Os perigos de um abrigo subterrâneo

Quando começamos a pesquisar sobre abrigos de emergência, o que nos vêm à mente é aquele “bunker” subterrâneo. Não culpo ninguém por isso, afinal, onde quer que vejamos as pessoas estão sempre discutindo somente este tipo de proteção.

Não quero entrar no mérito de como construir o melhor abrigo, porém hoje lhes trago alguns perigos de se confiar em um recuo subterrâneo.

Inundações: Se as portas e paredes do seu abrigo não forem projetadas para serem à prova d’água, em um cenário de crise como tempestades ou até mesmo rompimentos de barragens e afins, você pode acabar com seu único ponto seguro inundado  ou pior, com você afogado dentro.

Umidade: Se seu abrigo não estiver devidamente construído, após alguns meses poderá desenvolver mofo e começar a cair aos pedaços devido a umidade que virá do solo em volta. Nada pior do que abrir a porta do abrigo para se entocar e ver as paredes verdes.

Incêndios: Se seu abrigo ficar diretamente abaixo de sua casa você deve tomar cuidado especial com incêndios. Se o agressor em questão não conseguir entrar em seu abrigo e decidir incendiar a casa acima de você, provavelmente você fritará exatamente como se estivesse em um forno.

Fumaça: Uma das técnicas muito usadas em guerras era a de “esfumaçar” os ocupantes de um abrigo para forçá-los a sair ou morrerem asfixiados. Se a sua porta não for selada e sua entrada de ar for descoberta, qualquer fogueira com folhas verdes e plástico pode acabar enchendo seu bunker de fumaça e lhe obrigado a abandonar o local.

Corte de suprimentos: Já vi muitos bunkers que usam água encanada diretamente da rua ou dependiam de encanamentos para conectar o reservatório ao abrigo. O problema é que se os canos entupirem/quebrarem/enferrujarem com o tempo (ou outros fatores), você ficará sem acesso ao que estiver fora do abrigo. Toda água e comida têm de estar no mesmo ambiente em que você está. 

Bloqueio da entrada: Há a possibilidade de que em cenário de crise algum objeto caia sobre a porta de entrada e impossibilite a saída dos ocupantes. Se seu bunker estiver abaixo de sua casa e esta desabar, você estará preso para sempre. Se estiver no quintal e uma árvore cair em cima, terá o mesmo destino…. e assim consequentemente. A melhor alternativa para contornar a situação é instalar uma saída de emergência ou opcional.

Propensão ao cerco: Agressores podem muito bem montar acampamento na porta de seu abrigo e esperar você sair implorando por comida ou água. É imprescindível que seus estoques sejam longos o suficientes para que os agressores desistam.

Anulamento tático: A partir do momento que você entrou no seu abrigo e trancou a porta, o mundo lá fora vira um mistério. Enquanto você está lá dentro, pode haver um tanque de guerra se preparando para explodir sua porta que você nem ao menos saberá. Diferente de outros abrigos, o subterrâneo elimina suas chances de reagir a um ataque visto sua posição defensiva limitada. Para resolver isso, pode-se criar a entrada em “L”, muito usada em bunkers da segunda guerra mundial, porém o investimento será bastante alto.

Dificuldade de sigilo: Este serve para os outros tipos, mas vale salientar aqui. Como você vai explicar para o pedreiro/construtora para que quer um buraco no chão com paredes e tetos reforçados e encanamento independente da casa? A não ser que você construa o abrigo sozinho, terá de pensar na possibilidade que em caso de crise o pedreiro que rebocou as paredes pode aparecer na sua casa querendo entrar no seu bunker.

Enfim, poderíamos pensar em vários outros pontos de fraqueza de um abrigo subterrâneo. Eu pessoalmente acredito que é válido sim possuir um bom bunker embaixo da terra, mas o consideraria como o último dos últimos recursos… quando todo o resto deu errado. Se observar na história humana, os castelos e bases de defesa militares sempre adotaram locais mais altos, onde podiam ver tudo que está acontecendo a sua volta e ter a vantagem tática se houver combate.

A diferença entre bunker e cripta é bastante pequena. 

E vocês, acham que é válido ter um abrigo subterrâneo? Qual a visão que vocês possuem disso?

Anúncios

83 Comentários

  • O abrigo ais facil é construir toda a estrutura na superficie e depois mandar aterra-la o pedreiro não vai estar lá quando voce estiver aterrando a estrutura e o serviço é mais seguro não tem o risco de desmoronamento, é só plantar arvores sobre a estrutura seria uma estrutura com uns 1000 m2.

  • tenho um projeto que anula a maoiria do fatores de risco supracitados e reduz outros a quase zero é um pouquinho mais dispendioso mas vale a pena .

  • Olá, Estou pensando em fazer um encontro de preparadores para catástrofes em minha Estância, Gostaria de saber quem poderá palestrar sobre o assunto. meu e.mail fappc1@gmail.com colocar no assunto Catástrofes!!! Abs

  • marcelo gois

    Galera segundo grandes revelacoes da parte de Deus , grandes castratosfe iram atingir o brasil , por esse motivo eu tambem estou pesquisando sobre um bunker afinal
    Esta vindo coisas terriveis , ea fome , sede eu um lugar seguro vai levar a muitos a cometer crimes , fora uma gerra mundial acretitem daki pouco tempo
    Me adicionem em meu email -cellos.100@hotmail.com , eu gostaria de conversar com quem esta com mesmo objetivo que eu

