Estocar informações?

É fato que o movimento sobrevivencialista tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e mais pessoas estão aderindo à algumas práticas de preparação e treinamento. Como consequência, muitos materiais antes apenas encontrados em inglês estão sendo traduzidos e compartilhados pela internet em nossa língua, facilitando assim o aprendizado e quem sabe, até ajudando a salvar vidas.

Mas como fazer para guardar suas informações em um local seguro?

Não canso de encontrar indivíduos que possuem gigas e mais gigas de arquivos sobre bushcraft, sobrevivência e todo tipo de habilidades que seriam úteis à um sobrevivencialista, mas por mais óbvio que pareça poucos se dão conta de que se não houver energia, não haverá acesso a tais arquivos.

Primeiramente temos de ter em mente que é impossível aprender TUDO que uma apostila tem a nos fornecer, quem diria todas a que você possivelmente tem em seu computador. Sendo assim, devemos ter a capacidade de consultar a fonte de nossos conhecimentos para possíveis dúvidas e orientações se uma crise ocorrer, e sendo o computador uma peça tecnológica tão frágil é quase uma estupidez confiar apenas nele como base de dados.

Então como se prevenir? Simples. Basta imprimir estes documentos e armazená-los em algum local livre de umidade! Se você não tem impressora em casa vá até a gráfica mais próxima e imprima, amanhã poderá ser tarde. Não digo que o apocalipse pode acontecer, mas seu HD pode acabar queimando e você não recuperará todos dados tão facilmente.

Se você possui alguns documentos que considera terem importância muito grande e necessitam de proteção você também pode emplastificá-los para que resistam muito mais as intempéries do ambiente.

Dicas simples, porém muito importantes na prática sobrevivencialista. Devo lembrá-los de que não estou fazendo apologia à pirataria,  dêem preferência à materiais que não possuem direitos reservados para imprimirem.

Até.

Anúncios

13 comentários

  • Uma bike para gerar energia resolve muita coisa.

    http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1698656-4528,00.html

  • Acho que a melhor forma é primeiro buscar e conhecer as técnicas de sobrevivência, depois testa-las para ver quais realmente funcionam, pois nem tudo que se encontra em livros ou na internet sobre o assunto é realmente eficaz ou simples de se realizar, e depois praticar e praticar para adquirir o entendimento e as habilidades de como faze-las na prática. Depois que vc aprende vc dificilmente esquece e menos coisa vc terá que imprimir ou anotar.

  • Anderson Mendes

    Quem já fez ensino superior deve ter notado que a coisa mais importante que deve ter aprendido foi aprender a raciocinar, a resolver problemas, a bolar e testar teorias, explorar as possibilidades e progredir!
    O conhecimento não é algo estanque, imutável! Tudo muda, se transforma e quem não se atualiza fica para trás!
    Quantas jurisprudências são elaboradas e derrubadas diariamente? Milhares! Nem por isso, um bom advogado deixa de sê-lo de um dia para noite! Porque? Porque aprendeu o raciocínio legal! Daí, se adapta, refuta, acolhe, aprende teses, doutrinas, etc…
    Não digo que não estudem! Não! Ao contrário! Tirem a essência de cada assunto, o que pode ser extrapolado para as situações mais diversas! Usem o bom senso!
    Mas principalmente em questão de sobrevivência escutem a voz do instinto! Ela é o mais poderosa arma para sobreviver!

  • Muito importante além de termos apostilas, imprimirmos muitos mapas, pois eles serão muito uteis no dia que não tivermos mais nosso querido Google Maps… rs

    Vale também lembrarmos que informação desnecessária é peso morto, apenas excesso de bagagem, então quanto mais lermos e reedistarmos e resumir nossas apostilas mais e melhores materiais que pesarão menos…

    Abraços fraternos !

    • Com certeza!

      Acho que quando falamos de imprimir arquivos pensamos naquele material que realmente possa lhe agregar algo, ainda mais se o planejamento é colocá-lo na mochila. Em casa tenho alguns baús com os livros que posso precisar eventualmente, mas os principais estão sempre super acessíveis.

      Abraços!

  • Uma dica interessante: documentos e papéis em geral, duram muito mais se forem selados numa seladora a vácuo doméstica (existem vários modelos) ou numa profissional se voce tiver algum amigo açogueiro ou que trabalhe com alimentos. Ficarão bem protegidos, pelo menos até a hora que forem abertos.

  • Mateus L.V.

    uma dica é usar sacos zip-lock. existem em vários tamanhos, e a vedação é bem eficiente. eu mesmo carrego, mapas da região, documentos, e algumas diretrizes e sacos assim.

  • Boa tarde. Se você pretende imprimir algo que se pretende que dure é aconselhável imprimir em máquinas que usam toner em pó. As tintas de jato não resistem a uma gota de água. Se você pretende escrever a mão dê preferência ao velho lápis, pois a escrita também é mais resistente a umidade.
    Abraços fraternos.
    Vaniel Bittencourt

  • Hilton Carneiro Almeida

    Bom conselho. Não podemos nunca, jamais confiar em tecnologia. Eu trabalho com desenvolvimento de sistemas e afirmo com convicção. Devemos estocar o máximo de impressões e deixar sempre as priori fácil de ser encontrado, pois, na hora “H” pega o que tiver ao alcance.

  • Estou procurando bons livros para imprimir e encadernar.

    Cassio, nem precisa de tudo isso, se você guardar eles longe das trassas e em local seco, duram MUITO tempo.

  • Conselho muito adequado, Julio. Hoje, quase todos andam “pendurados” em tecnologia, sem perceber que é o que pode falhar mais estrondosamente. Agradeço.

  • cara desculpa nao tinha lido o post completo!!!

  • ola Julio!
    cara,podemos tambem fazer uma copias reduzidas e plastifica-las,tenho documentos a mais de 8 anos intactos…e quanto a deixar no hd quem nunca perdeu algum dado por os sistemas eletronicos darem pau?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s