Dentro de Chernobyl – Um documentário sobre a maior tragédia nuclear da história

A certo tempo estava navegando no YouTube e me deparei com um ótimo documentário amador sobre Chernobyl. Entrei em contato com o autor e consegui sua permissão para traduzir e legendar o conteúdo, com a proposta de disponibilizar para os leitores do blog.


Devo salientar que o foco principal deste documentário não é detalhar os pequenos fatos do acontecido, e sim demonstrar uma visão geral da tragédia e como se encontra hoje a zona ainda contaminada de Chernobyl e Pripyat. Recomendo que vocês assistam para refletir sobre os mais diversos itens que já escrevemos aqui no blog, afinal, relatos históricos são uma ótima forma de aprender o que pode acontecer no futuro.

Aviso que o documentário pode conter cenas fortes para alguns telespectadores. Segue o vídeo:

Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei deste material. Creio que demonstra o quão importante é que tenhamos uma rede de informações coesa, para que se um dia algo deste gênero acontecer em nossas cidades, tenhamos a informação correta sobre o que estamos enfrentando.

Ver a cidade de Pripyat abandonada me causou grande angústia, pois ela nada mais é que um reflexo de todas nossas cidades que um dia ficarão assim. Não estou profetizando eventos apocalípticos, só acredito no curso natural das coisas. Em resumo, creio que é um bom material para refletirmos sobre nossa própria vulnerabilidade.

Vou parar por aqui, o resto da discussão fica com vocês nos comentários.
Até.