Post do colaborador: Beans, Bullets and Band-aids

O termo “Beans, Bullets and Band-aids” ou “Feijões, munições e band-aids” usado pela comunidade de sobrevivencialistas é uma expressão muito bem conhecida. Esta é uma frase bem capciosa porque nas entrelinhas estão as três coisas essenciais que são necessárias em um cenário de desastre. Beans (feijões) significam comida, água e abrigo que são necessários para se manter vivo; Bullets (munições) representam a habilidade de proteger a si mesmo ou a sua família, incluindo a capacidade de caça e também de proteger a liberdade individual; band-aids, simboliza o conjunto de condições favoráveis a saúde e higiene. Então quais são algumas dessas necessidades que se inserem na frase “beans, bullets and band-aids”?
 BEANS (feijões)
Comida – Se você quiser começar a armazenar comida, existem algumas coisas a se pensar. A comida deve ser suficiente por quanto tempo? Ela será alguma coisa que você e sua família irão realmente consumir? A comida resistirá mesmo se ocorrer um desastre e acabar a energia elétrica? Como você irá cozinhar a comida que você armazenou? A quantidade de comida armazenada basicamente depende da pessoa que a está armazenando. Tenha em mente que você deve ter comida suficiente para o tempo provável que o desastre irá durar. Se você está se preparando somente para um desastre de curta duração, então será necessário comida somente para alguns dias, no máximo uma semana. Se as suas preparações precisam durar além de um colapso da sociedade ou um grande desastre, você deverá ter vários meses ou até vários anos de comida armazenada. Você também poderá cultivar seus próprios alimentos e ter um jardim com frutas e vegetais. Caçar e pescar são também um excelente meio de se obter comida. Lembre-se, todos os mercados e supermercados juntos de uma cidade, tem normalmente em média somente 3 dias de comida para uma cidade inteira.
Água – Quando não tiver mais água saindo da torneira, aonde você irá encontrar água fresca e limpa? É interessante ter água armazenada também. Existem várias opções para isso, você pode manter garrafas d’água e galões cheios, existem também reservatórios e caixas d’água em vários tamanhos desde 100 a 10.000 litros. Se você for sortudo o suficiente de estar próximo a um rio ou lago, estes podem ser uma boa fonte de água. Existem diversos tipos e tamanhos de filtros de água que não precisam de eletricidade e transformam até a pior água em água potável. Existem também tabletes e comprimidos que podem ser colocados na água para purificá-la. Um poço também seria uma fantástica fonte de água, mas pode ser um pouco caro para contruí-lo. Por fim, existem muitas opções, mas o ideal é saber aonde ficam as fontes de água naturais da sua região.
 Abrigo – Aonde você irá ficar? Você precisará de um lugar seguro, seco e quente (e se possível confortável). Várias pessoas provavelmente irão ficar nas suas próprias casas, o que é uma boa opção desde que sejam seguras o suficiente. De acordo com a teoria “Beans, Bullets ans Band-aids”, uma casa que fica numa propriedade relativamente grande e escondida das ruas principais, pode ser um excelente abrigo para cenários de desastre. Várias das pessoas que já vivem um estilo de vida sobrevivencialista estarão em vantagem e podem ter casas que usam recursos renováveis como energia solar e eólica. Existem também várias outras pessoas que tem uma residência separada unicamente para casos de sobrevivência. E se você tiver dinheiro, este será um excelente investimento para você e sua família.
BULLETS (munição)
Proteção – Ter um meio de proteção para você e sua família é muito importante durante tempos difíceis, pois pessoas em situações desesperadas tomam medidas desesperadas. Armas são uma parte muito importante na proteção e podem decidir uma situação em que a conversa e a negociação não foram capazes de resolver. Existem vários tipos diferentes de armas e várias teorias de quais são melhores para se ter. Certamente, qualquer arma é melhor do que não ter nenhuma arma, mas lembre-se, cada tipo de arma pode ser útil em diferentes situações. Se o seu alvo está relativamente perto, uma espingarda, carabina ou uma pistola pode ser a melhor opção. Se o seu alvo está a 60 metros ou mais, um rifle provavelmente será a melhor opção. Entretanto, a proteção não está limitada somente as armas de fogo. Armas reutilizáveis e silenciosas como os arcos, balestras ou facas são importantes de se ter porque você constantemente corre o risco de acabar com seu estoque de munição. Proteção também pode estar na forma de cercas ou arames farpados ao redor da sua casa, detendo ladrões e outras pessoas mal-intencionadas.
Caça – esta também vai para a categoria de alimentos de “Beans, Bullets and Band-aids”. A fim de caçar de forma eficiente e eficaz, você precisa saber escolher quais as armas de caça para comprar e usar. Uma carabina 0.22 seria bem melhor para caçar esquilos e castores que carabina 7 mm magnum. No entanto, carabina 7 mm magnum seria mais eficaz para caçar um alce e outros animais de grande porte. Um arco pode ser a melhor escolha em qualquer situação, pois ele é silencioso e não atrai a mesma atenção que uma arma atrai. Outra grande ideia é o uso de armadilhas. Estas são reutilizáveis e são maneiras semi-passivas de encontrar comida. Elas também podem proteger sua casa de intrusos. Em áreas florestais e planícies, esquilos, alces, veados, aves, perus e galinhas-dágua são excelentes fontes de proteína. No deserto, tarântulas, cobras, pássaros, veados, insetos e javalis podem fornecer uma grande fonte de alimento.
BAND-AIDS
Prevenção – embora não seja um passo convencional para “Beans, Bullets and Band-aids”, ficar em forma e estar saudável é uma das melhores maneiras de impedir problemas durante um cenário de desastre. Quando estamos saudáveis, somos capazes de trabalhar mais e de forma mais eficiente. Estar saudável e em forma também pode promover a produtividade. Algumas das maneiras de se preparar para um cenário de desastre é alimentar-se de maneira correta, praticar exercícios regularmente e manter um estilo de vida ativo e saudável. Conhecimento de pequenos procedimentos médicos são também uma ótima maneira de se preparar.
Medicamentos – Se você precisa de um determinado medicamento para manter sua saúde, certifique-se de ter uma boa quantidade deles em mãos. Existem alguns médicos que dão receitas extras com a finalidade da preparação de armazenamento, de modo que a teoria “Beans, Bullets and Band-aids” sugere explicar a sua situação e pedir para ele ou ela lhe dê a receita. Além disso, existem alguns medicamentos que você deve possuir… Antibióticos são extremamente necessários. Penicilina é um dos mais populares e não se esqueça daqueles medicamentos de balcão que são usados regularmente. Nestes podem incluir a aspirina, medicamentos antialérgicos, remédios para resfriado ou gripe, diarréia, laxantes, entre muitos mais.
Suprimentos médicos – Suprimentos médicos também são muito importantes. Por exemplo, como você vai cobrir uma ferida ou enfaixar um osso quebrado? É bom ter band-aids, bandagens, gazes, faixas, ataduras, talas, e termômetros na mão. Quanto mais você saber e ter, aumentam as chances de sobrevivência. Este é apenas um começo de “Beans, Bullets and Band-aids”.
A única coisa que eu ainda não discutimos é a importância da pesquisa e do conhecimento. Se o dinheiro é um problema, esta é uma ótima maneira de começar. Este passo necessário para a sobrevivência é de graça. Há uma grande variedade de livros e muitos tutoriais on-line que vão te ensinar desde como fazer RCP, técnicas de pesca, e dicas para jardinagem, sem custo algum. Agora que você sabe sobre “Beans, Bullets and Band-aids”, você pode começar a se preparar para qualquer situação que você achar melhor.
Tradutor: Pablo Alessandre
Anúncios

