Como começar a se preparar sem criar dívidas

Neste post falaremos sobre diversas dicas de como economizar ao iniciar suas preparações, afinal, de nada adianta ter um bom estoque e acabar endividado com o banco. As dicas abaixo foram dadas por leitores do site Off Grid Survival.

Torne-se um experiente em fazer as coisas sozinho – Comece a tentar arrumar as coisas sozinho. Em vez de comprar comida pronta tente fazer um pão a partir do zero, aprenda como fazer seu próprio sabão para lavar roupa, aprenda como costurar e em vez de jogar as coisas fora, tente arrumá-las.

Procure por descontos e cupons – Eu só compro quando está com desconto, queda de preço pela temporada baixa ou quando tenho cupons promocionais.

Aprenda a “pechinchar” – Não esqueça de negociar. Eu sempre tento negociar por tudo! Se você é um “faz tudo” poderá trocar seus serviços por equipamentos, comida ou qualquer coisa que eu possa precisar.

Seja auto suficiente – Um bom jeito de se preparar, ganhar habilidades e economizar dinheiro é encontrar formas de ser mais auto suficiente. Você poderia plantar um jardim e pegar alguns animais de vários propósitos como cabras, galinhas, coelhos e outros.

Simples objetivos como plantar um jardim, colocar itens em conserva, tentar fazer pão caseiro, aprender a costurar os buracos da sua meia em vez de comprar outras…. Essas são coisas que muita gente não sabe fazer.

Compre genéricos – Quando for comprar comida, vá a lojas que possuam o maior número de clientes. Quanto mais rotatividade de recursos eles tiverem, mais fresca será a comida que você comprará. Muitas marcas de comida locais são em muitos casos mais baratas do que uma marca conhecida nacionalmente e tão boa quanto.

Se você pretende comprar muito de alguma coisa, prove primeiro. Se você não conseguir dizer a diferença de uma lata de uma marca e da outra, compre a mais barata.

Marcas nacionais são feitas em cadeia nacional, e podem ter 2/3 ou até 1/2 do seu custo somente pelo nome. Em quantidade, essa economia faz diferença.

Prepare-se com conhecimento – Aqueles que se preparam com conhecimento estarão muito melhores do que aqueles que apenas confiam em seus equipamentos para sobreviver.

Compre itens que sirvam para várias coisas – Quando comprar algo, procure por coisas que possam servir para mais de uma coisa. Itens de multi-propósito como fita isolante, bandanas, cordas, álcool para limpeza, cloro e lonas tem um uso muito abrangente e são relativamente baratas.

Viva um estilo de vida mais saudável – Trabalhe na melhora da sua saúde para sair de medicações. Você não quer estar em uma posição onde tem de tomar de cinco a dez pílulas por dia (ou mais!) apenas para continuar vivendo.

Prepping on a Budget Checklist

Prepare-se para os desastres mais prováveis primeiro – Muitos preparadores iniciantes gastam muito tempo e dinheiro em itens não essenciais, em outras palavras, compram equipamentos que são práticos apenas em uma certa situação de sobrevivência. O preparador esperto com seu dinheiro vai analisar os potenciais desastres que são mais prováveis de ocorrer em sua região e construir algo para se proteger destes antes.

Exemplo: Quando eu vivi no Alaska o maior perigo era ficar sem eletricidade por muito tempo combinada com temperaturas abaixo de zero. Os preparadores espertos certificavam-se de que as suas fontes de calor não fossem dependentes de energia e que sua comida poderia ser congelada e descongelada sem estragar. Em muitos lugares a falta de energia é uma grande ameaça. Pense primeiro sobre a possibilidade do cenário proposto ocorrer e analise-o com severidade. Um ataque alienígena é um cenário assustador mas MUITO menos provável do que um furacão/inundação/falta de energia na costa do pacífico.

Priorize e rearranje – Minha família minimizou as contas mensais cancelando um plano de celular que estava saindo por 250 dólares por mês, nós agora temos alguns telefones pré pagos que custam 30 dólares por mês. Nós diminuímos nosso pacote de TV à cabo e aumentamos a velocidade na internet. Ultimamente nós cortamos nossas contas mensais em quase 300 dólares, apenas priorizando e reorganizando.

Nós também analisamos nossos itens supérfluos, por exemplo, nós tínhamos sistemas de jogos e TV’s de plasma em excesso, então decidimos como família manter apenas um xbox 360 e uma TV na casa toda. Isso foi um passo gigante para minhas crianças! Nós vendemos tudo em um site de compras online! Então vender coisas que você não precisa pode ser uma boa forma de pegar as preparações que você não poderia comprar sem esse  dinheiro extra.

Lojas de usados, leilões online e feiras – Eu sempre passo pelas feiras todas semana. Esta é uma das melhores formas de aumentar suas preparações se tiver pouco dinheiro.

Cozinhe como sua vó – É senso comum cozinhar como a vó cozinhava! Eu salvei centenas de dólares em um ano estocando as coisas em potes e cozinhando com as receitas da era dela.

