18 usos diferentes para o alho

Se existe algo que todo sobrevivencialista deve conhecer são os diversos usos que cada alimento, planta ou produto têm. Em tempos de crise com a possível escassez de recursos, devemos saber aproveitar ao máximo o que temos em mãos e hoje começamos com um item bastante comum, o alho.

Com cheiro forte e diferente, o alho tem diferentes usos domésticos e relacionados à saúde.

Mastigue um dente de alho e você pode ficar com um bafo horrível durante todo o dia, mas irá repelir mosquitos (e vampiros), aumentar sua imunidade, melhorar aftas, expelir parasitas e até pode ficar excitado. Alho é um antibiótico de ampla abrangência, mata bactérias, fungos, vírus e mofo, então é um aliado importante para sua auto suficiência. Veja só estes vinte usos diferentes e até estranhos para o alho:

Acne

Abra um dente de alho fresco na metade e esfregue-o nas regiões com Acne. Sua pele não vai ficar cheirosa, mas as propriedades antibacterianas do alho vão lhe ajudar a melhorar a aparência da acne, até aqueles cistos bem fundos que são difíceis de tratar.

Pesticida

Pernilongos, formigas, pulgões e vários insetos. Todos estes invasores podem acabar com o seu jardim orgânico que você cuidou durante vários meses. Proteja-os com um spray pesticida de alho 100% natural. Pique três dentes de alho e os deixe de molho em duas colheres de óleo mineral por 24 horas. Depois tire os pedaços do alho e adicione o óleo e uma colher de detergente a um copo de água. Coloque tudo dentro de uma garrafinha de spray e borrife sobre as plantas infestadas.

Tratamento de Aftas

Estas lesões sempre surgem em tempos inoportunos, como na manhã antes de um encontro. O alho crú pode servir tão bem quanto os medicamentos comerciais para o tratamento, apesar de que a acidez pode causar desconforto no começo. Corte um dente de alho na metade e o coloque diretamente na afta durante 10 minutos, várias vezes ao dia.

Repelente de mosquitos

Se você não se importar em ficar cheirando alho, ele pode fazer maravilhas para afastar mosquitos sem o uso de repelentes comerciais que possuem elementos possivelmente tóxicos. Tente este spray contra mosquitos de alho: Deixe alguns dentes de alho dentro de 30ml de óleo mineral por 24 horas, coe e misture com dois copos de água e uma colher de suco de limão recentemente espremido. Coe se necessário e coloque tudo em uma garrafa spray.

Reparar vidro

Você sabia que suco de alho é um adesico natural? Apesar de não estar apto para trabalhos pesados, pode ser usado para preencher rachaduras em vidro e deixá-las coladas. Amasse um dente de alho até ficar bem líquido e esfregue seu suco viscoso nas rachaduras, limpando o excesso.

Auxílio na perda de peso

Mesmo que seu gosto não inspire seu apetite por mais alho, ele possui propriedades que auxiliam na perda de peso. Os componentes encontrados no alho mandam sinais de saciedade para seu cérebro, o que lhe ajudará a se sentir cheio mais rapidamente. Também acelera o funcionamento metabólico lhe ajudando a queimar mais calorias.

Pé de atleta

Alho é um potente anti fungos, o tornando ideal para tratar infecções com fungos como as irritantes feridas de pé de atleta. Adicione alguns dentes de alho amassados em uma bacia de água quente e mergulhe a área infectada por trinta minutos.

Infecções de ouvido

Um remédio muito conhecido por séculos, o alho realmente pode matar a bactéria que causa infecções de ouvido. Claro, não significa que você deve coloca rum dente de alho na sua orelha e esperar pelo melhor. Amasse um dente de alho e o coloque com uma colher de óleo de azeite quente por cinco minutos. Coe, espere esfriar e pingue algumas gotas no seu canal auditivo. Você também pode comprar óleo de alho feito para esse propósito em lojas de produtos naturais.

