SHTF School: Fogo para sobreviver

Novamente, você tem que pensar em outros termos para entender a importância de algumas coisas cotidianas quando há uma crise.

É difícil explicar a importância de algo que é muito comum e usual para nós hoje, principalmente pelo fato de muitas vezes nem percebermos a existência dela…afinal, tomamos-a como algo garantido. Nós consideramos que ela está e sempre estará disponível. Quando uma crise acontece, entendemos a real importância dessas coisas.

O fogo significa um monte de coisas (especialmente para sobrevivência), fogo significa um lugar quente para dormir, significa sopa quente. Fogo também significa roupas limpas e água limpa. Fogo significa vida. Não é de se surpreender que nossos ancestrais pensaram que o fogo era sagrado, ele é realmente muito bom. Na história antiga a lareira era quase como um local mágico onde todas os fatos importantes aconteciam, guerras começavam ou a paz era feita. Era o centro da casa, o fogo tinha de ser mantido vivo.

Existe uma razão do porquê isqueiros eram tão valiosos durante meu tempo na guerra. Eles deixavam as pessoas fazer fogo e com isso muitas coisas básicas e importantes eram possíveis. Eu lembro claramente de um cara que estava andando sobre um espaço aberto em uma intersecção (em um beco de atiradores de elite) no meio da noite com uma tocha queimando em sua mão… ele não fez nenhum ritual estranho. Ele simplesmente transferiu o fogo para seu fogão pois não tinha nenhum fósforo ou isqueiro para começar uma nova chama.

Ele saiu e andou alguns quilômetros, encontrou fogo em algum lugar e voltou para sua casa para acendê-lo novamente. Pessoas morreram enquanto tentavam transportar o fogo de um lugar para outro. E tudo isso aconteceu apenas alguns meses depois da guerra começar.

Quantas pessoas comuns tem 20 ou 30 isqueiros/caixas de fósforos armazenados em algum lugar da casa? Eu sei que você agora têm, e isso é bom. Mas você é uma exceção.

Você depende completamente do fogo

Apenas para praticar, vá e sente em um quarto gelado e escuro por alguns dias e então deixe alguém lhe dar a escolha de uma sopa gelada ou quente. É algo simples, mas a sopa quente já causa uma diferença incrível.

Você precisa ter algum lugar para acender fogo na sua casa. Isso não significa que você precisa sair quebrando paredes hoje para mudar a planta da sua casa e instalar uma lareira! Pode ser feito de maneiras mais simples, como um buraco na parede para se transformar em exaustor, ou encontrar pequenos fogões que você pode instalar quando a crise acontecer e usar diversos tipos de combustível neles. Até mesmo uma churrasqueira portátil é melhor que nada.

Fogões não são o problema, encontrar combustível para eles que é.

Então uma boa ideia é ter uma quantia de combustível armazenada em algum lugar. Eu atualmente tenho trezentos litros de diesel e cinquenta litros de petróleo armazenados… Se isso não for possível para você, tente ter um plano de onde conseguir combustível rapidamente quando a crise começar, antes dos outros.

Você como um preparador deve ter entendido que o “primeiro a agir fica na vantagem” e então deve perceber do que precisa antes dos outros. Depois de algum tempo todos pensam “vamos sair e pegar as árvores do parque para usar como lenha”, então não espere para todos da vizinhança irem ao parque. Assim como todo o resto, tente pensar à frente dos outros.

Claro que isso não significa que você precisa ir hoje a noite ao parque e começar a derrubar árvores. Isso significa que você precisa ter as ferramentas prontas hoje e planejar como arrastar árvores e onde colocá-las quando a crise ocorrer.

Uma boa ideia é ter algum tipo de depósito para lenha e um pouco de lenha já armazenada, porém como isso é praticamente impossível para pessoas que estão vivendo em áreas urbanas, hoje você pode fazer tudo para ficar pronto e começar a coletar lenha rapidamente quando o cenário exigir que você o faça.

