Dez razões para construir uma comunidade quando a crise vier

Você está vivendo em sua casa urbana. A CNN acaba de dizer que a bolsa de valores está caindo pelo nono dia seguido e as pessoas agora estão correndo para seus bancos para limpar suas contas. Combine isso com um euro instável, um Oriente Médio instável e uma recessão econômica global e você tem o começo da crise. Como sua vizinhança reagirá a isso? Quem na sua vizinhança você pode confiar?

Agora tome um passo adiante e imagine o estado sem lei. Casas próximas sendo saqueadas e indivíduos violentos são agora comuns na sua vizinhança. Você tem uma arma, mas os ocupantes de sua casa incluem você, sua esposa e duas pequenas crianças. Você tem uma porta na frente, uma nos fundos e uma na garagem. Como você cobrirá essas três e ainda vigiará as janelas?

O que eu descrevi é uma situação que você enfrentará quando a crise vier. Então, você precisa construir uma pequena comunidade de pessoas que pensam como você? Eu acredito que existam 10 razões do porquê construir uma comunidade é a chave quando tudo for por água abaixo.

1) Força em números

Estando em uma área urbana, eu me preocupo com o que irá acontecer se os saqueadores saírem em frenesi. Eu imagino que quando a crise atacar, criminosos vão provavelmente andar em gangues. Estas gangues vão marcar alvos em casas individuais para saquear e possivelmente maltratar os que moram nela. Eles iriam marcar casas com um menor número de ocupantes para fazerem seus ataques mais fáceis.

Então, para evitar estar na mira deles, seria ótimo ser visto como um grupo grande. Estes criminosos tem muitas casas para escolher e não há sentido em ser visto como um alvo fácil. Lembre-se, baseando-se na percepção de que uma força maior vai deter aqueles com más intenções.

2) Mais mãos, mais trabalho feito

Continuando com o tema de grupo, quanto mais pessoas, mais trabalhadores você tem. Estes pares adicionais de mãos vão lhe ajudar a cuidar da horta, cozinhar, embrulhar recursos, pegar água e caçar comida. Enquanto você terá de alimentar e cuidar de todos estes corpos extras, o trabalho que você ganha deles será mais do que necessário para compensar o esforço.

Eu gostaria muito mais de ter cinco pessoas procurando por comida e recursos do que uma, visto que o tempo será a chave.

3) Pré planejamento

Sabendo que você terá uma comunidade de preparadores lhe permite ser proativo com o planejamento agora. Você pode pedir aos seus vizinhos para que comecem a se preparar pegando recursos, preparando suas casas e colocando suas finanças em ordem. Você pode até ir mais longe planejando o que cada casa terá como propósito. Tendo estas famílias focadas em áreas particulares da preparação, você terá certeza de que estará muito preparado quando o evento gatilho acontecer.

Em último caso, ter seus vizinhos preparados irá prevenir que você seja o alvo de pedidos quando as coisas piorarem. A última coisa que você precisa é um “amigo” necessitado comendo os suprimentos da sua família.

4) Múltiplos locais

Ter múltiplas casas em uma comunidade dá muitas vantagens. Além da vantagem tática de se defender, você também consegue espaço extra para suprimentos e áreas para os prepará-los.

Em adição, você proverá o senso de normalidade para as pessoas na comunidade. Utilizar uma casa como um local de reuniões pode ser uma possibilidade. Ter uma casa para servir de “clínica” médica é outra ideia. Você poderia quase construir uma cidade dentro da cidade. Você não pode subestimar a importância dessas coisas para a motivação do grupo que está tentando sobreviver.

5) Rede de recursos adicionais

Seus vizinhos terão diferentes suprimentos, diferentes ferramentas e principalmente, diferentes habilidades. Isso é um grande seguro de vida quando tentando sobreviver em tempos incertos. Entretanto, os recursos que nós não pensamos ter são os vários contatos que eles terão. Eles podem ter um sobrinho que tem dez espingardas. Um primo que tem um quadriciclo para venda. Um amigo que tem acesso a recursos médicos.

