Estocar informações?

É fato que o movimento sobrevivencialista tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e mais pessoas estão aderindo à algumas práticas de preparação e treinamento. Como consequência, muitos materiais antes apenas encontrados em inglês estão sendo traduzidos e compartilhados pela internet em nossa língua, facilitando assim o aprendizado e quem sabe, até ajudando a salvar vidas.

Mas como fazer para guardar suas informações em um local seguro?

Não canso de encontrar indivíduos que possuem gigas e mais gigas de arquivos sobre bushcraft, sobrevivência e todo tipo de habilidades que seriam úteis à um sobrevivencialista, mas por mais óbvio que pareça poucos se dão conta de que se não houver energia, não haverá acesso a tais arquivos.

Primeiramente temos de ter em mente que é impossível aprender TUDO que uma apostila tem a nos fornecer, quem diria todas a que você possivelmente tem em seu computador. Sendo assim, devemos ter a capacidade de consultar a fonte de nossos conhecimentos para possíveis dúvidas e orientações se uma crise ocorrer, e sendo o computador uma peça tecnológica tão frágil é quase uma estupidez confiar apenas nele como base de dados.

Então como se prevenir? Simples. Basta imprimir estes documentos e armazená-los em algum local livre de umidade! Se você não tem impressora em casa vá até a gráfica mais próxima e imprima, amanhã poderá ser tarde. Não digo que o apocalipse pode acontecer, mas seu HD pode acabar queimando e você não recuperará todos dados tão facilmente.

Se você possui alguns documentos que considera terem importância muito grande e necessitam de proteção você também pode emplastificá-los para que resistam muito mais as intempéries do ambiente.

Dicas simples, porém muito importantes na prática sobrevivencialista. Devo lembrá-los de que não estou fazendo apologia à pirataria,  dêem preferência à materiais que não possuem direitos reservados para imprimirem.

Até.