    • nao digo nem guerra mas o risco eminente em talvez daqui 30 dias seria a tao assustadora mudança dos polos magnéticos. Obama declarou em outubro que em 3 meses eles esperam o que chamou de dificuldades espaciais, fiquei imaginando o que poderia ser entao. em muitos videos recentes falam de nibiru, a estrela ana marrom e recentemente da mudança dos polos da terra parece real e irreversivel. grande cardumes de peixes, golfinhos, baleias indo para na praia. eles se guiam pelos campos magneticos que estao enfraquecendo. pombos tambem se guiam por eles entao prestem atencao em suas cidades o comportamento dos pombos. Tem alguem aqui de floripa que tenha interesse em formar um grupo de estudo, ações e estrategias a respeito do assunto. Valeu e que se existir um Deus , que ele esteja e olhe por todos 🙂

      • Olha aqui onde moro no ano passado aconteceu umas coisas muito estranhas . Moro na beira do mato numa cidade perto de belo horizonte mg . Uma luz muito forte pairava no céu no alto de uma montanha .e ela ficava se movimentando as vezes mas sempre no mesmo lugar bem perto do chão ha uns trinta ou quarenta metros do chão .isso era de madrugada ela brilhava tanto que nao tive coragem de ir la .isso aconteceu a menos de um km daqui de casa . Essa luz parou no ar e ficou um tempo e depois subiu . Meia horas depois desceu um monte de carros .pareciam ser do governo todos brancos e grande pareciam estar escoltando alguma coisa ou alguém importante todos desceram de farol apagado foi sinistro no outro dia tinha pessoas discretas la vasculhando se avia sobrado vestígios e depois foram embora . Dias depois estávamos eu minha mulher e meu filho vimos outra luz no céu se movimentando mas não desceu e simplesmente sumiu minha mulher viu e ficou apavorada e meu filho também kk .

    • Só um abrigo voce não vai estar seguro, voce precisa gerar o seu proprio alimento dentro do abrigo, tem que ter plantaçoes usando growlamps, motor a vapor para rodar o gerador pois voce não vai conseguir combustivel, madeira e lixo da para queimar, no começo usa energia de baterias, para os saqueadores não te encontrar, em uma calamidade vai haver saques de supermercados,casas etc. o governo não tem estoques de alimentos nas cidades os unicos estoques estão nos supermercados acabou este estoque um vai matar o outro por comida

    • manuel martins soares júnior

      EU CREIO NA MESMA COISA. TEM FUNDAMENTO BÍBLICO E POR ISSO CREIO SEM SOMBRA DE DÚVIDA. PODEMOS FALAR E TROCAR IDEIAS SOBRE ISSO.

  • Ola para todos, estou pesquisando a melhor maneira de fazer um abrigo mas li que o nivel do mar vai aumentar em 15 metros, haverá terremotos e tsunames de 15mil metros de altura, alem disso a radiação solar , raio x e raios gama dizimarão qualquer coisa na superficie, além disso o campo magnetico na terra sofrerá influencia muito grande o que neutralizaria qualquer equipamento elétrico e magnético. ou seja sensor de CO2 citado acima, ventiladores, motores, lampadas, radinho de pinha, celular mp3 player ou qualquer coisa que vc pense que use eletricidade já era. . estou pensando em fazer num morro bem alto pois ficara longe do mar, mas o problema sao os terremotos, outro que ainda nao sei é como neutralizar raios x e raios gama ? alguem sabe ? Sei que gaiola de faraday elimina o campo magnetico penso em fazer um teto com uma grade metalica reduzinho os campos magneticos no interior do abrigo. penso em fazer um filtro de agua com areia para reaproveitar agua de um banho por exemplo. sugestoes serao bem vindas,

    • Denes Macedo

      Amigo, se tiver um tsunami de 15000 metros, pode fazer no morro que quiser que não vai ser o suficiente…

  • Bom dia, Tem uma coisa que ainda não consegui solucionar, estou estudando a bastante tempo para fazer um Bunker, Já cheguei em um projeto que seria + ou – o tamanho de 2 containers. Enterrado e com concreto, mas como faço a parte da entrada de ar, pois o meu medo é que acredito que teremos uma crise muito grave, acho que pode ter problemas de radiação. Como filtrar a radiação do ar??? Sem ar ninguém vive, Como estocar oxigênio, é caro. Concordei com a postagem do Ismael, bunker é assunto sério e não devaneio, que busca quer proteger sua família. Pretendo me mudar para Serra Gaúcha comprar um sítio e nele fazer um Bunker, pois tenho certeza que em breve será necessário. Favor me ajudarem sobre reutilização de água isto ocorre nas viagens espaciais, sei que os submarinos tem um esquema de filtragem de ar, não encontrei ainda como fazer. A preocupação de um inverno radioativo é possível, ou até uma grande explosão por impacto de asteroide. Já existe um grande que num futuro tem possível rota de colisão. Não adianta ter devaneios, pois tem que fazer algo real. Quando a foça séptica tem que fazer mas do poço tem que ter distancia se seu bunker for comprido bota um em cada ponta e a sequencia das foças para mais longe, pois a primeira pode ser blindada, normalmente perfurada é somente a última e no normal são 3, elas são interligadas, é somente tirar para mais longe possível do poço, que normalmente será com tubulação interna, o que já evita, mas tem que ser o mais longe possível.

  • ANDRE LUIZ VIALICH

    Será que é seguro eu enterrar um contêiner de 6m a um metro de profundidade? Ou a terra lateral o amassará?

    • Fora a pressão da terra, tu tens um problema que com o tempo vai corroer teu contêiner. Se fizer uma base de concreto e concretar nos lados acho que pode funcionar. Mas 6 metros acho que não tem pressão suficiente para massar. Pois ele é forte, mas com o concreto acho que funciona melhor. Mas como vais fazer as entradas de ar. Canos subindo?

