Review: Sensor climático de pulso Eletronic Adventure – Guepardo

Olá pessoal, hoje lhes trago um item que poderá ser um complemento interessante ao seu equipamento a partir da perspectiva de que este lhe trará a capacidade de obter mais informações do meio onde você está. Como o título diz, é o Sensor Climático de pulso da Guepardo chamado Eletronic Adventure.

Este sensor vêm com a premissa de agrupar diversas ferramentas em apenas um item, facilitando assim a vida dos que gostam de praticar trekking, escalada e também dos sobrevivencialistas que dão valor à informações específicas do ambiente. Vale lembrar que já sorteamos um sensor destes aqui no blog, mas o modelo era o portátil, não o de pulso.

Sem mais delongas, segue o vídeo:

As especificações técnicas trazidas pelo fabricante são:

– Sensor Climático;
– Altímetro: medição de -706m à 9164m;
– Barômetro: medição de 300hPa/mbar ã 1100hPa/mbar;
– Bússola Digital medição de 0 graus à 359 graus, ponteiro de norte magnético, 16 direções;
– Termômetro: medição de -10C à 60C;
– Timer;
– Pacer: medição 30 – 180 bips por minuto;
– Cronômetro: medição 99hr 59min e 59.99seg, memória para 100 voltas, resolução 1/100segundos;
– Relógio;
– Timekeeping (medidor de tempos de treino/corrida);
– Fabricado em polímero ultra-resistente com tampa traseira em aço inoxidável;
– Luz de fundo: eletro-luminosa
– Peso: 0,100kg
– Bateria: CR2032

Em resumo para aqueles que não querem ver o vídeo, posso lhes dizer que é uma aquisição interessante para o seu equipamento. Não é algo indispensável, mas com certeza é útil visto que vale a pena ter uma bússola em seu pulso e também algo que possa verificar as condições climáticas para lhe advertir se virá ou não um temporal daqueles.

Pontos positivos:

  • Múltiplas funções em apenas um item;
  • Medições de precisão (desde que a calibragem esteja correta);
  • Em relação ao valor de relógios que fazem o mesmo (Suunto e outros) o seu valor é baratíssimo;
  • Pode ser usado no cotidiano como um relógio normal;
  • Seu “case” (estrutura) é robusta e sua parte traseira tem proteção de aço inoxidável.

Pontos Negativos:

  • Como um item para preparação na ótica sobrevivencialista, o seu custo/benefício não é interessante;
  • Não é a prova d’água! Visto que é um equipamento para atividades outdoor e em meio selvagem, este ponto me deixou bastante desanimado com o item… nunca sabemos quando podemos escorregar e colocar a mão dentro de um riacho ou molhar ele acidentalmente lavando a louça em casa. O fabricante afirma que ele resiste à chuvas fortes e submersões rápidas, mas diz que tais atos são contra-indicados.

Conclusão:

Posso dizer que este item cumpre sua função de acordo com o proposto, tem uma faixa de preço acessível (em comparação à outros) e seus instrumentos funcionam com precisão. Apesar de não ser algo imprescindível à um sobrevivencialista é um complemento interessante para se ter no seu kit de porte diário (EDC). A grande falha do dispositivo é sua vulnerabilidade à água, porém estou utilizando o mesmo a cerca de uma semana e basta um pequeno cuidado com este fator para que você tenha o sensor funcionando perfeitamente… não é o ideal, mas com certeza tem sua serventia.

Nota para o produto: 7,5

PS.: Lembre-se que a análise é feita a partir da ótica do sobrevivencialismo, onde buscamos por itens eficientes, robustos e que podem sobreviver à condições extremas, foi devido à isso que dei uma nota mediana ao item. Se você pratica Trekking e não tem esse mesmo olhar, com certeza o produto será avaliado de forma mais positiva por você!

Até.

Anúncios

9 Comentários

  • Caro Julio, acompanho seu canal frequentemente e parabens pelas informações q vc passa. Quanto a esse relogio, o altimetro é louco !!!! No DF a altitude média é superior a 1.000 metros e tle insiste em metir em torno de 750 m. Por mais q vc tente configurar ele não aceita !!!!! Isso qdo ele não cisma de onformar HI ou LOW !!!! 1 semana depois de recebido entrei em contato c a Guepardo. Foram solicitos e tal mas tive q morrer no frete para o envio , falo isso ppis o relogio tinha menos de uma semana de uso. Bom, o relogio passou pela analise do dpto tecnico e foi trocado. Pasme, o rrlogio bovo chrgou, mas veio com os problemas antigos. NÃO RECOMEMDO a ninguem !!!!!

