2012….de novo, mais uma opinião.

Em uma postagem anterior, discuti aspectos do fenômeno “2012”, e suas implicações para a prática sobrevivencialista, inclusive quanto a eventual disseminação de boas práticas de vida ao ar livre, campismo, e desenvolvimento dessas habilidades. Veja aqui.

Hoje, lendo notícia no portal Terra, fui surpreendido por esta:

RS: prefeito orienta população a se preparar para ‘fim do mundo’
14 de março de 2012 • 13h54 • atualizado às 14h50
Décio Colla, prefeito de São Francisco de Paula, orienta a população a se proteger contra catástrofes previstas pelo calendário Maia

Direto de Porto Alegre, na cidade serrana de São Francisco de Paula (a 110 km de Porto Alegre), as previsões catastróficas da antiga civilização Maia sobre o fim do mundo em 2012 saíram do místico e entraram no gabinete da prefeitura depois que Décio Colla começou a orientar os moradores a estocar mantimentos e se preparar para o pior. O prefeito, que se diz estudioso de geofísica e astrofísica, não entende porque o Brasil não “presta atenção no que está acontecendo”.

“Por que os australianos, americanos e japoneses estão se preparando? Alguma coisa deve acontecer e não quero que o povo seja surpreendido. Quero que o Brasil acorde e preste atenção. Devemos garantir merendas para as escolas, medicamentos e outras coisas. Por isso, sempre aconselhamos que as pessoas se preparem”, afirmou o prefeito.

Décio Colla ressalta, porém, que nenhuma verba pública está sendo destinada pelo município para esse objetivo: “A minha obrigação é passar aos meus conterrâneos as informações que temos, e aí cada um decide e pensa o que deve fazer para cuidar da própria vida. Como cidadão, me sinto na obrigação de não guardar essas coisas para mim. Se fizeres uma pesquisa séria na internet, ficarás cheio de dúvidas e preocupações”.

Refúgio de boas energias
O prefeito explicou que São Francisco de Paula, por estar 900 m acima do nível do mar, é um excelente refúgio em caso de tsunamis, e relatou que algumas pessoas têm procurado a cidade para se proteger. “Estamos protegidos, de certa forma. Muitos nos procuram pelas boas energias que existem aqui”, disse Colla.

Além de prefeito da cidade, ele também é médico e trabalha em hospitais da região serrana do Rio Grande do Sul. “À medida que a Terra se aproxima do dia 21 de dezembro, uma série de coisas estranhas acontecem no sol e na lua. Então, algo não está bem. A natureza vem nos dando sinais que não estamos entendendo. Além disso, pessoas com mediunidade falam que já no 1º semestre podem acontecer coisas desagradáveis. Contra isso devemos nos preparar”, alertou.

De acordo com o calendário Maia, o dia 21 de dezembro de 2012 marca o fim de um ciclo de 5.125 anos e está ligado a desastres naturais. Alguns estudiosos afirmam que o encerramento do período pode significar o fim do mundo, com terremotos, tsunamis e enchentes em diversos locais da Terra.

Essa reportagem dá bem a medida da confusão cientifico-misticóide que envolve o tema 2012. E eu realmente espero que este prefeito não esteja gastando verbas públicas nessa sua visão do tema.

Nosso país tem sofrido já há muito com toda sorte de catastrofes climáticas, não porque algum maia ficou com preguiça de avançar mais de 3.000 anos seu calendário. Sofremos pela falta de preparação, pela ausência de uma política integrada de defesa civil, pela falta de equipamentos, ineficiência, corrupção.

Sob este prisma, a prática de estar preparado é de grande valia. Mas preparado adequadamente, com foco na boa técnica e em informações científicas confiáveis. Políticas públicas não podem ser definidas com base em fé e credo, mas com seriedade, tecnologia, responsabilidade e base científica. O dinheiro público via de regra é escasso, não pode ser gasto com base tão etérea como “boas energias” e mediunidade. Não quero aqui atacar a fé e crenças de quem aceita esse tipo de visão, mas sim o fato de políticas públicas serem eventualmente definidas com essa base pouco científica.

Embora louvável a iniciativa de pensar em preparar sua cidade, faria muito melhor o Sr. Prefeito se criasse ou melhorasse seu sistema de defesa civil, dotando-lhe de equipamentos, estoques de alimentos e capacidade de reação para qualquer tipo de calamidade, chuvas, deslizamentos, vento, falhas em sistemas de captação de água, falta de energia, mas sem alarmar a população com enredos de filmes.