      • isso mesmo concrete em volta do conteiner e procure um produto chamado manta asfaltica para vedar da umidade .

  • Pois é, todos os cenários mais horrendos possíveis, e uma dúvida sobre qual deles seria pior, ou se todos eles juntos, meu Deus… sobreviver a tudo isso, enfim, vamos pensar em menos, bem menos, uma simples crise de água. Uma seca severa, rios secando, lagoas desaparecendo, bom só isso, sem ousar pensar em mais nada, um abrigo subterrâneo seria bom, mas um enorme reservatório de água, bem escondido, te ajudaria a ficar vivo, para correr atrás de mais suprimentos, vigiar seu território, caçar enfim, perfurar poços, da trabalho e gasta muito e se a seca for de anos e uma desertificação por um extenso território enfim, armazenar água é bem barato, tambores plásticos de 200l podem ficar enterrados por anos, custam pouco. Ter sempre uma forma de descontaminar água tbm auxilia. Se preparar para um ataque nuclear tá fora de questão, dentro ou fora de um buraco vai fritar de um.jeito ou outro, se não for no instante, será em menos de meses. Aí dos que moram na capital… fazer as contas, 15 milhões? ÷ pelo custo de uma bomba atomica * número de vítimas, acho que a probabilidade de uma cair no interior é bem menor, entao… se for pra me preparar, será pra enfrentar crises mais palpáveis, água, alimento, energia, nessa ordem. Bom pessoal, acho que é isso. Contornar esses problemas é mais interessante que ficar tentado a imaginar outros cenários, mesmo por que, seja ele qual for vamos acabar nos centrando nesses pilares, agua, comida, energia(qqr tipo), abrigo, o restante de acordo com a possibilidade.

    • eles manda uma bomba nuclear no interior como sinal de aviso para rendição…kkkkk

  • estou fazendo um abrigo no subterrâneo, nas montanhas daqui do sul. também acho que não vai demorar.

    • Vilmar, faça uns vídeos da construção do seu bunker para colocar no youtube.

  • Gente preciso saber mais sobre cripta!! Não acho nada na internet…uma dica? Alguém????

    • Kripta vem do grego” escondido”, daí a palavra criptografado ou escrita em código.Pode significar também um túmulo de um clã ou de uma família , significando tumba ou túmulo como nos filmes de Drácula.

    • Voce encontrou alguma coisa? sobre cripta?

  • Ok esse abrigo com tubulação em formato T quais os custos? Em que tipo de terreno? Fica a mostra ou camuflado? Em fim quais as vantagens?

  • Leonardo e. Leal

    Apos um temporal “devastar” a cidade e ficarmos mais de uma semana sem energia e agua encanada venho pensando em construir alguns abrigos subterraneos de pequeno porte imaginei enterar uma fileira de trez tubos de comcreto de +- 150cm formando um tunel e um tubo de 1 metro na vertical para asseso formando um T invertido com uma tampa reforsada estilo burraco de aranha os tubo empermeabilisados com piche e as emendas vedadas no final do “tunel uma paerde de tijolos com uma quantidade de alimentos e agua para 3 ou 4 dias um colchao inflavel lanterna e pilhas e enterrar nas prosiminades tubos lacrados com mais suprimentos

  • a tentativa de sobrevivência urbana e’ um mito mesmo para um bunker..o cara tem que achar uma terrinha e disfarçadamente começar a construir…uma boa são as casamatas de concreto nazistas (as pequenas) ,que protegem muito e você nao precisa ficar entocado..o tédio e o calor dos corpos cria um ambiente muito desconfortavel.Um motor home blindado tambem e’ muito indicado…se a situacao ficar muito preta,,se manda!!!

  • Aprendi algo com as cobras, elas nunca se encontram no mesmo ponto.

  • Bunker subterrâneo é a ultima linha de defesa. E mesma asism com um tunelzinho maroto pra meter o pé caso a situação aperte.
    Mesmo o bunker subterrâneo pode ter linhas de defesa. O que projetei tem 3 camadas de defesa além de entrada em L.
    Tem um fraco, não é bom contra explosões, de fato. Mas em um cenário de crise extrema, do tipo guerra civil com governo me perseguindo, eu tenho outras táticas.
    Essa é pro caso de desordem total, e não para um “conflito de ordens” como seria em uma guerra civil.

  • Pingback: Defesa residencial: Preparando seu campo de batalha |

  • Pedro Brito

    numa guerra nuclera não seria muito inteligente um abrigo alto, eu penso em abrigo subterrâneo numa provavel guerra nuclear, aí sim o bunker é a única opção

  • Eu tenho um abrigo subterrâneo com uma porta secreta camuflada na rocha e com uma saída de emergência tem três entradas de ar diferentes com monitorização dos níveis de Co2 e radiação com filtros para essas eventualidades e ainda tem um local para horta e para ter animais coelhos e galinhas com colheita de água de duas nascentes subterrâneas e é alimentada a gasol e energia geotérmica. Assim eu posso viver nela indefinidamente

    • verdade terta?

      • verdade.

    • Como posso monitorar niveis de Co2?

