Como fazer fogo com uma pederneira?

Dentre os recursos necessários para se manter vivo em uma situação de crise ou até mesmo em um simples acampamento, o fogo é um dos pontos de grande destaque e importância.

Hoje aprenderemos a utilizar a pederneira, equipamento simples mas que já evita a dependência de apenas fósforos e isqueiros.

Confesso que deveria ter feito este vídeo há muito tempo atrás, mas o que importa é que consegui gravá-lo e espero que o mesmo seja útil para agregar conhecimento! Segue:

Enfatizo que não apoio a ideia de ir somente com uma pederneira para uma aventura. Apesar de ser um equipamento relativamente confiável, se você tiver a infelicidade de pegar um dia de chuva ou não encontrar isca apropriada pode acabar em uma situação desconfortável e potencialmente perigosa.

Treine bastante e carregue-a consigo como um backup mas nunca abra mão de outros iniciadores de fogo.

Vocês geralmente carregam pederneiras quando acampam? Quais as experiências que já tiveram com esse equipamento?

Até.

Anúncios

18 Comentários

  • Pode parecer brincadeira, mas não é…Hoje, lendo as Escrituras, em Ezequiel 3:9, encontrei a palavra ” pederneira”, e, fui pesquisar sobre, e acabei no seu vídeo. Gostei muito da sua explicação e todo o resto. Gostei também da mesma que vc usa. É simples e eficiente. Aprender como fazer fogo, em ocasiões de extrema necessidade e com algo, como uma pederneira, pode ser vital até…muito bom! Obrigado!

  • claudio chaves costa

    Muito boa suas dicas gostei muito parabens…

  • Cátia oliveira

    Obrigada pelo vídeo. Tenho um filho de 9 anos que adora Assistir série sobre sobrivencia como está de férias e moro em uma chácara resolvi passar as férias testando algumas coisas conseguimos fazer um abrigo com bambu .cipó e folha de bananeira. Fiz uma armadilha arapuca com bambu e cipó até pegamos uma b pombinha claro que soltamos depois e tinha comprado uma perdeneira e agora vamos testar. E o que achei muito importante e que até repassei o vídeo .foi quando VC disse que tinha que treinar e que não conseguiria de primeira. Obrigada mesmo

  • Pingback: Como fazer fogo com uma pederneira?Vídeos do Youtube | Vídeos do Youtube

  • Pingback: Como montar o melhor kit de sobrevivência? |

  • Julio , muito bacana esse video , parabéns a você e a pessoa que estava filmando !

  • Tiago Castro

    Comprei uma pelo DX.com (esperando chegar a pederneira e o paracord), das que tinham uma melhor aparência (não muito fina, com bom apoio para os dedos…
    Depois de treinar seguindo as dicas acima, volto para contar a experiência!
    Ótimo vídeo!

  • Eu tenho um pouco de pratica com esse equipamento, mas nunca é demais um pouco de treino e prática com essa ferramenta. Uma vez estava acampando e o sol quase se pondo, tinha levado algumas caixas de fósforos e uma pederneira bem fina que comprei no Ebay. Dias se passaram e meus fósforos acabaram, e tinha me sobrado somente a pederneira. Na época eu não tinha o treinamento necessario para usar esse equipamento, e como era fina acabou quebrando no meio. Sem ter como usar a parte que ficou fora do suporte para segurar, fiquei apenas com mais ou menos 1,5 cm – 2,0 cm de pederneira. Fiquei aproximadamente 30 minutos tentando até que finalmente, após muitos calos e dores no braço, consegui acender meu ninho. Portando duas dicas: – Nunca compre uma pederneira muito fina ou muito pequeno em comprimento, pelas chances de quebrar.
    – Leve mais de uma em diferentes compartimentos.
    – E por último, TREINE, para não passar por esse aperto, hehe.

  • Comprei uma pederneira, recentemente, e fiquei todo feliz quando ela chegou pelos correios. Estava me sentindo o Bear Grylls no meu quintal. Para meu espanto, após quinze minutos fazendo faísca com a pederneira eu não tinha conseguido acender a isca. Na verdade, a única coisa que consegui foi uma bolha no dedo por causa do raspador. Achava que era simples de se usar uma pederneira (igual a como via na TV), mas aprendi que precisa de prática e técnica. Guardo a pederneira como um backup, junto de fósforos e BIC, que são a primeira opção! Narrei esse fato para alertar quem vier a ler esse comentário que é preciso se preparar para utilizar qualquer tipo de equipamento, não deixe para aprender na hora da necessidade.
    Abs!

    • Olá Avocati,

      É bem por aí mesmo. Agradeço a complementação!

      Abraços.

  • Adorei😍😆😇😊😁😂😍😜😜😚😎😎😐😎😎😚😎😒😚😒😎😒😎😋😎😚😚😒😎😎😇😎😈😎😎😇😎😇😆😎😇😇😇😋😍😎😆😍😎😍😈😚😎😆😎😎😊

  • Amei o vídeo.
    Por incrível que pareça, em 25 anos de “rala” na PM nunca tinha sequer visto operar uma pederneira.
    PARABÉNS, Júlio,
    mas, de novo, “deu zica” na hora de dar o GOSTEI.
    Um dia aprendo a operar computador, também.
    FORÇA e HONRA!!!
    CAVEIRA!!!!!!

  • Bruno Henrique

    Eu sempre carrego 2 pederneiras uma na minha faca mora e uma de backup e mais um isqueiro maçarico e um bic de backup. Oq percebi é q quando se faz muita força no riscador ou na faca a perdeneira fica com umas ondulaçōes dificultando posteriormente q produção de faíscas. Já aconteceu isso com alguém?

  • cra eu faço anos com grana e sempre deu certo com muita facilidade sera que serve

  • Excelente vídeo, valeu. Eu estava exatamente hoje pensando em que modelo de pederneira compraria, e com base em seu vídeo decidi comprar o modelo que você usa.

  • Marcos Batista

    Olá, eu sempre carrego uma pederneira quando acampo ou quando saio para o mato, pratico sempre com ela e as vezes é muito dificil fazer fogo se o material estiver só um pouco umido, por isso que nao devemos dispensar os outros meios, o ideal é praticar em diversos ambientes em diversas condições, (chuva) e aprender a encontrar mechas para começar o fogo mesmo com o ambiente molhado.

  • Muito bom Julio, como sempre muito didático parabens

  • Gabriel Neres

    Deus ouviu minhas preces! (y) Aleluia..

    Em 16 de maio de 2014 13:26, WordPress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s