Remover farpas

Farpas são horríveis. Elas são doloridas para se remover e algumas vezes entram tão fundo na pele que não podem ser retiradas. Em vez de esperar que ela saia sozinha, tente este truque estranho: Coloque um fino pedaço de dente de alho cortado em cima da farpa e segure com uma bandagem. O alho deverá ajudar a remover a farpa para fora da pele em questão de horas.

Prevenção de gases

Com bastante enxofre, o alho pode ser o culpado por gases que causam dores estomacais em algumas pessoas, mas para outros pode servir como alivio para estas. O truque deve ser consumí-lo em uma base regular para manter a saúde intestinal. O alho mata bactérias nocivas no intestino e promove o crescimento de flora benéfica, fazendo a digestão ficar muito mais suave.

Isca para peixes

O cheiro forte do alho repele insetos, mas tem o efeito oposto em peixes. Sim, é verdade, dentes de alho são recomendados por alguns pescadores como uma isca diferente para atrair diversas espécies. Massa de pesca coberta por alho em pó pode acentuar as suas chances de pegar um bom peixe.

Alívio da Psoríase

A persistente coceira da psoríase pode ser diminuída ou até prevenida com as propriedades anti inflamatórias do alho. Os seus componentes ativos interagem com os ácidos aracnoides, encontrados na psoríase. O óleo de alho pode ser esfregado diretamente na área afetada uma ou duas vezes por dia.

Xarope para tosse

Melhore a inflamação na garganta e limpe o excesso de múco usando o alho como xarope para tosse. Tente misturar alho picado em água quente, coe após cinco minutos e tome o líquido como um chá; você pode adicionar gengibre e mel para ficar com um sabor menos agressivo.

Removedor de verruga

Esse método com certeza não é recomendado por dermatologistas, e verrugas são removidas de forma mais adequada por profissionais médicos, especialmente os especializados em pele. Entretanto, muitas pessoas escolhem fazer isso sozinhas com óleo de alho – aplicado muitas vezes por dia e coberto com uma bandagem – repetindo, esta é uma prática não recomendada como primeira opção.

Banidor de gripe

O alho pode curar e prevenir gripes? Na verdade ele é usado com este propósito à séculos e existe uma boa razão para isso. Pesquisadores acreditam que a alicina, o componente biológico ativo do alho, pode bloquear as enzimas que ajudam na proliferação de infeções virais e bacteriais. Coma três ou quatro dentes de alho por dia, preferivelmente amassados e crús, adicionando-os em sopas, carnes, temperos e saladas.

Descongelador de estradas

O alho é um dos itens que solucionariam as estradas congeladas do inverno. Garlic is among the oddball solutions that many towns across the nation have been dreaming up to de-ice roads in winter. A cidade de Ankeny no Iowa (EUA) cheirou horrivelmente quando a equipe de transportes borrifou sal de alho nas ruas para prevenir o congelamento. O sal, aparentemente não ideal para consumo humano, foi doado por um produtor de temperos local.

Prevenção na queda de cabelo

Se você tem pintado muito seu cabelo ou está ficando careca, o alho pode valer a tentativa antes de medidas mais drásticas (ou comprar muitos chapéus). Algumas pessoas acreditam que se você massagear a cabeça com óleo de alho, isto estimulará o crescimento de cabelo.

Matador de parasitas

Muitos praticadores de medicina alternativa usam o alho crú para repelir parasitas intestinais. Ele é recomendado como parte de uma dieta de limpeza que também inclui mel, suco de limão, sementes de abóbora e cenoura. O alho consumido em uma quantidade de até três dentes por dia pode ajudar a limpar os organismos ruins do seu trato digestivo.

Afrodisíaco

O alho te excita? Você pode até não gostar dele no hálito de outra pessoa, mas pode incitar desejo quando chega ao seu estômago. O alho tem sido usado como afrodisíaco desde tempos antigos, o conhecimento médico moderno pode ter uma explicação: Ajuda na circulação e no bombeamento de sangue para as extremidades. Este efeito pode até mesmo aumentar a resistência do homem na cama.

Traduzido e adaptado do blog Ecosalon.

E vocês, conhecem mais algum uso para o alho?

13 Comentários

  • O alho de fato é um santo remédio.