      • Alexander Moriarty

        Como assim energia geotérmica brow? Filtros de radiação? Monitoramento? Não tá demais pra um abrigo caseiro não? Não to ti chamando de mentiroso mas tá difícil acreditar viu… explica direito isso aí pra gente saber exatamente como vc fez… se for bom a gente pode usar em nossos abrigos também… conta ai pra gente como faz…

      • Este abrigo foi feito por profissionais e custou cerca de 2000000€ cerca de 8600000 reais e foi feito em Portugal os níveis de co2 medem-se com um detetor de incêndio pois co2 é fumo

    • Fabiano Souza

      como é o seu projeto? me passa por e-mail: fabsz2003@ig.com.br; estou a começar a fazer um abrigo subterrâneo em uma colina, no meio dela, nem tão alto e nem tão baixo, numa região de mais de mil metros acima do nível do mar! estou estudando a possibilidade de instalar acima da colina e na lateral um sistema de monitoramento parecido com os usados no submarino, com as mesmas aplicações para ter um bom campo de visão de 360 graus. estou avaliando a possibilidade de fazer um poço artesiano manual, para obtenção de água potável dos lençóis freáticos. porém estou preocupado com a produção de oxigênio, penso em criar oxigênio pela fotossíntese das plantas, com radiação de luz ultravioleta,mas ainda não sei se é viável! minha outra preocupação é a quantidade de espaço viável para até 15 pessoas e a energia elétrica! preciso de um lugar auto-suficiente, e que possa nos manter lá dentro por pelo menos uns 2 anos com total segurança, minhas preocupações são com tsunamis, perseguições governamentais após a implantação do chip nas pessoas que seja resistente a pequenos abalos sísmicos!

    • Quanto investiu oara um abrigo cm este e em que tipo de solo?

    • olá analisei todo os comentarios e gostei muito das informações, gostaria de saber mais sobre o que voce construiu!
      gostaria de construir um desses no Brasil, dinheiro não sera problema pra esse investimento! vou deixar meu email: (cabala2424@gmail.com) entre em contato comigo, desde ja agradeço!

    • Rui Oliveira

      Sei que com dinheiro é fácil, dá para construir qualquer coisa, eu gostaria se tiver como informar sobre a questão de filtros de ar para radiação, pois fazer oxigênio por fotossíntese é difícil as lampadas vão consumir muita energia, e como gerar está energia por período longo, até pode gerar de diversas formas, mas é caro e se precisar manutenção neste período pode ficar sem. Outra coisa é como reutilizar e purificar novamente água para reuso. Se tiver como nos dar um ideia de seu bunker agradecemos muito. rudiol@hotmail.com

    • Boa tarde Leonardo. Vc se importaria em dividir as informacoes dos detalhes e planta ? Eu gostaria de construir um.. Se puder envie as informacoes para Fernando.3007@hotmail.com Obrigado. Fernando.

  • Os Vietnamitas utilizaram esconderijos e tuneis subterraneos para para invadir território sob domínio Americano, pode ser uma saida louvavel!

  • ” Enquanto você está lá dentro, pode haver um tanque de guerra se preparando para explodir sua porta que você nem ao menos saberá. Diferente de outros abrigos, o subterrâneo …” – É impossível um tanque de guerra explodir uma porta subterrânea.
    Se colocado no local certo, com as fontes de energia e captação d’água adequada, biodigestores e etc, além de discrição máxima, as chances de você ser descoberto ou derrotado são MÍNIMAS.

  • Welthon Cunha

    Bom dia.
    Um bunker ou um abrigo subterrâneo é uma ÓTIMA OPÇÃO para a maioria das crises e também a mais barata…. você não precisa reforçar TODAS AS PAREDES, apenas a entrada e o teto… não têm necessidade de ficar vigiando contra uma invasão, já que a mesma somente deve ocorrer pela entrada, o local mais sensível de todo bunker..em uma inundação realmente não é o melhor lugar, mas em caso de uma invasão por ladrões, furações, tufões ou mesmo incêndios, guerra nuclear ou invasão zumbi, kkkkkk, seria a escolha mais lógica.. Um bunker é o sonho da maioria dos sobrevivencialistas, o ponto alto de toda preparação, mas algumas coisas devem ser motivo de cuidado na construção de um bunker:
    1) ele deve ter uma saída de emergência, preferencialmente disfarçada;
    2) um estoque de água e comida para no mínimo uma semana deve se encontrar dentro do bunker, proporcionalmente ao número de pessoas que ele vai receber;
    3) a profundidade deve ser de no mínimo 50 cm, bunker muito profundos são muito mais dispendiosos e para a maioria das situações de crise brasileiras, desnecessários…
    4) um sistema de purificação de ar é necessário, pode ser até um conjunto de mascaras…
    5) estoques de velas e lanternas, além de uma latrina mesmo improvisada deve ser colocado.
    6) Não é muito difícil construir uma porta/entrada blindada, e pode ser colocado armadinhas facilmente…

    • Se estamos preocupados com a segurança de pessoas e familiares. É porque a forma de politica publica onde vivemos, está com deficiência para prover o equilíbrio de recursos. E agilidade para conter pertubações públicas.

      • isso é pro apocalipse zumbi mano que mundo se vive …..

    • TUDO NO MUNDO TEM SUAS VIRTUDES E DEFEITOS, BASTA CONTORNAR OS DEFEITOS E SE PREPARAR PARA O INESPERADO , MAS MESMO ASSIM UM BUNKER FAZ TODA DIFERENÇA . APENAS PROCURE FAZER DELE A ULTIMA OPÇÃO .
      SERIA BOM TER UM NA RESERVA E NUNCA PRECISAR USAR .

