameaça, e assim ganho tempo de fugir pro mato. Vá, fique a vontade.

      Não quero saber de coletivismo nenhum. Só sou fiel aqueles que posso identificar.

      A pior frase já dita por um ser humano é: “Tudo que quero é construir um mundo melhor.” Dá nojo, quanta pretensão! Pretensão de que há alguma grande falha no universo, alguma coisa realmente fora da ordem.

      E quer saber? Acho que os políticos corruptos deveriam ser premiados, porque se não fosse por eles o dinheiro estaria indo para professores de sociologia fazerem mudanças sociais, para mudar mentalidades e promover “conscientizaçoes”. Melhor portanto que seja gasto com iates, casas nas ilhas cayman e prostitutas caras, tem assim melhor uso.

      Que venha o colapso e o fim do Brasil. No mínimo poderei comprar armas com menos burocracia.

      • Vilhena,

        Me desculpe, mas só consigo pensar que deve ser triste viver de forma tão pessimista – sim, pessimista, não realista. Se todos pensassem como você, o mundo ainda estaria na pré-história…. Humanos foram feitos para viver em sociedade e só sobreviveram até agora pela cooperação e trabalho em equipe.

        EU quero construir um mundo melhor, mas ao contrário do que você sugeriu, não vou colocar uma capa e sair salvando pessoas. Vou trabalhar, ser educado e ético, desenvolver projetos para ajudar pessoas e educar os meus filhos da melhor maneira possível. Isso nada mais é do que ser humano e visar deixar um legado positivo, mesmo que breve.

        Você não imagina a força que estou fazendo para não ser agressivo contigo, tamanha é a minha indignação pelas suas colocações… Mas enfim, todos tem direito a opinar e assim manterei este Blog.

        “Que venha o colapso e o fim do Brasil. No mínimo poderei comprar armas com menos burocracia.” – Boa sorte amigo, sozinho você não tem muitas chances.

        No mais, esse é seu “Strike 2”.

    • Os culpados somos nós. Infelizmente.
      Quem vota? Nós. Quem sustenta o país? Nós.
      Eu particularmente não votei na estrela vermelha.
      Mas muitos o fizeram. Por falta de conhecimento, de conscientização.
      E agora todos vamos pagar o pato. A conta.
      Vamos sofrer com a falta d’água enquanto os políticos vão beber das fontes mais límpidas e puras, mais protegidas que ouro pelas forças armadas. Vamos nos engalfinhar nas filas para pegar água, enquanto a elite econômica e social deste país vai rir da nossa cara, e não duvido que vão pedir uma daquelas máquinas da fundação do Bill Gates. Aquela que tira água de fezes. Para trazer para cá.
      Vamos brigar, pisar nos pescoços uns dos outros enquanto os 10% responsáveis não darão um pingo de atenção à nós.

      Torço para que mude. Não quero passar por isso. Vivo no Ceará, e já passei por falta d’água. Você simplesmente vai atrás de qualquer água que tenha. Ainda que ela esteja suja, com sacos plásticos de pipoca Lika, bituca de cigarro, poeira e canudinhos de plástico, você vai pegar para beber. Para cozinhar, para tomar banho (de balde, com caneca pequena para a água durar). Tudo fica mais difícil.

      Espero que mude. Pra melhor.

      • Excelente comentário, BielX. Seu relato é valioso para concientizar os fantasiados que não vai ser nada estilo Bear Gryyls, não! Também já passei sufoco abeça e sei que a sobrevivência é um jogo mental impiedoso.

