Fazendo um abrigo: Experimentando e praticando

Neste feriado aproveitei para ir acampar. Como estava cansado de montar a minha rede ou fazer um abrigo bivaque decidi ir um pouco mais além, peguei minha pá e fui testar formas diferentes de construção.

No meio dessa experiência me surgiu a ideia de fazer um abrigo “semi subterrâneo”, onde tentei cavar o mais fundo possível e ver o que conseguiria fazer com as ferramentas que tinha à mão… veja aqui o “diário” da aventura em vídeo:

Como disse no vídeo, sei que existem formas muito mais eficazes de se fazer um abrigo e também técnicas mais apropriadas, mas dessa vez decidi fazer algo para testar maneiras diferentes. Não foi um resultado ideal, mas acho que ainda assim valeu a pena ter o aprendizado que foi desde formas mais fáceis de cavar até princípios de estruturas e amarras.

A minha grande falha foi nos pequenos detalhes. Me preocupei com aranhas, formigas e escorpiões… mas deixei passar aqueles pequenos (e malditos) carrapatos de 2mm de tamanho… veja só o resultado desse descuido:

Não só no braço e na região da barriga como também cerca de 10 nas costas e 15 nas pernas… imagine a coceira infernal.

Por mais que pareça uma prática boba e até descuidada, ainda assim é válida. Espero que vocês também se animem a inventar e experimentar agora para quando a real necessidade vier vocês já tenham cometido todos os erros antes e saibam o que funciona e o que não funciona na vida real.

Até.

Anúncios

18 comentários

  • meu amigo,uma dica,contra carrapatos e pernilongos a melhor coisa a se fazer é passar barro no rosto e braços ou outras áreas onde você vê que eles podem te subir,o melhor repelente é o barro e sua fogueira te ajudará mais ainda.

  • Estevão V.

    Muito legal. Parabéns

  • guilherme matheus

    entre nesse site http://www.packandtrack.com.br tem tudo de Camping facas facões machados cantil canivetes e ate comida em saco

  • Julio você disse que se preocupou com escorpião, aranhas e formigas mas esqueceu dos carrapatos, amigo como afugentar esses animais? Sou leiga no assunto e fiquei curiosa.

    • Olá Marli,

      Esses pequenos insetos são muito difíceis de serem afastados. Você pode utilizar repelentes potentes (encontrados em lojas de camping) porém em minha opinião estes são caros demais (média de 60 reais). O ideal é você não dormir em contato com o chão e deixar sempre sua barraca ou abrigo devidamente isolado, sem entradas para os insetos passarem. No caso do abrigo acima não teve jeito pois não tinha lona suficiente para tampá-lo por completo, então fui atacado…rs. Existem algumas receitas caseiras para repelir insetos, eu mesmo quando vou para uma área infestada pego fumo e coloco dentro de um recipiente com álcool, deixo um tempo de molho e depois passo no corpo… não há inseto que chegue perto!

      • flint broadhead

        Julho. Existe um veneno que se passa em casas pra matar insetos e se chama caotrine (se não me engano é esse o nome) que se dilui na água conforme indicado no rótulo. Antes de sair para o mato prepare uma boa porção dele e estenda as suas roupas em um varal e borrife nelas até umedecerem, depois deixe secar e as utiliza quando for adentrar em áreas selvagens que tenham a presença desses pequenos malditos. Tem funcionado comigo. O frasco é pequeno e dá até pra levar junto do equipamento mas a dificuldade fica em ter material pra fazer a dosagem e borrifar no campo, por isso faço ainda em casa. Veneno não é bom de se carregar junto com outros itens dentro da mochila.

  • Julio eu queria dar uma dica de video pra vc fazer, pq aqui onde eu móro todos querem saber. vc poderia fazer um video mostrando como passar uma noite no mato ou como acampar deis do começo ao fim, com dicas de como achar o lugar ideal para montar a barraca que não seja perigoso dicas para marcar o caminho se for desconhecido etc seria bem lega . eu percebi que vc tem alguns videos desse tipo mais separados de pouco tempo seria melhor se vc ajuntasse todo esses conteúdos em um video só bem esplicado que iria tirar quase todas as duvidas de uma só veis.

    Obrigado!!! aguardo respostas.!!

    • Edson,

      Gostei da idéia, vou fazer isso sim. Assim que tiver tempo de acampar novamente filmarei o processo de estabelecimento de campo para publicar no blog ok?

      Abraços!

  • ola!! Julio este abrigo é muito bom mais tem só um Poblema , como vc tampou com folhas a lona os animais que passarem por ali podem passar por cima da lona e vc acabar com um animal não desejado dentro do seu abrigo. como vc pediu pra quem visse algum erro falace esse foi o erro q eu achei. até mais !!!!

    • Olá Edson,

      Não porque se preocupar com essa situação pois todos animais sentiriam nosso cheiro bem antes de chegar perto do abrigo e manteriam distância. Mas obrigado pela contribuição!

      Abraços!

  • Cara nem que eu demore uma eternidade construindo um abrigo mas não durmo à menos de 30cm do chão não!
    Não dá para vacilar com os insetos e animais peçonhentos não.
    Na próxima tente uma “CAMA-DO-MATO”. Para ficar mais fácil de construir esse tipo de abrigo utilize árvores que esteja próximas.

  • Ficou bem legal, vamos ficar esperando para ver como ficou o seu abrigo após 2 semanas.

  • GOSTE, LEVE 1 SABONTE BARATO E PASSE NO CORPO EVITA INSETOS

  • ola !!!!!! ficou legal sua ideia é bom para quem esta correndo de algo ou quer se esconder . isso abriu bastante meus olhos para tentar fazer um acampamento meio q escondido para se precisar no futuro fugir de certos saqueadores etc… é bom tambem tentar aprimorar essa tecnica para os equipamentos não ficaren espostos ou anoitecer.

    muito boa a sua dica vou tentar fazer !!!!

  • Julio, esse modelo de vídeo ficou realmente melhor. Sem falar que a experiência foi excelente. Parabéns amigo por mais esse post fantástico.

  • Denis Wolpert

    Bem legal a proposta e o resultado final. Só fiquei na dúvida em relação à chuva: será que não correria água pela encosta e desceria para dentro do abrigo? Essa é sempre minha dúvida em terrenos de declive (na verdade em qualquer terreno, acumular água é uma forma terrível de acabar com um acampamento). Valeu!

    • Olá Denis! Então… é como eu disse, ali eu cobri a borda da lona com terra (cerca de 10cm) e bati ela bem… acho que resistiria a uma chuva leve, mas à uma tempestade acho que ia tudo literalmente por água à baixo…. próximo acampamento farei algo mais à prova de chuva!

      Abração.

  • Euler Brandao

    Parabens, muito boa sua ideia de cavar isso ajuda no isolamento termico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s