A importância do apito em situações de emergência

Por Eremita Urbano

Acme 636 Tornado Slim

Acme 636 Tornado Slim

Além do uso conhecido pela maioria da população – que é o uso em eventos esportivos e pelos guardas de trânsito – os apitos também são usados em navios, ferrovias e em ambientes industriais ruidosos como forma de sinalização a longa distância.  Nas situações de emergência ele pode ser usado para chamar a atenção da equipe de resgate ou do seu grupo em alguma excursão pela mata, caso você se perca.

Muitos não dão o valor merecido a esse pequeno e útil item que pode salvar vidas em uma situação de emergência. Caso ainda não tenha, procure adquirir pelo menos um apito. Entenda os motivos:

  • As vezes numa caminhada pode-se ficar para trás e dependendo da distância o grito não vai alcançar o grupo, então o apito funciona bem nesse cenário, já consegue ser ouvido a longas distâncias;
  • O grito não é um meio eficiente de chamar atenção. Além de cobrir um curto espaço, em pouco tempo os gritos podem deixar uma pessoa sem voz, e, se a pessoa estiver doente, a situação pode ser mais complicada. Sem forças é muito mais fácil assoprar um apito do que gritar;
  • Em desabamentos, sejam quais forem os motivos, caso você sobreviva, o apito também pode salvar sua vida, sinalizando o local onde você se encontra para as equipes de resgate;
  • Acho ele válido inclusive na procura por pessoas! Se alguém ou um grupo se perde, aqueles que forem procurar podem  ir usando o apito durante as buscas, assim o procurado tem a possibilidade de ouvir e poder saber a direção do resgate e caso possa, caminhar para a direção correta.

O apito é um item que serve para todos os ambientes, água, mata, cidade… Acho interessante que se tenha um na mochila, mas acredito fortemente que o melhor lugar para ele é o mais próximo do seu corpo possível, no bolso ou no pescoço, afinal nunca se sabe quando o imprevisto acontece e esse pequeno item, dependendo da situação pode efetivamente salvar sua vida.

Existem diversos modelos e formatos disponíveis. Você pode encontrar apitos que custam de 1 real a algumas dezenas de reais. Compre o que couber no seu bolso e que mais lhe agradar, mas tenha um sempre contigo.

Fenix NW20

Fenix NW20

Eu particularmente gosto dos apitos que não tem “bolinha” dentro pois eles não se dão muito bem com água. Então prefiro os sem “bolinha”. Gosto de apitos compactos e com som alto, eu tenho 1 Fenix NW 20(em torno de 35 a 40 reais no e-bay) e ele está sempre comigo como chaveiro e mais 2 apitos, o Acme 636 Tornado Slim(em torno de 6 reais no e-bay), um na mochila e outro na GoBag. Demandam pouca energia para usar e são bem compactos.

E você, também possui um apito em seu kit de sobrevivência ou kit urbano?

Anúncios

19 comentários

  • Existe um código internacional de apito. Não sei se é usado aqui no Brasil.

  • Edilson de Oliveira

    Gostei muito do artigo, porém tenho uma dúvida. Sou ciclista e ouvi falar que o uso do apito por ciclistas é proibido no trãnsito. Pergunto, existe alguma norma que proíba o uso dos apitos por ciclistas?
    Meu email: edilbia@hotmail.com
    Desde já agradeço.
    Edilson de Oliveira

  • Ótima dica. Às vezes nos esquecemos desses acessórios simples que podem fazer toda a diferença. A gente aqui em casa estava comentando, outro dia, da importância de se ter um canivete sempre à mão –uma certa garota morreu afogada, com os cabelos presos no ralo da piscina, porque ninguém tinha como cortá-los– e agora vejo que devo acrescentar o apito à lista de coisas indispensáveis para se ter sempre por perto!

  • Alexandre Fernando de Sousa

    Encontrei este site hoje por acaso e estou gostando muito dos assuntos. parabéns pela iniciativa !

    • Eremita Urbano

      Valeu Alexandre, que bom que está gostando! Obrigado pelo comentário!

  • Murilo Almeida

    Sempre tive apitos junto ao meu kit basico de trilha… Mas comecei a dar o seu real valor quando fui mergulhar em Fernando de Noronha em 2005… Sim, você não leu errado… No mergulho nós usamos apitos para sinalização tanto embaixo dágua bem como na superfície. Embaixo dágua o apito serve pra chamar a atenção do grupo que pode estar disperso ou mesmo pra alertar algum perigo. É um apito especial chamado de “DIVE ALERT” (R$76,00) que fica acoplado a mangueira de alta pressão do OCTOPUS, emitindo, embaixo dágua, um som agudo bastante forte, porem na superfície, este som é de um “pato rouco”, com pequeno alcance. Por saber disto, levo no meu kit de RESCUE, um apito simples de plástico ABS (R$7,00) amarrado em um cordete… Então, neste dia, estava a deriva bem longe da embarcação, e o “DIVE ALERT” não dava conta de chamar a atenção deles, foi então que lembrei de utilizar o outro apito e tudo acabou bem…

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelo relato Murilo, isso enriquece ainda mais o nosso aprendizado! Valeu!

  • Luciano neres

    Gostei muito da postagem… Sou ciclista + adotei o uso do apito a pouco tempo… Foi uma grande diferença, literalmente vc chama a atenção das pessoas para vc!!! Muito util!!!

    • Eremita Urbano

      Obrigado por comentar Luciano. Valeu!

  • Excelente informação, simples e muito útil.

    Por sorte aprendi a assobiar sem utilizar as mãos, apenas a lingua, e é bem alto por sinal. Mas mesmo assim eu mantenho um na mochila para algum imprevisto.

    • Eremita Urbano

      Ok, valeu por comentar Fernando!

  • Muito interessante e bem colocado, Eremita. Realmente, o apito é um item de grande importância e utilidade em diversas situações críticas. E normalmente nem é lembrado. Obrigado por nos relembrar isso.
    À propósito, quem viu o filme “Titanic” pôde observar que a protagonista foi localizada no momento crítico justamente por soprar um apito.

    • Eremita Urbano

      Bem observado Pretorius, grato por comentar!

  • Muito Bom, meu apito veio na pederneira.
    é bem util!
    =)

  • Sergio W. Grigio

    Melhor ter a mão até um apitinho de plástico de festinha do que não ter nenhum.

  • Tem uns canivetes táticos com apito bem legais.

  • Apito é fundamental e fácil de portar! Bem agudo de preferencia!
    Selva para todos!
    Abraços e na escuta

  • Pode ser aqueles apitos de plástico? de festinha de aniversário?

  • Marck Eagle

    Saudações! Possuo um apito na minha DOGTAG. Apito esse da AZTEC que segundo o fabricante possui decibéis mais altos…e por ele ser mais compacto não fica desconfortável!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s