Post do Leitor: Epidemias – Ameaça mortal e invisível

Hoje, no mundo globalizado em que estamos, as principais ameaças capazes de nos afetar severamente que podemos imaginar são geralmente os desastres naturais, quedas de governos, guerras e ameaças biológicas, como por exemplo, as epidemias.

Hoje vamos pensar um pouco mais sobre esta última. Antes de tudo, acho interessante diferenciar epidemias e pandemias visto que muitos confundem os dois termos:

  • Epidemia: Quando uma doença é altamente contagiosa, podendo ser letal ou não, atinge um região, estado ou país.
  • Pandemia: Quando a doença afeta continentes ou o mundo inteiro.

O ponto principal deste post são as epidemias e como elas podem ameaçar a sua vida e de seus entes queridos. 

Imaginamos uma seguinte situação:

Uma nova gripe surge na China. Ela é aviária mas só é transmitida de aves pra humanos. Os sintomas são de febre alta e tosse. Em certos casos progrediram para formas bastante graves da doença, incluindo pneumonia grave, síndrome de desconforto respiratório agudo (SDRA), choque séptico e falência múltipla de órgãos, que podem evoluir para o óbito. Naturalmente, a tendência do vírus é se propagar, logo, seguem as  sequências de fatos:

  1. O Vírus  chega em Hong Kong mas sofreu uma mutação e não está restrito mais apenas ao contágio de ave para humano, mas de humano pra humano;
  2. O vírus sai do continente de origem e vai pra Europa, América do Norte e América do Sul;
  3. Após três dias depois da saída dessas pessoas contaminadas pra essas localidades elas estão em estado passivo da doença mas já contaminaram várias pessoas. sete dias depois os primeiros casos dessa doença, que foi batizada de H7N9, começam a aparecer;
  4. Dez dias depois, as pessoas dos primeiros casos estão em estado Grave chegando ao óbito. A doença se espalha com grande força, chamando a atenção da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças);
  5. A taxa de mortalidade chega a 30%, o que é relativamente grave e pode ser comparado à Gripe Espanhola, que matou mais de 25 milhões de pessoas ao redor do mundo;
  6. Um mês depois, vários casos se espalharam no Brasil, EUA, Canada, México entre outros países. Aproximadamente, 5 milhões de pessoas no Brasil estão contaminadas;
  7. Caso o governo não tiver um plano pra controlar a situação, em 2 meses começam a surgir saqueadores, blackouts, revolta da população, água e comida contaminada, sendo tais acontecimentos são cotidianos.

Essa simulação é baseada em uma situação avançada da gripe, onde a cura não foi encontrada. Resumindo, o mundo que conhecemos está em um Apocalipse Biológico de Nível 6, que é o máximo. Usando o simulador pandêmico GLEAMviz, pude analisar que, em 1 ano, mais de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo poderiam estar mortas, caso não conseguissem encontrar uma vacina. Felizmente essa situação não ocorreu, mas a doença que acabei de dizer é real sim.

A Gripe aviaria H7N9 que surgiu na china ano passado está crescendo rápido, mas ainda controlada pois apenas está passando de ave pra humano. Ainda assim, possui taxa de mortalidade de 30%. Os sintomas que foram descritos acima são os sintomas reais da H7N9. Os pesquisadores afirmam que há uma possibilidade grande de ser transmitida de humano pra humano pois o vírus está constantemente mudando.

Dizem que já encontraram a vacina dessa nova gripe, mas não tem afirmação. Você já imaginou se essa situação que criamos ocorre mesmo? O que você faria? Quais itens que você acha que ajudariam a protegê-lo? Você possui equipamentos de proteção biológicas como mascaras, luvas e óculos de proteção?

Caso tenha, parabéns. Caso não tenha, comece a montar um plano pra esse tipo de situação. Devemos estar mais atentos a esse tipo de ameaça. Por isso, tire um tempo curto do seu dia para poder pesquisar e rapidamente você estará pronto pra essa situação. 

Se você quiser ver como ficaria o mundo ou um país nessa situação, assista o filme: Contágio. Ele mostra com muito detalhe a situação da sociedade nesse tipo de ameaça global.

O que vocês acham sobre esse assunto?

Post escrito pelo leitor Issacar Brunow.