    • Alexander Moriarty

      “a profundidade deve ser de no mínimo 50 cm, bunker muito profundos são muito mais dispendiosos e para a maioria das situações de crise brasileiras, desnecessários”

      Enfim um cara coerente

      “estoques de velas e lanternas”

      Velas? Olha o teu ar é limitado… cuidado…

      “uma latrina mesmo improvisada deve ser colocado.”

      kkk boa… ninguém lembra que precisamos cagar! kkk

      “Não é muito difícil construir uma porta/entrada blindada, e pode ser colocado armadinhas facilmente”

      Boa

      • Minha maior preocupação é com a purificação do ar e autonomia de energia, já que a solar não é confiável no caso de explosões vulcânicas, p. Ex, e a diesel também não. Já a preocupação do meu esposo é, de verdade, como construir o banheiro. Dei a solução: buraco fundo e cal.

      • Tem que usar a gravity light no lugar de velas , um abrigo tem que comportar umas 40 pessoas, pois voce vai precisar delas, ter producao de alimentos, por aeroponia, aquaponia sistema de leds para iluminar as plantas (fazendas verticais) ser auto sustentavel, no periodo em que voce nao esta utilizando o abrigo, ele esta produzindo verduras e cereais que podem ser vendidos abatendo o custo do investimento e tem como corrigir os erros de projeto , utilizar motores a vapor sao mais eficientes que os motores de veiculos (cyclonepower.com)

    • prepare para o dificil nivel apocalipse zumbi e ache o dificil do caos humano facil quando ele chegar

  • eu acho o bunker uma excelente solução…pq vc some e não há interesse em vc se vc está sobre a terra camuflado por exemplo..agora castelo ou fortes sempre alguem vai ter força suficiente pra invadir..mas quem vai querer invadir uma coisa que não se vê? os problemas são varios como oxigenação, umidades,luz, agua, espaço físico, etc…mas a ideía acho fascinante..algum dia vou conseguir fazer um pra mim…

  • vou construir um, igual ao da WITE HOSE(casa branca), que suporta até a explosão de uma Bomba Atômica…

    • vou construir um, igual ao da WHITE HORSE(casa branca), que suporta até a explosão de uma Bomba Atômica, e não desaba nem com oração do “PAPA´´….

      • só o magneto pode destruir…….

      • douglas klein

        WHITE HOUSE (casa branca)

    • Alexander Moriarty

      Com que dinheiro? rs

  • A questão sem dúvida é interessante e muito importante.

    Não considero como opção de ultimo caso e na verdade como já falado aqui o que valerá muito é a fortificação, o planejamento de construção e vedação do bunker subterrâneo mas eu penso em outras coisas naturalmente complementares:

    *Será preciso manter sigilo sobre o bunker se possível mesmo dos que vc pretende abrigar, como parentes e amigos para que estes em ocasião de alarme não se precipitem e espalhem a outros de seu interesse sobre seu abrigo fazendo assim a revelação apenas quando perceber uma mudança tamanhã no sistema quer por pandemia de doenças voltando, zumbis (já que os EUA aprovaram leis especificas sobre uma possível ameaça zumbi, pode nunca existir mas mesmo o congresso americano já tem um planejamento no que tange a isso), uma guerra nuclear etc;

    *Portas super reforçadas e vedadas, captação de luz solar disfaçada na superfície;

    *Um grande estoque alimentar;

    *Hortas feitas estrategicamente (existem meios para manutenção segura destas basta pesquisar);

    *Excelente armazenamento de água que poderá ser limpa com cloro como é mais comum ou com ozônio que é cerca de 300 vezes mais eficaz e mil vezes mais rápido que o cloro, visto que 5 dias sem água bastam para a morte;

    *Construção no bunker de um ponto especifico para um poço artesanal de 60 metros ou mais (penso nisso como uma opção que talvez seja interessante para a manutenção de água enquanto de sua permanência no bunker) essa construção pode ser feita rapidamente durante a obra e assim você terá estoque natural de água rochosa e poderá tratar por si mesmo, assim eliminando um dos pontos mais críticos do isolamento subterrâneo;

    *Ter uma maquina de Ozônio um ozonizador é de suma importância, leiam sobre isso, o ozônio pode purificar qualquer água em questão de horas dependendo da quantidade, é usado em cuba como item primário de tratamento de todo e qualquer tipo de enfermidades, limpa o ar, elimina odores, vírus, bactérias enfim com uma maquina de Ozônio a qualidade de vida dos ocupantes do bunker pode ser potencialmente maior. Ozônio usa o ar do próprio ambiente e não há contraindicações nem efeito colateral ao uso de ozônio, usavam isso desde a primeira guerra para curar os feridos, procurem explicações sobre o beneficio do ozônio já que nunca vcs ouvirão das industrias do sistema esse tipo de informação impar.

    *Ter bons suprimentos para primeiros socorros, fazer uma lista da condição de saúde dos possíveis ocupantes com vc no bunker para ter a mão bombas de asma (embora asma possa ser curada com ozônio); aparelhos para medir pressão etc.

    *É possível fazer ligação de tv e internet por meio de fibra óptica o que implica será a necessidade real disso e a empresa ficar por dentro do seu contexto porém isso pode ser possível – não significa que seria ideal ou mesmo seguro vai de analise pessoal;

    *Construir longe da casa nunca embaixo dela mesmo que venha a ter ligações por portas falsas na casa que devem levar ao bunker por meio de tuneis;

    *Câmeras por todos os lados e de preferência pequenas e discretas porém com qualidade de imagem e som se julgar o áudio relevante;

    *Armas serão necessárias sem dúvidas e seria de grande valia ter varias delas estocadas em local seguro no bunker para evitar qualquer crise de sanidade que pode sobrevir a qualquer um ao ficar isolado;

    *Segurança mental: ter bom estoque de livros e jogos e enquanto a preparação do bunker é feita as cores são importantes pois trabalham diretamente na mente e subconsciente e isso embora pareça menos relevante pode garantir a tranquilidade mental dos abrigados mesmo que não pareça. Considero importante pensar sobre isso afinal nossa família, talvez amigos e crianças podem estar no abrigo.

