Equipes CERT

Bem, o termo CERT vem da língua inglesa e é a abreviatura de (Community Emergency Response Teams), podemos é claro, adotar um nome aportuguesado com o mesmo sentido para facilitar o entendimento, que seja Times Comunitários de Resposta à Emergências. 

Como o próprio nome já propõe, são equipes de civis comuns que recebem certo treinamento para que em situações de emergência saibam como agir e como ajudar a maior quantidade possível de pessoas. Assim sendo, as qualidades das equipes devem ser focadas aos interesses da comunidade em que ela está inserida (não adianta ensinar as pessoas como agirem em casos de tornados se na sua região o mais comum são as enchentes). A equipe tem que ter uma finalidade objetiva para que as pessoas percebam a sua necessidade, e a necessidade de entender o “como proceder” nas situações propostas.

As equipes CERT visam ensinar pessoas comuns como eu e vocês, que nem sempre acreditam em teorias da conspiração, apocalipses, e afins (visto que todos precisam adquirir o conhecimento proposto) para que se alcance um objetivo realístico, que não seja menosprezado ou ignorado.

A principal prioridade de um membro das CERT é garantir sua própria segurança e dos seus próximos. Portanto dá-se enfase à necessidade de que cada um tenha um preparo individual para desastres, por meio de de kits de emergência e de alguns planos de como proceder em certas situações. Lembrem que em momentos de medo o pensamento racional é bem mais complicado do que em situações de conforto, então quanto mais treinado você estiver, mais preparado estará.

Bem, esta é apenas uma abordagem inicial, feita à partir da sugestão de um leitor do blog, espero que dê pra entender (mesmo que de forma bem rasa) a necessidade de se ter um grupo treinado para situações de risco.

Espero que gostem.