Pós-análise: Faca Tática West – Nautika

Se você não ouviu falar deste modelo ainda, sugiro que entre aqui e veja o post que fiz assim que retirei esta faca da caixa! Para os que já reconheceram o nome do modelo, lhes trago a pós análise da faca Tática West, da marca Nautika. Lembram-se dela?

Bom, após mais de um ano de uso chegou a hora de expor minhas considerações sobre este modelo.

Devo lembrá-los que utilizei somente esta faca desde que a adquiri, sempre que ia acampar (5 dias por mês) e também durante atividades em casa ou no sítio. Não posso dizer que a usei intensamente, mas não tomei cuidados especiais para poupá-la durante seu uso. Se quiserem ver a imagem detalhadamente, basta clicar nela para ver seu tamanho original.

Vou iniciar pela bainha, a parte mais frágil do conjunto:

Estado atual da bainha

Apesar de aparentemente frágil ela durou muito bem, minha única dificuldade durante seu uso era de fechar o botão apenas com uma mão, visto que com o tempo este foi ficando mais “duro”. Nos últimos meses infelizmente ela cedeu, ocorrendo este dano:

A costura simplesmente desfiou após o uso contínuo.

Apesar de ser algo simples de ser reparado, demonstra que é um ponto a ser observado se você quer comprar o item. Eu reparei a minha com uma linha de costura e agulha em cinco minutos, mas sei que existem pessoas que não toleram estes acontecimentos em seus equipamentos.

Agora vamos à faca propriamente dita:

Deixei ela do jeito que estava após o último acampamento…

Como podem ver, ela está com sua integridade estrutural intacta, sem quebras de lâmina ou danos ao cabo. Fiquei impressionado com a qualidade do cabo dela, que além de ser muito confortável, não cedeu em momento algum de uso e até hoje não possui nenhum “jogo”, a lâmina continua muito rígida. Veja o estado da base do cabo:

Apenas algumas marcas de uso, mas sem danos que comprometam sua funcionalidade

Agora, vemos o estado atual da guarda e o início da lâmina:

Novamente, simples riscos, mas sem danos estruturais… agora vamos à lâmina!
Apesar de diversos riscos ocasionados pelo uso, a lâmina não apresentou quebras, trincados ou desgastes excessivos. O maior desgaste ocorrido foi pela afiação, visto que apesar de segurar bem o fio, tive de afiá-la diversas vezes. Reparem nos riscos na marca do vazado dela perto da base… estes eu fiz ao cortar lenha grossa! Aqui uma foto mais detalhada da ponta:

Apesar de bastante desgastada, ainda completamente operacional!

Uma das atividades que mais fiz com a faca foi rachar lenha, e para isso utilizei várias vezes lenhas mais grossas para bater no dorso dela… em momentos também frequentes, não tive dó de usar pedras para fazer o trabalho! Veja só como o dorso da faca está:

Pequenos amassados, mas nada absurdo. O material é bastante resistente!

Durante todo o tempo de uso com ela, nunca fui deixado na mão. Sei que temos preconceitos contra marcas nacionais (eu mesmo tenho em vários momentos) e principalmente as que importam seus produtos da China, mas posso lhes dizer que o investimento que fiz nesta singela faquinha pagou-se muito bem…. 62 reais que vão durar ao menos mais alguns anos!
No final das contas, se você souber utilizar a ferramenta dentro dos limites que ela oferece, você terá um instrumento que vai durar o quanto você precisar. Espero que tenham gostado desta pós análise e se tiverem dúvidas, basta perguntar!

Até.

Anúncios

19 comentários

  • Meu primo tem uma faca dessa , eu acho boa , a bainha que eu nao gostei muito , a faca que eu gosto é uma da imbel que eu nao lembro o nome mais ela é muito boa .

  • Acabei de comprar duas Puuko Finman, se for o caso a gente troca figurinha dps Julio, pode deixar que já resolvi, agora é só esperar .

  • Leonardo D.

    Acompanho o site a pouco tempo, mas se me permite entrar no assunto citado pelo MRRG, eu possuo um Puukko do Mora e tenho que dizer que é realmente excelente, possuo o segundo modelo postado pelo MRRG a de empunhadura vermelha e com uma pequena guarda, nunca me deixou na mão, aço de ótima qualidade e fácil de afiar… Se não estou errado a MORA a alguns anos atrás ganhou um prêmio na Knives Magazine como a faca “mais afiada do mundo”.

