SHTF School: Higiene e sobrevivência

Existem alguns tópicos que algumas vezes as pessoas não querem ler ou ouvir… Outros ainda pensam que não é algo muito importante em um cenário de crise. Higiene é algo que todos nós sabemos ser importante, mas o quão sujo pode se tornar já é outra história.

Se por exemplo você olhar para  definição de Cólera você poderá ver algo mais ou menos assim:

“Cólera é uma infecção causada pela ingestão da bactéria Vibrio Cholerae presente em água ou comida contaminada com resíduos fecais. Primariamente é ligada à insuficiência de acesso à água limpa ou processos de higiene. Seu impacto pode ser mais dramático em áreas onde a infraestrutura está cortada ou foram destruídas.”

Eu já mencionei que sofri (junto com muitos outros naquele tempo) de casos sérios de diarreia, digo casos onde você não consegue levantar sua cabeça por dias… eu ficava completamente exausto. Eu tive Cólera? Eu não tenho ideia, não haviam hospitais, laboratórios ou doutores. Provavelmente sim. Tudo o que eu podia fazer é tomar alguns fluídos, chá de menta, chá de camomila e coisas do tipo.

Em pessoas adultas normais, isto pode ser resolvido com reidratação oral e casos de morte não são comuns. Em crianças pequenas ou idosos é mais complicado. Quando você tem alguma condição médica também é bastante complicado.

Deve se ter em mente que é difícil de qualquer maneira se você está em uma crise e tem um caso pesado de diarreia…você não está preparado para isso e nem conhece muito sobre isso. Quando há uma crise, pequenos problemas criam grandes problemas, mais tarde você tem uma junção de todos esses “probleminhas” e pronto, tem um problema enorme.

Se você tem acesso a uma unidade médica quando está desidratado e exausto devido a diarreia, na maioria dos casos tudo pode ser resolvido com soro e outros adicionais. Se você tem o conhecimento e equipamento, você pode tentar resolver sozinho a situação. O pior cenário possível é aquele onde você não consegue ter acesso à ajuda médica, não tem conhecimento e nem equipamento.

Claro que não ter doenças é melhor do que tratar uma.

Tente evitar de ir à locais onde se você precisar de socorro médico ele demore para chegar. Você também deve aprender um pouco do básico sobre tratamento destas condições e armazenar algumas coisas para isso. Não estou dizendo que você tem de ir para a faculdade de enfermaria agora, mas conhecimento é a chave. Aprenda como a desidratação funciona e como você pode reidratar um homem.

Ter conhecimento em como reidratar um paciente que está sofrendo de diarreia não vai te ajudar muito se você não resolver a questão de como se livrar de seus resíduos. Porque no final, você vai encontrar-se “correndo em círculos” e ficando doente sempre… de nada adianta ficar saudável e continuar em um ambiente contaminado.

Preste atenção extra ao gerenciamento de resíduos, sua água e sua comida. Considere o fato de que você talvez possa controlar as condições de sua casa se você planejar e preparar tudo, mas você terá de sair em algum momento por diversas razões… e o mundo lá fora provavelmente será muito ruim e sujo.

Proteja-se quando estiver fora e tenha certeza do que você está trazendo para sua casa. Hoje quando falamos de sobrevivência urbana eu penso que simples máscaras cirúrgicas e luvas devem fazer parte de sua preparação. Elas não são feitas para serem usadas apenas em salas de operação. Eu usaria em qualquer situação onde as coisas estivessem “estranhamente sujas” e tenha em mente que estes lugares são muitos quando os serviços normais não funcionam. Sacos para embalar os tênis são uma boa ideia também…

Você não conseguirá tornar sua casa um ambiente estéril, e o ponto não é esse. Mas sempre quando chegando em sua casa depois de uma viagem para fora (em cenário de crise), considere-se sujo e se limpe. Use roupas e equipamentos da melhor forma possível para se limpar.

Apenas use o senso comum, mas muito mais senso comum do que em tempos normais. O que te deixa doente em situações de sobrevivência geralmente não é visível. Sua primeira linha de defesa deverá ser sua higiene pessoal, como lida com sua sujeira e como se mantém limpo. Então simples procedimentos como lavar suas mãos cuidadosamente depois de fazer um trabalho sujo ganham um novo sentido… pode salvar sua vida.

Ferva sua roupa, adicione um pouco de cloro e deixe secar na luz do sol. Estas coisas simples são as que aumentam suas chances de sobrevivência. Você não pode sair atirando em bactérias, elas mataram mais pessoas que balas (talvez bem mais) durante o tempo de guerra que vivi.

Armazene o maior número possível de sacos de lixo pelas mais diferentes razões, incluindo a razão de lidar com sujeira humana. Eles também lhe fornecem formas de limpeza… Use o senso comum guardando-os em pequenos locais que você pode carregar contigo sempre.

Ter um par de luvas médicas descartáveis e um pequeno sanitizador de mãos no seu bolso faz muito mais sentido em um cenário de crise do que em uma situação normal cotidiana, tenha-os prontos para uso.

Você tem máscaras, jalecos cirúrgicos, capas para sapato, sanitizadores de mão, álcool gel, luvas, copos descartáveis e pratos? Para você quais são as preparações mais importantes em relação à higiene?

Fonte: SHTF School