Review: Mochila ALICE

Estamos sempre em busca de uma mochila “ideal”: algo resistente, com boa distribuição de peso e com acesso rápido aos seus compartimentos. A certo tempo nos deparamos com o Sistema ALICE (em português a sigla significa: Item Multi Propósito de Baixo peso para carregar equipamentos individuais) e mais especificamente, com a mochila ALICE.

Este item nos surpreendeu em todos quesitos, mostrando-se extremamente utilizável na prática sobrevivencialista. Segue o vídeo abaixo descrevendo um pouco de sua história e composição:

Para aqueles que não podem visualizar o vídeo, segue o texto abaixo (com algumas subtrações e adições de conteúdo).

O sistema ALICE surgiu a partir da necessidade de tropas americanas terem de carregar mais equipamentos e suprimentos sem desgastarem-se com um sistema  de transporte ineficaz. Isto ocorre no cenário da guerra do Vietnam onde os soldados tinham de andar durante longos percursos até chegarem a um posto de reabastecimento.

De forma resumida, pode-se dizer que em 1965 iniciou-se o desenvolvimento do sistema e esse somente foi a campo em 1973. Tal demora ocorreu devido a logística envolvida no desenho da mochila, que deveria ser barata, resistente, eficaz e facilmente reparável. A mochila ALICE possui três edições (lançadas em anos diferentes), a LC1 LC2 e LC3. Cada edição tem modificações que foram sendo feitas conforme os desenvolvedores recebiam informações acerca dos problemas que elas apresentavam em campo de combate, aprimorando assim o sistema.

Hoje ela recém foi aposentada pelo exército americano (apesar de ainda ser muito utilizada por vários soldados), cedendo lugar para a MOLLE II, mochila com maior tecnologia, porém desta falaremos futuramente.

A ALICE vêm em três diferentes disposições de tamanho: pequena, média e grande. Atualmente é muito difícil encontrar o tamanho pequeno a venda, logo, possuímos apenas os tamanhos médio e grande. Vale lembrar também que é muito comum que ao adquirir uma mochila ALICE esta venha com partes de diferentes edições (ex.: suporte LC2 e mochila LC1).

O grande diferencial desse sistema é sua capacidade de distribuição de peso, tarefa feita por sua estrutura rígida confeccionada em alumínio, que é destacável e possui uma base almofadada na região do quadril:

Vale lembrar que as alças possuem o sistema de liberação rápida, desenvolvida para que em caso de emergência você possa abandonar a mochila o mais rápido possível. Este sistema pode ser ativado apenas puxando os botões encontrados na parte inferior da alça:

Seu tecido é muito resistente e dificulta a entrada de água (não é impermeável), para rasgá-la é necessário um grande acidente. As fitas que prendem as alças e bolsos também são muito robustas, não apresentando sinais de fragilidade. Abaixo vamos descrever um pouco acerca das diferenças entre os tamanhos médio e grande da mochila.

A mochila ALICE média (acima) é designada para missões de três dias em média. Possui um bom espaço interno, três bolsos externos e uma fita modular para anexar cantis e outros compartimentos. Na capa superior também há um compartimento impermeável para mapas e papéis.

A mochila ALICE grande (acima) é caracterizada pelo seu enorme espaço interno e bolsos externos maiores, há também 3 pequenos bolsos acima que originalmente são feitos para armazenar munições. Esta mochila pode carregar equipamentos suficientes para montar um abrigo semi permanente, aguentando peso de até 35kg.

 Este produto pode ser encontrado no Brasil por um preço médio de 500 reais e também pode ser comprado diretamente dos Estados Unidos. O preço será bem mais em conta nesta segunda opção porém você estará sujeito a aplicação de impostos sobre o produto ao adentrar no território nacional, oque pode encarecer o produto em até 60%.

Bom pessoal, em resumo, esta é uma mochila que se bem cuidada durará para o resto de sua vida, é confiável e já provou seu valor na guerra. Cada qual irá encontrar pontos a serem melhorados nela, mas nada o impede de fazer alterações conforme sua necessidade. Em nossa avaliação podemos considerar esta mochila como um item excelente para se possuir no inventário, seu único ponto negativo encontrado é a falta de conforto após longa caminhadas portando pesos acima de 20kg.

Aqueles que se interessarem em saber como adquirir uma mochila como essa por meio de nossa equipe ou por meio do Ebay (site de vendas americano) poderá entrar em contato conosco pelo nosso e-mail sobrevivencialismo@gmail.com.

Até.