Dentro de Chernobyl – Um documentário sobre a maior tragédia nuclear da história
A certo tempo estava navegando no YouTube e me deparei com um ótimo documentário amador sobre Chernobyl. Entrei em contato com o autor e consegui sua permissão para traduzir e legendar o conteúdo, com a proposta de disponibilizar para os leitores do blog.
Devo salientar que o foco principal deste documentário não é detalhar os pequenos fatos do acontecido, e sim demonstrar uma visão geral da tragédia e como se encontra hoje a zona ainda contaminada de Chernobyl e Pripyat. Recomendo que vocês assistam para refletir sobre os mais diversos itens que já escrevemos aqui no blog, afinal, relatos históricos são uma ótima forma de aprender o que pode acontecer no futuro.
Aviso que o documentário pode conter cenas fortes para alguns telespectadores. Segue o vídeo:
Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei deste material. Creio que demonstra o quão importante é que tenhamos uma rede de informações coesa, para que se um dia algo deste gênero acontecer em nossas cidades, tenhamos a informação correta sobre o que estamos enfrentando.
Ver a cidade de Pripyat abandonada me causou grande angústia, pois ela nada mais é que um reflexo de todas nossas cidades que um dia ficarão assim. Não estou profetizando eventos apocalípticos, só acredito no curso natural das coisas. Em resumo, creio que é um bom material para refletirmos sobre nossa própria vulnerabilidade.
Vou parar por aqui, o resto da discussão fica com vocês nos comentários.
Até.
bom….algo para preocupar quem mora na região sudeste (usina nuclear em angra)….um trabalho (do blog) sobre as medidas a serem tomadas em caso de acidente seria bom….algumas imagens são mais ou menos o que eu imagino para um possível fmcc….
bom trabalho, parabéns….
Do lado da minha cidade tem uns morros e atrais desse morro tem Angra…
Se acontece um acidente nuclear aqui vai ser a primeira cidade contaminada.
Muito interessante o seu comentário sobre QUANDO as cidades vão ficar vazias e não SE , concordo com vc sobre o curso natural das coisas. Infelizmente os humanos se tornaram o câncer da terra , e ela esta tentando nos eliminar, exemplos disso são a pandemias da gripe (que não existia a 1 século atras, e vem mutando e atacando humanos) .é o ciclo natural de controle de população.
É possivel ir para fazer “turismo”. Há um tempo atras fui atras de agencias para poder ir para pripyat.
Acabei encontrando algumas.
Vou deixar o link, caso queiram dar uma voltinha por la 🙂 hahaha
http://www.tourkiev.com/chernobyltour/
Abraços, otimo video.!
Bacana Salvatorii!
Eu gostaria de ir também, mas ainda está fora do meu interesse ($$$)…rs. Seu comentário não havia aparecido pois estava aguardando a moderação!
Abração!
Muitoo bom!
Eu gostaria de fazer uma “excursão” em pripyat. Até procurei uma vez na internet, acabei achando uma “agencia” russa que levava pessoas a passeio para lá. Achei muito interessante, fiquei morrendo de vontade de ir hahahaha.
Belo video, Abraços