Cada vizinho terá sua própria rede de contatos que poderá ser útil. Estes contatos se tornam ainda mais valiosos quando as coisas ficarem feias. Você pode até escolher se juntar a um grupo maior que seus vizinhos terão mantido contato.  Nós podemos ter certeza que você precisará ser criativo durante tempos difíceis.

6) Mais suprimentos

Você nunca terá suprimentos o suficiente quando o caos se afirmar. Seus vizinhos podem ter muita lenha que estavam coletando. Outro pode ter um gerador portátil e um sistema de filtragem de água. Outro pode ter acesso a itens úteis para troca. Outro pode ter ferramentas especializadas que você não tem.

Com cada pessoa que você adiciona ao grupo, você adiciona seus recursos potenciais. Enquanto eles serão uma espécie de seguro para você (comida, abrigo e afins) os recursos e habilidades que eles trazem melhorarão as chances para seu lado.

7) Nunca parar de trabalhar

Quando você é parte de um grupo, você pode trabalhar em turnos. Você também conseguirá trabalhando se um dos integrantes ficar doente. Isto é elemento chave visto que lhe dá mais tempo para lidar com seus recursos.

Como mencionado acima, você também terá pessoas que são especialistas em certas áreas. Isto lhe permitirá cumprir coisas com mais efetividade e eficiência. Por exemplo, meu vizinho é muito com com manutenções elétricas. Se nós precisássemos mexer com algo elétrico, eu teria de quebrar muito a cabeça para conseguir algo efetivo. O tempo que eu gastaria trabalhando nesta solução elétrica seria o tempo que eu passaria longe da defesa, que é minha maior habilidade. Sem mencionar que eu tomaria um tempo significantemente maior.

8 ) Companhia

Quando a crise ocorrer, as pessoas sofrerão para se ajustar. Nós passaremos de uma vida onde temos acesso a quase tudo para uma vida onde conseguir o básico será um desafio. Enquanto nossas famílias servirão como um apoio, ter outros para compartilhar momentos difíceis certamente será um conforto.

Como homem eu sei que passar um tempo com meus amigos homens é algo que eu preciso. Ser capaz de conversar com outros pais e maridos da comunidade será um grande alivio (e tirar certo peso de minha mulher). Não ignore a importância da companhia humana quando enfrentando tempos difíceis.

9) Algo que nunca é ruim… Mais guardas.

Obviamente, as pessoas adicionais ajudarão a defender a comunidade. Novamente, o conjunto de habilidades diferentes dirá quem irá fazer o quê aqui. Alguns vizinhos podem ter experiência militar e que será muito útil ao defender sua posição.

Eu ouço muitos preparadores dizerem que eles tem tantas armas em suas casas que seria difícil para qualquer saqueador ou criminoso penetrar. Entretanto, você será capaz de atirar apenas duas armas (visto que você tem somente duas mãos). Eu não sei quantas pessoas podem acertar um alvo com duas armas, uma em cada mão.

Ter o treinamento em tiro lhe deixará em uma vantagem gigante. Pense como um criminoso, você enfrentaria um grupo armado ou um pai tentando defender sua esposa e duas crianças?

10) Batedores/Reconhecimento

Ter a habilidade de deixar seus recursos sem o medo de perdê-los é uma vantagem distinta. Haverão tempos onde você precisa sair para ou caçar alguma comida, ou fazer reconhecimentos ou simplesmente procurar por suprimentos gerais. Ter homens capazes como guardas na comunidade lhe permitirá (e outros) se aventurar para procurar informações e planejar futuras ações.

Lembre-se, não haverá o canal de notícias para descobrir o que está acontecendo na rua. Você terá que conseguir inteligência da forma militar.

Conclusão

Claramente, ter mais bocas para alimentar e mais variáveis na equação será um desafio. Entretanto, um grupo unificado quando pessoas desesperadas vêm para cima de você é claramente a melhor alternativa de longo prazo.

Traduzido e adaptado do blog SHTFPlan.com.

Anúncios

19 comentários

  • Enzo Mikaelson

    O problema de um grupo,costuma ser o lider,então,como escolher um lider ou conselho(com varios lideres) ?.