      • Mauricio, voce disse a solução para o problema da energia em nosso pais e chama-se : Placas Solares e energia eólica. Essa foi a solução encontrada por um pais que quase nao tem luz solar durante o ano, localizado na europa. Chama-se: Alemanha. Lá o governo está investindo pesado há algum tempo nessa tecnologia renovável e barata. Agora pergunto. Porque o Brasil não investe em Placas Solares e energia eólica??? Porquê?????????? Alguem pode me dizer??? Aqui na cidade onde moro (interior) do Rio existem 2 casas com essas placas e o gasto com energia é quase zero porem o investimento ainda é alto para as pessoas pobres. O Governo tem o dever de investir URGENTE para baratear o custo e com isso as pessoas poderiam deixar de utilizar energia elétrica. Vamos entao divulgar e cobrar dos Senadores e Dep.Federais e a Presidenta providências URGENTES. ok??? Então vamos começar hoje a enviar emails etc para Brasilia????.

  • Se preparem, caros complanetários!

    O desmatamento não para e nem tem expectativa para parar!

    A indústria do petróleo ainda tem longos anos e guerras até se encerrar!

    As pessoas infelizmente estão obstinada e orgulhosamente mais estúpidas e ignorantes e com a faculdade crítica e autocrítica impreterivelmente atrofiadas.

    A NATO a muito tem poder para dizimar totalmente a biosfera, e uma polarização internacional já se mostra, por um impasse ou aparente impasse pelo controle dos recursos minerais (alguns em especial) e pelo domínio do espaço.

    E o homem já faz os planos para ir a Marte em 2020, conforme o psiquiatra, investigador de parapsicologia e jornalista Fernando Jiménez del Oso, antecipou a mais de 50 anos, acertando exatamente o ano.

    Neste território em que vivemos, já se preparam as mentes para o consentimento de uma guerra. Não se preocupem com a tola notícia do tal golpe comunista no Brasil, pois é sem cabimento. Neste território já a muito tempo que se ambiciona o “sonho americano” o tal “american way of life“, de modo que uma doutrina comunista aqui é totalmente impraticável – essa categoria de governo só se pode instaurar em sociedades já comunitárias e com maioria absoluta da população em zonas agrícolas, o que de fato não é o caso do Brasil.

    Eu pergunto: Quem aqui acredita que os comunistas… os iluminatis… (vai saber se existem mesmo ou se tem mesmo esse nome) ou qualquer outro bicho papão fazem o mal gratuitamente? O que eles ganham destruindo a tão preciosa vida interior humana e seu habitat natural? Alguém aqui é iludido o bastante para achar que bicho papão assusta por diversão? O que eles ganham com o teatro (ou jogo) de poder?

    Quem certamente vive não mais de 100 ou 120 anos quer mais é desfrutar! Porque esses caras não tem a mesma índole em distribuir o que é bom?

    Só mais um alerta, é mais provável, muito, mas muito mais provável que morramos de doenças do coração ou do pulmão do que de sede, fome, ou balas. Pensem nisso! Seria a saúde a principal preparação?

    http://top10mais.org/top-10-maiores-causas-de-mortes-mundo/

    • Quem vai comer macarrão Adelaide com salxixa do Carmo de almoço amanhã?

  • Já vivi esta cena lá em meados de 2000 a 2001.
    A água era racionada, mas vinha com cheiro e gosto de barro.
    Sem falar do aspecto desagradável: marrom.
    Gastei uma pequena fortuna e abri um poço de mais de 150 metros de profundidade.
    E para tal gastei um ano fazendo pesquisas sobre preço e equipamentos que fossem viáveis no meu quintal.
    Tinha que ser um equipamento pequeno que fosse capaz de passar por uma garagem.
    Assim, descartei aquele enormes caminhões com aquelas torres de mais de 10 metros.
    Só consegui, depois de muito procurar, um equipamento instalado em uma pequena camionete.
    O perfurador ainda teve que murchar os pneus para que o equipamento passasse pela garagem.
    Graças à Deus, deu muita água.
    Água, assim, de jorrar por cima do telhado de um sobrado, tal a força do poço em expelir em abundância.
    Além do poço tive que instalar uma torre metálica para a caixa de água.
    Mais bombas e equipamentos eletrônicos de controle de comandos.
    Tudo automatizado.
    Pela análise de potabilidade e composição, deu água mineral.
    Como o poço foi escavado em um local onde havia uma manta de granito, a água é levemente radioativa.
    Literalmente tomo banho em banheira com água mineral monazítica.
    Hoje estou imune à crise hídrica.
    Tenho água para dar e vender.
    Mas mesmo com o poço não posso esbanjar, pois corro risco dos vizinhos me denunciarem.
    Sou uma pessoa abençoada.

