Você sabe o que é uma “Bebida”?

Hoje vamos falar sobre um tema muito interessante, principalmente para aqueles que pretendem se aventurar pelas matas do nordeste, por mais que eu ache que esse tipo de formação é possível em toodo o território nacional, enfim, hoje falaremos sobre as “bebidas” e a sua importância.

Como podem ver na foto acima, as bebidas são formações naturais, isso mesmo, uma árvore começa a crescer em diversas direções e na sua base se forma uma espécie de copo, também  podem ocorrer em buracos no caule de uma árvore de tronco único, que para ser sincero não sei como eles se formam, mas, vamos retomar o raciocínio.

Bebidas são formações no caule de árvores onde a água fica acumulada, então tudo bem, temos água presa em um caule de árvore, e agora, porque isso me interessaria? Bem, a resposta é mais simples do que você imagina, além de ser uma fonte onde em um estado de necessidade você pode coletar água (que deve ser tratada antes de ser ingerida por humanos) elas são também locais onde os animais vão para beber.

Nessa bebida da foto, nós inclusive encontramos veados com uma certa frequência, ou seja, além de servir como um reservatório de água de emergência, também vai servir como “Ceva” caso você esteja em estado de necessidade, poderá ficar de espera e ou preparar uma armadilha.

Durante a noite podemos encontrar alguns pequenos animais que se aproveitam da água para se refrescarem, assim como podem ver na foto que segue.

Nessa foto, tentei mostrar como é a bebida por dentro e com isso tentar ilustrar melhor o que podemos encontrar nela, essa rãzinha ai dentro não é um “golpe de sorte” normalmente temos 3 ou 4 dentro de cada bebida, e com sorte encontramo alguns mamíferos pequenos ou pássaros.

Como vocês já devem ter percebido, saber onde estão as bebidas dos locais onde você acampa, ou pratica o seu sobrevivencialismo/bushcraft é muito importante, pois pode ser a diferença entre arrumar algum alimento (ou água…) ou sofrer com a fome (ou sede).

Para finalizar, gostaria de relembrar a importância de se conhecer ao máximo o que é o ambiente de mata, não ache que as coisas acontecem por um acaso, não fiquem caminhando horas atrás de um rio, se um dia se encontrarem em uma situação de risco, parem, pensem, e tentem observar melhor o seu meio, a chance de sobreviver pode estar a menos de 10 passos.

Anúncios

13 Comentários

  • Nilton de Oliveira Martz

    Estas informações são úteis à todos os que praticam camping selvagem. Devemos observar toda técnica de sobrevivência: alimentação; segurança; abrigo; navegação; reconhecimento local e região em redor.

    • Obrigado pelo apoio Nilton!

      • Nilton de Oliveira Martz

        “Bebida”, aqui, é água disponível em região de clima seco, árido, sendo a única fonte de água.

      • sim, varia de estado pra estado.

  • DOUGLAS SANTOS

    Uso e até faço manutenção em bebidas naturais, pois são uma ótima fonte para conseguir uma caça, não só mamíferos pequenos como citado acima, mas também grandes mamíferos, como catitu, veados, cutias e por ai vai, os animais já sabe as bebidas naturais, então se voçê poder abastece-la quando estiver acabando é interessante, pois todos as outras estarão secas, então os animais se deslocam para ela. Abraços.

    • Sim este evento ocorre mesmo! Obrigado pelo feedback.

  • Nasci e cresci no Paraná, onde a mata atlantica predomina.. e lá o recurso “extra” para conseguir água eram os cipós dágua, que são encontrados facilmente em todo o sul do Brasil. Hoje moro em Goiás, onde o cerrado eh bem diferente do clima que estava acostumado, e ainda procuro essa “fonte extra”, mas ainda nao achei nada… nunca encontrei uma Bebida como esta. Um dia quero ir para o nordeste e ter a oportunidade de caminhar nas áreas mais afastadas e sentir a mudança de paisagem mais uma vez. Interessante é que nosso país dá essa oportunidade de conviver em diversos climas diferentes, ou pelo menos, trocar experiencias de campo com quem vive no outro extremo… abraço!

    • É verdade amigo, aqui no em meu estado temos três tipos de mata, e pode acreditar, a diferença é gritante.

  • Paulo Gomez

    Se você tiver superdesidatrado é bom deixar seca. kkkkkkk

    • Kkkk verdade amigo.

      • Tem tecnicas de filtração da água na hora da sede só armar
        o filtro e beber

  • Por aqui no cerrado é meio difícil de encontrar bebidas, principalmente pela abundância de água que geralmente encontra-se nos locais com vida selvagem ativa, porém sempre é um recurso extra para utilizarmos quando e se um dia estivermos em situação de emergência ou semelhante.

    Abraços.

    • é sempre bom deixar elas cheias, essa da foto tem 20l

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s