Airsoft: Conhecendo o esporte

Eu particularmente sempre gostei de esportes que simulam combates. Pensando nisso, hoje lhes apresento uma modalidade que vêm crescendo bastante no Brasil, o Airsoft.

Tendo chego no Brasil em 2003, o esporte tem cativado um número cada vez maior de pessoas interessadas visto o baixo custo e também grande amplitude de diversão que a modalidade oferece. Atualmente existem movimentos bastante expressivos no Rio de Janeiro, São Paulo e muitos outros estados.

Para não me tornar repetitivo, segue o vídeo onde apresento algumas características básicas do esporte:

Apesar de ter um caráter bastante introdutório, agora vocês já tem uma melhor noção do que o Airsoft se trata.  Agora, após assistí-lo, vamos fazer uma análise de tudo que nós, sobrevivencialistas, podemos tirar da prática dele.

  • Regras de segurança: Apesar das armas dispararem bolas de plástico, a conduta de manejo dos equipamentos é idêntico ao de armas de fogo, então ao praticar o esporte você terá de atentar-se ás normas de segurança o tempo todo, fato que reforçará uma conduta segura ao estar com uma arma verdadeira;
  • Honestidade e cooperação: Visto que as bolinhas não deixam a pessoa marcada, o jogo depende da honestidade de cada um. Jogar esta modalidade lhe fortalecerá o senso de “Fairplay”  e também a compreensão de que o jogo depende da cooperação de todos os colegas neste quesito.
  • Condicionamento físico: Pode até ser que não pareça, mas jogar Airsoft cansa! Dar corridas rápidas, esgueirar-se pelo mato e fazer tudo isso sob tiro inimigo e sol quente forçam seu corpo e com certeza lhe ajudará a criar maior resistência;
  • Dinamismo de combate: Apesar de ser simulado e com distâncias inferiores, o combate do Airsoft segue padrão semelhante aos combates reais. Vivenciar isso lhe dá maior percepção de como combates ocorrem e também lhe mostra que o processo é bastante dinâmico e repleto de variáveis;
  • Pessoas que pensam de forma semelhante: Geralmente os que jogam Airsoft possuem os mesmos gostos por artigos militares, sobrevivência e semelhantes. Jogar com esse pessoal vai poder lhe aproximar de possíveis aliados em caso de necessidade, ou quem sabe, de um preparador que esteja por ali também;
  • Pensamento estratégico: Sendo o combate bastante dinâmico, o Airsoft lhe força a criar estratégias de avanço/defesa e formas diferentes de conquistar os objetivos de cada partida. Isso lhe ajuda a desenvolver melhor o seu senso de planejamento e também de controle de danos (quando a estratégia falha).

Poderia citar muitos outros benefícios aqui, porém creio que vocês já entenderam a mensagem. No final das contas, a maior vantagem é poder se divertir entre amigos nos finais de semana e ao mesmo tempo treinar diversas habilidades diferentes.

E então, você já conhecia este esporte? O que acha da prática dele?