    • Por favor nos ensine este caminho das pedras? Qual região do Brasil você se encontra? Obrigada! Rosane

    • Agradeço seu relato e aconselho que mantenha esta fonte de água no maior sigilo possível, como não sabemos quão profunda será essa crise você pode por toda sua propriedade em risco se a informação sobre a existência desta mina se espalhar.

      Abraços.

  • A escassez de água pode criar situações devastadoras, algumas das quais ainda não podemos compreender totalmente.
    Com milhares de pessoas sem água na capital de São Paulo, a Sabesp pode entrar em colapso financeiro se elas pararem de pagar suas contas -pois quem ficará pagando por aquilo que não recebe? Nesse cenário, o abastecimento de outras regiões pode ser afetado, pois, sem dinheiro, a concessionária pode -inclusive- suspender o fornecimento de água para outras cidades do estado. Esse é meu medo, já que, onde vivo, não há ainda problemas de escassez desse bem tão precioso.

    • Olá amigo,

      Realmente o buraco é bem fundo. Sem água -> Sem energia -> Sem economia -> Sem comida -> Caos.

      Vamos acompanhando e tomando medidas para nos prevenir dentro do possível.

      Abraços.

  • Excelente post.
    Acesso o sobrevivencialismo desde novembro de 2014 esperando por esse artigo e estou surpreso pela profundidade que trataram o tema.
    E eu que negligenciei alguns dos conselhos daqui, como o porte de armas, estou nesse momento repensando tudo que li. Terei de morar em são paulo nos próximos quatro anos, só Deus sabe como. Estou buscando tudo que puder sobre como sobreviver no caos.
    Obrigado.

    • Olá Marco,

      Agradeço seu apoio e fico feliz em agradar. Vamos juntos pensar em soluções, em breve postarei mais conteúdos sobre esse cenário.

      Abraços.

  • Olá!

    Sou de São Paulo, mas moro em Carapicuiba. Tenho casa em Osasco, em todas essas regiões vejo a falta de água e o desperdicio também, seguindo todas as mídias e o que vejo por ai, quando chove perto de casa alaga as ruas mas toda água é desperdiçada. Moro em condominio de apartamento, e o mesmo só possuie água as 20 horas da noite, que duro por prédio no máximo até as 8 da manhã. Chega a água demora a subir por causa das bombas e pressão. A água ja vem com cheio e gosto ruim a tempos, como fico fora de cara a maior parte do tempo trabalhando e usando água para tomar, comer e tomar banho não estou sofrendo tanto ainda, mas sinto lá dentro de mim que a coisa vai ficar feia e sinto isso a muito tempo e vendo tudo que vai acontecendo só vou me preparando. Não tenho muitas coisas mas com o que tenho consigo sobreviver nas situações que vamos enfrentar. Assim como falou na postagem, comprei lifestraw, pilulas de cloro, água sanitária, galões para armazenar água e um pequeno estoque de água mineral para tomar o qual pretendo aumentar sempre que possivel, todo dia passo no mercado e levo um galão de 5L ou um pack de 6 garrafas para o apartamento. Por enquanto eu e minha esposa estamos tranquilos, e ela começou a perceber minha preocupação e a entende-la também, vendo que as vezes não vem nada pelas torneiras.

    Agora com a falta de energia e talvez o racionamento da mesma, precisamos manter nossos focos e seguir os planos a tempos traçados, sobrevivermos.

    Enquanto houver internet e contato podemos nos ajudar com os apagões e com falta de água, aumento de criminalidade e o caos, precisamos estar preparados. Pode ser que seja uma visão apocaliptica também mas sei que muitos compartilham desse temor dentro de si,sentindo que as coisas estão erradas e algo dificil e tempos complicados estão a frente.