10 Comentários

  • Leonardo Dias

    Tabbém fiz uma pesquisa sobra a gaiola e improvisei uma com caixa de sapato e papel alumínio. Mas como precisarei de uma maior, farei com lata de lixo de metal, que também serve muito bem!

  • Aline,

    Há uma imagem na barra direita do blog, basta clicar lá. Para ter acesso ao fórum você terá de se cadastrar nele, e conforme for postando mais mensagens, terá acesso a outras áreas também.

    Abraços.

  • O que vcs acham desta supertempestade solar prevista para 2013, que pode acontecer a qualquer momento? A manta de cobertura de alumínio é uma boa opção contra a radiação nos ambientes? Num caso como este, o que devemos de fato fazer e estocar se moramos na cidade?

    • Olá Aline,

      Em relação a este evento, há sim grande certeza e possibilidade que ocorra nos próximos anos, já que o sol está em seu ápice de atividade. Se esta supertempestade vier com “força” teremos sérios problemas em nossa infraestrutura e especialistas avaliam que demorariamos 10 anos para reparar os danos e voltar a nosso estado de realidade atual.

      A cobertura de alumínio é insuficiente se caso a tempestade for grande. Recomendo que pesquise sobre A “Gaiola de Faraday”, que inibirá grande parte da estática e radiação, salvando assim, o equipamentos que estiverem dentro dela.

      Quanto ao armazenamento de comida, temos diversos tópicos aqui no blog e recomendo que visites também o nosso fórum.

      Abraços.

      • Boa tarde Julio,

        Agradeço a informação e dicas.
        Devido a desinformação da maior parte de nossa população, temo pelo que pode acontecer numa situação de caos. Especialmente porque tomo estes cuidados, e como eu li, a parábola da “formiga e a cigarra” está presente em inúmeras situações, imagine então numa dessas?!
        A dificuldade ainda é grande para conseguir alguns itens básicos, então estou pesquisando e acelerando o meu processo de medidas emergenciais.
        Como faço para participar do fórum?

        Abs, Aline

      • Pensei na gaiola do sô Faraday hoje! rsrsrs realmente pode ser a alternativa.

  • Muito racional, útil e bem descritivo! Gostei!

  • Ótimo texto !

  • muiro legal

  • muito bom,,,,,,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s