Anúncios

16 comentários

  • Como os amigos já devem ter notado, estou afastado das postagens. Sou advogado eleitoral, e essa época consome todo o meu tempo. Mas aproveitando um efêmero momento de tranquilidade, gostaria de responder para a Nika.
    Nika, se está visível, quais seriam as coordenadas dele Por favor, me forneça direção e elevação. Vou adorar vê-lo.
    Uma questão: Se todos os governos sabem, e é segredo, como as pessoas que postam no Youtube sabem? Fontes secretas?
    Outra questão. Das dezenas de planetas conhecidos, os maiores são poucas vezes maiores que a terra. E todos os grandões são, por questões físicas, gasosos. Imagine um 1000 vezes maior que a Terra…Além de gasoso, a gravidade seria brutal. Como os gabirus viveriam lá?
    Evidente que sabemos muito pouco hoje. Mas uma coisa temos: bons olhos. Algo deste tamanho, “já visível”, seria notícia instantânea.
    As pseudo-ciências pouco acrescem. Recomendo a leitura de “O Mundo Assombrado Pelos Demônios”, de Carl Seagan. Sentimos saudades, Carl.
    Abraços

  • Penso que deveríamos sim enquanto população estarmos nos preparando para piores cenários a exemplo de iniciativas em outros países. Este prefeito foi corajoso em expor suas crenças, deve ter sido queimado politicamente por causa disto.
    Vocês do blog não tem umas definição, um objetivo do porque se preparar e para que?
    Sinto que deveria começar a comprar equipamentos e guardar comida e água,, estou louca por causa disso?

    • Rosane, a questão é simples. Nos preparamos para qualquer coisa que a vida jogue para nós, seja um desemprego prolongado, um desastre natural, crise social ou qualquer coisa que possa gerar consequências negativas em nossas vidas e de nossos entes queridos. Apenas não nos sentimos bem por ficar à mercê das “ajudas governamentais”, que conforme a história nos mostra, sempre acaba por falhar. Quanto à estar louca ou não, depende de seu ponto de vista… é errado adotar uma postura de prevenção em sua casa e assim poder salvar sua família e à você? Não vá com a onda, provavelmente lhe julgarão como “paranóica” ou louca…. mas se você sente que é o certo a fazer, FAÇA! Não torne isso uma obsessão ou o foco de sua vida, faça como uma prática a mais em seu cotidiano.

      Abraços.

    • Obrigada pelo feedback,Julio!

  • Todos esperamos que não passe de mais uma balela porem a atitude deste prefeito e legal pois agora todos estão voltados pra isso, ate a nasa esta orientando ou seja os americanos entre () estão se preparando pra algo devastador então se da pra ficar mais ou menos preparado melhor pois as chances são maiores . Antes era so biblico agora ja esta sendo cientifico coisa que ja e mais preocupante . Ninguem fala de fim do mundo e sim de um arrebatamento ou seja muitos poderão morrer vc quer viver ou morrer basta vc escolher e acreditar e so ver o que esta acontecendo no mundo afora…. JA ESTOU ME PREPARANDO se não acontecer melhor o que guardei vou usar não e jogado fora…. PARABENS PREFEITO POR SE PREOCUPAR E TENTAR AVISAR SUA CIDADE SE EU MORASSE AI COM CERTEZA MEU VOTO ERA DO SENHOR…..

  • Ma.Celma borges vargas

    Não acredito que alguém possa saber data antecipada de algo que vá acontecer; quantas vezes já inventaram inclusive data que o mundo ia acabar e, era falso. Digo ao Prefeito que fique tranquilo que essa data que ele acredita que vai acontecer algo, vai ser um dia normal igual aos outros.nem na Bíblia que é considerada a Palavra de Deus (p/quem acredita), não fala em data para nada .Agora catástrofes sempre existiram,agora marcar data antecipada,fala sério!

    • Quem viver verá.

  • Ma.Celma borges vargas

    não acredito nessa história de alguém saber data de acontecimentos,acontecer algo em qualquer momento,catástrofes é histórico. Sempre ouvimos falar, inclusive a própria Bíblia fala mas em nem um momento ela nos dá data. Não sei porque o Prefeito acredita nessa data,mas acho que ele deve ficar tranquilo, pois creio que nada acontecerá nesta data de grave vai ser um dia igual aos outros Já vi pessoas dando data até sobre o fim do mundo e era tudo falso.

  • Quanto ao assunto “2012” e “fim do mundo” ninguém pode afirmar ou negar que vá realmente acontecer. Quem viver verá!
    Mas, com relação a uma possível crise financeira, seria interessante se ter um estoque de alimentos em casa. Se você for esperar o William Bonner avisar no Jornal Nacional que estamos em uma crise e que todos estão correndo aos supermercados já será tarde demais. Iria ser um salve-se quem puder. Cada um por sí. Os brasileiros não iriam se comportar como os japoneses após o tsunami, que ficaram em fila nos supermercados para comprar apenas o que precisavam, dando oportunidade de que outras pessoas podessem comprar também. Aqui, acho que as pessoas iriam até roubar se fosse necessário.

    • “Os brasileiros não iriam se comportar como os japoneses após o tsunami, que ficaram em fila nos supermercados para comprar apenas o que precisavam, dando oportunidade de que outras pessoas podessem comprar também. Aqui, acho que as pessoas iriam até roubar se fosse necessário.”
      Caro amigo concordo com essa passagem do seu texto pois já me dei conta à muito tempo que no Brasil se impera a lei do “ESTAR POR CIMA SEJA COMO FOR E QUE SE FODA OS OUTROS!”
      Se acaso acontecer algo não espera por ajuda alheia nem dos governantes esteja preparado para não depender dos outros e defender o que vc tiver.