Quando a crise ocorrer saia e e faça o que tem que fazer rapidamente. Não aprenda como fazer as coisas quando a crise ocorrer. Tenha um plano pronto HOJE. Se você nunca cortou lenha, peça ajuda para alguém que saiba fazer isso e aprenda a cortar lenha de maneira segura.

Comprando um fogão

Existem todo tipos de fogões por aí para serem comprados. Sem pensar em marcas ou modelos, existem algumas coisas para pensar quando for comprar um.

1. Você precisa de um fogão para quê?

Como eu já disse, você vai precisar de fogo para fazer várias coisas. Para fazer comida, limpar sua água (ferver), aquecer-se… Então quando você for comprar um fogão de lenha pense: para que vai usar ele? Se ele é bonito ou não, pouco importa.

Também ajuda MUITO ter algum tipo de grelha para pendurar as coisas sobre o fogo. Você pode comprá-las em vários lugares, mas tenha certeza de que vai escolher uma bem durável se você está com um grupo e quer cozinhar um monte e ferver água ao mesmo tempo.

2. Quanto combustível você terá?

Se você está vivendo em uma área onde madeira não falta então você é sortudo quando falamos de fogão, pois em outro caso você estaria na situação que eu estava, sempre com uma espécie de meio frio e congelamento.

Eu usava dois tipos de fogão. O de lenha de estilo antigo, que usava um monte de lenha porém produzia muito calor e o mantinha por muito tempo. O outro tipo era um fogão bem pequeno e fino, algo como uma grande lata. Você poderia deixar aquela coisa vermelha de calor em poucos minutos com pouca lenha, compensado ou qualquer lixo. Calor intenso era ótimo para fazer comida rápido ou para lhe aquecer com pouco combustível e em pouco tempo. Ela ficava rapidamente gelada depois que o fogo acabava, claro.

3. Olhe em volta

Novamente e sempre: Tenha e faça o que a maioria das pessoas estão fazendo – na verdade isso significa PARECER que você está fazendo o que os outros estão fazendo.

Obviamente não significa que se a maioria das pessoas está congelando à sua volta significa que você precise estar congelando também. Apenas pareça que está. Não fale com as pessoas sobre o quão quente e agradável sua casa está quando vê um vizinho ou alguém nas ruas. Finja estar com frio. Uma vez que seu corpo toma um longo tempo para se aquecer novamente, apenas finja estar com frio. É fácil esquecer, mas as pessoas não estão apenas famintas, mas estão com frio também. Eles querem se aquecer não importa como, mesmo que isso significa ir para  a SUA CASA, você querendo ou não.

Como todo o resto, não existem concelhos universais que funcionem para todos. Se você está vivendo em um local solitário, com fumaça grossa saindo da chaminé e o cheiro delicioso de sopa de galinha no ar, isso é algo como um convite para convidados não desejados em um cenário de crise.

No meu caso o cheiro de ruínas queimadas e coisas queimando estava no ar o tempo todo junto com a fumaça e outros cheiros… então eu não tive problemas com fumaça visível ou cheiro.

4. Tenha itens portáteis

Você eventualmente terá de sair e ter pequenas viagens por muitas razões, nestas você vai gastar tempo, tomar abrigo em algum lugar e precisar de fogo. Pense como solução um fogareiro portátil e que tipo destes é o melhor para sua situação e o ambiente à sua volta. Os fogareiros de estilo militar com combustível líquido, fogareiros simples de lata ou você vai acender uma fogueira no chão. Mas tenha certeza de que você tem um fogão para mover por aí.

5.  Tome seu tempo hoje e faça testes

Esteja familiar com todo tipo de madeira na sua localidade e aprenda o que esperar dos diferentes tipos de lenha e outros combustíveis. Você vai economizar um tempo importante na crise se você checar estas coisas hoje. Saiba quais madeiras são boas para iniciar fogo e se você tem algum tipo de fungos que sirva para isso também, por exemplo. Também saiba que tipo de madeira ou combustível dá mais calor e por quanto tempo ela queima… é importante saber também o quão intenso é o cheiro e a fumaça.

