Falando sobre isolantes térmicos

Este é mais um daqueles equipamentos que pouca gente dá atenção mas que faz completa diferença em um abrigo. Já vi colegas reclamarem de frio durante a noite mesmo com um saco de dormir de boa marca, simplesmente por que não deram atenção a esse equipamento tão pouco estimado.

Pensando em esclarecer esse pessoal e ajudar também os que estão começando, fiz um vídeo comentando sobre algumas alternativas deste equipamento e as suas diversas vantagens e desvantagens. Segue o vídeo:

Espero que tenham gostado! E você, prefere qual tipo e isolante?

Anúncios

12 Comentários

  • Pessoal mas e no caso do Isolante de Ar , se ele furar no meio da noite não fica impossivel de achar o furo para reparar?

  • Kaio preparador

    Olá Julio! mais uma ótima dica, parabéns pelo video.
    eu acampo no quintal mesmo, sempre usei colchão de ar tipo aqueles que se usa na piscina como isolante é ótimo e custa 20 reis vou postar um video com ele talvez vcs gostem da ideia.

  • Mais um ótimo post Júlio, parabéns!

  • MAJOR COSTA TELLES

    Parabéns de novo, JÚLIO.
    Como sempre, muito útil seu vídeo.
    Só para evitar algum mal entendido, gostaria de reforçar que, apesar de entender a brincadeira sobre as “folhas de bananeira”, não devemos dispensar a forração do fundo da barraca com folhas (de preferência mato cortado, para evitar gravetos), principalmente para evitar as tais “pedras nas costas”, que além de desconfortáveis vão deteriorar mais rapidamente o material isolante.
    Reforço o final de seu vídeo com a seguinte observação prática: mais vale o descanso com qualidade que uma refeição, se estivermos em situação real de sobrevivência; a pior coisa que se pode fazer é dormir de qualquer jeito, pensando que os quinze minutos a mais “perdidos” na preparação do abrigo vão compensar como a mais tempo de sono.
    Outra dica é fazer uma depressão no solo, de aproximadamente um palmo de profundidade e dois a três de circunferência, na altura de onde ficarão os quadris, quando estiver escolhido o local da barraca.
    Principalmente para quem costuma dormir de lado o efeito é ótimo, pois dá a sensação de estar numa cama.
    FORÇA e HONRA!
    CAVEIRA!!!
    Maj COSTA TELLES

    PS: continuo detestando esse bichinho ao lado de meu nome e não vou abrir Face ou outras coisas de jovenzinho para colocar outro ícone.
    Vc que é “new generation”, faça o favor de resolver.

  • edison johnny marques

    BOA BOA

  • Julio, parabéns pelo post. Muito importante isolar o frio e também aumentar o conforto. Eu já estava preparando um texto sobre isso e depois de ver o seu terminei o meu. Claro que existem muitas opções para cada tipo de acampamento, por isso tentei cobrir mais variações sobre o assunto. Dá uma olhada lá. http://campingtec.blogspot.com.br/2013/12/como-dormir-bem-no-camping-ou-na-trilha.html

  • Concordo com o Floriano. Eu uso um colchonete simples de piscina comprado em supermercado no valor de 25 a 35 reais com um dos lados revestido por uma especie de lona. Acessivel e aparentemente de melhor qualidade que o apresentado no video. O problema e que quando se destina determinado produto pra camping eles aumentam o preço pra ganhar a mais.

  • Olá amigos,no caso de uma emergência podem ser usadas caixas do tipo tretra pak,aquelas caixas de leite,ou suco,lembrando que elas podem subistituir as mantas termicas até mesmo em casas.Já que estamos falando sobre situações emergenciais vale a dica.

  • Depois que passei a usar melhorou d+ os acamps, como ele é leve acho tranquilo de levar, claro que ele acaba ficando do lado de fora da mochila e se for andar por uma mata fechada se ele ficar de lado vai garrar em tudo que é galho, eu particularmente carrego ele na posição vertical preso na parte da frente da mochila, mas ele da um conforto muito bom, diminiu muito a perda de temperatura, e eu sempre uso na rede, pois a rede Kampa de Nylon é muito fina e o nylon deixa passar muito vento e agente perde muito calor, por isso recomendo usar até na rede também, me lembro de um acamp, que durante o dia fez muito calor mas a noite dormindo na rede esfriou d+, qualquer parte do corpo que saia do isolante, parecia congelar. ótima dica, e parabéns pelo site, ta show.

