SHTF School: Violência na Síria

Para aqueles que não conhecem o contexto do blog SHTF School, clique aqui para ler a introdução do blog e assim conseguir entender o texto abaixo.

Essas cenas parecem bastante familiares.

Este breve documentário mostra muitos aspectos. Pessoas esperando em fila pela pouca comida que resta, turnos em hospitais que não funcionam direito e a tragédia humana que vem com tudo isso.

A luta nas ruas era bastante similar. Corra e reze. O que você vê depois de 2 minutos são civis com armas, não atentos aos riscos e sem muita estratégia. Nós também fomos assim no começo. Depois de um tempo você entende o que fazer o que não fazer. As pessoas fazem aquelas loucuras em combate no vídeo pois subestimam o ângulo de fogo dos inimigos. Inimigos têm de sair da cobertura apenas um pouquinho para atirar nas pessoas, enquanto eles tem que se mover muitos metros para voltar a algum tipo de proteção. Risco absurdo, com certeza.

Você também vê no vídeo a dinâmica do povo. Quem acredita que essas pessoas vão desistir da luta? Ninguém. Eles vão ganhar ou morrer. O que você no vídeo é que a multidão está em êxtase pela luta, pela liberdade, tanto faz.

O que você não vê no vídeo é o que está acontecendo no plano de fundo. Talvez a situação não está desesperadora o suficiente ainda, porque esta única padaria ainda está operando, mas se a situação continuar assim as pessoas vão começar a se voltar umas contra as outras. O espírito de equipe sumiu no segundo mês depois que nós fomos privados de suprimentos, e foi aí que os saques, estupros e torturas começaram a se tornar frequentes.

(O vídeo está em inglês, mas as imagens já falam muito)

Eu espero que alguém termine essa situação agora. Eu me preparo para situações como essas e quando você assiste essas imagens, elas deveriam servir de lembrete que coisas como essas podem acontecer com você também, não apenas em um país muito distante. Pessoas que querem matar as outras parecem estar presentes em todo o mundo.

Aqui está outro vídeo que mostra o outro lado da história. Filmado pelos atiradores de elite do exército da Síria.

Se você tem outros vídeos ou notícias sobre a situação que está ocorrendo por lá sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários abaixo.

Traduzido do blog: SHTF School

Anúncios

4 comentários

  • Parabéns pelo blog muito legal!
    Gosto bastante dos videos…

    • André,

      Bem vindo, obrigado pelos elogios e quando precisar, fique a vontade para tirar suas dúvidas conosco.

      Abraços.

  • Fantástico video amigo ..Muito Bom.!..

  • Gustavo Lanes

    Olá!
    Primeiramente, boa matéria, o vídeo mostra claramente o caos predominante em uma situação de crise…
    Geralmente as pessoas com um mínimo de instrução precipitam-se em presumir que estão relativamente “preparadas” para enfrentar um quadro de sobrevivência real, mas poucas dessas pessoas entedem realmente o terror de uma situação como essa, poucas estão preparadas para admitir que vão sofrer, que podem simplesmente morrer ou ver seus amigos e parentes morrerem.
    Dizem que os humanos se adaptam a qualquer coisa… mas isso não é verdade, existem coisas que não se pode ignorar, coisas que fazem você mudar, que derrubam você quando você menos espera, e se tiver a sorte de levantar você nunca mais será o mesmo. O que está havendo na Síria é apenas mais um exemplo da crueldade a que estamos vulneráveis, sei bem como é a tensão constante de uma guerra, algumas pessoas simplesmente enlouquecem… mas o pior mesmo vem depois, quando tudo para de repente e você tenta fingir que nada aconteceu, e quando você percebe que não pode recuperar o que perdeu é como se a sua alma fosse arrancada… é o tipo de coisa a qual nunca se está preparado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s