  • maria da conceição neves

    CONCORDO COM TODAS AS QUALIDADES DO ALHO E GOSTARIA DE FAZER USO DO MESMO. GOSTARIA DE SABER SE POSSO AMASSAR E COLOCAR DENTRO DO MIOLO DE PÃO, POIS OBSERVO QUE MINHA BOCA FICA FERIDA AO INGERIR ALHO E CEBOLA EM SALADAS.

  • Gravações antigas demonstram que o alho tem sido usado como remédio 3000 anos AC pelos babilônios, chineses, gregos e romanos.
    O alho é o melhor artigo que temos à disposição para aumentar a longevidade e qualidade de vida por possuir substancias singulares e sulfurosas que nele se encontradam em alto grau, tais como: Raios Gurwitch, Germânio, Alicina, Aliina, Óxido dialildissulfeto, Alinase, Sicroaliina e Alitiamina.

  • Jaira messeder DANASCENO

    Adorei as informações sobre o alho e confirmei sobre o controle da pressão arterial e descobri com ouso para essa finalidade o quanto fez bem para as crises de tosse da bronquite , que no uso do alho cru q deixo de molho na água ,em apenas uma semana tive uma melhora
    bastante considerável mas observei q tive q aumentar o uso do desodorante, acredito eu ; q seja efeito tbm do alho.

  • Vicente Grippa

    Fique sabendo que, se você esmagar uns dois dentes de alho em volta de sua barraca ou abrigo, o cheiro forte do alho pode repelir animais peçonhentos, fazendo assim que você não sofra nenhum tipo de ATAQUE inesperado. Muito boa a postagem, parabéns!

  • Gostei muito!
    Adoraria que dessem dicas assim sobre plantas encontradas na natureza e nos biomas naturais aqui do brasil, como por exemplo, sobre plantas medicinais ou que possam fornecer água ou alimento encontradas na amazônia, cerrado, caatinga e etc.., pois nem sempre o sobrevivencialista vai ter algo no bolso, e seria bom saber o que dá pra aproveitar do ambiente ao seu redor.

  • Interessantes as dicas brother.
    Eu costumo usar uma solução contendo alho para higiene mas para queda de cabelo, verrugas, removedor de farpas… Quem diria que o tradicional alho seria tão versátil… Até mesmo afrodisíaco. Realmente não duvido desta capacidade estimulante que diz deixar o usuário excitado. Infelizmente não poderia dizer o mesmo de sua parceira… um bafo de alho não me parece exatamente a receita ideal para seduzir alguém, hehe.

  • Já ouvi falar que alho ajuda a conservar cereais estocados, alguém saberia me dizer como se faz isso?

    • …nem precisa responder, tomei vergonha na cara e fui buscar informações mais antigas!

      Mal de leitor chato que chegou agora no Blog :p

  • Esqueceu que ele espanta vampiros. hhehe

  • eulerbrandao1969

    Muito Show as dicas, já vi um mateiro idoso passando na bota para afastar cobras´se funciona não sei mas na duvida passo sempre pois com idosos sempre se aprende o que não se encontra nos livros

  • Excelentes dicas, sou fã de alternativas caseiras.
    A receita para Psoríase vou passar para meu vizinho, que tem a doença.
    Como pesticida, tenho muitas plantas para testar.
    Como auxiliar para perda de peso, acho que tenho muitos amigos que vão adorar a dica.
    Como removedor de farpas vou experimentar, pois convivo de perto com este problema.
    Agora minha contribuição pessoal testada e aprovada: uma receita diferente para gripe ( só para os corajosos…kkk):
    1 – Dorar 2 dentes de alho semi espremidos em meia colher de sopa de margarina.
    2 – Acrescentar 1 xícara de café e espremer metade de 1 limão.
    3 – Deixar a mistura ferver até ficar reduzida pela metade.
    4 – Tomar acompanhado por um comprimido de aspirina, por 2 noites antes de deitar.
    5 – Não tomar friagem nos 2 dias seguintes.
    6 – Adeus gripe e boa sorte para os corajosos.

Deixe um comentário