Camuflagem: Padrão Woodland

Mais uma continuação de nossa série sobre camuflagens! Hoje abordaremos a primeira camuflagem utilizada em cenário de combate, o padrão woodland.

Este padrão perdurou durante muitos anos na ativa devido a sua efetividade em selvas fechadas e florestas com iluminação menor, típicas dos combates que ocorreram na época em que foi desenvolvida e aplicada. Segue o vídeo:

O que você achou deste padrão? É mais eficiente que o padrão de nosso exército? 

Até.

Anúncios

16 comentários

  • Giovanni Hagen Lima

    acho que em terrenos abertos, o padrão woodland é realmente ineficiente por ser muito escuro, distinguindo-se claramente da vegetação. Porém em mata fechada consegue um eficiência bem maior que a farda do EB (esse era justamente objetivo do exército americano, um uniforme de mata fechada)

  • felipe mazer

    Só que prefiro o multicam..rs

  • felipe mazer

    Esse padrão foi o que se comportou melhor nas áreas em que vocês testaram…foi a minha opinião ..rs

  • cara sou um grade fa deste tipo de coisa (JA fiz parte do grupo escoteiro aimores mais sem sobra de divida a camuflagem brasileira é a melhor

  • Eu realmente gostaria de ver a comparação também com a camuflagem da força aérea brasileira, pois fiquei sabendo que ela é a melhor e mais adequada às matas brasileiras.

  • Acho que tanto o padrão EB quanto o woodland não ficam muito bem em cerrado, aliás, ficam muito ruins, porém o woodland fica melhor entre folhagens, e o padrão EB pode ser melhor utilizado em sombras, por ser escuro. Uma idéia que eu acho q facilita qualquer camuflagem é sujar um pouquinho[não muito] a roupa com terra ou areia do ambiente[até barro, possivelmente], acho q facilitaria como naquela área de terra laranja. Os padrões ficam definitivamente péssimos em gramado, os dois, sem dúvida.

  • Meus caros sobrevivencialistas

    Vou deixar um link sobre FUKUSHIMA.
    As coisas estão fora de controle, e não sei o que vai acontecer.

    Vejam:

    http://informacaoincorrecta.blogspot.com.br/2013/09/fukushima-os-novos-enormes-perigos.html

    É tão grave a contaminação radioative, que se as barras de combustível incendiarem, a nuvem de radiação atingirá todo o globo.

    Ninguem escapará, nem debaixo da terra.

    Um abraço preocupado aqui de araruama – rj

    Ramiro Lopes Andrade

  • Excelente vídeo. Na minha opinião a farda brasileira ficou melhor.

  • Ao meu ver entre os três tipos de camuflagem o multicam se adapta melhor em ambientes claros quanto o do EB em ambientes fechado e mais sombreados; quanto o do wood land e mais pra terrenos alargados tipo com barros ,pantanos e folhagem secas , realmente acredito que o uniforme especifico para cada terreno seria a melhor opção .,Mas com criatividade podemos ser eficaz com qualquer um deles. Pensando no tema tive essa ideia;
    Se você estive em sua base de campo e coloca-se uma pessoa para observar e coloca-se mais 3 pessoas com uniformes diferentes espalhados em diâmetro iguais e falacem para se aproximarem de você.
    qual deles chegaria mais proximo de voce sem ser percebido, claro que,deve ser levado em conta o tempo e adistancia a te ser visto pelo observador, que acha dessa ideia ?

  • É como você falou, depende muito da região.
    Mas ainda prefiro o Multicam, com certeza.
    Valeu a abordagem. Abraços Julio.

  • MAURICIO A. PREUSS

    CARO JULIO: TENHO ALGUNS COMENTÁRIOS A FAZER;
    1) QUANDO SE FALA SE UM PADRÃO DE CAMUFLAGEM É BOM OU NÃO ISSO É MUITO RELATIVO, POIS, DEPENDE UNICAMENTE DO LOCAL ONDE SERÁ UTILIZADO (ÓBVIO! CHOVI NO MOLHADO) O QUE NOS LEVA A CONCLUIR QUE NÃO EXISTE PADRÃO DE CAMUFLAGEM PERFEITO.
    2) EM FUNÇÃO DISSO O BEABÁ DE TODO SOLDADO AO SE CAMUFLAR SEGUE ESSE PEQUENO CHECK LIST:
    A) FORMA: AO SE POSTAR DEVEMOS EVITAR DE DESTOAR DAS FORMA DO LOCAL ONDE ESTAMOS,
    B)SOMBRA: AO SE POSTAR PROCURE LOCAIS COM SOMBRA A FIM DE USAR A BAIXA LUMINOSIDADE A SEU FAVOR;
    C)MOVIMENTO: AO SE DESLOCAR TENTAR AO MÁXIMO APROVEITAR O TERRENO PARA SE OCULTAR (ÁRVORES, MUROS, PEDRAR,ETC)
    D)CORES E REFLEXOS: NADA DE PEÇAS DE VESTUÁRIO BRILHANTES OU CONTRASTANDO COM O MEIO AMBIENTE E MUITA ATENÇÃO COM REFLEXOS QUE PODEM DENUNCIAR SUA POSIÇÃO A CENTENAS DE METROS (POR ISSO DE USAR O RELÓGIO VIRADO PARA A PARTE DE DENTRO DO PULSO).
    ESSAS DICAS NÃO SÃO INVENÇÃO MINHA ELAS SÃO ENSINADAS DURANTE A INSTRUÇÃO BÁSICA NA LEGIÃO ESTRANGEIRA. O UNIFORME É SOMENTE UMA DAS PARTES DO PROCESSO DE CAMUFLAGEM A CRIATIVIDADE DO SOLDADO É SEMPRE INCENTIVADA VISTO QUE NEM SEMPRE SE TEM A MÃO UM UNIFORME DE ACORDO COM O LOCAL DA MISSÃO.

    PARABÉNS PELA MATÉRIA E PELO VÍDEO

  • legionário

    A primeira camuflagem (padrão fabricado em série) utilizada em cenário de combate foi usado pelas Waffen ss na II Guerra Civil Europeia.

  • Cara, acho que vc foi meio injusto, vc botou seu amigo lá longe no meio do mato deitado e vc ficou mais perto em pé, isso é ao meu ver desculpe qualquer coisa, mas enfim eu prefiro a camuflagem dos Fuzileiros Navais do Brasil,

  • woodland é ineficiente em campo aberto, dentro da mata ja melhora mas aindo continua evidente, eu noto que os padrões mas alongados nas manchas ficam melhores, mas foi uma boa apresentação forte abraço.

  • A camuflagem mais linda da história, e a minha favorita. Nem se compara a efetividade dos padrões digitais e ultra-modernos de hoje em dia, mas a sua versatilidade por décadas é algo fantástico.

  • Ineficaz, prefiro o MULTICAM!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s