SHTF School: Sobrevivência Urbana X Rural

Esta é uma discussão sem fim e sempre haverão pessoas que preferem uma das escolhas. Não há problemas, todos nós temos opiniões e não há nada de errado em debater ideias. Isso é algo quase que necessário ser feito, pois assim nós podemos perceber algumas coisas que passaram reto por nós.

Eu prefiro estar em um cenário rural quando uma crise acontecer. Eu tenho esta opinião simplesmente porque experienciei a sobrevivência urbana e não consigo imaginar que poderia ser pior que aquilo no campo. Na verdade, parentes meus que sobreviveram na área rural simplesmente conseguiram se sair muito melhor.

Ainda assim, todos nós temos de considerar os prós e contras em escolher entre as duas opções e precisamos ser objetivos, é algo difícil mas devemos tentar.

Recursos

O que você tem com você é o que terá por um bom tempo se estiver em um cenário urbano. Se você guardou comida e água é muito provável que poderá contar com isso por apenas algum tempo antes da situação mudar e você ter de procurar mais recursos.

Claro que existem formas de conseguir recursos no começo de uma crise, mas não é como nos filmes. Você tem de contar com o fato de que chegará atrasado nos locais de interesse e que unidades mais organizadas como gangues locais tomarão o controle de quem e quanto irá saquear. A ideia de buscar recursos em saques é uma conduta de alto risco, média recompensa e a maioria de nós se prepara para não ter que arriscar nada no meio do caos.

Alguns dos preparadores gananciosos ainda vão sair em busca de alguns extras, se expondo a riscos. Se você conhece minha história de quando vivi na guerra, saquear a fábrica de álcool no começo da crise foi algo muito bom para nós nas semanas e meses depois. Mas… Não estávamos preparados, e isso é uma grande diferença.

Grupos mais organizados vão controlar os saques então não há grandes benefícios para você pensar nisso durante a sobrevivência urbana.

Conte com o fato de que estar em uma cidade durante uma crise significa que haverão muitas pessoas com pouquíssimos recursos. Quando isso acontece, você pode esperar coisas ruins.

Estar em um cenário rural lhe dá a vantagem de ter alguns (se não todos) recursos, se houver planejamento correto. Árvores na floresta próxima de você ou um pequeno riacho podem significar muito quando uma crise acontece. Isso sem mencionar os animais e a produção de comida, claro.

Segurança

Não importa o tipo de casa ou apartamento que você vive no cenário urbano, cedo ou tarde você será forçado a defender o local. É um trabalho difícil simplesmente porque você não saberá ao certo quem é seu inimigo. Em outras palavras, você possivelmente terá inimigos demais.

Quando você tem muitas pessoas famintas, todo mundo é um possível inimigo. Você pode imaginar quanto esforço e tempo este fato vai custar para você? Você precisará ficar alerta e pronto para lutar/defender a todo momento. Para complicar, depois de ver a verdadeira natureza das pessoas tentando sobreviver (e fazendo o que for necessário) haverão poucos amigos sobrando.

Estar em um cenário rural não significa que você não precisa estar preparado para se defender, mas será muito mais fácil pois haverão menos pessoas. Menos pessoas significa menos problemas. Menos pessoas desesperadas significa que a tendência é que todos fiquem unidos.

Se você está planejando ficar em um cenário rural quando uma crise acontecer você deverá ter contigo o grupo de pessoas que você pode confiar, família ou amigos e vizinhos, todos juntos e com planos de como defender o que vocês tem. Este é o grande ideal para todos nós e só ter um abrigo secundário não será suficiente.

Senso comum, novamente

Agora por favor, você precisa entender que eu não estou dizendo que em caso de crise será impossível sobreviver na cidade. Eu sobrevivi. Eu só estou dizendo que na maioria dos casos será MUITO MAIS DIFÍCIL sobreviver na cidade do que em uma comunidade rural.

Claro que eu estou falando aqui sobre uma crise real. Eu sei que existem opiniões que em alguns casos de crise será mais seguro ficar na cidade onde há algum tipo de lei e esta pode proteger você. Existem opiniões que os locais rurais distantes serão o primeiro alvo que os assassinos, saqueadores e estupradores irão pois a lei se acabará mais rápido nestas áreas remotas. Ainda assim, tudo isso ainda deixa o cenário rural muito melhor na minha opinião.

Se você comparar com a vida normal que todos nós temos hoje, meus parentes viveram tempos difíceis. Eles perderam a luz elétrica, não tinham como fazer dinheiro, todos os que trabalhavam na cidade próxima perderam o emprego… Era guerra e a situação era ruim.

Mas o ponto é que eles tinham RECURSOS ao redor deles, terra para plantar, lenha para aquecer e animais para caçar.

Como você pode imaginar, algumas habilidades antigas voltaram a ser usadas. As pessoas começaram a fazer sucos com as frutas, os mais velhos lembraram quais foram as plantas comestíveis que ajudaram os sobreviventes da segunda guerra mundial.

As pessoas simplesmente “reinventaram”. Por exemplo, meus parentes construíram uma antiga máquina de pressão para fazer geléias e xaropes com diversos tipos de frutas. Parecia engraçado, eles usaram um pedaço de madeira longo e fino como uma espécie de alavanca, à distância parecia que alguém queria lançar algo de uma antiga catapulta romana.

Mas funcionou e não era nada novo. As pessoas usavam aquele treco por séculos mas o mesmo havia sido esquecido, pois era mais fácil comprar geléia ou fazê-la com equipamentos elétricos.

Cavalos foram colocados para trabalhar arando o campo, tabaco foi plantado… Mas o mais importante é que as pessoas ficaram juntas de maneira muito mais coesa em comunidades rurais pequenas, muitas dessas comunidades eram formadas por parentes ou pessoas que se conheciam por muitos anos.

Em caso de problemas de segurança havia maior facilidade para resolver, as pessoas eram mais organizadas.

Inclusive, um dos caras que eu conheço começou a ficar rico naqueles tempos. Ele simplesmente plantava batatas em grandes quantidades e tinha boas conexões para levá-las em locais onde o preço era muito maior.

Em resumo, recursos e segurança são muito mais fáceis de se conseguir em cenários rurais. A sobrevivência urbana importa muito mas não podemos esquecer que nosso maior objetivo é juntar o que pudermos para sairmos da área das grandes cidades.

Isso não é uma regra inquebrável, mas haverá muito mais luta por poucos recursos em cenário urbano, enquanto há muitos recursos sobrando e menor violência nos cenários rurais.

Trouxe a tradução deste texto devido ao grande número de questionamentos sobre quais dos ambientes são mais apropriados para enfrentar uma crise. Espero que as reflexões do Selco ajudem a perceber os diversos fatores que cada escolha proporciona e, apesar do posicionamento dele ser muito claro, lembre-se que é baseado em experiência real em cenário de guerra. Adoraria ver uma boa e longa discussão nos comentários!

Traduzido e adaptado do blog SHTF School.