    • Olá Ricardo,

      Agradeço a complementação, é interessante que todos que comprarem/ganharem este relógio demonstrem as experiências aqui.

      Abraços.

  • Boa matéria sobre o produto!
    Olá, eu estive viajando uns tempos e comprei um Suunto Core, sim, é caro, aqui mais ainda, fora do país ainda pode-se ter um! Já o tenho a 3 anos e ele promete o que se destina! Ele tem um sensor de tempestade (comum nos EUA). Por vias de dúvida eu mantenho ele ligado..!!
    Valeu

    Comanf

  • Uma opcao interessante ao equipamento, nao e de pulso mas em compensassao eh solar. http://www.dealextreme.com/p/solar-powered-digital-compass-altimeter-barometer-thermometer-29727?item=134

  • muito bom o artigo!
    ta falado! abraços e selva!

  • Eu tenho um Casio Pathfinder Pro Trek PAG240-1, para comparar. Uma análise de preços pode ser feita grosseiramente:
    http://www.ebay.com/itm/LATEST-BNIB-CASIO-PROTREK-TOUGH-SOLAR-TRIPLE-SENSOR-WATCH-PRG-240-1DR-/230816135744?pt=Wristwatches&hash=item35bdb6ba40#ht_6214wt_1358
    e
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429916262-relogio-casio-protrek-prg240-1dr-novo-original-em-estoque-_JM
    e
    http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Esporte-Lazer/Camping/Meteorologia/Guepardo/Sensor-Climatico-Pulso-Eletronic-Adventure-Guepardo/889-925-962-25682.
    Apesar da diferença, fico com o meu, sem pestanejar. Eu e o Dave Canterbury. 😉
    Na página da Guepardo encontro “A simbologia de 10m de resistência não significa que ele pode ser mergulhado à 10m, mas que ele suporta respingos acidentais e chuvas.” É piada? Diz que é 10 m, mas… Desinformação garantida. Aliás, parece ser a única garantia. Outra análise mais pessimista pode ser vista em
    http://www.mochileiros.com/sensor-climatico-de-pulso-guepardo-pessimo-produto-e-pos-venda-t52402.html.
    Tomou um chuvisco e estragou? Eita! E a Guepardo não dá suporte técnico? Ouch!
    Mas faltou uma informação preciosa na análise juliana. Autonomia. Bateria CR2032 dura quanto? E, para quem está interessado em situações adversas, recarga solar como o meu tem é fundamental:
    – Duração aproximada de operação da bateria: 6 meses com bateria recarregável (período de operação regular sem exposição à luz após recarga); 23 meses com bateria recarregável (período de operação quando armazenada em total escuridão com o recurso de economia de energia ligado após recarga total).
    Discordo, portanto, da nota dada, Julio. E somente usaria um desses se ganhasse de presente. E olhe lá!

    • Olá MRRG,

      Concordo contigo que este produto apresentado nos links parece ser de qualidade muito superior. Vi este artigo no fórum também e foi a partir daí que comecei a pesquisar sobre a resistência do relógio à água, visto que segundo o fabricante ele aguenta até 10 metros…. mas após muito rolo eles colocaram uma explicação no site afirmando que esses 10m são “relativos”.

      Tirando essa discussão sobre o termo técnico, concordo que foi uma grande falha não deixar o objeto impermeável. Dei a nota pois achei que as funções dele são bem completas e exatas, para alguém que tem uma perspectiva mais urbana acho que pode ser uma aquisição interessante, ou talvez eu sou bonzinho demais…rs.

      Quanto à bateria, me perdoe por não trazer esta informação, ela realmente dura entre seis meses e um ano. Obrigado pelas complementações MRRG.

      Abraços.

      • É realmente uma pena que o item não é a prova d’água…
        Se fosse eu com certeza compraria um.

    • MRRG!
      Esse seu relógio é muito bom!!
      Sempre gostei dos produtos da Casio em termos de relógios!
      Abç!!

      Comanf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s