  • Eu utilizo uma manta térmica dessas vendidas em casas de construção há bastante tempo e ela sempre supriu bem minhas necessidades, apesar de não ter realmente a mesma efetividade de um produto específico para este fim. Na realidade o que me levou à optar por esse tipo de isolante não foi o preço, mas sim a versartilidade do material. Eu utilizo uma manta em tamanho integral, cerca de 2x1m, reforçada com cordura camuflada e fitas de nilon e ilhoses em alguns pontos (Evidente que esse incremento fui eu mesmo que forjei). Com esse perfil, o isolante mantêm mais ou menos o mesmo volume de um isolante convencional de EVA e possibilita outras formas de utilização. O que me levou à optar por ele é que ele é maior, então duas pessoas podem utilizar em conjunto, o que era conveniênte na época em que eu comprei. Hoje em dia uso mais um convencional mesmo, apesar de ser mais confortável ele não parece muito diferente em questões de isolamento térmico em relação à duas faces de uma manta térmica, que pode ser dobrada para uso individual ficando com o maio ou menos o mesmo tamanho e eficiência de uma de EVA. Além de dispor espaço pra um casal, também é possível usá-lo para forrar o chão de uma barraca simplesmente, o que é bem conveniênte apesar do barulho irritante. Também já cheguei à utilizar o material como parede para um abrigo, o que requer atenção por se tratar de um material muito leve, relativamente amplo e impermeável, que pode sofrer com a ação do vento caso seja mal empregado. Mas é um item bastante funcional na minha opinião. É apenas isso, é um material versátil mas que requer certos cuidados, até por ser um material mais frágil.
    Parabéns pelo trabalho mais uma vez e até mais.

  • Muito bom post.
    Gosto do blog e acompanho, aprendi muita coisa aqui.
    Julio, realmente poucos usam isolante em rede, o que acho ser um erro em lugares frios, apesar do isolante parecer estranho numa rede, se o local for frio ele ajuda muito.
    Também acho o isolante de EVA grande e sem jeito de transportar enrolado do modo tradicional, eu tenho colocado ele enrolado em torno da parte interna da mochila acompanhando o formato interno dela, assim no meio dele fica oco, fica o espaço interno da mochila, suficiente pra transportar saco de dormir e todos os outros itens. É bem melhor transportar o EVA assim como falei.
    Com o tempo a espuma do EVA sofre danos e fica amassada sim, mas isso depende da qualidade da marca, em um de 8 ou 9mm da Trilhas e Rumos ou Conquista isso praticamente não acontece.
    Eu tenho eles e um Nautika, acho a diferença de qualidade deles pro Nautika muito grande, acho o Nautika bem fraquinho mesmo! O conforto também depende da espessura do EVA, nesses dois melhores que falei o desconforto é bem amenizado comparado ao Nautika.
    Tenho vontade de pegar um inflável desse por causa da facilidade de transportar, mas ainda não pude gastar com isso, também tenho receio dele furar e me dar trabalho pra consertar, acho o tradicional de qualidade muito confiável.
    Vlw.

  • Olá amigos…!!!
    Meus parabéns pela matéria…!!!!!
    Tenho o isolante inflável apresentado no vídeo. Paguei na época R$250. No primeiro uso tive que enche-lo 3 vezes durante à noite…!! Descobri um micro furo devido à um defeito de fabricação pois tinha uma rugosidade no tecido interno que fazia o ar sair…!! Para acha-lo tive que mergulhar o isolante inflado no tanque com água até encontrar esse furo.
    Essa compra pra mim foi uma total decepção além de que esse modelo é muito estreito ficando os braços encostando no chão se dormir de costas. Na rede nem pensar pois ele fica escorregando o tempo todo para os lados.
    Mais vale um colchonete simples de piscina por 10 reais do que esse isolante caríssimo da CAMP.
    Obrigado espero ter contribuido com minha experiência…!!
    Abraços a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s