  • Guardião777

    Já viram o seriado Jericho? Tem no Netflix. Dá pra ter uma idéia muito boa das consequências…

  • Yoseph Macabi

    Preparem-se. Sigam as instruções. O tempo da ceifa está chegando e os ceifeiros já estão a postos. Conversem com seus amigos, não importa se eles não estão nem aí, conversem, alertem, orientem e, principalmente, estejam preparados. Os sinais estão em toda parte. Um grande abraço a todos

  • Bacana a ideia, e pra a sobrevivência a longo prazo é a mais lógica.
    Um dos pontos que mais importantes foi quando ele falou no quesito armas. Vejo dezenas de “preparadores” comprando armas e munições, mas sinceramente, quem consegue atirar com tantas armas sozinho?
    A vida é diferente de CoD ou BF…

  • Bom dia, Márcia. Então isso leva ao ano de 1935. O que aconteceu de especial naquele ano? O que você pensa dessas cronologias?

  • Featherstrong

    É muito bom estar preparado, independentemente da razão. A questão é que a economia não se resume em bolsa de valores. Um estudo aprofundado sobre a economia vai indicar a qualquer um que o estado vai balancear o mercado, pelo menos em sociedades não liberais – como no Brasil. A bolsa de valores não tem o poder de levar uma sociedade ao caos e ponto – Os EUA entraram na crise porque são neoliberais demais na política econômica. Recessões aconteceram por causa de estados neoliberais que não regulam sua própria economia. Mas nem por isso países foram tomados pela anarquia. Por esse tipo de conclusão – sobre uma crise que vai abalar todos e etc, é pouco provável de se acontecer – embora não seja impossível.

    Agora, em caso de catástrofes naturais, ou; em cenários de grandes desgraças sim, é muito provável haver uma luta pela sobrevivência, isso sem dúvidas, o ser humano sempre vai lutar pela sobrevivência.

    Grande abraço!

    Apoio 100% nesse caso, mas,

  • A vossa presidenta e antiga terrorista (ou guerrilheira pela liberdade), chegou onde está porque tinha uma ideologia pela qual lutou.
    Os bandidos, mafiosos, e afins conseguem grandes (ou pequenas) organizações porque tem um objectivo – O lucro.
    Os pulhiticos tem um objectivo – chegar ao poder e foder a população de todas as maneiras e feitios.

    Resumindo: qual é objectivo de um sobrevivencialista – Sobreviver?
    Acham mesmo que isto é condição primeira para juntar pessoas?
    😉

  • “Eu imagino que quando a crise atacar, criminosos vão provavelmente andar em gangues.”

    Aqui onde moro estamos no meio da guerra de 2 gangues que dominam os 2 morros que circundam nossa rua. o pessoal já chama o trecho do bairro onde morro de “FACHA DE GAZA”.

    Agora imagina se o sistema de leis e a polícia cai…

    Falar com os vizinhos e formar uma comunidade de preparadores é uma excelente ideia e aumenta mesmo e muito as chances de exito na sobrevivência!

    Só que fazer isso aqui é perda de tempo. Aqui nem os amigos próximos levam a sério este tipo de conversa, mesmo mostrando a eles as possibilidades e tudo mais é falar em vão. São como os outros alienados, acham que somos loucos, que nada vai acontecer, e que se algo de fato acontecer os anjos do céu vão descer para salva-los pq eles frequentam a igreja aos Domingos… (Com todo o respeito aos religiosos do grupo, por favor não levem para o lado pessoal.)

    Aqui as pessoas só cairão na real quando for tarde demais, quando não existir mais volta e vai ser cada um por sí.

  • É cara, nem precisa ir tão longe, veja o que aconteceu na Bahia começo do ano passado, a policia militar entrou em greve e em apenas 6 dias houve mais de 50 mortes e arrastões em toda região todos os dias, assim como latrocínios roubos residenciais e estupros! O vídeo a seguir mostra uma noite do acontecimento, A PM entrou de greve e automaticamente o ônibus saiu de circulação por falta de segurança http://www.youtube.com/watch?v=s-K1nUdoPw4

  • Partindo do princípio em que não se pode forçar alguém a ser Preparador, como posso atrair pessoas para um posterior grupo de Sobrevivencialistas?

