EDC – Every Day Carry e um Breve Desabafo.

Every Day Carry, vulgo EDC é aquele equipamento que você leva todo dia contigo. Em resumo, o EDC é o que garante que você não vai ficar na mão em seus problemas cotidianos. Para montar o nosso temos que estudar quais as nossas necessidades, sendo assim vamos tentar traçar um mapa para que você consiga definir seu equipamento de forma que suas necessidades sejam amparadas devidamente.

Vamos tentar fazer uma lista de nossas necessidades com base em nossas atividades diárias. Vou usar a minha situação como exemplo e com base nela vocês definem suas próprias.

Entendo que a melhor forma de fazer essa lista de necessidades seja deixando claro o que normalmente fazemos no nosso dia a dia, então vou separar minhas atividades por turnos no esquema manhã, tarde e noite. Vamos à prancheta!

Manhã – Trabalho.
Como alguns já sabem, trabalho em um escritório, e enquanto estou nele, a minha maior preocupação são os processos em que trabalho, e uma ou outra visita ao fórum, tribunal etc… Assim sendo, não existe a necessidade de andar com uma faca grande, ou média, até porque meus usos para a faca no dia a dia são basicamente cortar papéis, tirar grampos, cortar barbantes que ligam os processos e algumas fitas durex malditas. Sendo assim escolhi um canivete da victorinox chamado Tinker Deluxe, ele tem tudo o que eu preciso usar dentro da cidade, ou seja, tem um alicate, tem duas lâminas, abridor de lata e garrafa, corta fios, entorta fios, pinça, palito de dente, chave de fenda, chave estrela, tesoura de unha, gancho e escareador (Custa aproximadamente 100 reais).

Tarde – Faculdade.
Bem, durante a faculdade os itens que mais uso do “EDC” são os remédios que levo na tão conhecida “caixinha de altoids”, normalmente um Resprin ou uma Neosaudina. Pequena observação, é que nessa caixinha, também levo um isqueiro com fita isolante passada nele, um rolo compacto de silver tape e uma agulha com linha preta. Toda essa brincadeira deve sair por volta de uns 20 reais, variando é claro, de acordo com a quantidade que você vai levar de cada remédio, no meu caso levo duas doses.

Noite – Pegar os mais novos no colégio e eventualmente sair para um restaurante.
Durante a noite, nada é mais usado que a Maglite Solitaire, alguns de vocês já devem conhecer, o peso delas é insignificante, a luz não agride os olhos, é perfeita pra ser carregada no bolso da camisa e faz um par perfeito com o Victorinox Manager, quando vou sair pra um restaurante, bar, casa de amigo… sempre levo os dois comigo no bolso da camisa. Bem, passando os preços, um canivete desses deve estar custando em torno de 70 reais, e a lanterna você encontra no mercado livre por 20 reais.

Enfim, esse é o meu EDC, espero que dê pra aproveitar a ideia, e com isso, possam direcionar os seus kits.

Breve desabafo, espero que tenham paciência para ler:

Gostaria de aproveitar a ocasião e comentar um pouco sobre o uma situação que venho observando. As pessoas aqui no Brasil se sentem constrangidas quando vão entrar no banco e são barradas pelo detector de metais, com seus celulares e canivetes, enfim, com seus “EDC’s”. Sinceramente, acho isso uma agressão ao cidadão de bem.

Eu não tenho vergonha de colocar meu canivete naqueles depósitos de itens (aqueles que você coloca o celular pra passar pelo detector de metais do banco), afinal de contas, não sou bandido, não estou cometendo crime algum, e com toda certeza não sou uma ameaça pra nenhum dos seguranças armados de pistolas e coletes lá dentro. Então meus amigos, não se sintam envergonhados por estarem corretos. Infelizmente aqui em nosso país, somos treinados a nos sentirmos errados quando temos atitudes que fogem do senso comum. Mas isso não é certo, e cabe unicamente a nós, cidadãos brasileiros, o dever de mudar esse preconceito do qual estamos sujeitos.

No começo os seguranças olhavam com cara feia, mas hoje em dia, dão bom dia, apertam a mão e não fazem birra alguma, tudo na vida é uma questão de costume. Então se acostumem a não baixar a cabeça para cara feia.

Desculpem pelo desabafo, mas é inaceitável que em um país que se diz democrático um cidadão de bem tenha seus direitos podados  porque X ou Y fizeram cara feia.

Espero que gostem, aguardo comentários.