Dentro de Chernobyl – Um documentário sobre a maior tragédia nuclear da história

A certo tempo estava navegando no YouTube e me deparei com um ótimo documentário amador sobre Chernobyl. Entrei em contato com o autor e consegui sua permissão para traduzir e legendar o conteúdo, com a proposta de disponibilizar para os leitores do blog.


Devo salientar que o foco principal deste documentário não é detalhar os pequenos fatos do acontecido, e sim demonstrar uma visão geral da tragédia e como se encontra hoje a zona ainda contaminada de Chernobyl e Pripyat. Recomendo que vocês assistam para refletir sobre os mais diversos itens que já escrevemos aqui no blog, afinal, relatos históricos são uma ótima forma de aprender o que pode acontecer no futuro.

Aviso que o documentário pode conter cenas fortes para alguns telespectadores. Segue o vídeo:

Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei deste material. Creio que demonstra o quão importante é que tenhamos uma rede de informações coesa, para que se um dia algo deste gênero acontecer em nossas cidades, tenhamos a informação correta sobre o que estamos enfrentando.

Ver a cidade de Pripyat abandonada me causou grande angústia, pois ela nada mais é que um reflexo de todas nossas cidades que um dia ficarão assim. Não estou profetizando eventos apocalípticos, só acredito no curso natural das coisas. Em resumo, creio que é um bom material para refletirmos sobre nossa própria vulnerabilidade.

Vou parar por aqui, o resto da discussão fica com vocês nos comentários.
Até.

Anúncios

6 comentários

  • paulo ricardo-prapos

    bom….algo para preocupar quem mora na região sudeste (usina nuclear em angra)….um trabalho (do blog) sobre as medidas a serem tomadas em caso de acidente seria bom….algumas imagens são mais ou menos o que eu imagino para um possível fmcc….
    bom trabalho, parabéns….

    • Do lado da minha cidade tem uns morros e atrais desse morro tem Angra…
      Se acontece um acidente nuclear aqui vai ser a primeira cidade contaminada.

  • Carlos Roberto

    Muito interessante o seu comentário sobre QUANDO as cidades vão ficar vazias e não SE , concordo com vc sobre o curso natural das coisas. Infelizmente os humanos se tornaram o câncer da terra , e ela esta tentando nos eliminar, exemplos disso são a pandemias da gripe (que não existia a 1 século atras, e vem mutando e atacando humanos) .é o ciclo natural de controle de população.

  • É possivel ir para fazer “turismo”. Há um tempo atras fui atras de agencias para poder ir para pripyat.
    Acabei encontrando algumas.
    Vou deixar o link, caso queiram dar uma voltinha por la 🙂 hahaha

    http://www.tourkiev.com/chernobyltour/

    Abraços, otimo video.!

    • Bacana Salvatorii!

      Eu gostaria de ir também, mas ainda está fora do meu interesse ($$$)…rs. Seu comentário não havia aparecido pois estava aguardando a moderação!

      Abração!

  • Muitoo bom!
    Eu gostaria de fazer uma “excursão” em pripyat. Até procurei uma vez na internet, acabei achando uma “agencia” russa que levava pessoas a passeio para lá. Achei muito interessante, fiquei morrendo de vontade de ir hahahaha.

    Belo video, Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s