  • Anderson Mendes

    Fiz algumas pesquisas sobre alguns temas apocalípticos, inclusive com a suposta aproximação de um corpo celeste mitológico que estaria desncadeando uma série de eventos em todos os planetas do sistema solar e que acarretaria catástrofes a nível planetário na Terra nos próximos meses, com especial importância para os meses de junho e dezembro de 2012.
    Consultei as fontes que eram citadas para embasarem a tese, e entre as diversas refências a trabalhos publicados em importantes Universidades e Centros de Pesquisas mundiais, descobri que o documento chave está publicado na net em site não associado a instituição científica reconhecida e sim a um Blog independente de leigos e profissionais. Este texto que faço referência nem assinado estava, o que definitivamente afeta a credibilidade do documento.Teorias espetaculares exigem evidências espetaculares! Onde estão as evidências?!
    Não satisfeito enviei o documento base para análise do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e ao Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Ambas as instituições responderam que não há nenhuma ameaça ao planeta de parte de um astro excêntrico ao Sistema Solar. O mesmo esta anunciado em páginas da agência espacial americana NASA. Resumindo, tudo pseudo-ciência!
    Pensar em conspiração ou segredo na comunidade científica em nível mundial para ocultar uma ameça é fantasioso, já que qualquer cientista sério não duvidaria em publicar seus achados, se cientificamente embasados, nas revistas científicas, já que é dessa maneira que mantem o emprego, aumenta verbas para a pesquisa e promove a sua carreira e instituições.
    Sou partidário de que a fé não deve ser cega e deve ter respaldo na lógica e na ciência! Se a ciência comprovar de maneira incontroversa que algo que a fé ou religião diz como fato não existe, sou partidário que devemos seguir a ciência!
    Apesar da ciência não ser infalível e feita de verdades transitórias, acredito que é melhor negar dez verdades sem fundamento do que admitir um erro!
    Um famoso astônomo de quem não recrdo nome disse algo assim:
    “- O universo não é mais complexo do que pensamos, é mais complexo do que podemos imaginar!”
    Assim não é impossível que algo catastófico celeste atinja a Terra nos próximos meses, mas é muito improvável que ocorra! Quem viver, verá, mas quem estiver mais preparado sobre todos os aspectos sairá na frente!
    Até!

    • Não é suposição. Ele já etá visível a olho nu, e NIBIRU, é mais que 1000 vezes o tamanho da Terra. Em sua passagem próximo a Saturno, que è maior que a Terra, este foi invertido quase de ponta à cabeça, e a NASA e todos os órgãos do MUNDO terráqueo sabem de sua aproximação desde a década de oitenta, mas só deixaram de nos informar com antecedência, para nos prepararmos. Deixaram os incautos e “analfabetos”das verdades siderarias a mercê do inevitável e imprevisto fim.

      • Viu, Nika? Passou….

  • Apesar de todas as especulações, já me preparo para o fim a tempos… imagino o caos chegando e eu correndo para a mata, me camuflando para passar despercebido pelas outras pessoas e sobrevivendo do jeito que der… acho que independente de 2012 ou não, o fato é : “É melhor estar preparado e não ter uma oportunidade, do que ter a oportunidade e não estar preparado”…
    É muito complicado o tema, mas acho que a imensa esmagadora maioria das pessoas pelo menos do nosso país não está preparada para nada… Nem para um colapso de gasolina que impeça caminhões de abastecerem mercados as pessoas estão preparadas….
    O brasileiro não dá valor na agua que bebe e nem na comida que come… temos fartura e ninguém dá a minima para isso, ninguém se importa com o dia de amanhã… Um povo sofrido sempre será muito mais preparado do que o farto…

  • Mateus L.V.

    Para mim, não passa de uma baita jogada de marketing desse prefeito. Ja rendeu matéria no Terra, na Zero-Hora(jornal do RS) de hoje com uma página inteira e foto. Com certeza chamando bastante atenção. Eu pessoalmente uso a deixa, para desmistificar o assunto e introduzir o sobrevivencialismo sério. Por falar em Defesa Civil, na área de downloads tem bastante material para ler e no site português RPEC-CERT você encontra orientações sobre como montar uma Equipe CERT. Alias, um bom assunto para o forum, as CERT’s.

    • Informem-se corretamente, pois os governosde TODOS os países sabem, e o tal astro , o NIBIRU, já é visível a olho nu. Leia, busque : FEMA(USA), vídeos André Luís Ruiz ( ex milita, advogado) no YouTube ( Transformações da Terra : Revelando o que ninguém te conta , e outros ( tem um recente deste ano). Leia David Icke Tb, Alex Collier, Credo Mutwa. Aprendam que somos NADA neste universo, mas compomos o TODO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s