Acampando: Dicas de Higiene

Um dos itens mais importantes a serem levados em consideração no planejamento de um acampamento é a higiene pessoal, e existem diversos cuidados que devem ser tomados para garantir seu conforto e evitar um adoecimento.


Antes de quaisquer ações referentes à higiene você deve analisar as condições do local onde você se encontra, observando se o ambiente fornece uma fonte de água limpa, se é um ambiente que lhe sujará muito ou se existem muitos insetos na região (principalmente parasitas, como os carrapatos).

Se possível faça essa análise quando estiver organizando sua mochila, para que você leve os recursos necessários para lidar com a situação que enfrentará.

Depois dessas considerações, vamos às dicas:

Banhos: Tome banho ao menos uma vez ao dia (duas vezes é o ideal), tomando cuidados extras com a área genital. Use sabão neutro para não agredir o meio ambiente e se possível banhe-se nú, pois ao banhar-se com as roupas íntimas a limpeza não é suficiente.
Verifique se a sua toalha está limpa e livre de insetos antes de se secar, o mesmo vale para roupas e calçados. Os melhores horários para se banhar é ao nascer e pôr do sol, pois não há muitos insetos e, com o banho no final do dia você ficará limpo até o banho matinal.

Necessidades Físicas: Primeiramente, não se esqueça do papel higiênico! Se caso isso ocorrer, utilize água para lavar-se, longe do rio ou fonte de água para não contaminá-la e se possível, use água potável (bactérias e outros podem causar problemas, visto que a área genital é muito sensível).

Não se esqueça do papel higiênico!

Se você montou acampamento, construa uma latrina para isolar o local (basta cavar um buraco no chão) e após fazer suas necessidades, certifique-se de enterrar os dejetos para não atrair animais pelo odor. Evite fazer suas necessidades próximo ao campo, prefira estar ao menos à 100 metros de distância.
Assaduras são muito comuns em acampamentos visto que muitas vezes a condição de pouca higiene (ou descaso) causa esse desconforto. Para remediar tal situação se esta venha a ocorrer, utilize pomadas para assadura (Ex.: Hipoglos).

– Roupas: A decisão de quanta roupa levar é tomada de acordo com a preferência de cada um, porém para maximizar o espaço na mochila existem algumas dicas que podem lhe ajudar.
A primeira coisa a se ter em mente é que em um acampamento (especialmente de sobrevivência) você não conseguirá ficar bonito e cheiroso, na maioria das vezes muito pelo contrário.
Os itens que devem ser trocados TODOS os dias são as roupas íntimas e meias, lembrando que em caso de chuva (ou de ameaça de chuva) leve vários pares de meia limpa.
De acordo com seu esforço físico (e o quanto você transpira), é possível utilizar cada camiseta em média por dois ou três dias e cada calça por quatro à sete dias, sempre retirando-as uma vez ao dia para verificar se não há insetos ou parasitas na peça.
Se sua roupa limpa acabou, lave suas peças na fonte de água mais próxima (lembrando de utilizar somente sabão neutro) e as deixe secar. O ideal é sempre lavar ao menos suas roupas íntimas durante o banho.
Não seque suas roupas perto da fogueira! Primeiramente devido ao cheiro de fumaça que impregnará no tecido e segundo que já ouvimos vários relatos de roupas que queimaram durante a noite.

– Itens para conforto: Caso você queira levar itens para se sentir “mais limpo” (desodorante, creme para cabelo, etc.) não há problemas, só não recomendamos perfumes ou itens que possuam odor forte, pois estes chamam a atenção dos animais que podem estar nos arredores.

Higiene dental: Como em sua casa, escove os dentes após cada refeição, lembrando de utilizar água de caráter potável para o processo, visto que a mesma estará em sua boa em contato com a mucosa e também poderá ser engolida facilmente.
______________________________________________________

Baseando-se nas dicas acima, aqui está uma pequena lista de itens que sugerimos para facilitar a manutenção da higiene: Sabão neutro, papel higiênico, desodorante sem odor, escova de dentes, creme dental, pente, toalha, pomada para assadura e uma esponja ou bucha.

 Manter-se limpo em um acampamento é um processo relaticamente simples, e, por assim ser, é tratado com descaso pelas pessoas, expondo-as a riscos e dificuldades totalmente evitáveis.

Você tem alguma dica à acrescentar? Sugira nos comentários!

Até.