    Claro que irá envolver um custo especificamente alto e para todos esses procedimentos o ideal seria construir com ajuda de uma empresa qualificada o que já existe no Brasil porém, com custos muito altos como eu pesquisei, fora que seria necessário um bom terreno para tal construção.

    Para mim não há dúvidas sobre a importância de um bunker subterrâneo o que implica são as dificuldades para construir um co padrões realmente ideais.

  • vocês se esquecerão do ataque de alienígenas, a melhor opção seria o subterrâneo, um bunker pode sim ser utilizado como casa , pesquisem melhor sobre o assunto, melhor se prevenir, não sabemos o que nos reserva o futuro: zumbis, guerra, invasão aliens, o futuro é inserto…
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/a-20-dias-do-quotfim-do-mundoquot-bunker-vira-mansao-sob-a-terra,3f18d4ed4f4bb310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

  • Na Áustria, um pai manteve sua filha por anos no subsolo de casa, sem que a esposa soubesse… Acredito que bunker tem lá sua eficiência dependendo da situação. Em caso de uma enchente, ninguém se refugiaria num bunker, exceto se houver perfeita vedação. Mas um bunker deve ter seus cuidados, como:
    – Câmeras de vigilância espalhadas por locais estratégicos, que vão ser utéis enquanto houver energia;
    – Túnel, podendo ser tipo tubulação pluvial, para saída de emergência;
    – Mais de um respiradouro, disfarçados obviamente, em vegetação, estátuas de jardim, etc ;
    -Manter uma outra porta, semelhante a da entrada, dentro do bunker, de forma que possa ser aberta, e por ali poder cavar uma saída.
    Se tudo fallhar, fazer o que…é azar total!
    Mas o essencial de um bunker é sua discrição, onde os inimigos jamais imaginem que caminham sobre aqueles que perseguem, e caso permaneçam no local, possam ser surpreendidos quando estiverem distraídos.

  • Okay, discordo de quase todos os comentarios, menos o Ismael.
    Me digam: Em uma possível guerea nuclear, em que apenas 20 ogivas nucleares “comuns” são nescessárias para iniciar um catastrófico inverno nuclear e dizimar quase toda a população, acabar com plantas e animais, radiação emanando de todas as partes, fora os prédios e construções desmoronando pelo abalo sísimico causado pela explosão nuclear, vocês ainda iriam querer viver em “casas fortificadas” ou em “um sítio no meio do nada”, ou num “lugar alto”?
    O ar seria em sua maioria venenoso, radiação faria sua pele derreter que nem manteiga e depois lhe matar sem nenhum sinal, nem cheiro, nem cor, nem som algum.
    Não haveria pra onde ir, as ruas estariam TODAS um caos, voê teria apenas nada mais que eihora nmelhor das hipóteses após as sirenes tocarem e avisarem de ataque nuclear.
    Livros como Metro 2033, filmes como O Abrigo, retratam um mundo como falo. Um bunker subterrâneo é uma das MELHORES, se não a única forma de sobreviver ao um ataque nuclear.
    Mesmo se sua comida acabar, é melhor morrer enuanto dorme pela fome do que derretendo vivo não?
    Um bunker devidamente equipado, feito nas condições ideais, pode ser independente e se não houver algum idiota pra lhe enfrentar e querer aplicar conceitos de moral e cidadania no novo mundo. A regra é matar, roubar, vigiar, desconfiar, e observar pra sobreviver. O mundo é traiçoeiro, e vocês se surprenderiam com o que uma pessoa em tempos difícieis é capaz de fazer por uma lata de feijão.
    Umaarma, mesmo uma curta, em bom funcionamento, deve se guardada com você.
    Eu posso ter apenas 14 anos, mas isso não impede de demonstrar minha opnião e nem demonstra inferiodade de minhparte por ninguém. Quase venci as olimpíadas de português.
    Eu acredito num futuro não muito próximo em apocalipse zumbi, não de mortos-vivos

    • Se você quase venceu as olimpíadas de português então é melhor nos prepararmos mesmo.

    • hum ..sei,,,

  • Walter Santos

    O interessante seria como um abrigo provisório, o ideal é um local isolado, como moro em São Paulo bem na capital com rotas de fugas diversas, porém difíceis (todas) as saídas daqui são complicadas. Mas não posso negar que seria muito válido em casos de ataques nucleares, mas também temos a opção dos túneis do metrô.

  • Eu já havia pensando em diversos tipos de abrigos, e assim como você disse no post, o Bunker pra mim também seria o ultimo do ultimo recurso. Meu pai tem um sítio no meio de lugar nenhum, (o que é uma vantagem). Como, além de vales existem também regiões montanhosas nas propriedades dele, oferece uma gama a mais de proteção em caso de crise. O grande problema é a locomoção daqui de SP até lá em caso de crise, afinal é muito longe.

  • Andei pensando sobre isso nos últimos dias sem ter lido o post, li agora e cheguei a mesma conclusão!
    O que pensei é que bunker seria para algo como último recurso, como uma forma provisória, para alguns dias, ou alguma semanas.