Se você não pode testar isso porque está em uma área urbana, tente ir a parques ou outros lugares onde existem áreas onde você pode fazer uma fogueira. Até mesmo tentar coisas com madeira em uma churrasqueira é válido para pegar conhecimento com diferentes materiais.

Fonte: SHTF School

Anúncios

12 Comentários

  • Rafael Abreu

    Heyy pessoal eu gostaria de saber como fazer fogo com pauls e pedras e quais são mais eficaz.. eu tentei fazer aqui em casa flexionando um cabo de vassoura em cima de uma ripa de bamboo ficou muito quente mas quando começou a machucar minha mão eu parei…. Meu nome é Rafael Abreu da Matta
    Tenho 14 anos e sou fascinado por auto-sobrevivência e sei fazer fogo com glicerina e permanganato de potassio e esses dois itens se encontram em qualquer farmacia se o permanganado de potasdio for em pastilhas basta triturar e depois adicionar um cado de glicerina

  • Que massa as dicas desse camarada. Já debrucei em cima de uma fogueira debaixo de chuva fina pra conseguir fazer comida, principalmente pros meus amigos que estavam alvoraçados de fome e dizendo abandonar o acampamento debaixo de chuva e eu não queria isso rsrsrs. Valeu!

  • uso fósforo impermeável com parafina.
    latinha de atum furadinha e comb. sólido casiro.
    Uma maravilha…

  • Preparação hoje para sobrevivência amanhã!!
    Acredito que menos de 10% da população esteja preparada para agir depois de um caos já formado.
    A maioria acha que isso não irá acontecer..
    Muitos lêem os textos, mas deixam para depois, pois HOJE tem coisas mais importantes para fazer (na cabeça deles), do que comprar utensílios adequados.. e se preparar realmente.
    Comanf

    • Marcos Ronald Roman Gonçalves

      Apenas 0,5 % estão realmente preparados para S.H.T.F. Devem todos estar inscritos e serem pagantes do curso do Selco. Meu caso.
      4,5 % pensam que estão preparados, mas, quando acontecer, a primeira coisa de que precisarão será o papel-higiênico. E a segunda uma roupa-íntima nova. Sugiro-lhes a compra deste “kit”: http://www.ebay.com/itm/170904974347?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649.
      95 % estão ocupados assistindo algum filme de zumbi. Nem comentarei sobre esses. Não perco meu tempo com bobagem.

      • E eu achei que estava sendo otimista…!!!
        De uma jeito ou de outro, o mundo fará uma seleção natural..

  • marcelo mamone

    COMPREI RECENTEMENTE UMA ESPIRITEIRA A ALCOOL, DESSAS QUE OS PEOES DE OBRA USAM PARA ESQUENTAR A MARMITA E FIQUEI IMPRESSIONADO COM A SUA CAPACIDADE DE GERAR CALOR, BEM COMO A DOR QUE A QUEIMADURA QUE ELA CAUSA QUANDO VOCE TENTA PEGA-LA, MESMO DEPOIS DE MUITO TEMPO QUE O FOGO JA APAGOU. MAS ACHEI MUITO BOA. (A ESPIRITEIRA, NÃO A DOR) ABRAÇO A TODOS.

    • Lucilo P.C.Jr.

      aiUHAiuaH… me lembrarei de suas palavras quando estiver perto de uma espiriteira.

  • Esses textos do Selco são sempre interessantes. Eu aprecio muito o modo simples e contemporâneo com que ele lida com temas amargos. Agradeço pela tradução. Apesar de conseguir ler – mau e grosseiramente! – em Inglês, nada melhor do que reler no meu idioma. Valeu!

  • Muito bom, preparação demanda trabalho, recursos e tempo.

  • Excepcional. Mostra quão duro e feio é sobreviver.

  • Excelente material

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s