Review: Ração de emergência Datrex 2.400 Calorias

Depois de discutirmos alguns aspectos sobre a comida de longa duração, adquirimos uma unidade da ração para emergências da marca Datrex para testarmos o produto de forma eficaz e demonstrar como funciona o processo de viver à base de suprimentos de emergência.

O produto adquirido tem a capacidade de alimentar um indivíduo adulto por até três dias, segundo o fabricante. Seguem as especificações declaradas pelo mesmo:

  • 2400 calorias por pacote;
  • Alto nível de energia / pronto para consumo;
  • Não provoca sede;
  • Pequeno e leve;
  • Ingredientes naturais, sem conservantes;
  • Sabor de côco;
  • Pacote individual de 500 gramas.
Para testar a eficiência dessa ração de emergência, eu, Julio Lobo, fui acampar com a proposta de me alimentar somente desta ração. A duração do acampamento foi de cerca de um dia e meio, onde consumi apenas a ração e testei o seu poder nutritivo e sabor. Apesar de ser um pequeno período, pude compreender como é depender apenas de um recurso de emergência para me alimentar e compartilho essa experiência com vocês nesse post.
Segue o vídeo:
__________________________________________________________________________________
Para aqueles que preferem a versão em texto, segue abaixo (com algumas adições e subtrações de conteúdo):
Primeiramente devo dizer que impressionei-me com a validade do produto, que foi fabricado em 2011 e sua validade estava datada para 2016. Após aberto tem a validade reduzida para apenas um ano, porém ainda considero um tempo muito satisfatório.
Iniciei minha jornada ao local de acampamento na Sexta-feira à noite (11/11/11), onde após 3,5 quilômetros de caminhada encontrei o Bruno César e o Alexandre, que já tinham se estabelecido no local mais cedo. Montei meu abrigo e então voltei minha atenção à ração. Uma das primeiras coisas que percebi foi a facilidade de abrir o pacote, pois não necessitei de faca ou instrumento algum, somente as mãos.
Ao abrir o produto me deparei com diversas barras de cor marrom, embaladas por um plástico protetor que dificultou um pouco o acesso à comida. A barra mostrou-se bastante crocante, com um gosto semelhante com biscoitos de nata, sendo bastante quebradiça também (o que requer que haja cuidado para que pedaços não caiam ao chão).
Em minha terceira refeição, observei que a alegada qualidade de não causar sede era um pouco equivocada, pois em cada refeição tinha de tomar ao menos 150ml de água para poder engolir o produto todo, caso contrário o mesmo ficava “atolado” na boca.
__________________________________________________________________________________
Conforme as refeições iam sendo consumidas comecei a formular minhas opiniões sobre o produto, que são as seguintes:
Pontos positivos
Peso e espaço quase nulo: Se compararmos com uma alimentação normal, o peso e tamanho da ração torna-se quase ridículo. Três dias de comida em apenas 500 gramas nos dá uma grande vantagem em relação ao peso se caso precisarmos colocar o item em nossas mochilas de fuga, e seu espaço mínimo e compacto nos dá mais espaço para outros itens adicionais.
Validade extendida: Ter um suprimento válido até 2016 é ter a certeza de estar preparado para uma crise a médio prazo. Compre barras o suficiente para 1 mês de alimentação e você poderá ficar tranquilo durante certo tempo em relação à alimentação.
Preço na média: Cada unidade sai em média R$40,00. Se pararmos para pensar no valor que gastamos para ter três dias de comida que tenham os mesmos valores nutritivos da barra, ela está muito mais em conta. Você vai pagar por um produto que poderá salvar a sua vida.
Pontos negativos
Não espere ficar satisfeito: O produto nos oferece o necessário para nos manter supridos e alimentados, sem nos deixar com o sentimento de “barriga cheia”,  o que de certa forma fez com que eu me disciplinasse para não consumir duas ou até três barras de uma vez para me sentir satisfeito.
O sabor pode ser enjoativo devido ao nosso modo de vida: Observo que a falta de um sabor variado no produto dificulta o processo de alimentar-se, pois como estamos acostumados a comer diversos alimentos com os mais variados gostos até nos darmos por satisfeitos, comer uma pequena barrinha com sabor de biscoito a cada seis horas não contribui nada com a motivação para continuar comendo.
Você ficará no limiar entre estar alimentado e estar com fome: Um fato interessante e também desconfortável (devido aos fatos citados acima) é que me sentia no limiar entre alimentado e estar com fome, parecendo que a qualquer momento começaria a ter uma fome descomunal.
__________________________________________________________________________________
Bom, creio que essa experiência pode variar de pessoa para pessoa, porém dentro de minha concepção o fato de viver com apenas rações de emergência é um grande desafio aos nossos corpos acostumados à fartura dos dias atuais.
Se vocês tiverem interesse em adquirir este produto e não possuírem acesso a um cartão de crédito internacional (parar comprar no ebay), nos diga nos comentários abaixo porque se muitos estiverem interessados podemos pedir um lote grande e então revender para vocês. Para aqueles que têm como comprar diretamente pelo Ebay, recomendo a loja Red Flare Emergency Supplies.
Até.