    Ou seja, voce teria seu abrigo fora da sua casa, onde voce vai se acontecer algo, este abrigo sim deve ser bem protegido e prever principalmente ataques pois é isso que você pensa ao fazer um abrigo reforçado e um bunker, então você teria seu abrigo preparado para receber ataques e para revidar os ataques, é isso mesmo, do que adianta tomar pau se não consegue revidar, afinal receber muitos ataques uma hora a casa cai.

    Então caso o abrigo esteja comprometido ai sim voce usaria seu bunker, entrou la fica escondido, mas ele teria que ter uma saida alternativa afinal se voce perdeu seu abrigo principal, teria que ter um meio de sair deste local, o bunker seria uma alternativa provisória e teria que ter uma alternativa de saida escondida, tipo um tunel algo assim, o que evitaria alguns dos problemas comentados no blog, uma ideia que pensei de saida alternativa, seria uma parede falsa para sair em um determinado local, facil de quebrar.

    A ideia do bunker não é tão boa não, se alguem tomar conta da entrada voce ta morto, se faltar comida, agua ou qualquer outro recurso já era! E eletricidade? voce vai passar anos enterrado sem luz?

  • Conforme alguns colegas mencionaram, para um preparador mediano, talvez sem condições de se retirar para outro local em uma época de crise, talvez o abrigo subterrâneo seja a melhor opção. Poderia ser um container usado, enterrado. Nos baseando na natureza, os animais que tem maior chance de sobrevivência, são os com esconderijo subterrâneo. Observado a natureza, talvez possamos ter uma melhor idéia de que esconderijo escolher. É claro que precisamos sempre ter um plano B.

  • muito Boa sua postagem mas se pensarmos bem a um jeito de prevenir todos esses problemas

  • Acredito que é uma opção muito interessante para quem tem grandes recursos para tal investimento, pois ainda é a opção mais utilizada pelos milionários, entretanto, para o preparador mediano, com recursos limitados ( como é maioria dos casos ), tal opção é inviável dado aos grandes investimentos, para se ter um bunker. Particularmente creio que para um abrigo temporário com possibilidade de livre circulação, sem clausuramento, creio que (embora desconheça o assunto ), um container reforçado com entradas de ar, seria uma opção beemmm mais em conta para nós, a ser utilizado como abrigo, seja semi enterrado ou totalmente, enterrado e reforçado com lajes e outros recursos.Espero ter contribuido amigos.

    Fraterno Abraço

  • Vou descordar da maioria dos comentários dos amigo mas acho que um Bunker é uma fortaleza que merece ser estudada e respeitada. Um Bunker bem planejado e construído é quase uma garantia de não se meter em encrencas em tempos de crise, você pode entrar nele, se trancar e ficar protegido.

    Não sou nenhum especialista mas a maioria dos problemas descritos no artigo poderiam ser contornado:

    Construa você mesmo o Bunker em uma área rural, sigilosa, em local coberto por árvores.
    Perfure um poço artesiano para fornecer água ao Bunker, instale bomba elétrica e manual.
    Tenha um sistema de geração de energia, pode até mesmo ser mecânico e armazenado por baterias.
    Tenha suprimentos de alimentos para vários meses.
    Construa um acesso secundário para a superfície e tampe com terra e plante capim por cima, de modo que o mesmo não possa ser descoberto pelo lado de fora.
    Tenha mais de uma saída/entrada de ar.
    Cave uma fossa séptica abaixo do bunker.
    Instale antenas camufladas para ter rádio, TV, celular e se possível internet.
    Instale câmeras de segurança de modo a ter uma visão completa da parte externa.

    Sei que tudo isso consumiria muitos recursos, financeiro e de tempo mas é lecal pra caramba.

    Outro ponto fraco do Bunker que não foi mencionado no artigo: Contaminação radioativa pelo gás radônio. É o segundo maior causador de câncer de pulmão. Aqui no Brasil simplesmente não existem estudos aprofundados sobre quais regiões tem maior contaminação, então pode haver como pode não haver.

    • “Perfure um poço artesiano…” Pode começar me dizendo COMO ?? Sozinho?? Com uma pá??

      • Não meu amigo. Peça para uma empresa especializada perfurar. Obviamente que o poço será a primeira coisa a ser feita, então ninguém saberá que será para um Bunker.

    • Poço artesiano junto de fossa séptica pode?

      • pode casotenha um sistema para purificar a agua de colifornios fecais na maioria dos casos basta esquentar a agua e tambem se vc projetar uma fossa devidademente isolada com se for 2m² e for uma pessoa só vc podera passar até uma decada sem precisar esvaziar a fossa e tambem se tem projetos que levam o execesso da fossa a longas diatancia do poço por canos subeterraneos tipo os emissarios submarinos em outros locai que reduzem a quantidade de colifornios fecais a niveis aceitaveis na agua do

  • Acho que ter um bunker subterraneo seria valido se tivéssemos muitos furacões e tempestades acho que pra esse tipo de evento sim seria uma boa(acho). No entanto fazer um bunker do tipo uma uma quase fortaleza daquele no qual vemos nos amigos americanos dos( Dom Prepers), requer muita grana e tempo e seria um desperdício se investisse tanto em um local que poderia ser evacuado ou rendido em caso de um ataque surpresa, claro que e apenas uma hipótese . Para mim seria mais viável reforçar sua residencia nos pontos fracos do que gastar uma fortuna com uma coisa no qual não sabemos ainda, oque vamos enfrentar. Em fim vai depender muito para que situação você se prepara.