Anúncios

10 Comentários

  • GOVERNO VAI COMEÇAR CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO HPV EM MENINAS NAS ESCOLAS EM MARÇO
    META DO MINISTÉRIO DA SAÚDE É VACINAR, ATÉ DEZEMBRO, 5 MILHÕES DE MENINAS ENTRE 11 E 13 ANOS A vacina é segura?
    O Dr. Joseph Mercola comenta que os dados do Sistema de Registro de Efeitos Colaterais das Vacinas (SREC) do governo americano indicam que a Gardasil está ligada a 49 mortes súbitas, 213 invalidezes permanentes, 137 registros de displasia do colo do útero, 41 registros de câncer de colo do útero e milhares de registros de efeitos colaterais, abrangendo desde dores de cabeça e náuseas até erupção de verrugas genitais, choque anafilático, epilepsia tonicoclônica generalizada, espumação pela boca, coma e paralisia. O DR. MERCOLA TAMBÉM DIZ QUE É PREOCUPANTE O FATO DE QUE AS VACINAS DO HPV PROTEJAM CONTRA APENAS DUAS DAS VARIANTES MAIS COMUNS DO HPV ASSOCIADAS COM CÂNCER, O HPV-16 E O HPV-18, AINDA QUE HAJA MAIS DE 100 DIFERENTES TIPOS DE HPV, PELO MENOS 15 DOS QUAIS PROVOCAM CÂNCER.
    Confira também o caso registrado em vídeo de duas adolescentes prejudicadas pela vacina do HPV: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oTuN7DRlBKI Vítima da Gardasil se manifesta 2 anos depois de vacinada: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xWVQ04fAhfI Uma reportagem especial do WND indicou mais mortes envolvendo a vacina do HPV.
    Nesse tipo de campanha de vacinação, há interesses entre governo e empresas farmacêuticas?
    Há exemplos no histórico do governo brasileiro. Em 2009, Lula recebeu o Prêmio Chatham House por seu papel como “importante promotor de estabilidade e integração na América Latina”. Um dos principais patrocinadores desse prêmio internacional foi a empresa farmacêutica GlaxoSmithKline. No final de 2009, a GlaxoSmithKline recebeu R$ 465.532.000,00 do governo brasileiro, numa compra sem licitação, de doses da vacina contra a “epidemia generalizada” da gripe suína.
    Em reportagem do WND, o ator mundialmente famoso Chuck Norris disse: “O governo está debaixo dos panos e debaixo da pele dos outros — literalmente — fazendo algo que pode ser prejudicial para a saúde de seus filhos e para a nossa saúde.” Ele então revela o acobertamento que o governo federal vem fazendo no caso das vacinas debaixo da total omissão e silêncio dos grandes meios de comunicação. A GLAXOSMITHKLINE, MULTIBILIONÁRIA EMPRESA DE VACINAS QUE FABRICA UMA DAS VACINAS DO HPV, FOI CONDENADA EM 2012 A PAGAR MULTA DE 3 BILHÕES DE DÓLARES DEPOIS DE SE DECLARAR CULPADA DE COMETER A MAIOR FRAUDE DE SAÚDE DA HISTÓRIA DOS EUA.
    O governo agiria para enfraquecer a resistência à sua campanha para vacinar as meninas do Brasil?
    Durante a campanha de vacinação contra a rubéola em 2008, as denúncias do Blog Julio Severo atraíram não só a atenção da mídia comprada (vejanotícia do jornal O Dia, ligado à Globo, culpando-me pelo número baixo de vacinações), mas também a ira do Ministério da Saúde, que contou com uma equipe de profissionais de internet para sabotar meus artigos sobre a campanha da vacinação. A meta era postar textos e comentários nos locais onde meus textos haviam sido publicados, questionando-os, quebrando a força deles e destruindo minha credibilidade. Um trabalho de guerrilha. Só fiquei sabendo disso porque uma mulher ligada a essa equipe conversou com uma amiga dela, que por sua vez é minha amiga!
    Quem deve decidir as questões de saúde dos filhos: o governo ou os pais?
    Em reportagem do WND, Chuck Norris disse: “O governo precisa parar de ocupar o papel de administrador e controlador de nossas vidas e das vidas de nossos filhos e precisa começar a desempenhar o papel de apoiar as decisões dos pais para seus próprios filhos. Os filhos pertencem a seus pais, não ao governo. E os pais precisam ter o direito e apoio governamental para criar seus filhos sem imposições federais, e sem intervenções em nossos lares e educação e saúde de nossos filhos.”
    Com informações do jornal Estado de S. Paulo.
    “Na verdade, quanto maior o número de vacinas que uma pessoa recebe, mais fraco se torna seu sistema imunológico.” “A cada dia aumentam mais as suspeitas de que as vacinas contra doenças infantis, aparentemente inócuas, sejam responsáveis pelo dramático aumento das doenças auto-imunes.” “É, portanto, inacreditável que a maioria dos pais, últimos responsáveis pela segurança dos filhos, desconheça totalmente esses fatos e permitam que as crianças sejam expostas a 20 ou 30 doses de vacinas.”

    http://www.difusaoautoecologia.com/artigos/vacinacao_x_imunidade01.htm
    Eu conheço a Monica Lacombe da Forever – Botafogo- RJ ela é uma brasileira que roda o mundo todo dando palestras, e recomendo.
    Japão Retira Apoio à Vacina Contra HPV Devido aos Efeitos Adversos, Como Infertilidade e Paralisia http://www.noticiasnaturais.com/2014/03/japao-retira-apoio-a-vacina-contra-hpv-devido-aos-efeitos-adversos-como-infertilidade-e-paralisia/
    Aqui em casa decidimos que a nossa filha não vai tomar este vacina HPV, porque é muito perigosa, e nós confiamos em nosso Senhor Jesus Cristo que tudo nos concede, nos livra e nos salvará!

  • Isso dava em ótimo filme.