    Boa sorte galera.

    • Olá amigo,

      Força por aí. Agora é analisar o cenário e pensar de maneira extremamente racional quais seus próximos passos, afinal, me parece que você está no “olho da tempestade”.

      Abraços.

  • Boa tarde Julio e leitores! Mudei-me para Itu,interior de São Paulo em fim de março/2014, quando já começava a faltar água em Guarulhos a cada 2 dias, e em Itu já estava tendo rumores de racionamento.
    Com medo da falta de água, em meados de abril 2014 e apesar da casa ser alugada, reformamos uma pequena piscina do quintal e investimos nisso quase R$ 2000,00. E R$ 280,00 para encher quase 15 mil litros. Foi nossa salvação para limpar a casa e lavar roupas um tempão! Aliás, limpeza em casa só de balde e pano, nada de lavar carros nem calçadas há mais de um ano!
    Ao longo dos meses a situação em Itu ficou absurda, vocês devem ter visto as notícias na TV,internet,jornais etc. Posso dizer que foi surreal.
    Chegamos a ficar 33 dias sem nenhuma água nas torneiras vinda da responsável “Águas de Itu”, envolta em politicagens e monopólio local.
    Era surreal mesmo…acordávamos de madrugada para ver se a água chegara, para poder encher caixa de água, baldes, vasilhames…saíamos na calçada e todos vizinhos acordados, fazendo a mesma coisa! Para banho, meu marido improvisou um balde com saída de mangueira de jardim regulável, e a cota era de 3 a 5 litros por banho…Eu me desesperei mesmo quando a água da piscina estava na metade, já era outubro, um calor, e simplesmente não tinha quem nos vendesse água!
    Víamos o povo andando com caixas de 1000 litros quadradas e com reforço de metal, um engradado gigante que soubemos depois, é um container de óleo que agora está sendo usado como caixa de água. Demorou para conseguir por uma na garagem…simplesmente não tinha para venda, tal a demanda! Quem tem amigo em sítios pega água de poço artesiano e não conta de onde veio…nós escondemos de todos que a piscina estava cheia…
    Temos muito a agradecer a primos do meu esposo que têm uma Doblô e colocaram uma caixa de água dentro e ficavam nas bicas públicas pegando água para si e para nós, que até então só tínhamos carro de passeio. Ficamos na fila de espera por semanas para conseguir comprar 1000 litros de água a R$ 100,00, sendo que chegamos a pagar 700 litros R$ 90,00…(em abril foram R$280,00 para 15 mil litros, lembram?)
    Cheguei ao ponto de banho e higiene pessoal, cozinhar, limpar casa, água para nossos gatos,para minhas flores,,,tudo com água mineral! Até descarga de banheiro!!
    Comemos e bebemos em copos e pratos descartáveis,com talheres descartáveis, por quase 15 dias…é esquisito,não nos acostumamos…
    Fui adquirindo galões de 20 litros e engradados de 6 unidades de água mineral de 1,5litro aos poucos e hoje devo ter uma reserva para 30 dias. Compramos 5 baldes de 120 litros cada e estão cheios, na garagem, tampados e clorados. São mais 600 litros. O novo racionamento em Itu já está começando, nos bairros mais distantes do centro já está faltando água. Mas hoje estamos melhor preparados. Até uma caminhonete compramos.( depois de perder uma ajuda de 1000l de água grátis de amigos de outra cidade por não ter como ir buscar) . Mas… e quem não tem esses recursos? Quem tem crianças? Como será? Como será São Paulo capital sem água?
    Só tenho a dizer: Previnam-se! Estoquem água, pessoal!
    Abraços a todos

    • Não consigo imaginar a razão para alguém negativar um comentário tão pertinente.

    • Olá Rosane,

      Agradeço imensamente pelo seu comentário, é sem dúvida importantíssimo para embasar o conteúdo do post e dar o toque de realidade que os leitores precisam. Fico triste pela situação que você está enfrentando, porém saiba que estamos juntos na batalha.