    • Você diz “não sabemos ainda, oque vamos enfrentar.”. Bem isso não é totalmente verdade. Os cientistas concordam que um impacto de um asteroide gigante, tipo o que extinguiu os dinossauros acontece a cada período de não me recordo quantos milhares de anos, o mesmo vale para os supervulcões, já deve ter ouvido falar de yelowstone, existe uma ilha no pacífico, mais alta que o monte Everest, desde o fundo do oceano até à superfície, que esta rachando exatamente no meio dela, vai haver um deslizamento colossal de terra e calculam que pode gerar uma onda de até 11 quilômetros de altura e por ai vai, não ainda com precisão.
      Todos os especialistas no assunto, ou seja cientistas e técnicos de alto nível, concordam que esses eventos vão voltar a acontecer, só não sabem QUANDO, afirmam que pode ser hoje, amanhã, no ano que vem, daqui a centenas ou milhares de anos, só sabem que SIM, vai acontecer! Quanto à uma guerra nuclear bem aí é mais desafiante, pense na china com uma arma nuclear nas mãos do seu atual líder, nas mãos do Irã ou mesmo nas mão de terrorista, tipo talibã e aí sim você saberá que em todos os casos citados poderá haver grave desordem social, fome, doenças, contaminações químicas, radioativas, biológicas, etc será o que PROVAVELMENTE iremos enfrentar.
      No meu entendimento um Banker ou abrigo antinuclear é um investimento de longo prazo, feito por você mesmo ou por sua família, no mais absoluto segredo, de preferencia fora da cidade, bem planejado e executado é um senhor investimento, tanto para a sua família atual como para os seus descendentes. A possibilidade de que as coisas só venham a piorar no futuro é a mais lógica para mim nesse momento. Espero que um dia eu possa vir a ser mais otimista.

      • Olá Marcos,

        Compreendo seu ponto de vista e também o acho válido. Atualmente tenho algumas outras prioridades que me impedem de fazer um investimento tão grande assim e sem certeza de funcionalidade de curto prazo, logo, se for construir um abrigo, será daqui certo tempo.

        Abraços!

  • Companheiros, dando uma pesquisada no tema “Abrigos subterrâneos” acabei me deparando com algo um tanto quanto inusitado, mas que nós a vimos mais de uma vez: Túneis.
    Mais especificamente, os túneis usados pelos vietcongues durante a guerra do Vietnam. Eu não estou classificando como um “abrigo ideal”, conferindo proteção total contra agentes químicos ou biológicos por exemplo.
    No entanto, foram uma estratégia muito eficaz contra os soldados americanos, pois combinavam o fator surpresa, rotas rápidas de inserção e extração, além de servirem como “abrigo” e como bases.
    Seu sistema de alçapões camuflados, saindo em casas, aldeias ou quintais era muito útil para a inteligência do Vietnam do Norte, já que os moradores contribuíam com informações acerca dos inimigos, além de suprimentos.
    Sim, eram construções improvisadas e precárias, mas ainda hoje existem muitos trechos funcionais desses túneis, levando a crer que podem ser uma estratégia útil em uma situação de ameaça.
    Enfim, só estou compartilhando o conhecimento, afinal, eu também me sentiria mais confiante podendo sair livremente de um ponto a outro na superfície, onde dificilmente eu seria soterrado, mas essa é mais uma das estratégias de defesa/ataque que a história mostrou ser eficaz.

  • Edison Johnny Marques

    Que situação terrivel essa, se ficar o bicho pega se ficar o bicho come. Prefiro lugar alto e em mata. Claro levando o tudo para sobrevivencia. Buraco igual dos suricates sempre com varias saidas, é um assunto dificil quero aprender mais.

  • Um bunker não deve ser utilizado como moradia ou refúgio prolongado , mesmo em tempos de crise , caos ou qualquer situação de insegurança. O ideal é que tenhamos mais de uma opção de moradia segura e o bunker sirva como depósito estratégico de suprimentos e um refúgio de emergência. É lógico que existem vários fatores que devem ser ponderados de acordo com cada situação especificamente.

  • Sempre fui contra me esconder, um bunker se tornou popular devido aos bombardeios e possibilidade de ataques nucleares, não com uma opção para se viver. Como o autor disse a diferença entra bunker e cripta e pequena. E nunca ninguém resistiu a cercos muito longos.

  • Pra falar a verdade eu preciso me informar mais a respeito e analisar as opções que tenho. Acho que deveríamos considerar o local onde estamos, as possíveis ameaças que podemos enfrentar e principalmente o custo que acarretará uma obra desse porte (considerando a construção de um bunker/abrigo subterrâneo ideal, estruturalmente sólido e “independente”).
    Acredito que para início valha a pena a ideia de se usar o que já temos, considerando as posições estratégicas de nossas próprias casas, de forma a torná-las menos vulneráveis a invasores, por exemplo.

  • …eu precisaria saber quais são as vantagens de se ter um bunker subterrâneo pra poder fazer uma comparação imparcial 😛

    • A GUERRA CIVIL QUE ESTA PARA ACONTECER NO BRASIL, DEIXARA ALEM DA GUERRA, MORTE, FOME DOENÇAS, ESTUPRO, ASSASSINATOS. SERIA BOM UM LOCAL SEGURO E SECRETO PARA ARMAZENAR TUDO QUE VOCÊ USARIA E DEIXAR DE RESERVA. UM OUTRO LOCAL COMO O QUARTO DO PANICO PARA ABRIGAR PESSOAS NA EMINENCIA DE UMA INVASÃO . NO FURACÃO CATRINA AS MULHERES FORAM ESTUPRADAS .

      • Puta merda. As mulheres só tomam. Aqui também no Ocidente. Tem que furar no facão e depois comer o desgraçado, andar em turmas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s