  • Rosane Malavazzi

    Grupo do Facebook: H7N9 2013

  • Rosane Malavazzi

    O H1N1 original da gripe suína de 2009 esta ativo e mais resistente e letal , esta adoecendo e matando desde que esse inverno mais frio começou nos EUA Canadá e Europa, e ninguém esta divulgando nada aqui!
    E verdade! Acompanhem nosso grupo no
    Facebook, sempre postamos noticias recentes.
    Acessem o site http://www.precavido.com.br e vejam as noticias mais recentes sobre ambos os virus H7N9 e H1N1
    Pensem, nesta olimpíadas de inverno e ate na copa do mundo, quanta gente de fora vão espalhar vírus esquisitos por ai?

  • carlossilvapb

    E para completar, as pessoas provavelmente demorariam a acreditar que está acontecendo uma pandemia. Já foram tantos alarmes falsos que, só uma sacudida muito grande convenceria as pessoas que das outras vezes não aconteceu nada, mas desta vez é real….

  • É…
    Simulação ou não, fato é que negócio todo está cada dia mais tenebroso.
    Os transportes públicos são uma via de acesso fácil para perigos dessa natureza.
    Alguém acionou a emergência no Metrô e vejam no que deu…
    No mínimo, deixou bem flagrante que o sistema de segurança, de maneira geral e não somente o do Metrô, não passa de um quebra-galho.
    Some-se a isso a falta de escrúpulos das “otoridades” e a Lei de Muricy sempre mais afiada, vigente e operante neste nosso país, seria um fator multiplicador exponencial.

  • O mais importante é a adoção de bons hábitos de higiene individual e coletiva, lavar as mãos frequentemente é um bom primeiro passo, e no coletivo deveríamos atentar para a aeração dos locais que vivemos, grandes prédios com entrada de ar sujas e passíveis de invasão por animais para fazer ninhos, como aves mesmo, acabam contaminando todo o sistema de ar do ambiente, assim como a falta de limpeza/troca dos filtros do ar-condicionado pode evitar muitas doenças, como a que foi mencionada,

  • bom ao meu ver , até bem recente , na história da humanidade , vivia-mos , digamos cada povo em seu habitat , tipo macro viveiros ou gaiolas , mas com o advento da evolução dos meios de transportes , estradas , mar e ar , melhor dizendo , carros e ônibus , navios e marés , aviões ou as próprias correntes de ar , estamos esparramando todo tipo de coisas por todo lugar , e não digo isso só no sentido viral , mas de uma forma geral , algas , pássaros , peixes , ouvi recentemente , que o rio parana , aqui no brasil , ja esta infectado com um certo tipo de alga extremamente agressiva , sem falar de peixes , peixes estes , trazidos de alem fronteiras e continentes diversos , que estão predando os peixes nativos , sem falar-mos nas pestes inúmeras , que vem assolando a agricultura , fauna e flora. gente e olha que nem quero entar na perte das pesquisas aeroespaciais , que sempre estivemos de certa forma protegidos aqui na terra
    mas com tudo isso , eu acredito que é uma certa forma da evolução do bio sistema , pois como os seres humanos , e suas miscigenações , estamos caminhando em um período bem breve , para o nascimento de uma unica raça humana , ou seja , desapareceram , brancos , pretos , amarelos e outros , e dai surgira uma nova raça ,
    o que no bem da verdade , podemos notar que tudo isso , epidemias , pandemias , miscigenações raciais , ou seja , em tudo ,
    fauna , flora , tudo esta ao gosto das evoluções que o planeta vem buscando para melhor sobreviver , vejam bem , estou dizendo o planeta , nos humanos , somos meros detalhes neste processo evolutivo planetário , mas uma coisa posso dizer e com toda a minha pequena capacidade de interpretação do que vem ocorrendo em nosso planeta ,
    o ser humano é com certeza bilhões de vezes mais letal que qualquer evolução do H1N1 , EBOLA , catastrofe ,
    portanto , a cada agressão nossa o planeta responde de um jeito , criando matérias para se proteger

    portanto para mim o pior e mais letal vírus que já esta assolando a terra e o seu eco sistema é o “conatus in homine libera evolution”

    ANTONIO BETE NETO
    AD VERUM STUPIDUS LV annorum, adhuc melius mutare

  • a globalizaçao transforma epidemia em pandemia em pouco tempo, recentemente saiu na midia uma reportagem sobre a quantidade de bacterias que as pessoas trazem nas malas , e nos aeroportos a vigilancia sanitarias olha so as pessoas.

  • Yoseph Makabi

    A ameaça é real. Mas a pandemia já existe. Não da gripe, aviária ou suína, mas de DOENÇAS. Várias doenças. A humanidade morre de várias doenças ao mesmo tempo. A saúde não existe em lugar nenhum do mundo. No Brasil é ainda pior. Morremos no trânsito, de bala, faca ou de susto, e morremos nas filas dos hospitais ou em casa, ou nas ruas, sem atendimento adequado. Até os remédios que o ser humano utiliza para curar as doenças lhe causam doenças ainda piores. É o fim!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s