      Em breve pretendo postar conteúdos mais aprofundados para tentarmos passar por essa situação – até onde ela avançar.

      Abraços.

  • Maycon Passos

    Moro no interior de Minas Gerais, Região Centro Oeste. Na cidade onde trabalho e morava, há alguns meses, a situação do município beirou o caos social pela falta de abastecimento de água. Ficou muito séria a coisa por aqui. Vieram algumas chuvas e o racionamento deixou de existir. Mas… No início da última semana a Copasa (empresa responsável pelo abastecimento em MG) fechou a ”torneira” mais uma vez. Já tem pessoas aqui na cidade que estão a duas semanas sem nenhuma gota d’água em suas caixas. A Copasa é a típica empresa FDP do governo. Não divulga nada, não admite nada, não faz nada. Há mais ou menos um mês voltei a morar em uma propriedade rural de um município vizinho. Estava abandonada já há alguns anos mas, devagar estou colocando-a nos eixos. Lá não há problema de água. Tem um bom poço e duas nascentes abundantes. Acho que pela natureza ser bem preservada. Esse município vizinho é onde cresci, onde estão todos os meus parentes e pessoas que conheço a vida toda. Se a m#*’a bater no ventilador parceiro, é lá mesmo que ficarei entocado.Rsrsrs. Desde que me mudei pra lá, trago todos os dias minha BoB para o trabalho e acho certo investir nessa rocinha como uma potencial BoL.

  • Bom post. Aqui na minha região (zona da mata mineira) sempre tivemos abundância de chuvas do fim de outubro a março, mas de uns anos pra cá a coisa mudou e a cada ano chove menos em duração e intensidade. O resultado é a falta de água, os rios estão com menos da metade do volume de água e cheios de bancos de areia, os ribeirões viraram córregos, e os córregos viraram filetes de água. A maioria das nascentes secaram. Semana passada num trekking numa reserva pude constatar que das 8 nascentes somente 2 ainda tem água corrente (mas bem reduzida), duas se resumem a pequenas poças entre as pedras e as outras secaram completamente. A maioria dos brejos formadores de alguns córregos secaram, só tem barro. Moro aqui desde 84 e nunca vi chegar a esse ponto. Nem sendo uma reserva com mata preservando as nascentes ajudou. Essa semana estive na roça e meu conhecido me mostrou que a mina do sitio dele secou, ele tá tendo que bombear água do ribeirão, filtrar e ferver pra usar em casa. Ele também não teve como plantar nada porque não chove, se plantar sem chuva não nasce, e o que nasce morre seco logo depois. Não tem pra onde correr se a água acabar, ficar a cidade é depender da caminhão pipa e quem sabe o caos, ir pro mato ou pro bol só se o sujeito tiver certeza que ainda há uma nascente ativa lá, mesmo assim ela pode não durar muito tempo, ribeirões e rios podem se tornar inseguros pois todo mundo vai pesar em correr pra eles

    • Fala Magnus!

      Agradeço pelo apoio e complementação, é interessante ter fontes de informação por fora da mídia. Agradeço seu relato.

      Abraços.

  • Belo texto, altamente pertinente e realista. Não poderia vir em um momento melhor na nossa situação atual no Brasil.

  • Estou em são Paulo e como devem saber a situação esta feia para mais de 7 milhões de pessoas. Estamos com 5,5% da capacidade total (estendida pelo “volume morto”) no complexo da cantareira.
    – Sim, esta havendo racionamento. E muitos que não possuíam caixas d’água sofreram demais no início. Fora os que não tinham e continuam sem condições de adquirir e instalar uma.
    – A perspectiva para esse ano é péssima. Talvez racionamento extremo até o fim do reservatório… aí… só Deus sabe.
    – Eu estou ampliando meus métodos de armazenamento, desinfecção e filtração de água. Estou também, modificando a forma como consumo. Além de estar estudando há um ano aproximadamente as minhas possibilidades de “bug in” e “bug out”. E projetando melhoras em meu “bug out location”.

