2012 – Apenas o começo

Como eu já havia reiterada vezes afirmado em posts anteriores, 21/12/2012 chegou e passou, como era de se esperar. Nosso sol não foi afetado pelo sol mágico da chama violeta no centro da galaxia, Godzila não destruiu Tóquio (nem a Fiel…É nóis, Curintia!). Nenhum deus voltou, o homem de milho não se desfez, terremotos e vulcões só nos locais de sempre. Os Incas Venusianos não apareceram, nem os zumbis.2012_fail

Mas muita grana mudou de mãos, muita gente passou recibo de maluco e muitos arautos do apocalipse vão ter que inventar outra conversa para continuar a levar a grana dos incautos.

Mas tudo tem um lado positivo. Algumas pessoas se prepararam. E pelo menos agora tem o mínimo de preparação para os REAIS eventos que podem acontecer: tempestades, enchentes, eventuais falhas no sistema elétrico, colapsos de todo tipo.

Mas há uma triste constatação a se fazer. Uma que deve ter feito Carl Sagan rolar no túmulo: Vivemos uma nova idade média. Superstições, obscurantismo, misticismo. Fé cega. Criticidade é coisa de perdidos, ateus, agnósticos, “abandonados por Deus”. Um Deus, na visão dos pastores eletrônicos, que aceita “propósitos”, “apostas”. Pague e receba.

Não há preparação maior do que saber pensar adequadamente. Avaliar cada situação, e saber filtrar informações. Em nossa busca de provarmos que somos mais do que poeira de estrelas há muito mortas, criamos teses, fantasias, desejos ocultos, que sepultam o fato de que a explicação mais simples geralmente é verdadeira. A famosa Navalha de Occam. Não pensem que com isso signifique que eu seja ateu ou agnóstico. Mas apenas cético. É evidente que há um Deus, mas certamente ele não é um velhinho de barbas brancas sentado em uma cadeira no céu…

O que sobre dessa quase histeria maia, para mim, é a triste constatação de que, de certa forma, estamos involuindo, abandonado o racionalismo e as sucessivas conquistas filosóficas, para optarmos por seguirmos cegamente qualquer um que diga de duvidar de sua palavra é pecado, ou ignorância.

Melhorar não vai…