    Agora voltando ao assunto da postagem, eu gostei muito desta analise, realmente a um enorme preconceito das marcas nacionais, porem não sei quanto a vocês, mas eu possuo 6 facas da Tramontina são bem mais antigas, tenho uma faca dobravel tramontina amazonas, um conjunto pantanal, um modelo mais simples que não me recordo o nome modelo bowie, tramontina arabia entre outras e nunca tive problema, creio que seja bem como o Julio citou se você souber usar vai ter por um bom tempo!

    Agora eu volto a pergunta a vocês, possuem alguma faca Tramontina? Lembro daquela antiga linha Comander que ficou bem famosa.

    Abraços!

    • Olá Leonardo,

      Primeiramente bem vindo ao blog! Bom saber que todos gostam das Pukko que possuem. Quanto a sua pergunta, tenho sim no sítio um facão da tramontina com cerca de 15 anos (usado diariamente pelo meu avô) e está como novo, basta afiar e passar óleo para evitar corrosão que qualquer ferramenta é excelente!

      Ha cerca de 5 anos atrás quando era escoteiro tive uma Commander, o primeiro modelo. Adorava aquela faca, robusta e aguentou bem o tranco! Mesmo eu ainda não sabendo utilizar a ferramenta corretamente (estava aprendendo) ela resistiu com maestria. A cerca de um ano doei ela a um escoteiro que estava iniciando e não tinha meios de adquirir equipamentos… aposto que ela vai durar MUITO ainda!

      Abraços.

      • Sempre Alerta, Julio!
        Legal saber que tem Escoteiro ajudando a propagar conhecimento mateiro! Muito bom!
        Sou assistente de chefia na Tropa Sênior Mista Caxinauá no 97°SP GE Itapeva, em Pindamonhangaba/SP, e venho sempre dar uma olhada aqui no site em busca de novidades tanto pra mim, quanto para os jovens. Sempre indico a eles darem uma passada por aqui!
        Parabéns a você e todos os demais colaboradores pelo excelente site!
        Um grande aperto na canhota e SAPS

    • Não tenho facas da Tramontina. Não gosto do estilo, aço, formato, preço… Se ganhar de presente, arranjo utilidade. Comprar? Não! Tem melhores por preços menores.

      • Concordo neste ponto. Mas muitas vezes pela acessibilidade de quem não conhece modelos ou locais para compra, é a única opção! Principalmente para escoteiros de 13 anos de idade…rsrsrs.

      • Leonardo D.

        Concordo com o MRRG realmente muito caras e não valem o investimento, mas como o Julio disse, quando se é um escoteiro louco por uma faca nos meados de 1999, era uma das poucas opções, rs.

      • Isso é um grande fato!

        Não havia tanta disseminação do comércio via internet e tínhamos como base de comparação apenas os produtos que estavam aqui pela cidade mesmo…

  • tenho 4 puuko e alguns modelos da mora, estou muito satisfeito, valeram a pena a compra.

    • Olá Jose!

      Só eu não tenho uma dessas? rsrsrss
      Brincadeiras à parte, quero comprar uma logo para testá-la e fazer uma review aqui para o blog.

      Abraços!

  • Por que não compra uma puukko, Julio?

    • Primeira vez que ouço falar deste modelo MRRG! Vou dar uma pesquisada nela e ver vídeos para ver se compro… estou precisando renovar minhas ferramentas!

      Obrigado pela sugestão!
      Abraços.

      • É sério que não conhece uma puukko, Julio?

    • É sério…rs. Pesquisei aqui e achei muito legal, vou me programar para adquirir uma. Vou testá-la e ver o que acontece!

      • Por qual você se interessou?

    • Estou de olho nestes leilões que achei no Ebay. O vendedor pelo que entendi é o próprio cuteleiro e já vi videos de pessoas que compraram com ele… vou ver se consigo pagar baixo em uma.
      http://www.ebay.com/sch/i.html?_ipg=&_stpos=&_fcid=31&gbr=1&_localstpos=&_from=&_nkw=&_clu=2&_armrs=1&_ssn=fin-nordicaheat&rt=nc&LH_Auction=1

      Abraços.

  • Excelente Julio, eu não tive uma experiência muito boa com a faca da nautika que imita a ka-bar, como você bem sabe, a minha lâmina quebrou, mas acho que vou ganhar uma nova do mesmo modelo e darei uso novamente.

    Vamos ver o que acontece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s