    Aproveito para deixar a reflexão: Você que tem água e ta tranquilo repense, pois, para onde você acha que as (MILHÕES de) famílias irão quando acabar a água delas? Não acha que haverá uma crise de abrangência nacional?

    Deixo também pra vocês as duas últimas reportagens que compartilhei em Facebook:
    – Água deve acabar e colapso acarretará em êxodo urbano em São Paulo, afirmam especialistas http://deolhonotempo.com.br/agua-deve-acabar-e-colapso-acarretara-em-exodo-urbano-em-sao-paulo-afirmam-especialistas/
    – Colapso hídrico e energético deve castigar a população brasileira em 2015 http://deolhonotempo.com.br/colapso-hidrico-e-energetico-deve-castigar-a-populacao-brasileira-em-2015/

    Abraços!
    E estejam preparados!

    • Olá Pedro,

      Concordo com todos os pontos e agradeço as indicações de conteúdos. Em breve vamos trabalhar sobre esses assuntos aqui no blog.

      Abraços.

  • Moro em Belo Horizonte. O calor está muito intenso, imagino que a tendência é preparar pela falta de água a longo prazo. Espero que eu esteja errada pois o caos urbano é muito sério. Hoje meu tio já falou comigo a respeito disso para comprar uma caixa d’ água extra pois no condomínio onde ele mora já falta agua pela manhã. A tristeza nisto tudo e a copasa não apresentar as informações corretas para a população na realidade, pois se agora está ficando critico é pq o bicho já tá pegando já faz muito tempo…
    Obrigada pelas valiosas informações descritas neste artigo!

    • Luana,

      Já ouvi falar de tendências de escassez em sua região também, talvez seja sim muito interessante vocês adquirirem a caixa d’agua. Vamos acompanhando, qualquer novidade fique a vontade para comentar aqui.

      Abraços.

  • Eu não estou em SP capital, que até o presente momento está despontando para o cenário mais desolador, e provavelmente as chances de se ter um catástrofe sem precedentes na história do Brasil é enorme.
    Estou perto, Minas Gerais, e como São Paulo as chuvas por aqui também mudaram seu ciclo, e tirando algumas chuvas mais densas que ocorreram na primeira quinzena de dezembro/14, não chove a muito tempo e isso impactou nos reservatórios que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Só que ao contrário de SP a empresa que atende a região (COPASA) não divulga os dados dos reservatórios, o que impede de saber a real situação, mas essa semana uma reportagem disse que um dos sistema que gera água para nós está prestes a entrar em colapso.
    No final de outubro eu tinha feito um pequeno estoque (Moro em apto) para eu e minha família para durar 10 dias, mas com as chuvas que ocorreram e a notícia da empresa que abastece afastando o risco de falta de água, eu me desfiz desse estoque por causa do espaço, agora estou pensando seriamente em retomar e ampliar esse estoque.
    Vale lembrar que por agora estamos falando só em falta de água, mas essa crise por se estender para falta de energia (Usinas Hidroelétricas) e falta de alimentos (Quebra de safra), o que pode agravar a crise e muito.
    Vou lhe ser sincero, sempre gostei do tema, mas nunca achei que iria passar por uma situação que beira um SHTF, achei sempre que meus filhos irão ter problemas não eu.

    • Olá Eli,

      Pois é, crescemos com a concepção de que “precisamos mudar o mundo para nossos filhos não passarem por dificuldades”, mas a verdade é que nós já vamos começar a enfrentar dificuldades. O ideal agora é investir em elementos de preparação enquanto a economia ainda está minimamente interessante e os recursos ainda estão disponíveis.

      Abraços.

  • Por aqui ainda há água, e não há racionamento. Por hora.
    mas nas cidades vizinhas já, então é uma questão de tempo.

    • Olá Saulo,

      Mantenha-nos informados.

      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s