Afogamento: Como proceder

Recentemente virou notícia nacional as duas meninas de Itajubá-MG que morreram afogadas por circunstâncias misteriosas. Veja o vídeo clicando aqui. Uma das hipóteses levantada acerca da morte das meninas foi uma cobra que assustou uma delas e essa começou a se debater e tentando se salvar, agarrou a outra que por causa disso morreu também.

É muito importante saber como proceder em um caso de afogamento, seja com você ou com outra pessoa. O fundamental nessas ocasiões é manter a calma.

Os primeiros cuidados começam antes mesmo de entrar na água. Não ingira álcool, procurar informações sobre o local (existência de animais hostis, como piranha, jacarés, tubarões, etc.), verifique a correnteza ou ondas fortes e principalmente a profundidade.

Até mesmo sendo um exímio nadador você pode ser vítima de afogamento. Caso você esteja se afogando por qualquer motivo mantenha a calma, não se debata, você ficara cansado e se afogará mais rápido. Ao ficar imobilizado tome um grande fôlego e isso fará você flutuar. Tente agarrar-se a algo que bóie. Calmamente saia da água nadando.

No caso de afogamento de um terceiro e você esta longe, procure algum objeto flutuante e jogue-o para a vítima. Se você estiver na água também, para resgatar a pessoa que está afogando chegue pelas costas e com cuidado. Se a vítima estiver se debatendo muito e te agarrar fazendo com que você se afogue, não se desespere, com muita calma fique imobilizado e espere a vitima ficar inconsciente e leve-a para fora da água segurando pelas costas e com a cabeça para fora da água e inicie os procedimentos de ressuscitação. Este é o procedimento que a segunda menina do vídeo deveria ter feito.

Ao retirar a vítima da água, se essa estiver consciente posicione-a de bruços fazendo-a expelir água que eventualmente tenha engolido.

Caso a vitima esteja inconsciente proceda da seguinte maneira:

1 – Faça respiração boca-a-boca: a) feche as narinas da vítima com o polegar e o indicador; b) sopre até o peito encher de ar;

2 – Vire a cabeça da vítima para o lado, se ela vomitar;

3 – Faça massagem cardíaca externa, se a vítima apresentar ausência de pulso e pupilas dilatadas. Se estiver sozinho, faça 2 respirações e 15 massagens, se você tem auxílio, faça 1 respiração e 5 massagens, até que a vítima apresente sinais vitais.

4 – Friccione vigorosamente os braços e as pernas da vítima, estimulando a circulação.

5 – Procure imediatamente um hospital.

Então é isso. Lembre-se, mantenha a calma, não se desespere, salve-se.