Como afiar sua faca

Atendendo a uma sugestão vou apresentar um método muito eficaz de afiar qualquer tipo de lâmina, desde um canivete até uma machadinha.

Assim como há vários métodos de afiar facas, há também diversos materiais para isso, mais aqui eu irei recomendar dois. O primeiro dos materiais e o mais importante é a pedra. Ela não é tão cara e pode ser achada com muita facilidade. Prefira a pedra que possui duas camadas, uma mais grossa e uma mais fina. O lado mais grosso serve para amolar facas que estão cegas ou quase sem corte. O lado mais fino é para melhorar o fio.

Agora vou mostrar um dos inúmeros métodos para afiar,  que eu e meus amigos usamos. Para começar, posicione a faca em um ângulo de 15 graus com pedra e faça movimentos circulares passando todo fio por toda a pedra. Repita essa operação nas duas faces da lâmina.


Para testar se o fio esta bom pegue um pedaço de papel e faça um corte com a faca. Se o papel cortar sem rasgar está bom, se não, repita a operação.

Outro método é mais simples e também muito eficaz. Posicione a lâmina da faca na parte inferior da pedra em um ângulo de 15 graus e com um movimento das mãos suba a lâmina. Faça isso com as duas faces da faca, depois teste no papel.

Outro aparelho para se amolar é este abaixo. Requer um pouco de atenção no seu uso, pois por ser simples pode ser perigoso. Para usar basta seguir o exemplo da imagem abaixo.

Repare que a faca fica parada e apoiada na borda da mesa enquanto você passa o afiador nele. O perigo desse aparelho é de você usar ao contrário, ou seja, passar a faca no afiador parado em sua mão. O vendedor que eu comprei esse aparelho me relatou um caso em que o usuário cortou todo o antebraço depois que a faca passou pelo afiador muito rápido e saiu de seu controle. Então cuidado ao manusear sua faca.

Detalhe final:

Para ambos dos métodos utilizados procure ao final finalizar esfregando a lâmina da faca em uma tira de couro ou uma lixa fina. Isso evita que o fio fique com a chamada barbinha, que é como se a lâmina estivesse serrilhada.

UPDATE

De acordo com nossos leitores, prefira couro de raspa besuntado de pasta de polimento de granulação alta, e passe no sentido inverso do fio (do fio para as costas e não no sentido de corte) caso contrario a tendência é cegar a lâmina e não afiá-la.

É isso ai pessoal, qualquer duvida comente e faça sua pergunta.

Anúncios

14 Comentários

  • Bom dia, esse afiadores portátil sevem para facas de aço carbono 1070.

  • Henrique Sampaio junior

    Comprei uma faca kukri mas ela vem sem corte. devo amolar seguindo este jeito que voces ensinaram ou existe outra forma ?

    • Henrique Sampaio junior

      Srs. boa tarde.
      No primeiro exemplo, deve fazer o movimento giratório em toda a faca ??

  • Boa tarde,
    Por gentileza, alguém pode me dizer como faço para afiar faca serrilhada ?
    No aguardo.

    Sintia

    • Olá Sintia,

      O ideal é ter uma pedra de afiar redonda (como um palito) e afiar levemente somente um dos lados da serra, a fim de restaurar os dentes… o foco não é realmente afiar ela e sim restaurar as pontas desgastadas.

      Abraços.

  • Eduardo Barros

    http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/sakamoto-ensina-a-amolar-faca/893819/

    Veja como afiar uma faca muito boa…

  • Pingback: Alguns posts que você pode não ter visto |

  • Saudações Guerreiro.
    Só um adendo, antes de mais nada deve manter a pedra em imersão em água por 10 minutos. Isso evita a granulação/farelo da pedra a qual depois de um tempo, com a fricção regular da lâmina na pedra após afiar várias facas, a pedra começa a ficar lisa perdendo seu poder de desbaste. Alguns usam óleo mineral (não use o óleo vegetal ou mesmo WD-40 ou similares), que pode mandar manipular em alguma farmácia, ou vaselina sólida + querosene, ou mesmo somente vaselina sólida. Isso porque depende do tipo de aço da sua faca. Se for aço carbono, não use água e sim os outros componentes.
    Abraço.
    Selva!

  • show de bola!!!

  • só um comentário…
    na hora de se passar no couro,prefira couro de raspa,besuntado de pasta de polimento de granulação alta,e passe no sentido inverso do fio (do fio para as costas,e não no sentido de corte)
    se passar no sentido de corte,a tendência é cegar a lâmina,e não afiá-la!
    abcs!

    • Olá Marcelo
      Obrigado pela contribuição, fiz um update no post com suas informações.

  • Gustavo Crivelaro

    Muito bom post parabens!
    Afiação é uma coisa um pouco complicada no começo, mas depois que se pega o jeito fica fácil, muitas pessoas ainda tem duvidas sobre afiação e outras ainda consideram um TABU, com tanta tecnicas e metodos fica a disposição de cada um escolher o melhor.
    Vi um cuteleiro dizer que afiação é como o Sexo.
    Gostoso de ver
    Melhor ainda de se fazer
    A pratica leva a perfeição
    E não ouse em experimentar novas técnicas e posições

    Se alguem puder me passar o email do blog ou de alguem para mim dar uma sugestão, pode entrar em contato com o email que eu cadastro aqui.

    • Ola Gustavo,
      Muito obrigado, e gostei do seu comentario.
      Pode mandar e-mail para mim que eu passo para a equipe do blog.
      alexandre0nicko@gmail.com

  • Parabéns pelo comentário, só uma observação, na hora de passar a lâmina na lixa d’água e depois na tira de couro, você tem que passar inversamente, ou seja, para afiar com a pedra você imagina que está tirando uma lasca dela, na lixa e no couro, vc passa o fio da lâmina ao contrário, que é só para tirar as rebarbas mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s