    • Meu Xará, sua dúvida também é minha.
      Creio que a melhor forma de introduzir esse assunto com um vizinho em potencial é ser amplo e inespecífico, começar com perguntas abertas que fazem ele pensar antes de trazer uma resposta pronta. Com isso a pessoa já começa a raciocinar a possibilidade dos eventos ocorrerem e quão vulnerável ela se encontra no momento.

      Muitas vezes você estará mexendo com crenças e pressupostos, coisas que as pessoas evitam mudar, ainda mais para quem elas não confiem 100%. O importante é não insistir, melhor ter um vizinho amigo que não compartilha do mesmo ponto de vista do que criar um vizinho que colocará a culpa em ti pela desgraça alheia.

      • Conversei com minha mãe, usei erupções solares como argumento para um estado de emergência e ela me deu a excelente ideia de voltar pra cidade natal dela, onde a segurança seria mais fácil de ser feita pois é uma ilha

      • Aqui quando falo com alguém eles fingem escutar e até expõe seus pontos de vista, mas é tudo da boca para fora e o que vc fala a eles entra em um ouvido e sai pelo outro…

  • Esclarecedor esse texto…otima traduçao e informaçoes uteis.

  • Vocês sabem qual poderia ser a provável data de uma próxima erupção coronal solar de grandes proporções? Andei pesquisando, mas não encontrei. Se isso acontecer, aí sim será o fim. Imaginem Os meios de transportes sem poderem se locomover devido ao PEM que uma tempestade geomagnetica pode causar (os automóveis modernos, como caminhões e carretas são basicamente eletrônicos). Sem transporte, sem comida. Em 3 dias os supermercados estarão vazios. Em três semanas haverá caos civil e militar. Sem internet não teremos mais dinheiro, pois nosso dinheiro hoje é virtual. Todos estarão preocupados em safar sua pele e de seus familiares, então será o fim da civilização como a conhecemos. Há 200 anos atrás, poderíamos viver como sempre vivemos na historia da humanidade. Sem tecnologia de ponta e sem os recursos que existem hoje, dos quais nos tornamos reféns. A civilização moderna não está pronta para retroceder 200 anos de evolução tecnológica. Desde o ano de 1914 para cá, a humanidade deu salto “evolutivo” que jamais se esperaria. O mais interessante é que o ano de 1914 pode ser descoberto através de passagens da Bíblia. Tem algo muito além da jurisdição humana acontecendo aí. Vocês não acham?

    • Vinícius a preparação é muito mais ampla do que juntar recursos e esperar por um hipotético fim do mundo. Coisas ruins acontecem o tempo todo em todo no mundo, seja por ação humana ou natural.

      Se concentre primeiro nas possíveis ameaças que sua comunidade pode sofrer, tais como: furacão, enchente, ondas de violência, desemprego massivo, etc. Isso são coisas que tem uma probabilidade muito maior de ocorrer do que um cataclisma global. Faça uma análise SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) da sua região e se prepare para isso. Foque primeiramente seus esforçou na sua comunidade, que é onde você tem influência.

      Mesmo assim, te digo, não tem problema em olhar esses documentários que você olha mas filtre e julgue a informação, pois eles mostram de uma maneira muito fantasiosa para atrair público.

      • Concordo contigo Andres.
        Fiquemos na preparação.
        Abraço

      • Esta notícia só confirma o que eu estava pensando “Supertempestade solar poderá atingir Planeta”. Não são apenas especulações de documentários. Mas, são razões extras para nos prepararmos. http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1232989
        Abraço a todos.

    • Olá Vinicius se vc está considerando a data 1914, onde alguns acreditam que o santuário foi purificado, saiba que na verdade Jerusalém foi destruída em 586 e não em 607, pesquise na história. Mas com certeza estamos vivendo nos últimos tempos de acordo com os sinais da Bíblia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s