Nós comemos “costelas de fazenda”. Você sabe, são alimentos que te dão energia para o trabalho duro, e te enchem o suficiente para um dia inteiro. Este é o tipo de comida que as pessoas tem que aprender a fazer.

Fonte: OffGridSurvival

E você? Tem alguma dica para economizar nas preparações?

Anúncios

11 comentários

  • Gostaria de saber se promovem encontros e trilhas para dicas e troca de conhecimento entre vocês e aqui no blog? Me interessa fazer parte de grupos do tipo me tornei preparadora no final do ano passado (2011).Ainda tenho muito que aprender.Grata!

    • Olá Tammy,

      No momento não temos encontros ainda, mas pretendemos organizá-los no futuro. Para se entrosar com o pessoal sugiro que se cadastre no nosso fórum!

      Abração.

  • Me preparo a 4 anos , minha dica é, olhar os panfletos de bairro e comprar enlatados e outros ítens pelo menosr preço, faço isso de bicicleta ou a pé,eles entregam em casa sem cobrar nada a mais, use garrafas pet e alho para estocar.
    Especialmente comprar farinhas ,atum,sardinhas,molhos,e pimentas desidratadas fica baratíssimo ,duram até 4 anos
    dá uma ótima ração diária.

    • Olá mundiveritas!

      Faz muito bem em efetuar essa pesquisa de mercado… oportunidades sempre existem e se você consegue abraçar grande parte delas, no final tem uma boa quantidade de itens sem ter gastado muito. Ótima idéia para a ração diária também.

      Abraços.

  • Bom dia Julio Cheda

    Falo da Figueira da Foz – Portugal

    O colapso está próximo, e tenho já muitas medidas de prevenção prontas.

    – depósito de agua com 3400 lt
    – 200 lt de diesel para o carro
    – comida para 6 meses
    – remédios e primeiros socorros

    Me falta energia ( eletricidade ).

    Gostaria que comente a notícia abaixo.

    98% dos Senadores americanos votaram SIM à “declaração de guerra” ao Irão

    //naturologiamiga.blogspot.pt/2012/09/9888-dos-senadores-americanos-votam-sim.html

    Rand Paul stands alone against Senate’s ‘preemptive war’ resolution for Iran
    The US Senate voted 90-1 early Saturday on a non-binding resolution to prevent Iran from acquiring nuclear weapons. Voting against the resolution was Sen. Rand Paul, arguing that the bill was a de-facto declaration of war.

    Um abraço lusitano.

    Ramiro Lopes Andrade

    • Olá Ramiro,

      Fico feliz que esteja se preparando. A Eletricidade apesar de ser algo de grande importância não é determinante para sobrevivência, então posso lhe garantir que tendo água, comida e forma de se esquentar já é mais do que 90% da população tem em suas casas atualmente.

      Quanto à esta noticia que você nos mostrou, é algo de teor preocupante. Há de se convir que os americanos tem prazer em estabelecer guerra com outras nações, pois é assim que enriquecem, porém agora falamos de uma possibilidade real de ataques nucleares. Espero que tal resolução não venha a causar guerra, pois seria perda para ambas nações e para todo o mundo.

      Permaneça preparado! Abraços!

    • Marcos Ronald Roman Gonçalves

      Se o Julio me permite acrescentar, aí vai.
      Alguma eletricidade pode ser suprida com um gerador. É complicado, mas é uma alternativa. Pode ser a diesel; mais difícil de manter, pois necessitará consumir sua reserva de combustível. E ele “bebe”.
      Outra opção, mais sustentável, é energia solar: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1099389-instalar-gerador-solar-em-casa-ja-vale-a-pena-em-13-estados.shtml. Autonomia e sustentabilidade.
      Para muitos aparelhos (lanternas, por exemplo), pilhas são ótima opção. Tenha-as sempre à mão.
      Sobre a notícia, há muitas outras. E não param. Quando a merda bater no ventilador (desculpem meu “francês”), não importará se vier dos norte-americanos, iranianos, judeus, muçulmanos ou outros quaisquer. O “cheiro” será o mesmo. Portanto, “stay tall, stay focus, stay sharp”.

      • Caro Marcos Ronald Roman Gonçalves

        Obrigado pela dica , está anotado.

        Saudações lusitanas.

        Ramiro

    • Da uma pesquisada no motor stirling, da para ser usado em um fogão a lenha. To bolando um projeto para ele, mas é basicamente o motor ligado em um alternador e bateria. E o combustível é o calor! A dificuldade é dimensionar essa geringonça.
      Tem também vários outros tipos de motor, como o a biomassa e biodiesel, entre outros. Sem contar as várias maneiras formas de energia sustentável, como solar e eólica.

  • Muito bom artigo

  • Preparação sempre é um negocio meio difícil, envolve sempre um bom dinheiro e muito estudo, mas é melhor estar preparado e não precisar que precisar e não estar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s